Publicado em Parajesc
Escrito por

Florianópolis sedia Seletivas e Meeting Paralímpico

Neste sábado (2), acontecem as seletivas Estaduais Paralimpíadas Escolares e a Fesporte será parceira do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). E para este evento estão inscritos 275 atletas, contando com 124 organizadores (staffs) e a participação de 23 municípios catarinenses. No primeiro dia começam as competições às 8 horas com provas até às 11h30min, com as competições de atletismo e bocha paralímpica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). À tarde continuam as provas de atletismo e bocha, e acontecem também as provas de natação na Elase.

A Fesporte terá a responsabilidade no transporte dos atletas, alimentação e alojamento. Para o deslocamento de todos os envolvidos serão utilizados 13 ônibus e cinco microônibus. Serão servidas 2.400 refeições, entre café da manhã, almoço, jantar e lanches para viagem.

Meeting Paralímpico - Já do domingo (3) acontece o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, também na Universidade Federal de Santa Catarina, com três modalidades. São 390 inscritos nas provas de atletismo e 24 nas partidas de bocha na Universidade Federal de Santa Catarina, além de 51 nadadores no Clube Elase, totalizando 465 atletas.

A capital catarinense já recebeu etapas anteriores do evento, mas, de forma inédita, sediará o novo formato. Em 2024, além de atletismo, natação e halterofilismo no alto rendimento, presentes no Meeting desde 2021, a competição também passou a reunir provas para categorias de base organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essas disputas valem como Seletivas para as Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Milares e Intercentros.

 

Publicado em Jasc
Escrito por

Capinzal sediará regional centro-oeste dos JASC 2024

Com o objetivo de firmar parceria e iniciar alguns alinhamentos para realização da etapa regional centro-oeste dos JASC, reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 2, Juliano Kloss, superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Carlos Roberto Hack, integrador educacional esportivo de Joaçaba, junto com dirigentes da Fesporte: Luciano Heck, diretor de esporte e Dárcio de Saules, gerente de esporte de rendimento. 

A etapa regional Centro-Oeste da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, na cidade de Capinzal.

Juliano Kloss destaca a importância dessa parceria e o retorno do município de Capinzal na realização de um evento da Fesporte. “É com muita satisfação que firmamos com a Fesporte a parceria e o compromisso na realização dos Jogos Regionais, fase Centro-Oeste dos Jogos Abertos. Capinzal, depois de algum tempo, retorna a organizar um evento dessa magnitude e dessa importância da nossa região”. 

O superintendente ainda acrescentou: “A gente se sente muito feliz. Todo o município estará se envolvendo e se preparando para que possamos entregar uma boa estrutura. E, com certeza, os jogos serão um grande atrativo e certamente terá a participação de nossa população para torcer e vibrar”, concluiu. 

Texto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

Publicado em Jasc
Escrito por

Presidente da Fetrisc é recebida na Fesporte

A inclusão da prova de Mixed Relay (Triatlo de Revezamento Misto), como exibição dentro da programação de Triatlo nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Concórdia, foi a pauta do encontro reunindo o diretor de esportes da Fesporte, Luciano Nilzo Heck; o gerente de esporte de rendimento, Dárcio de Saules,  o técnico da gerência de rendimento, Marcelo Scharf  e o assistente técnico, João Vitor Santos e a presidente da Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc), Naida Freitas. 

No encontro, Naida entregou aos integrantes da Fesporte o projeto de inclusão da nova prova para análise técnica, financeira e jurídica pela Fundação. Segundo a presidente da Fetrisc, esta prova é realizada em distâncias curtas, altamente competitiva e com uma interação com o público que pode acompanhar todo o desenrolar da prova. “Estamos na Fesporte para oficializar o pedido da inclusão da prova de revezamento, composta por quatro atletas: dois homens e duas mulheres, denominada Mixed Relay. É uma prova reconhecida internacionalmente e o Brasil foi o campeão nessa prova nos Jogos Panamericanos 2023”. 

Luciano Nilzo Heck, diretor de Esportes da Fesporte destacou que “é muito importante  essa interação com as federações, uma vez que eles possuem o conhecimento das novas tendências de cada modalidade e nos trazer novas propostas e provas. Isso só engrandece ainda mais o esporte catarinense e brasileiro”, concluiu. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parataekwondo incluído nos Parajasc 2024

Na tarde desta terça-feira, 30, o presidente da Federação Catarinense de Taekwondo (FCTKD), mestre Allan Fábio Siqueira; o diretor de Paradesporto da Federação, mestre Miguel,; e o mestre Eder Romanoski, gerente de esportes da Federação,  se reuniram com os gerentes da Fesporte: de Esporte de Participação, Willian Scheffer; de Políticas e Projetos Esportivos, Alziro Golfetto; e de Esporte Educacional, Lucimar Pereira Dias. Na pauta estava a inclusão da modalidade de Parataekwondo nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e alguns alinhamentos no regulamento do Taekwondo nos jogos escolares. 

Allan Siqueira destacou a importância dessa inclusão: “Acreditamos que a inclusão do Parataekwondo nos Parajasc é um passo importante para a promoção e a inclusão social e esporte de pessoas com deficiência”. E acrescentou: “Este é um grande passo para o esporte paralímpico de Santa Catarina e para a inclusão de pessoas com deficiência aqui em nosso Estado e dar mais visibilidade ao esporte. O Parataekwondo foi introduzido pelo Comitê Paralímpico Internacional em 2015 e estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021, onde o Brasil conquistou o ouro por equipes”.  

As inscrições para a participação nos PARAJASC acontecem de 22/01 a 12/04. E a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) serão realizados entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na cidade de Rio do Sul.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Dança Catarina fecha 2023 em Treze de Maio

Na noite desta sexta, 15, o festival escolar Dança Catarina, realizou seu último espetáculo neste ano de 2023, com as mesorregionais 18 e 19, no município de Treze de Maio. Desde outubro, os eventos aconteceram em várias regiões do estado. 

O festival escolar Dança Catarina é o maior evento educacional de dança do Brasil, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as prefeituras municipais. 

Uma das mais emocionadas e que não conseguiu conter as lágrimas, foi Anna Beatriz Figueiredo Reinicke, da escola estadual Maria Corrêa Saad, de Garopaba. Após a premiação, ela declarou: “dançar no palco do Dança Catarina é extremamente sensacional, estar aqui e poder participar. Não tem como explicar, estar aqui com os pais, eu só tenho que agradecer”. 

A secretária de educação, cultura, esporte e turismo de Treze de Maio, Graziela da Silva Nandi, agradeceu o Governo do Estado e a Fesporte pela escolha do município da sediar esse grandioso evento. “Esta é uma grande oportunidade que o Governo do Estado proporciona a vocês crianças. Estar sediando essa mesorregião é motivo de muita alegria para nós”.

 

            Grupo da Escola Estadual Maria Duarte Vasconcelos           Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Campeãs destas etapas mesorregionais:

 

Meso 18:

Categoria Infantil - temática 1 (Social e Ambiental) 

Escola Estadual Saul Ulysséa  

Coreografia – A mente é um turbilhão

Município - Laguna

Coreógrafa – Andrielly Liberato da Rosa  

 

Categoria Infantil - temática 2 (Livre) 

Escola Estadual Maria Corrêa Saad 

Coreografia – A batida que contagia 

Município – Garopaba

Coreógrafa – Ester Silveira

 

Meso 19: 

Categoria Mirim – temática 2 (Livre)  

C.E.M. Profa. Nair Formentin Silva  

Coreografia – Hip Hop, juntos nessa energia

Município – Treze de Maio

Coreógrafa – Paula Fregnani

 

Categoria Infantil 

Escola Estadual Maria Duarte Vasconcelos 

Coreografia – Breviário da Bahia

Município - Sangão

Coreógrafa – Aléxia Vieira Cardoso 

 

Categoria Infantil - temática 2 (Livre)

Escola Estadual Monsenhor Bernardo Peters 

Coreografia – Como Spartans

Município – Treze de Maio

Coreógrafa -  Paula Fregnani 

 

Categoria Infantil - temática 1 (Social e Ambiental)

C.E.M. Profa Nair Formentin Silva 

Coreografia – Respeito  

Município – Treze de Maio

Coreógrafa – Paula Fregnani 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

Publicado em Olimpíadas escolares
Escrito por

Paralimpíadas: catarinenses quebram recordes

 

A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que está sendo realizada na cidade de São Paulo, maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, reúne estudantes em fases diversas de formação esportiva. E os atletas catarinenses estão se destacando com conquistas de medalhas e quebra de recordes. 

Um exemplo vem do atleta João Vitor Diamantina, de 13 anos, da Escola municipal Prof. Antônio Rohden da cidade de Braço do Norte. Ele conquistou o novo recorde no Lançamento de peso nas Paralimpíadas Escolares, superando o seu próprio recorde ao arremessar 14m51cm. Segundo a sua técnica, professora Jane Neves Pereira, "Antônio já vinha se preparando muito para esta competição, e tudo este resultado foi fruto da sua obstinação e de muito treinamento".

Outra excelente marca vem de João Vitor Moreira dos Santos, que foi recordista escolar nos 75 metros (classe T43) com o tempo de 12s38 na categoria sub16. É aluno da Escola de Educação Básica Professor Hermínio Heusi da Silva, da cidade de Romelândia (SC). O professor Elisandro afirma que esta é a primeira vez que o João Vitor participa das Paralimpíadas Escolares. "Já na fase regional ele bateu o recorde de 2019, nos 75 metros rasos. E além disso, foi campeão brasileiro no salto em distância e ainda tem chance de outro ouro nos 250 metros".

Para muitos, as Paralimpíadas Escolares são a porta de entrada para atletas que estão descobrindo o movimento paralímpico e participam de uma grande competição pela primeira vez. Ao mesmo tempo, estudantes que competem há anos neste evento chegam ao momento de se despedir dele para passar às provas de alto-rendimento.

 

Publicado em Jasc
Escrito por

NOTA OFICIAL

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão; e o Prefeito Municipal de Rio do Sul, José Eduardo Thomé, decidem assinar em conjunto a nota oficial de cancelamento da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

Tal atitude foi tomada devido ao cenário catastrófico provocado pelas fortes chuvas que atingiram o Vale e Alto Vale do Itajaí e, em especial Rio do Sul.

Leia o documento completo abaixo. 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Confira as datas do Festival Escolar Dança Catarina

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) informa as datas e os municípios-sedes das etapas, Mesorregionais e Regionais, que ainda estão por vir no maior festival escolar de dança do Brasil, o Dança Catarina.  

Evento promovido há mais de 20 anos pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, o Dança Catarina tem como objetivo, fomentar a dança no ambiente escolar e salvaguardar a educação integral da criança e do adolescente na construção e sua cidadania.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Escolar de Futebol de 15 a 17 anos tem nova data

A Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) informa que a etapa Estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF), após aprovação pelo Conselho Estadual de Esporte, sobre mudança de data. Assim, o novo período para a competição que envolvem jovens (no feminino e no masculino) de 15 a 17 anos será entre os dias 11 e 17 de dezembro no município de Xanxerê.

As alterações foram aprovadas durante a reunião do CED, e a decisão foi tomada após a análise do pedido feito pela prefeitura de Xanxerê, devido as mudanças nas programações dos Jogos Abertos. Para que nenhuma das competições e os atletas possam ter suas performances prejudicadas, as mudanças de datas foram ratificadas.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Escolar Dança Catarina encantou Biguaçu

Show de luzes, alegria e coreografias belíssimas foram alguns dos ingredientes do espetáculo proporcionado pelos dançarinos de várias unidades escolares da Grande Florianópolis, que aconteceu na noite da última terça, 14, no Ginásio de Esportes Sérgio Murilo Martins, Delta Ville, em Biguaçu.

Este evento, correspondente a etapa Mesorregional 17 e contou com alunos de escolas públicas, municipais e estaduais; e escolas privadas dos municípios de Governador Celso Ramos, Palhoça e São José.  

Os grandes campeões da noite foram: o Colégio Reino Azul, de São José, que conquistou três troféus de primeiro colocado e a escola municipal Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos que conquistou dois troféus. 

Para o coreógrafo, Victor Livramento, do Colégio Reino Azul: “este é um momento muito especial, a emoção maior é ver o sorriso das crianças ao receber uma medalha. O olho brilha, a alegria contagia. Isso não tem preço, é algo incrível”. 

A pequena dançarina, Amanda Quintino, da escola municipal Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos, de apenas 9 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental, declarou: “Eu amei participar do Dança Catarina”. 

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival - com mais de 20 anos de existência, o Dança Catarina é realizado com 20 Mesorregionais e 4 regionais e tem como principal objetivo fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania. 

O evento promovido e com todas as despesas subsidiadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Biguaçu é considerado o maior festival escolar de dança escolar do Brasil, com mais de duas décadas de existência e que tem como principal objetivo fomentar a dança no ambiente escolar e salvaguardar a educação integral da criança e do adolescente na construção de sua cidadania. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Jasc
Escrito por

Balneário Camboriú e São José: Ouro no Triathlon dos JASC

As equipes de Balneário Camboriú, no masculino, e São José, no feminino, foram as grandes campeãs da modalidade de Triathlon, da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). As disputas aconteceram na manhã desta quarta, 15, em Canasvieiras. 

No masculino, a equipe masculina de Balneário Camboriú, com 159 pontos, conquistou o troféu de campeão da modalidade, seguida pela equipe de Itajaí com 148 pontos, que ficou com o vice-campeonato e a equipe de Blumenau, com 141 pontos, que garantiu o terceiro lugar. 

No feminino, a equipe de São José, com 180 pontos, conquistou o troféu de campeã. Na disputa pelo troféu de segundo colocado, Balneário Camboriú e Florianópolis terminaram empatados com 111 pontos, e pelo critério de desempate, Balneário Camboriú ficou com o troféu de vice-campeão e a equipe da capital em terceiro. 

No individual, Bruno Pereira Matheus, de Blumenau, com o tempo de 57min09seg, conquistou a medalha de ouro; Yago Rodrigues Santos Alves, de Itajaí, com o tempo de  57min20seg, ganhou a prata; e Júlio Monteiro Martins, de São José, ficou com o bronze, com o tempo de 57min39seg. 

 

    Pódio do individual feminino: Luma (prata); Djenyfer (ouro) e Bruna (bronze)    Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Na prova feminina, Djenyfer Arnold, de São José,  foi a medalhista de ouro, com o tempo de 1h02min57; Luma Maruci Guillen, de Balneário Camboriú, conquistou a medalha de prata, completando a prova em 1h05min42. E em terceiro lugar, e ganhando o bronze, a atleta Bruna Carolina de Azevedo Stolf, também de Balneário Camboriú, com 1h06min04. 

Djenyfer Arnold, recentemente conquistou o título de campeã pan-americana 2023, foi 5º lugar na Copa do Mundo, obteve a 18ª colocação no evento teste para as Olimpíadas de Paris 2024, além de várias medalhas ao longo de sua carreira, desde 2007, competindo nos JASC, destacou a importância dos Jogos Abertos para sua trajetória no esporte. 

“É muito gratificante vir aqui representar São José, a cidade que me descobriu para o Triathlon. Só quero agradecer, estou muito feliz com essa medalha, é uma honra conquistar mais uma medalha de ouro nos JASC”. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

Publicado em Jasc
Escrito por

Quebra de recordes marca o Atletismo dos JASC 2023

Final de semana marcado por recordes e muitos destaques nas competições do Atletismo, que foram realizadas em Timbó, marcaram o início das disputas da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Os JASC acontecerão entre os dias 29 de novembro e 09 de dezembro, em Rio do Sul. 

No feminino, Lays Cristina Rodrigues Silva, de Joinville, estabeleceu o novo recorde da prova dos 100 metros com barreiras, com o tempo de 13seg69. 

Lays Silva que teve uma lesão no início do ano, contou com uma ótima recuperação e um ano de muitas conquistas, entre elas a conquista do bicampeonato brasileiro e sulamericano, bicampeã brasileira sub 23 e terceiro lugar no pan-americano sub 20. Após o novo recorde, ela declarou: “estou muito feliz em ser medalhista dos Jogos Abertos e conquistar esse recorde. Mesmo sendo mais novo, tento competir de igual por igual. Graças a Deus consegui me recuperar de uma lesão que tive no início do ano e tive um ano muito bom”. 

O outro recorde foi batido pela atleta de Jaraguá do Sul, Simone Pontes Ferraz, nos 3000 metros com obstáculos, com o tempo de 10min08seg78. Simone também ganhou o ouro nos 5000 metros rasos, com o tempo de 16min52seg19 e o 4º lugar no revezamento 4 x 400 metros. Foi eleita a melhor atleta da competição no feminino. 

Um dos destaques foi Milena Jaqueline Sens, natural de Atalanta, que representa Rio do Sul, a atleta foi tetracampeã consecutiva na prova do arremesso de peso, com a marca de 15m03. 

 

Recordistas: Matheus Correa, Blumenau; Simone Ferraz, Jaraguá do Sul; Guilherme Kurtz, São José.    Foto: Enio Novaes (Fesporte)

 

No masculino, atleta olímpico e também muitos recordes

No masculino, Guilherme Kurtz, de São José, conquistou dois recordes, nas provas de 800 metros rasos com o tempo de 1min48seg84; e nos 1500 metros rasos, marcando 3min45seg e 09. O recorde desta prova perdurava desde 1990, de autoria de Francisco José da Silva, de Joinville, com o tempo de 3min46seg07. Para Kurtz, “Bater dois recordes nos JASC é algo incrível. Os JASC são do Brasil, os atletas se preparam muito para estar aqui”. 

No salto em altura, a disputa foi muito acirrada e há dois recordistas nesta prova. Talles Frederico Souza Silva, de Balneário Camboriú, e Ricardo Konell, de Pomerode, saltaram 2m13 e são os detentores da nova marca. 

No lançamento do disco, o novo recordista é Wellinton Fernandes da Cruz Filho, de São José, com a marca de 58m42. 

Nos 110 metros com barreiras, Rafael Henrique Campos Pereira, de Blumenau, fez o tempo de 14seg03 e 

Na marcha atlética, nos 10.000 metros, o recordista atual é Matheus Gabriel de Liz Correa, de Blumenau, com o tempo de 39min22seg44. 

Uma das atrações foi o atleta olímpico, Darlan Romani, de Concórdia. Voltando do Pan com um ouro, confirmou o favoritismo e conquistou mais uma vez a medalha de ouro, no arremesso do disco, com a marca de 20m55, nesta edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. 

 

Presidente da CBAt enaltece esporte catarinense

Outra presença ilustre foi a do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos. O dirigente enalteceu o atletismo catarinense no cenário nacional. “Estou aqui prestigiando essa competição fantástica, com altíssimo nível que é o Jasc. O atletismo de Santa Catarina é um dos mais fortes do Brasil e sempre faço questão de prestigiar”.  

Wlamir Costa  parabenizou o governo do estado,  a Fesporte pela competição e ao município de Rio do Sul. “Cumprimento o Governo do Estado e a Fesporte por mais essa iniciativa e parabenizo Rio do Sul por sediar os Jasc nesse ano. Tenho certeza que será um evento cercado de júbilo, uma competição histórica. É uma honra estar aqui nesse momento”. 

 

             Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt      Foto: GazetaPress

 

Os Jogos Abertos de Santa Catarina, maior competição poliesportiva do estado, são promovidos pelo governo do estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)- (48) 99683 5416

Pagina 1 de 232