Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Dança Catarina fecha 2023 em Treze de Maio

Na noite desta sexta, 15, o festival escolar Dança Catarina, realizou seu último espetáculo neste ano de 2023, com as mesorregionais 18 e 19, no município de Treze de Maio. Desde outubro, os eventos aconteceram em várias regiões do estado. 

O festival escolar Dança Catarina é o maior evento educacional de dança do Brasil, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as prefeituras municipais. 

Uma das mais emocionadas e que não conseguiu conter as lágrimas, foi Anna Beatriz Figueiredo Reinicke, da escola estadual Maria Corrêa Saad, de Garopaba. Após a premiação, ela declarou: “dançar no palco do Dança Catarina é extremamente sensacional, estar aqui e poder participar. Não tem como explicar, estar aqui com os pais, eu só tenho que agradecer”. 

A secretária de educação, cultura, esporte e turismo de Treze de Maio, Graziela da Silva Nandi, agradeceu o Governo do Estado e a Fesporte pela escolha do município da sediar esse grandioso evento. “Esta é uma grande oportunidade que o Governo do Estado proporciona a vocês crianças. Estar sediando essa mesorregião é motivo de muita alegria para nós”.

 

            Grupo da Escola Estadual Maria Duarte Vasconcelos           Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Campeãs destas etapas mesorregionais:

 

Meso 18:

Categoria Infantil - temática 1 (Social e Ambiental) 

Escola Estadual Saul Ulysséa  

Coreografia – A mente é um turbilhão

Município - Laguna

Coreógrafa – Andrielly Liberato da Rosa  

 

Categoria Infantil - temática 2 (Livre) 

Escola Estadual Maria Corrêa Saad 

Coreografia – A batida que contagia 

Município – Garopaba

Coreógrafa – Ester Silveira

 

Meso 19: 

Categoria Mirim – temática 2 (Livre)  

C.E.M. Profa. Nair Formentin Silva  

Coreografia – Hip Hop, juntos nessa energia

Município – Treze de Maio

Coreógrafa – Paula Fregnani

 

Categoria Infantil 

Escola Estadual Maria Duarte Vasconcelos 

Coreografia – Breviário da Bahia

Município - Sangão

Coreógrafa – Aléxia Vieira Cardoso 

 

Categoria Infantil - temática 2 (Livre)

Escola Estadual Monsenhor Bernardo Peters 

Coreografia – Como Spartans

Município – Treze de Maio

Coreógrafa -  Paula Fregnani 

 

Categoria Infantil - temática 1 (Social e Ambiental)

C.E.M. Profa Nair Formentin Silva 

Coreografia – Respeito  

Município – Treze de Maio

Coreógrafa – Paula Fregnani 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Confira as datas do Festival Escolar Dança Catarina

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) informa as datas e os municípios-sedes das etapas, Mesorregionais e Regionais, que ainda estão por vir no maior festival escolar de dança do Brasil, o Dança Catarina.  

Evento promovido há mais de 20 anos pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, o Dança Catarina tem como objetivo, fomentar a dança no ambiente escolar e salvaguardar a educação integral da criança e do adolescente na construção e sua cidadania.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Escolar Dança Catarina encantou Biguaçu

Show de luzes, alegria e coreografias belíssimas foram alguns dos ingredientes do espetáculo proporcionado pelos dançarinos de várias unidades escolares da Grande Florianópolis, que aconteceu na noite da última terça, 14, no Ginásio de Esportes Sérgio Murilo Martins, Delta Ville, em Biguaçu.

Este evento, correspondente a etapa Mesorregional 17 e contou com alunos de escolas públicas, municipais e estaduais; e escolas privadas dos municípios de Governador Celso Ramos, Palhoça e São José.  

Os grandes campeões da noite foram: o Colégio Reino Azul, de São José, que conquistou três troféus de primeiro colocado e a escola municipal Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos que conquistou dois troféus. 

Para o coreógrafo, Victor Livramento, do Colégio Reino Azul: “este é um momento muito especial, a emoção maior é ver o sorriso das crianças ao receber uma medalha. O olho brilha, a alegria contagia. Isso não tem preço, é algo incrível”. 

A pequena dançarina, Amanda Quintino, da escola municipal Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos, de apenas 9 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental, declarou: “Eu amei participar do Dança Catarina”. 

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival - com mais de 20 anos de existência, o Dança Catarina é realizado com 20 Mesorregionais e 4 regionais e tem como principal objetivo fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania. 

O evento promovido e com todas as despesas subsidiadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Biguaçu é considerado o maior festival escolar de dança escolar do Brasil, com mais de duas décadas de existência e que tem como principal objetivo fomentar a dança no ambiente escolar e salvaguardar a educação integral da criança e do adolescente na construção de sua cidadania. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Itapiranga abre a edição 2023 do Dança Catarina

A cidade de Itapiranga, no extremo-Oeste de Santa Catarina, foi palco da primeira etapa mesoregional no 22º ano do Dança Catarina. Este evento foi realizado, dia 25, pelo Governo de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), e com as parceria das Prefeitura municipais, a Coordenadoria Regional de Educação. Evento é considerado um dos maiores eventos de dança escolar do Brasil, e tem como objetivos fomentar a dança na escola e contribuir com a educação integral da criança e do adolescente na construção da sua cidadania.

Nesta primeira etapa participaram grupos dos municípios da Ameosc (Associação dos municípios  do Extremo Oeste de Santa Catarina). O prefeito de Itapiranga, Alexandre Gomes Ribas, destacou a necessidade de mais incentivos de espetáculos desta grandeza. "A nossa cidade, pela primeira vez, recebe a etapa deste evento tão importante que é o Dança Catarina. A nossa cidade tem uma condição cultural importante, e a gente fica muito feliz em receber eventos trazem um benefício muito importante não só para a sociedade mas principalmente para as nossas crianças e adolescentes".

Já a coreógrafa e coordenadora do Festival, Mapi Cravo, fez questão de expressar sua gratidão e apreço a todos que se dedicaram para tornar o Dança Catarina deste ano um evento extraordinário. "Foi uma jornada repleta de esforço, paixão e dedicação, e é graças ao comprometimento de todos que conseguimos realizar este espetáculo memorável em Itapiranga. Os alunos participantes demonstraram uma incrível preparação, empenho e dedicação. Os talentos brilharam no palco e inspirou a todos nós", concluiu.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Escolar Dança Catarina On-Line é nesta terça e quarta

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line ocorre nesta terça (8) e quarta-feira (9), a partir das 19h30 horas por meio da plataforma Vimeo. Neste ano serão 20 grupos escolares de dança participando da competição.

As apresentações serão avaliadas por um grupo de jurados formado por três profissionais da área da dança, que após as apresentações avaliarão a performance dos bailarinos para a posterior divulgação dos vencedores.

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line é uma Promoção do Governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte.

 

Clique aqui e assista o festival

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Escolas brilham no Dança Catarina em Campo Alegre

Choro, emoção e sinergia entre bailarinos e público foi à tônica vivenciada para quem foi assistir a etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, nos dias 28 e 29 em Campo Alegre. A competição, promovida pela Fesporte em parceria com a prefeitura local, reuniu 22 escolas oriundas de 19 municípios na praça do Calçadão da Cascatinha no centro do município e brindou o público com espetáculos de dança de qualidade divididos em nove categorias. Competiram as escolas classificadas na quinta, sétima, oitava, nona e 15ª mesorregiões do festival.

Somados os dois dias de competições, as escolas dos municípios Piratuba e Irineópolis, com dois troféus de campeão cada, foram as grandes destaques do festival. O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, prestigiou o festival participando ativamente do cerimonial de premiação, assim como a prefeita do município Alice Bayerl Grosskopf.

 Os bailarinos de Irineópolis venceram com o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, com a coreografia “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi”, na categoria dança popular infantil, e na dança de salão infantil com o casal Kauã Plugge e Naiara Ribeiro, do Grupo Escolar Zélia Milles. Já os piratubenses foram campeões com a Escola Estadual Carlos Chagas, com a coreografia “Gingado da Sanfona”, na categoria dança popular juvenil, e também na categoria dança de salão juvenil, com o casal João Pedro Sales e Vitória Molin.

Vitória ficou tão emocionada e nervosa com a conquista, que teve que ser amparada pela equipe médica que estava de plantão. Por fim, recuperada, disse que as duas medalhas de ouro conquistadas por ela foi algo inexplicável. “Eu chorei de emoção na hora de receber as medalhas. A dança é tudo pra mim desde criança e esse título vai ficar para sempre na minha história”, disse.

Cores, harmonia e diversidade cultural foram apresentadas ao público (Foto: Antonio Prado)

Alice Bayerl Grosskopf, prefeita de Campo Alegre, aprovou o evento. “Estou muito feliz com o Festival Escolar Dança Catarina em nosso município. “Foi uma surpresa positiva para nós, afinal a dança é alegria, é energia boa, é confraternização. E tudo isso nós vimos aqui neste festival”, destacou.

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, destacou a qualidade do festival. “Tivemos aqui em Campo Alegre apresentações fantásticas com um corpo de jurados qualificado. E assim terminamos a edição 2022 do Dança Catarina com grande êxito e proporcionando cidadania à crianças e adolescentes por intermédio da dança”.  

A etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, em Campo Alegre, foi a quarta e última etapa do festival. Antes já haviam sido realizadas as etapas regionais Oeste, em Xanxerê; a Leste-Norte, em Presidente Getúlio, e a etapa Regional Sul, em Lauro Múller.

 

Conheça as escolas campeãs 

Categoria Dança Popular Infantil

Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder (Ireneópolis) – Coreogafia: “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi

Coreógrafa: Adriana Koman

 

Categoria Dança de Salão Infantil

Grupo Escolar Zélia Milles (Ireneópolis) – Bailarinos: Kauã Plugge e Naiara Ribeiro

Coreógrafa: Adriana Koman

 

Categoria Dança Livre Infantil

Colégio Marista Frei Rogério (Joaçaba) – Coreografia: “Cyber Punk”

Coreógrafo: Luiz Israel

 

Categoria Dança Popular Juvenil

EEB Carlos Chagas (Piratuba) – Coreografia: “Gingado da sanfona”

Coreógrafa: Andreia Rosana Raizer

 

Categoria Dança Urbana Juvenil

EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) – Coreografia: “Eles fazem por vocês”

Coreógrafo: Adrian Mainaroski

 

Categoria Dança de Salão Juvenil

EEB Carlos Chagas (Piratuba) – Bailarinos: João Pedro Sales e Vitória Molin

Coreógrafa: Andreia Rosana Raizer

 

Categoria Dança Livre Juvenil

EEM Valmir Omarques Nunes (Bom Retiro) – Coreografia: “Desbravadores dos sete mares”

Coreógrafos: Róbson da Cruz e Alice Seemann

 

 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Leste-Norte do Dança Catarina contagia Presidente Getúlio

Uma noite marcada por emoção e lindas coreografias. Assim foi a realização da etapa regional Leste-Norte do Festival Escolar Dança Catarina, no município de Presidente Getúlio, no sábado dia 22 no Ginásio Waldemiro Thomas Pereira (Pereirão).  No total foram 18 apresentações representadas por 16 escolas, oriundas das mesorregiões 11ª ,12ª , 13ª  e 14ª  do festival.

A grande vencedora do Festival foi a Escola Estadual Giovani Trentini, do município de Rio dos Cedros, que levou dois troféus de campeão e dois troféus como destaque da noite, além do troféu como bailarino destaque.

Os bailarinos foram campeões com as coreografias “Consumo e seus efeitos do lixo”, na categoria infantil urbana, e “Shiva Natajara”, na categoria juvenil livre. Nas duas coreografias receberam o troféu de destaque da noite.  O time campeão recebeu também o troféu de bailarino destaque, com Theo Ferreira. 

Alunos da Escola Estadual Giovani Trentini, de Rio dos  Cedros, comemoram o título. Foto  Antônio Prado

“Para mim é uma sensação muito especial ser campeão nesta noite porque eu participo do Dança Catarina desde os meus nove anos e agora eu faço parte como professor dessa escola.  Então é um orgulho muito grande ver essa geração  dar continuidade a um trabalho que começou bem antes e  ver que eles estão  crescendo, evoluindo no Dança Catarina junto comigo”, disse o coreógrafo da escola Giovani Trentini, Natan Vasselai.

Para a coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina, Mapi Cravo, a etapa Regional Leste- Norte foi bastante positiva: “A noite foi muito linda com grandes apresentações. Depois de uma pandemia nos reinventamos. Isso é o resultado do trabalho da Fesporte. Trouxemos ao palco alegria e a oportunidade das crianças exercerem suas cidadanias por meio da dança. Por isso o Festival Escolar Dança Catarina é algo Fantástico”, disse. 

Outro que elogiou a noite foi o vice-prefeito de Presidente Getúlio José Adálcio Krieger. “Quero parabenizar a Fesporte pela realização deste lindo evento. Foi uma noite memorável. Nosso município está muito grato por esta competição muito bem organizada. Estaremos sempre à disposição da Fesporte para realizarmos parceria para a realização deste evento de dança escolar”. 

 

Conheça as escolas campeãs 1º lugar

Categoria Infantil Urbana

EM Giovani Trentini (Rio dos Cedros) – Coreografia: Consumo e seus efeitos do lixo”

Coreógrafo: Natan Vasselai

 

Categoria Infantil Popular

EM Plácido Xavier Vieira (Joinville) – Coreografia: “Frevo”

Coreógrafa: Letícia Viana 

 

Categoria Infantil Livre

CE Giácomo Zommer (Mirim Doce) – Coreografia:  “Vítimas da Guerra: um apelo em busca da paz!” 

Coreógrafa: Viviane Borghezan

 

Categoria Juvenil Livre

EEB Giovani Trentini (Rio dos Cedros) – Coreografia “Shiva Natajara”

Coreógrafo: Natan Vasselai

 

 

Categoria Infantil Salão

EM Tancredo Neves - Presidente Getúlio – Bailarinos: Jéssica Ferreira e Andyara Zimmerman

Coreógrafa: Mayara Odorizi

 

Categoria Juvenil Salão

EEB Professora Semíramis Bosco (Witmarsun) – Bailarinos: Raul Schulze e Ana Erika Berri

Coreógrafa: Andriele Welnecker

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Os campeões da 3ª e última noite do Dança Catarina On-Line

E a noite de quinta-feira, 11, foi o terceiro e último dia do Festival Escolar Dança Catarina On-Line por meio da plataforma Vimeo. No palco belas apresentações disputaram o título nas categorias livre conjunto mirim, livre irmãos todas as idades, livre duo ou trio alunos juvenil,  popular conjunto juvenil e popular duo ou trio professores ou coreógrafos.

A edição do Dança começou terça-feira, dia 9 . Neste ano o festival teve a participação 735 pessoas entre alunos e seus familiares, já que a categoria família – assim como danças urbanas  foram as novidades para esta edição 2021, que teve no seu total 113 coreografias e  49 escolas catarinenses.

Clique aqui e confira os campeões da terceira noite e do dias anteriores. O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Assista ao vivo a terceira e última noite do Dança Catarina On-Line

Depois de belas apresentações do segundo dia, confira ao vivo a terceira e última noite de apresentações do Festival Escolar Dança Catarina On-Line.

Clique aqui e assista a partir das 19h

Foram três dias de belas apresentações.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Quer saber quem venceu na 2ª Noite do Dança? Confira aqui!

Então. A segunda noite de competições do Festival Escolar Dança Catarina On-Line, na quarta-feira, dia 10, manteve o bom nível técnico das apresentações do dia anterior, dia 9. Garbo, charme, técnica apurada e iluminação caprichada foram as tônicas das apresentações.

Nesta quinta, a partir das 19 horas, o festival fecha a temporada 2021 com mais apresentações pela plataforma Vimeo.

Clique aqui e confira a relação dos vencedores da segunda noite.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Assista ao vivo a segunda noite do Dança Catarina On-Line

Depois de belas apresentações do primeiro dia, confira ao vivo a segunda noite de apresentações do Festival Escolar Dança Catarina On-Line.

Clique aqui e assista

Nesta quinta-feira, a partir das 19 horas na plataforma Vimeo não perca, a partir das 19 horas, a última noite de apresentações.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Conheçam os campeões da 1ª noite do Dança Catarina On-line

Como era de se esperar, o nível técnico das apresentações da primeira noite do Festival Escolar Dança Catarina On-Line, nesta terça-feira, dia 9, na plataforma Vimeo, foi muito bom. Graça, beleza e técnica foram os pontos fortes das apresentações.

Por fim, após as disputas, foram conhecidos os campeões das categorias livre duo, conjunto infantil, popular conjunto infantil, danças urbanas conjunto juvenil, livre solo professor ou coreógrafo, popular solo professor ou coreógrafo, danças urbanas duo e trio professor e coreógrafos.

Nesta quarta-feira, dia 10, as apresentações continuam, dando prosseguimento pela briga pelo primeiro lugar no pódio a partir das 19 horas pela plataforma Vimeo. 

Clique aqui e conheça os vencedores da primeira noite.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte.

 

Pagina 1 de 9