Publicado em Jasti
Escrito por

Dobradinha de Itajaí e Balneário no handebol dos Jasti

Itajaí e Balneário Camboriú levaram as medalhas de ouro e prata no handebol dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2018. As disputadas foram realizadas no Ginásio Domingos Angelino Régis, em Navegantes, e contaram com a participação dos municípios de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes.

No masculino, ouro para Balneário Camboriú e prata para Itajaí. Já no feminino, a situação se inverteu e Itajaí ficou na frente de Balneário. Jogando em casa, Navegantes ficou com o bronze entre as mulheres.

A modalidade teria sido realizada no final de maio, mas foi adiada por conta da paralisação dos caminhoneiros. A greve impediu que as delegações viajassem para disputar a etapa estadual da competição, em Rio do Sul, e por isso, a coordenação geral e técnica decidiu pelo adiamento da modalidade.

A competição é uma, promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras-sede e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

 

Texto: Nicolas Quadro

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Nicolas Quadro

Zenilda Stein

Publicado em Parajesc
Escrito por

André e Paulo: Exemplos de inclusão nos Parajesc

As competições dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) começaram nesta sexta-feira, 6, em Florianópolis, e as partidas iniciais mostraram que o torneio é um espaço democrático. 

No tênis de mesa, por exemplo, em meio a 23 competidores, há jovens consagrados como Paulo Henrique Gonçalves, 17 anos, bicampeão brasileiro na classe 7 (2015 e 2017), estudante da Escola Estadual Nereu Ramos, de Itapoá,  e também calouros como André Luis de Jesus, 14 anos, da Escola Estadual Arno Siewerdt, de Pouso Redondo. Ambos são unidos pela paixão ao tênis de mesa e aos Parajesc.

Paulo Henrique destaca que os Parajesc são uma competição muito importante em sua vida. “É um torneio que te possibilita disputar a etapa nacional. É um marco inicial na carreira de qualquer atleta”, destaca.

O calouro André Luis nasceu com paralisia cerebral espática que lhe atrofiou as pernas e só foi andar aos sete anos de idade. Dois anos depois conheceu o tênis de mesa. Hoje sua mãe, a costureira Natália Pergher, que o acompanha nas competições, diz que o esporte trouxe qualidade de vida ao filho.

O bicampeão brasileiro Paulo Henrique destaca que os Parajesc alavancam a carreira (Foto: Antonio Prado)

“Antes ele, para jogar, tinha que se segurar na mesa, pois não tinha equilíbrio no corpo . Agora ele já consegue fazer todos os movimentos”, atesta. O garoto, após três cirurgias nas pernas, diz que o esporte transformou sua vida para melhor. “Eu tenho mais equilíbrio no meu corpo. Minha coordenação motora melhorou. Não consigo me imaginar sem o tênis de mesa e os Parajesc podem me levar a ser um atleta profissional que é meu sonho”, conclui.

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. O evento, que prosseguem até domingo, dia 8, é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, Secretaria Estadual de Educação e UFSC.

Estão nas disputas as modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete. As competições ocorrem no entorno do campus da Ufsc em Florianópolis.

Texto: Antonio Prado

(48) 3665-6126

Informações Adicionais: João Cascaes (48) 3665- 6155

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

Publicado em Parajesc
Escrito por

Cerimônia de Abertura dos Parajesc lota auditório da UFSC

O auditório da reitoria da UFSC esteve lotado na noite desta quinta-feira, 5, em Florianópolis, para  a cerimônia de abertura da 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajes). O ponto alto da cerimônia foi o juramento do atleta, proferido pela velocista campeã brasileira escolar dos 100 metros T35 Emanuelli Remualdo, Colégio Industrial, de Lages, e também a apresentação do boi-de-mamão no final do evento.

Antes, porém, atletas de várias regiões do Estado foram agraciados com medalhas de participação. As autoridades presentes ressaltaram a importância dos Parajesc. Para Ivaldo Brandão Vieira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que veio exclusivamente para a competição, o evento tem um significado especial: “Santa Catarina sempre foi referência no Brasil nos Paradesportos. É um Estado que revela muitos campeões e fico muito feliz em estar aqui”.

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, é um evento de grande oportunidade aos participantes: “O esporte nos ensina lições nas vitórias e derrotas, mas nos Parajesc todos são vitoriosos por mostrarem superações”. 

Márcio Alves, secretário municipal de esporte e cultura da prefeitura de Florianópolis, destacou que o esporte promove inclusão social das pessoas e o secretário de turismo, cultura e esporte, Tufi Michreff, ressaltou que o evento congrega pessoas e promove uma troca de experiência e amizade entre os participantes. Revelou que o Governo de Santa Catarina já garantiu os recursos financeiros para os eventos do calendário da Fesporte.

As competições dos Parajesc começam a partir das 8 horas desta sexta-feira, 6, com as disputas do tênis de mesa (ginásio Capitão Waldir Schmdt) e a natação, que terá como palco a piscina da Elase. As demais modalidades serão disputadas no entorno da UFSC. O torneio prossegue até domingo, dia 8, com as disputas de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado , tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, Secretaria Estadual de Educação e UFSC.

Texto: Antonio Prado

(48) 3665-6126

Informações Adicionais: João Cascaes (48) 3665- 6155

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Jasc
Escrito por

Governo assina convênio para repasse de 2 milhões aos Jasc

O Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Tufi Michreff Neto, e o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, estiveram na reunião da quarta-feira, 5, do Conselho Estadual do Esporte (CED) de Santa Catarina, pouco antes da votação para a escolha dos novos Comendadores. Na presença de 19 Conselheiros foi assinado o convênio com o Governo do Estado, através da Fesporte, para o repasse de R$ 2 milhões ao município sede dos Jogos Abertos/2018, programados para setembro.

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, e o presidente do Conselho, Alexandre Monguilhott, destacaram o empenho do Secretário Tuffi para a liberação destes recursos. O Prefeito Sperotto falou do trabalho feito em Caçador para o sucesso do evento, que contará com a contrapartida de R$ 700 mil do seu município. O Secretário Tufi Michreff informou ainda que os pagamentos referentes aos projetos encaminhados ao Seitec e aprovados pelo Conselho, serão todos regularizados, beneficiando atletas e a estrutura esportiva dos municípios.

Texto: Mário Medaglia/CED

Publicado em Joguinhos
Escrito por

Congresso técnico define chaves para Joguinhos

O congresso técnico dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi realizado na tarde desta quarta-feira, 4, em Curitibanos, com transmissão ao vivo pelo Facebook, diretamente do Pinheiro Tênis Club.

Além do chaveamento das modalidades de basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol e tênis e ajustes finais da estrutura e logística, o congresso também é o momento para os dirigentes tirarem suas dúvidas quanto ao evento.

O boletim do congresso técnico com toda a programação deverá ser divulgado até a próxima terça-feira, 10.

A etapa estadual da 31ª edição dos Joguinhos Abertos acontece de 16 a 28 de julho em Curitibanos. “É uma edição especial, pois comemora a 30 anos de Joguinhos Abertos, na mesma cidade em que aconteceu a primeira edição. Grandes atletas passaram por esse evento que é uma das principais competições de esporte de base em Santa Catarina, coroando o trabalho de base desenvolvido pelos municípios”, disse a presidente da Fesporte, Professora Natália Lúcia Petry.

O desportista e conselheiro do Conselho Estadual de Esporte, Luiz Cesar Abrahão, o Juca, destacou a importância dos Joguinhos Abertos, idealizados por seu pai, Felipe Abrahão Neto, o Feio. “É importante fortalecer o trabalho de base para que os jovens não se percam em adversidades como o uso de drogas”, disse ele dirigindo-se aos técnicos e professores presentes.

Conselheiro do CED, Juca, filho do idealizador dos Joguinhos, destacou a importância de fortalecer as bases esportivas (Foto: Heron Queiroz)

Cerca de 3 mil atletas com idade de 15 a 18 anos deverão estar na cidade-berço dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Além das modalidades chaveadas no congresso técnico, também fazem parte da grade esportiva o atletismo, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, futebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e taekwondo (modalidade de apresentação), além da natação que, por questões técnicas, acontecerá nos dias 7 e 8 de julho,  no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Os Joguinhos Abertos são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por  meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Curitibanos e Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos.

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Joguinhos
Escrito por

Liberados recursos para Joguinhos em Curitibanos

Assinado nesta segunda-feira, 2, o contrato de apoio financeiro entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Prefeitura de Curitibanos, para a realização da 31ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, de 16 a 28 de julho. O secretário Tufi Michreff foi representado pelo secretário adjunto Rafael Palmares, que recepcionou o prefeito em exercício, Roque Stanguerlin.

Os recursos do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), no valor de R$ 250 mil, será aplicado na adequação da infraestrutura esportiva, como reformas de locais de prova e alojamentos, aluguel de locais de competições e outros itens necessários à execução dos Joguinhos, como banheiros químicos, tendas, arquibancadas, serviços de som e de limpeza. “Sabemos do comprometimento da prefeitura como parceira na realização deste evento. O recurso que está sendo repassado será importante para que as competições aconteçam de forma satisfatória”, destaca Michreff.

"Os Joguinhos são mais um evento revelador de talentos do nosso esporte, como Gustavo Kuerten, Carlos Schwanke e Fernando Scherer. Esta edição será bem no coração de Santa Catarina, no município de Curitibanos, que tem sido importante parceiro ao longo de nossa história. É uma honra para a Fesporte e para a SOL realizar uma evento dessa grandeza, que contempla o trabalho desenvolvido por meio dos projetos esportivos de cada município participante desde a primeira etapa", destaca a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry.

Os Joguinhos são promovidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SOL e Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Curitibanos.

 

Texto: Scarlet Silva/SOL

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Joguinhos
Escrito por

Congresso técnico dos Joguinhos será nesta quarta

Será nesta quarta-feira, 4, a partir das 15 horas, no auditório do Pinheiro Tênis Clube, em Curitibanos,  o congresso técnico da etapa estadual da 31ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Com a presença de dirigentes municipais, serão definidas, por meio de sorteio, o chaveamento das modalidades coletivas: basquete, voleibol, handebol e futsal o tênis.

O congresso será transmitido ao vivo pelo Facebok e site da Fesporte. A etapa estadual dos Joguinhos será de 16 a 28 de julho com a expectativa de mais de 3 mil atletas com idade entre 15 a 18 anos. Estarão na programação na etapa estadual: atletismo, basquete, caratê, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, futebol, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, taekwondo e xadrez no masculino e feminino.

A natação será realizada nos dias de 7 e 8 de julho no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. Os Joguinhos Abertos São uma promoção do Governo de Santa Catarina, por  meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Curitibanos e Secretaria Estadual de Educação.

Texto: Antonio Prado

(48) 3665-6126

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Parajesc
Escrito por

Jogos Paradesportivos reunirão mais de 400 participantes

A 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa  Catarina (Parajesc) reunirão entre os  dias 6 a 8 de julho em Florianópolis, cerca de 408 participantes de 197 escolas entre atletas e dirigentes. Estarão em disputa as modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado , tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete. 

A maioria das modalidades serão disputadas nas dependências esportivas da Ufsc. As exceções serão o tênis de mesa, que será no ginásio Capitão Waldir Schmdt, e a natação, que terá como palco a piscina da Elase. Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual.

O cronograma prevê para esta quarta-feira-feira, dia 4, a chegada das delegações. Dia 5, na quinta, classificação funcional, que define o grau de deficiência de cada participante. E entre os dias 6 e 8 ocorrem as competições. 

A etapa estadual dos Parajesc  é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Estadual de Educação. 

As escolas campeãs das modalidades  farão parte da seleção catarinense que participará da etapa nacional da competição, as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de  novembro em São Paulo. Nesta competição, em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã Brasileira, atrás somente de São Paulo, o campeão geral.

Texto: Antonio Prado

(48) 3665-6126

Informações Adicionais: João Cascaes (48) 3665- 6155

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Acabou! Conheça os campeões das coletivas dos Jesc

Acabou! Em uma manhã de sábado (30) de muitas emoções, os campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), de 15 a 17 anos, em Videira, foram conhecidos.  O grito de "é campeão" ecoou pelo município e tratou de coroar os destaques do esporte de SC, que irão, agora, representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude.

Confira todos os campeões dos Jesc, em Videira.

 

Basquete Masculino

Final: Florianópolis (IEE) 43  x 42  (EEB Cordeiro de Lima) Rio do Sul

Disputa de terceiro lugar: Jaraguá do Sul 22 x 45 Porto União (Colégio São José) 


Basquete Feminino

Final: Jaraguá do Sul (Colégio Evangélico Jaraguá) 46 x 27 (Colégio Satc) Criciúma

Disputa de terceiro lugar: São Miguel do Oeste (La Salle Peperi) 54 x 18 (EEB Paulo Cordeiro) 


Futsal Masculino

Final: São Miguel do Oeste (EEB São Miguel) 5 x 2 (EEB Bom Pastor) Chapecó

Disputa de terceiro lugar: Jaraguá do Sul (Colégio Evangélico Jaraguá) (3) 3 x 3 (4) (EEB Osvaldo Cruz) Rodeio

 

Futsal Feminino

Final: Chapecó (EEB Lourdes Lago) 2 x 1 (EEB Dom João Becker) Brusque

Disputa de terceiro lugar: Joinville (EEB Rudolf Meyer) 0 x 7 Criciúma (EEB Joaquim Ramos) 

 

Vôlei Masculino

Final: Santo Amaro (EEB Anísio de Freitas)  2 x 0 (EEB Valdete Piazera) Jaraguá do Sul

Disputa de terceiro lugar: Blumenau (Escola Barão do Rio Branco) 0 x 2 (Colégio Amplo) Brusque

 

Vôlei Feminino

Final: Nova Trento (EEB Francisco Mazzola) 1 x 2  (Senai) Jaraguá do Sul 

Disputa de terceiro lugar: Brusque (Colégio Amplo) 2 x 0 (EEB Rodrigues Alves) Saudades 

 

Handebol Masculino

Final: Lages (EEB Industrial) 19 x 18 (Colégio Sact) Criciúma

Disputa de terceiro lugar: São José do Cedro (EEB Cedrense) 19 x 17 (Colégio Salesiano) Itajaí  

 

Handebol Feminino

Final: Chapecó (EEB Bom Pastor) 14 x 13 (Colégio Fayal) Itajaí 

Disputa de terceiro lugar: Blumenau (Etevi)  18 x 7 (EEB Cedrense) São José do Cedro

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Boletim 9 FINAL - Jesc (15 a 17 anos), em Videira

Terminou! Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), de 15 a 17 anos, em Videira, chegou ao seu final. Quer saber como foi a sua equipe? Ou quem foi o campeão? Basta acessar o endereço abaixo e fazer o download do boletim da área técnica da Fesporte.

Todos os detalhes e informações estão publicados no Boletim diário da Fesporte nos eventos esportivos.

Clique aqui para acessar o BOLETIM NÚMERO 9 (FINAL) (30/06).

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira com o apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

AO VIVO: as transmissões das finais dos Jesc, deste sábado

Chegou a hora das decisões, agora é tudo ou nada! Haja coração, amigo! E, claro, a Fesporte irá transmitir as finais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (15 a 17 anos)!  Se liga, que serão quatro jogos para você acompanhar, no Facebook da Fesporte e também no Instagram (@fesportesc). Ah, e trata de acordar cedo neste sábado (30).

Veja as modalidades que serão transmitidas, as escolas e também os horários. 

Transmissão (Instagram @fesportesc)

Futsal Feminino

9h - Final: Chapecó (EEB Lourdes Lago) x (EEB Dom João Becker) Brusque

Futsal Masculino

10h - Final: São Miguel do Oeste (EEB São Miguel) x (EEB Bom Pastor) Chapecó

Narração e comentários: Lucas Miranda

 

Transmissão (Facebook.com/fesporte)

Handebol Feminino

9h - Final: Chapecó (EEB Bom Pastor) x (Colégio Fayal) Itajaí 

Handebol Masculino

10h -  Final: Lages (EEB Industrial) x (Colégio Sact) Criciúma

Narração e comentários: Renan Koerich

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Vídeo:Treinadores vivem adrenalina dos Jesc 2018

A Câmera da TV Fesporte mirou nos treinadores dos Jesc 15 a 17 anos em Videira. Veja um pouco da adrenalina que eles vivenciam na beira da quadra. Clique no Leia Mais e veja o vídeo. Os Jesc começaram dia 23 e terminam neste sábado, 30. São uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira com apoio da Secretaria Estadual de Educação.Imagens de Antonio Prado.

Pagina 1 de 204