Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Regulamento do Dança Catarina já está disponível no site

Com a homologação do Conselho Estadual de Esporte, o regulamento da 18ª edição do Festival Escolar Dança Catarina foi publicado no site da Fesporte. 

Acesse o regulamento e confira.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e municípios-sede.

Conheça o calendário do Dança Catarina e agende-se.

 

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Fabiano Linhares - (48) 98436-0214

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Zenilda Stein

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Finais da dança livre e de salão encerram o Dança Catarina 2016

A noite de encerramento da etapa estadual do Festival Escolar Dança Catarina neste domingo, 28, em Itá, foi mais um espetáculo de encher os olhos do público, inclusive de lágrimas. Marcada por homenagens emocionantes dentro e fora do palco, foram conhecidos os campeões das modalidades salão e livre do maior festival de dança escolar do país.

O nível das apresentações mais uma vez fez justiça ao tamanho do Dança Catarina, um evento que contou com mais de 5 mil participantes em todas as suas etapas e reuniu em Itá, no Oeste do Estado, os 900 melhores alunos-bailarinos em três modalidades. No sábado foi a noite da dança popular e folclórica, neste domingo, foi da dança de salão e da dança livre.

Na dança de salão, seis casais se apresentaram na final da modalidade e quem levou a melhor foi o casal da EEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio), Maria Eduarda Kietzer Senci e Josué Laurindo. Eles levaram o ouro pela terceira vez em três anos e se despediram com mais um título. “Esse é nosso último ano aqui e foram bem difíceis essas horas de participação, então só tenho que agradecer a toda organização do Dança Catarina, à Mapi Cravo, ao João Biasotto, e à nossa professora Priscila Meneghelli”, falou Maria Eduarda.

Josué e Maria Eduarda (de vermelho) são ouro da Dança de Salão do Dança Catarina 2016 (Foto: Lucas Inácio)

Já na modalidade dança Livre, 27 grupos apresentaram suas coreografias em um show de gêneros e temas variados, mas de altíssimo nível. Do hip hop ao forró, de Peter Pan a Ayrton Senna, os alunos-bailarinos até 17 anos dançaram como gente grande.

:: Clique aqui e veja as fotos do 2º dia de apresentações

Quem levou a melhor foi a o grupo da EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre) com a coreografia Conta Tempo, Tempo Voa!. “A gente participou da microrregional de Joinville, mas confiamos e trabalhamos muito para chegar até aqui. A gente tem a Ana Júlia de 8 anos e a Thaysa de 9, são crianças que estão aparecendo agora e foi uma colaboração muito grande, dos pais, da escola, eles mesmos e então é assim”, falou o professor-coreógrafo Juliano Ferreira.

Homenagens ao coordenador

Além das apresentações, outro momento que emocionou foi a homenagem ao coordenador-técnico do Dança Catarina, João Biasotto. “De alguma forma eu sempre estarei aqui, contribuindo e fazendo com que esse evento seja o mais divertido, pois a melhor coisa que eu sinto é ver uma criança no palco se divertindo e saindo feliz dali, chegar em casa e dizer ‘eu dancei, eu gostei e vou levar isso para a minha vida’ e essa é a lição do Dança Catarina, levar essa energia e o coração para a frente”, falou Biasotto.

O coordenador técnico do evento, João Biasotto, foi homenageado na noite de encerramento. (Foto: Lucas Inácio)

O Dança Catarina é realizado há 17 anos e esta edição e foi promovida pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá.

:: Confira o resultado oficial do evento

PREMIAÇÃO DANÇA LIVRE

1º lugar: Conta Tempo, Tempo Voa! – EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre)

2º lugar: O Peso de Ser Eu Mesmo – CE Recriarte (Camboriú)

3º lugar: O que Fica? – EEB Prof. Maria da Glória Silva (Içara)

Bailarino destaque:Kelvyn dos Anjos Lopes Leão EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre)

Bailarina destaque:Carolina Lorenzetti - EEB São Tiago (Santiago do Sul)

Grupo Revelação: EEB Soror Angélica (São Lourenço do Oeste)

Coreógrafo destaque:Walter Ricardo Gobbo O que Fica? – EEB Prof. Maria da Glória Silva (Içara)

 

PREMIAÇÃO DANÇA DE SALÃO

1o lugar: Maria Eduarda Senci e Josué Laurindo - EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

2o lugar: Débora de Souza e Eduardo Schvambach - EEB Bertino Silva (Leoberto Leal)

3o lugar: Karolayni Zanatta e Jonathan Basílio - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

Bailarino destaque: Jonathan Basílio - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

Bailarina destaque: Carla Pizatto - EEB Padre Izidoro Benjamin Moro (Lindóia do Sul)

Coreógrafo destaque: José Veríssimo Brisola - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

 

Texto: Lucas Inácio

Contato: (48) 99620-2467

Assessoria de Comunicação Fesporte  

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 9635-9617

www.fesporte.sc.gov.br

www.facebook.com/fesporte

www.twitter.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Danças folclóricas são destaque da 1ª noite do Dança Catarina

Um espetáculo de encher os olhos: casa cheia, público participativo, show de luzes, música e muita dança. Assim foi a primeira noite da etapa estadual do Dança Catarina, neste sábado, dia 27 de novembro, em Itá. A noite de estreia do festival escolar contou com a competição de dança popular e folclórica, as eliminatórias da dança de salão, além da abertura oficial do evento.

Na dança popular e folclórica, 24 grupos apresentaram suas coreografias que foram da dança italiana à indiana, passando pela polonesa e colombiana, além dos ritmos brasileiros como samba, carimbó e siriá (Pará), forró, gauchesca, maculelê, entre outros.

A grande vencedora da noite foi a EBM Dr. Hercílio Malinowsky, de São Bento do Sul, com a coreografia Danças e Cantos de Sonti. “É uma honra porque a gente treinou muito, pegamos muito no pé do pessoal, ao longo do ano nós treinamos toda a semana e na reta final foi todo dia. Valeu o esforço e foi extraordinário”, falou a assistente de coreografia do grupo, Letícia Vargeniak.

:: Clique aqui e veja as fotos do 1º dia de apresentações

As instituições EEB Pref. Germano Brandes Júnior, de Indaial, e NE Pres. Adolfo Konder, de Irineópolis, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Além disso, a noite teve a premiação dos destaques na categoria bailarina e bailarino, coreógrafa e grupo (lista completa você confere abaixo).

Abertura oficial

Antes das apresentações, foi realizada a abertura oficial do evento com a presença de autoridades e os discursos da coordenadora geral do Dança Catarina, Mapi Cravo, do presidente da Fesporte, Milton Cunha, da prefeita de Itá, Leide Mara Bender, e da secretária da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Seara, Gládis Bisolo dos Santos.

Mapi Cravo destacou um a um a equipe que faz parte do festival, agradeceu aos professores/coreógrafos, destacou a participação de todos os alunos e chamou ao púlpito o coordenador técnico do evento, João Biasotto, ambos muito aplaudidos.

Em seguida, o presidente da Fesporte, Milton Cunha, começou agradecendo aos alunos/bailarinos do evento e falou da importância da dança na construção no das práticas corporais com grande destaque para o desenvolvimento escolar e de base.

Depois dos discursos, tivemos a entrada dos oito jurados que foram ovacionados pelo público. São eles: Sandra Meyer, Marco Aurélio Cruz Souza, Milene Duenha, Jessé da Cruz, Pricila Delonê, Magno Rodrigues de Souza, Luciane da Cruz Souza Gamba, Diego Tavares.

Por fim, o grupo Oficinas Culturais de Itá realizou duas apresentações (uma solo e outra em conjunto) abrindo oficialmente o evento.

Dança de Salão

Neste sábado, também foi realizada a eliminatória da dança de salão, quando 18 casais se apresentaram em quatro estilos diferentes: valsa, vanerão, samba e forró. Eles foram divididos em três baterias e seis se classificaram para a grande final que será realizada neste domingo, 27 de novembro. A noite de encerramento do Dança Catarina também conta com as apresentações de dança livre e começa às 19h.

PREMIAÇÃO DANÇA POPULAR E FOLCLÓRICA

1º lugar: Danças e Cantos de Sonti – EBM Dr. Hercílio Malinowsky (São Bento do Sul)

2º lugar: Intorno Alla Pacina – EEB Pref. Germano Brandes Júnior (Indaial)

3º lugar: Suita Lubelska– NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis)

Bailarina destaque: Letícia Dusmann – EEB Bruno Heidrich (Mirim Doce)

Bailarino destaque: Lucas William Schatz – EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

Coreógrafo(a) destaque: Thaiana Ramos; Sou do Samba  – EEB Casimiro de Abreu (Curitibanos)

Grupo destaque: Releitura da Dança Indiana Odissi – EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

 

Texto: Lucas Inácio

Contato: (48) 99620-2467

Assessoria de Comunicação Fesporte  

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 9635-9617

www.fesporte.sc.gov.br

www.facebook.com/fesporte

www.twitter.com/fesporte

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Itá recebe 900 alunos para etapa estadual do Dança Catarina

É hoje! Neste sábado, 26 de novembro, começa a etapa estadual do Dança Catarina, maior evento de dança escolar do Brasil. O município de Itá, na região Oeste, sedia duas noites de apresentações com mais de 900 participantes, entre alunos/bailarinos, dos 12 aos 17 anos de idade, e professores/coreógrafos de 46 municípios de Santa Catarina. As apresentações serão realizadas em três modalidades de dança: popular/folclórica, salão e livre. O encerramento é neste domingo.

Neste sábado, são 25 apresentações de dança popular e folclórica além das classificatórias da dança de salão com 18 duplas. No domingo é a vez da modalidade livre, com 27 apresentações, mais as finais da dança de salão com os cinco classificados da noite anterior. Em Itá, eles serão avaliados por uma banca formada por oito jurados.

A coordenadora geral do evento, Mapi Cravo, falou sobre as expectativas para a etapa estadual do Dança Catarina e sua importância em promover dança e educação. “Acredito que seja um evento belíssimo em termos de técnica, mas principalmente as questões escolares, temáticas e as propostas voltadas para dança e educação, que são o foco deste festival. Esse será um belo evento trazendo a história de Santa Catarina com as danças populares e folclóricas, a dança de salão resgatada pelas crianças e a dança livre trazendo diversos contos que vão agraciar o público”

:: Assista o vídeo de abertura do evento

Os participantes desta etapa foram selecionados em 18 microrregionais realizadas ao longo de 80 dias em todo o estado, sendo percorridos mais de 8 mil quilômetros. No total, mais de 4 mil alunos de 170 escolas estabelecidas em 90 municípios fizeram parte do Dança em 2016. “Essa iniciativa promovida pelo governo do estado é uma iniciativa única por ser escolar e itinerante, uma formatação que no Brasil não existe, ele é único”, completou a coordenadora geral do evento.

O Dança Catarina está em sua 17ª edição e é promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá. As informações você acompanha aqui no site ou pelas redes sociais da Fesporte no Facebook e Twitter.

Texto: Lucas Inácio

Contato: (48) 99620-2467

Assessoria de Comunicação Fesporte  

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 9635-9617

www.fesporte.sc.gov.br

www.facebook.com/fesporte

www.twitter.com/fesporte

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Itá sedia etapa estadual do Dança Catarina

Neste final de semana, dias 26 e 27, Itá vai sediar a etapa estadual do Festival Escolar Dança Catarina. Serão mais de 1,2 mil dançarinos competindo com 55 coreografias e 20 casais disputando a dança de salão. O espetáculo é no Ginásio Municipal Hermes Piorezan a partir das 19 horas. Participam desta etapa 53 escolas, representando 45 municípios classificados nas etapas microrregionais das ADRs. As coreografias premiadas serão apresentadas durante o Festival de Dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo.

Para garantir a beleza dos espetáculos e o profissionalismo, uma grande estrutura com mais de oito toneladas também acompanha a caravana. Palco, iluminação e som de qualidade transformam as apresentações em grandes espetáculos encantando os quatro cantos de Santa Catarina. Além disso, o Festival é acompanhado por uma banca de jurados qualificados e uma equipe técnica profissional que fica responsável pelas avaliações e organização de todas as etapas.

“O novo formato do Dança Catarina tornou o evento mais competitivo. Foram classificados para esta etapa apenas os primeiros e segundos colocados das 12 etapas microrregionais. Por isso a população pode esperar coreografias com mais técnica, inovação e grande preparo e desempenho dos alunos”, destaca o Integrador de Esportes da ADR de Seara, Paulo Roberto Dalla Valle.

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fesporte, da ADR de Seara e da Prefeitura Municipal de Itá.

História de Itá com a dança

Este é o quarto ano que Itá recebe o evento. Em 2010 foi sede da etapa regional centro-oeste do Festival Escolar Mario de Andrade, em 2014 e 2015 foi palco das etapas regionais do Dança Catarina e agora recebe a etapa estadual. 

 

ADR – Seara

Assessoria de Comunicação - Glauco Benetti

Tel. (49) 3452-8610 · Cel. (49) 8837-7430 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Itá recebe etapa estadual do Dança Catarina

O Festival Escolar Dança Catarina chega à sua etapa estadual no próximo fim de semana (26 e 27), na cidade de Itá. A previsão é de que participem aproximadamente 1.200 alunos-bailarinos de 53 escolas públicas estaduais e municipais de abrangência das Gerências Regionais de Educação de todo o Estado de Santa Catarina, oriundos de 45 municípios, compondo um espetáculo com 45 danças coreográficas, sendo 25 danças na categoria livre, e 20 danças na categoria popular ou folclórica e 20 casais na dança de salão. Este é o quarto ano que a cidade sedia uma etapa do Festival Escolar de Dança: 2010, 2014 e 2015, todos na etapa regional. Nesta edição de 2016, Itá registra-se como primeira sede do Dança Catarina nesta formatação em que a competição volta a ter etapa estadual. Foram 12 eventos classificatórios por todo o estado, na etapa microrregional.

Segundo o integrador esportivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Seara (microrregião a que pertence o município de Itá), Paulo Dalla Valle, este novo formato tornou o evento mais competitivo, aumentando a qualidade dos trabalhos, exigindo maior preparo, técnica, inovação para poder chegar à etapa estadual. 

As apresentações terão início às 19h de ambos os dias de competição, no Ginásio de Esportes Hermes Piorezan. O evento é promovido pelo Governo do Estado, realizado pela Fesporte, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Seara e Prefeitura Municipal de Itá.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Fesporte

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 9635-9617

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina entra em cena em Presidente Getúlio

Técnica e emoção marcaram os dois dias do Festival Escolar Dança Catarina – etapa microrregional, que aconteceu no último final de semana, 15 e 16 de outubro, em Presidente Getúlio. O evento abrangeu escolas de quatro Agências de Desenvolvimento Regional: Ibirama, Rio do Sul, Ituporanga e Taió. Cerca de 1500 pessoas acompanharam o brilho das apresentações nas duas noites no Ginásio Pereirão.

De acordo com Mapi Cravo, coordenadora do Dança Catarina, ela se surpreendeu com os talentos e a técnica apresentada pelos bailarinos e bailarinas do festival. Mapi também ressaltou a competência das novas gerações de coreógrafos nas quatro categorias apresentadas: Categoria Mirim Dança Livre, Categoria Infantil Dança Popular, Categoria Infantil Dança Livre e Categoria Infantil Dança de Salão. 

Neste ano, o Festival Dança Catarina terá 12 eventos na etapa microrregional em todo o estado, onde serão selecionadas as melhores apresentações para etapa estadual que acontecerá em Itá, de 25 a 27 de novembro.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado, executado pela Fundação Catarinense de Esporte, com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Secretaria de Educação e Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama em parceria com a Prefeitura de Presidente Getúlio.

 

Os vencedores da Etapa Microrregional de Presidente Getúlio foram:

 

Categoria Mirim Dança Livre

1º Lugar: EMEB Tancredo Neves “Releitura do filme Matilda: a revolta dos alunos (Presidente Getúlio)

2º Lugar: EEB Bruno Heidrich “Um quartel diferente” (Mirim Doce)

3º Lugar: CEM Amália de Marchi Lunelli “Anos dourados” (José Boiteux)

 

Categoria Infantil Dança Popular

1º Lugar: EMEB Tancredo Neves “Releitura da dança Indiana Odissi” (Presidente Getúlio)

2º Lugar: EEB Bruno Heidrich “Dança do bambu” (Mirim Doce)

3º Lugar: EEB Papa João XXIII “Dança gaúcha” (Presidente Getúlio)

 

Categoria Infantil Dança Livre

1º Lugar: EEB GertrudAichinger “ O rei do baião” (Ibirama)

2º Lugar: EMEB Tancredo Neves “Releitura das aventuras de Peter Pan (Presidente Getúlio)

3º Lugar: EEB Bruno Heidrich “ O mistério de um paraíso” (Mirim Doce)

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º Lugar: Maria Senci e Josué Laurindo EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

2º Lugar: Débora de Souza e Eduardo Schvambach (EEB Bertino Silva (Leoberto Leal)

3º Lugar: Ana Lowen e João Allein EM ChristaSedlacek (Ibirama)

 

ADR – Ibirama

RossanaTheiss Bogo - Integradora de Esportes

 

Telefone: (47) 8449 9541

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Micro do Dança Catarina será realizado em Presidente Getúlio

Neste sábado, 15, e domingo, 16, será realizada a etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina em Presidente Getúlio. O evento envolve as ADRs de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió. As competições iniciam às 18h30, no Ginásio Pereirão.

O evento contará com mais de 60 coreografias, entre mostra e competição. Os grupos concorrem em três modalidades de dança: livre, popular ou folclórica e salão, nas categorias mirim (de 6 a 11 anos), que concorre especificamente na modalidade livre, e infantil (de 12 a 17 anos).

De cada modalidade das disputas microrregionais, o primeiro e segundo colocados na categoria infantil e mais quatro das melhores notas de escolas públicas que não tenham ficado entre os dois primeiros classificam-se para a etapa estadual, que acontecerá de 25 a 27 de novembro, em Itá. A categoria mirim só concorre na etapa microrregional.

Neste ano, o festival passou a ser dividido em 12 sedes microrregionais e uma estadual, envolvendo as 35 ADRs. O projeto é promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Fesporte, com a parceria da prefeitura de Presidente Getúlio.

 

ADR Taió - Estela Stange Purnhagen

Fone: (47) 3562-8411/ 8801-6642 

 

E-mail:       O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Seara é destaque no Festival Escolar Dança Catarina

As escolas da Regional de Seara foram destaque na etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina realizado em Ipira nos dias 17 e 18. Na categoria Infantil os alunos conquistaram os três primeiros lugares: em 3º lugar a EEB Profª Benta Cardoso (Arvoredo) com a coreografia Valentia Maculelê, em 2º lugar a EEB Pe. Izidoro Benjamim Moro (Lindóia do Sul) com a coreografia Cumbia Colombiana  e em 1º lugar a EEB Pe. Izidoro Benjamin Moro (Lindóia do Sul) com a coreografia Hopak.

Na Dança de Salão foram classificando três casais da Regional de Seara: Carla Pizatto e Cesar Seghetto da EEB Pe Izidoro Benjamin Moro, Jaqueline Finatto e Anderson Moretto da EEB Benta Cardoso, e o casal Fernanda Lodi e Victor Venâncio da EEB. Pe. Izidoro Benjamin Moro. Na Categoria Infantil Livre a EEB Pe. Izidoro Benjamim Moro conquistou o 3º lugar com a coreografia Grito de Liberdade.

Participaram desta etapa aproximadamente 500 bailarinos das escolas públicas estaduais e municipais de abrangência das ADRs de Seara, Concórdia e Xanxerê. O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fesporte, Agências Regionais e parceria com os municípios.

A gerente de Educação Rosemar Aparecida Guereni Fiorentin destaca que a participação de todos os municípios da ADR de Seara é prova da consolidação das atividades realizadas pelas escolas na região. “A dança é uma atividade que vem aumentando a cada ano, tanto no número de participantes como na qualidade da competição, o que oportuniza um especutalo de arte e cultura”, ressalta.

O primeiro e segundo colocado nas Categorias Infantil Livre, Infantil Folclore/Popular e Dança de Salão estão representado a Regional de Seara na Etapa Estadual que acontecerá em Itá de 25 a 27 de novembro.

 

ADR - Seara

Assessoria de Comunicação - Glauco Benetti

Tel. (49) 3452-8610 · Cel. (49) 8837-7430 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Microrregional do Dança Catarina será realizada em Ipira

No próximo final de semana, dias 17 e 18 de setembro, será realizada a etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina no município de Ipira. O evento envolve as ADRs de Seara, Concórdia e Xanxerê. As competições iniciam às 18h30 no Ginásio Municipal de Esportes de Ipira.

O evento contará com a participação de aproximadamente 500 alunos das três ADRs participantes. São 30 coreografias competitivas, 11 casais na dança de salão e quatro performances na mostra não competitiva.

“Felizmente mais um ano que a regional de Seara é destaque pela expressiva participação no Festival Dança Catarina. Somos a Gerência de Educação com a maior participação até o momento nas Etapas Microrregionais. Este é o resultado do comprometimento e dedicação das nossas escolas e professores que a cada ano estão mais motivados e envolvidos. A parceria com os municípios foi fundamental para que tivéssemos 100% de nossos municípios participando do Festival que já está consolidado em nossa região”, destaca o integrador esportivo de Seara, Paulo Roberto Dalla Valle.

Neste ano o Festival Dança Catarina acontece em um novo formato, em que a competição ocorre entre 3 ADRs e o campeão e vice em cada categoria estarão competindo na etapa estadual, que acontecerá em Itá, de 25 a 27 de novembro de 2016.

Texto: Glauco Benetti - Assessoria de Comunicação da ADR de Seara.

Assessoria de Comunicação Fesporte   

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 88027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Escolar Dança Catarina é destaque em Curitibanos

Curitibanos recebeu, no sábado (10), a etapa microrregional do Festival Dança Catarina. As apresentações aconteceram no ginásio da EEB Casimiro de Abreu, com entrada gratuita. Participaram desta etapa dançarinos das regionais de Curitibanos, Lages e Campos Novos, nas categorias Aberta, Popular e Dança de Salão, envolvendo crianças e jovens de 6 a 17 anos.

“Neste ano, o Festival Dança Catarina apresenta uma nova formatação: serão 12 eventos na etapa microrregional, classificatória para a etapa estadual que acontece de 25 a 27 de novembro, em Itá. Os s vencedores em cada uma das categorias disputadas estarão classificados”, explica Mapi Cravo, coordenadora geral do Festival.

Percorrendo todo o estado, o Dança Catarina tem como objetivo fomentar a pesquisa de temas culturais, incentivando a prática da dança nas escolas e proporcionando um maior desenvolvimento físico e rítmico, bem como a integração social dos educandos. Veja abaixo como ficou a classificação da etapa em Curitibanos:

CLASSIFICAÇÃO DO DANÇA CATARINA - CURITIBANOS

 

Texto: Tatiana Ramos e Fabio Claudino

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

São Lourenço do Oeste: novos classificados do Dança Catarina

Nesta noite de sábado, realizou-se mais um evento da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. As apresentações aconteceram no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, em São Lourenço do Oeste, às 18h30 deste sábado (3), contando com a participação de quase 200 alunos, representantes de 17 instituições de ensino das Agências de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, Chapecó, Palmitos e Quilombo.

Na categoria mirim livre, venceu a Escola Prefeito João Telles Padilha, de Campo Erê, com a coreografia “Estranha Bonecagem”. A Escola Pequeno Cidadão, de Santiago do Sul, conquistou o segundo e o terceiro lugares, com as coreografias “Superstição” e “O Mundo do Circo”, respectivamente.

"Estranha Bonecagem" vence na categoria mirim livre.                            Foto: Heron Queiroz

Na categoria infantil, na modalidade de danças populares, a Escola Jurema Savi Milanez, de Quilombo, classificou-se com a coreografia “Almas Secretas”. Na dança de salão, venceu o casal Laura Fin e Alisson Smaniotto. O segundo lugar ficou para Kalini Araújo e Evandro Turmina. O título na modalidade livre da categoria infantil ficou com a Escola São Tiago, de Santiago do Sul, com a coreografia “Sobrevivência”, seguida da Escola Sóror Angélica, de São Lourenço do Oeste, com a coreografia “Espírito Olímpico”, e a Escola Raul Pompéia, de Campo Erê, com “Flor Ação”.

Este foi o terceiro título microrregional da Escola São Tiago, que espera obter conquista na fase estadual desta nova formatação do Dança Catarina, já que até o ano passado chegava-se somente à fase regional, na qual a escola obteve dois títulos.

Escola Jurema Savi Milanez, de Quilombo, classificou-se com a coreografia “Almas Secretas”      Foto: Heron Queiroz

Segundo a coreógrafa Kerli Trentin, da Escola São Tiago, houve um aumento do nível em função das pesquisas que são feitas para cada montagem, buscando a relevância para que não se produza apenas a dança pela dança. “Santiago do Sul é o menor município de Santa Catarina, com cerca de 1.450 habitantes, mas temos boa política de cultura. O sucesso se dá em função de um trabalho contínuo com crianças desde os quatro anos de idade. Este grupo atual é formado por crianças que ainda não haviam participado do Dança Catarina”, relatou a coreógrafa.

O presidente do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste, Anderson Lovera, destacou que as cidades da região têm investido em projetos de cultura e disponibilizam aulas gratuitas de dança, teatro e outras áreas artísticas. “O Festival faz as coisas casarem. Permite que alunos e equipes possam mostrar o que sabem. Muitos dos que eram alunos do Dança Catarina hoje são coreógrafos”.

Os próximos eventos do Dança Catarina acontecem em Curitibanos, nos dia 10 e 11 de setembro, e Urubici, no dia 12 subsequente. 

 

Texto: Heron Queiroz - (48) 3665-6126 - e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte  

Ana Cristina Zandavalle

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 88027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

instagram - @fesportesc

 

Pagina 1 de 6