Heron Queiroz

Por Heron Queiroz

Já estão disponíveis no site oficial da Fesporte os regulamentos gerais dos eventos escolares e de rendimento para o ano de 2019. Os regulamentos foram homologados pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) em reunião realizada no sábado (16), na cidade de Concórdia, na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, durante a realização do Pan-Americano de Handebol.

As principais mudanças aconteceram no regulamento geral das competições de rendimento (Jasc, Olesc e Joguinhos Abertos). Entre elas, a volta da etapa regional, em quatro sedes: Sul, Leste-Norte, Centro-Oeste e Oeste, e não mais a etapa seletiva, como acontecia desde 2017, em 12 sedes. Também foi alterado o prazo de desistência de sediar evento. De 90 dias antes da data da competição, o limite passou a 120 dias.

Outra mudança significativa trata-se da obrigatoriedade de o município que sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) também sediar, no ano seguinte, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Considerando que já estão definidas as sedes para 2019 e 2020, como base no regulamento anterior, essa determinação entrará em vigor somente nos Jasc de 2021, cujo município-sede realizará os Parajasc de 2022.

Houve ainda uma alteração na redação do Capítulo VI (Do Registro/Inscrição de Atleta, Técnico e Dirigente), a fim de torná-la mais clara quanto aos procedimentos de transferência de atletas e adequada à Lei Estadual 13.622, de 2005. Segundo o consultor jurídico da Fesporte, Renan Pirath, havia falhas na redação que não deixavam claro os procedimentos de transferência de atletas. "Muitos processos chegavam ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC) em decorrência de o regulamento carecer de  um pouco mais de clareza. Numa reunião com o CED, em dezembro de 2018, foi definido que a Fesporte reformulasse a redação até o início de 2019", explicou Pirath.

No decorrer desta semana, já deverão estar disponíveis também os regulamentos das competições de participação: Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) e Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

Clique aqui para acessar os regulamentos ou diretamente na página da Fesporte (conforme figura abaixo) e faça o download.

 

OUÇA A MATÉRIA:

Por Heron Queiroz

A Fesporte disponibiliza a nova marca dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O design foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e Marketing, com a aprovação do presidente Rui Godinho. 

A leveza do evento é expressa por um casal de idosos que sustenta a palavra "Jasti", formada por cores, em cada uma de suas letras, que remetem aos cinco continentes e as cores da bandeira de Santa Catarina, representando a formação do povo catarinense e seus colonizadores, ao mesmo tempo expressa o esporte como uma cultura universal.

A marca chega não somente como definição da identidade da 12ª edição do evento, que acontece de 19 a 24 de maio, em Gaspar, mas como logo permanente para as próximas edições, para as quais serão feitas as adequações.

Faça download das logos nos formatos PDF ou PNG

PDF Logo Permanente 

PDF Logo Gaspar 

PNG Logo Permanente

PNG Logo Gaspar

 

OUÇA A MATÉRIA:

Por Heron Queiroz

A Fesporte deu uma pausa de meia hora  nas atividades desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para fazer uma homenagem às servidoras. A instituição que historicamente possuía um quadro funcional de maioria masculina, atualmente conta com a predominância feminina na gestão do esporte catarinense. Segundo o presidente da instituição, Rui Godinho, "a conquista do espaço social pela mulher tem sido fundamental para o desenvolvimento para os mais diversos setores, incluindo o esporte, seja nas competições, seja na ocupação de cargos e funções técnico-administrativa fundamentais à gestão esportiva".

Por Heron Queiroz

O campeoníssimo time de futebol feminino da Escola de Educação Básica Lourdes Lago, de Chapecó, começou 2019 com mais uma conquista. No forte calor da manhã de quarta-feira (27), em Maceió (AL), as meninas do "Lurdão" (como é carinhosamente chamado  o colégio) conquistaram o Campeonato Brasileiro de Futebol Escolar Feminino, ao vencer o Colégio QI, da Paraíba, por 1 a 0, no estádio Nelson Peixoto Feijó.

Invicta e com 36 gols marcados e apenas um sofrido, a EEB Lourdes Lago chegou ao título com um  elenco mantido pelo projeto de parceria entre Associação Desportiva Lourdes Lago e a Associação Chapecoense de Futebol (Adell/Chapecoense). A delegação catarinense foi formada pelas atletas Naiane Batista, Caroline dos Santos, Evelin Tositto, Lais Sartori, Patrícia Maldaner, Rafaela Marostica, Brendha dos Santos, Caroline Bedendo, Emanuela Balbinot, Júlia Ferronatto, Camila Rodrigues, Gisseli Calixto, Laura Gieseler, Mariza Silva e Yasmin Cosmann, além do técnico João Romeu e o coordenador Amauri Giordan.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) é realizado a cada dois anos. Com o título, o time de Chapecó garante o direito, pela segunda vez, de representar o Brasil, no mundial da categoria, que acontece, desta vez, de 6 a 14 de abril, em Belgrado, na Sérvia. Em 2017, a Escola Lourdes Lago também foi campeã do Brasileiro, realizado em Natal (RN), e obteve o direito de competir no mundial, realizado na República Tcheca, em 2018, ficando em quarto lugar. No mesmo ano, o projeto Adell/Chapecoense trouxe de Israel o título do Campeonato Escolar Mundial de Futsal.

A Escola Lourdes Lago, da rede pública estadual, tem-se mostrado uma das grandes forças nas modalidades de futebol e futsal dos eventos de base promovidos e realizados pela Fesporte, como o Moleque Bom de Bola e Jogos Escolares de Santa Catarina. "Essa participação serve também de preparação para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e para o primeiro Campeonato Brasileiro Sub-18, que está programado para acontecer de julho a agosto deste ano", comentou o coordenador Amauri Giordan.

Fonte: Adell

Ouça a matéria:

Por Heron Queiroz

O presidente da Federação Catarinense de Taekwondo (FCTKD), Allan Siqueira, e o diretor técnico, Erickson Busatto, estiveram na tarde desta segunda-feira, 18, na Fesporte, para os ajustes nos regulamentos técnicos da modalidade para 2019. O ciclo de reuniões com federações esportivas que integram os eventos da Fesporte é feito a cada ano, mas, para o taekwondo, há uma novidade: a modalidade passou a integrar oficialmente o quadro dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, já que, em dezembro de 2018, obteve a homologação pelo Conselho Estadual de Esporte (CED).

Depois de quatro anos sendo disputado como modalidade de apresentação e provisória, o taekwondo entrou definitivamente para os Joguinhos Abertos, a exemplo do que aconteceu em 2009, quando passou a integrar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Segundo o presidente da Allan Siqueira, o projeto agora é buscar a inclusão também na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

As modalidades de lutas esportivas vão ganhando espaço nos eventos da Fesporte. O CED está analisando o processo de inclusão do muay thai como modalidade de apresentação nos Jasc 2019, evento que também terá o boxe em caráter de exibição.

Confira no vídeo o depoimento do presidente da FCTKD Allan Siqueira.

 

 

Pagina 1 de 46