Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Categoria infantil encerra etapa Oeste em Itá

Uma noite memorável com belas apresentações que tiveram como palco o ginásio municipal Hermes Pierozan em Itá. E assim chegou ao final a etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, neste sábado, dia 10. No total 22 escolas se apresentaram na categoria infantil sendo 11 no quesito dança livre e 11 no dança popular.

Na dança livre venceu a Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul, com  a coreografia “Escravos da riqueza” que trouxe ao placo uma crítica às pessoas que só pensam em dinheiro sem se preocupar com o próximo ou o bem estar do mundo.

Outra coreografia que foi bastante elogiada foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual Arabutã, da cidade do mesmo nome com a dança “Anos 60”, mas a performance ficou com o troféu de vice-campeã da noite.

Fechando o pódio, em terceiro lugar, a Escola Estadual Raul Pompeia, de Campo Erê, trouxe para o palco o espetáculo “Efeméride”.

O grupo escolhido como destaque na dança livre foi o da Escola Estadual Ouro Verde, de Guaraciaba com a coreografia “Mulheres do Sul do Brasil”.

Conhecidos os vencedores foi a fez de mostrarem seus talentos os estudantes que disputaram a competição na dança popular.

Com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras” a Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, conquistou o primeiro lugar. Em segundo no pódio ficou a Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul, com a apresentação “Tinku” e em terceiro lugar fechou a Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades, com a dança “Festas germânicas do Estado de Santa Catarina”.

Os jurados escolheram como destaque da noite na dança popular a coreografia “Carimbó”, da Escola Estadual José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho.

Após os grupos se apresentarem, entraram no palco as disputas de dança de salão em que sete casais mostraram seus talentos na valsa, vanerão, forró e samba. O casal Jonathan Basílio e Karolainy Zantta, da Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste, foi o campeão.

Assim como na sexta-feira, na primeira noite da etapa Oeste do Dança Catarina, com bailarinos juvenis, também foram escolhidos os destaques individuais da categoria infantil.

Confira os destaques

Bailarino destaque dança livre

Wagner Piazi – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil 

Bailarina destaque dança livre

Eduarda Peruza – Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul 

Coreógrafo destaque dança livre

Ronny Bee – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil, com a coreografia “Hair Spray – o sonho continua”

Bailarino destaque dança popular

Anderson Male – Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades

Bailarina destaque dança popular

Núbia Bruneto -  Escola Estadual Santiago, de Santiago do Sul

Coreógrafo destaque dança popular

Olguim Metz – Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras”

Bailarino destaque dança de salão

Jonathan Basílio - Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

Bailarina destaque dança de salão

Shariane Venâncio - Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul

Coreógrafo destaque dança de salão

José Brisola - Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

A etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina começou na sexta-feira, dia 9, com a categoria juvenil. Ao todo cerca de 350 alunos bailarinos de 24 escolas de 18 municípios catarinenses disputaram a competição. Fizeram parte das disputas escolas que congregam as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Chapecó e Seara.

Itá sediou o segundo evento da etapa regional do festival. O primeiro foi a etapa Leste-Norte realizado nos dias 20 e 21 de outubro em Gaspar. A terceira regional será a Sul em Balneário Camboriú, entre os dias 16 e 17 de novembro, com as disputas entre as escolas das ADRs da Grande Florianópolis, Brusque, Itajaí, Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá.

E por fim a quarta e última regional, a Centro-Oeste,  que será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Caçador, envolvendo as escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

Em Itá o Festival Escolar Dança Catarina foi uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá. O evento teve o apoio da ADR de Concórdia e a da Unidade de Atendimento de Seara.

Texto: Antonio Prado

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

‘ A enxurrada seca’ conquista 1ª noite do Dança em Itá

Sincronismo, leveza, harmonia e corpos em movimentos conquistaram o público que foi ao ginásio municipal Hermes Pierozan, na noite desta sexta-feira, 9, em Itá, para assistir a primeira noite de apresentações da etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina na categoria juvenil dança livre. Sete escolas se apresentaram. Mas, quem contagiou a todos com propriedade foi o Senai, de São Miguel do Oeste, o grande campeão da noite com a coreografia “A enxurrada seca”, que mostrou a dura realidade das antigas lavadeiras de roupas. 

Clique aqui e baixe as fotos das apresentações

“É uma honra pisar nesse palco e ser campeã pela primeira vez foi um prazer. Viemos para fazer um trabalho com amor e deu tudo certo”, disse a coreógrafa campeã Adriana Staudt. “Ser campeã é maravilhoso.  O título representa todo o nosso trabalho que vem de meses de preparação”, destacou a bailarina Eduarda Brisola.

A Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades, ficou com o troféu de vice-campeã com a coreografia “Bullyng” e o IFSC, de São Miguel do Oeste, fechou o pódio em terceiro com a apresentação “Ubuntu: sou quem sou porque somos todos nós juntos”.

As performances dos grupos premiaram os destaques individuais. Confira os premiados.

Bailarino destaque: Vitor Brukman, do IFSC, de São Miguel do Oeste.

Bailarina destaque: Maria Fernanda Hopper, da Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades.

Coreógrafa destaque: Adriana Staudt, do Senai, de São Miguel do Oeste, com a coreografia “A enxurrada seca”.

Grupo destaque: Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindoia do Sul, com a coreografia. “Onde canta o sabiá”.

Antes, porém, do início das coreografias, houve a tradicional cerimônia de abertura com a participação de autoridades, entre elas o prefeito de Itá Jairo Sartoretto,  o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR)  de Concórdia Wágner Luis Bee, além da coordenadora do Dança Catarina Mapi Cravo.

Em seu discurso o prefeito Jairo destacou que todos os participantes sairão vencedores da competição independente do resultado.  Wagner Bee enfatizou que o festival é um celeiro de talentos, aprendizado e integração. Já Mapi Cravo agradeceu a todos os colaboradores pelo empenho principalmente ao integrador educacional Paulo Dalla Valle e aos professores.

Após as apresentações dos grupos o segundo ato da noite teve apresentações de dança de salão também na categoria juvenil em que cinco casais se apresentaram com performance de valsa, vanerão, samba e forró. As danças consagraram o casal Victor Venâncio e Fernanda Lodi, da Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindoia do Sul.

Para a coordenadora do Festival Dança Catarina, a coreógrafa Mapi Cravo, a primeira noite foi bem positiva. “Tivemos técnica e beleza nas apresentações e os vencedores mereceram o título, mas todos estão de parabéns, pois vimos coreografias de grande beleza”, destacou.

A etapa Oeste do Festival  é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Itá. O evento tem a participação da ADR de Concórdia e da Unidade de Atendimento de Seara. A competição e  prossegue na noite deste sábado, em Itá, quando finaliza o evento com as apresentações da dança livre e dança de salão na categoria infantil no ginásio municipal Hermes Pierozan.

Texto: Antonio Prado

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Itá recebe Regional Oeste do Festival Dança Catarina

Começa nesta sexta-feira, 9, em Itá, a etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina. Estarão no município cerca de 350 alunos bailarinos de 24 escolas de 18 municípios catarinenses que disputarão até este sábado, dia 10, medalhas nas categorias dança livre (mirim, infantil e juvenil), danças populares, dança folclórica infantil, dança de salão infantil e juvenil (que engloba danças contemporâneas, jazz, moderna, urbana, entre outras).

As apresentações ocorrerão no Ginásio Municipal Hermes Pierozan, com a cerimônia de abertura às 18h30 desta sexta-feira.  Fazem parte da regional escolas que congregam as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Chapecó e Seara. 

Neste sábado, a partir das 10 horas, a organização do Dança Catarina oferece gratuitamente aos educadores da região cursos de dança ministrados pelos jurados do festival. As aulas ocorrerão Ginásio Municipal Hermes Pierozan.

A manhã desta sexta-feira foi reservada para a montagem do palco, ajustes na iluminação e som e no período da tarde houve a passagem de palco pelos participantes. 

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual por meio da Fesporte, com apoio das ADRs.  A etapa Oeste tem a parceria da prefeitura de Itá.

Itá sedia o segundo evento da etapa regional do festival. O primeiro foi a etapa Leste-Norte realizado nos dias 20 e 21 de outubro em Gaspar. A terceira regional será a Sul em Balneário Camboriú, entre os dias 16 e 17 de novembro, com as disputas entre as escolas das ADRs da Grande Florianópolis, Brusque, Itajaí, Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá.

E por fim a quarta e última regional, a Centro-Oeste,  que será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Caçador, envolvendo as escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

Participam da etapa regional as escolas campeãs e vices da fase microrregional de sua região. Em 2018 foram realizadas 20 etapas classificatórias microrregionais com início dia 31 de agosto com a microrregional de Laguna. 

Texto: Antonio Prado              

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Definidas as sedes das micro e regionais do Dança Catarina 2018

A coordenação do Festival Escolar Dança Catarina definiu os municípios sedes em que ocorrerão as etapas microrregionais e regionais da competição em 2018. Segundo a coordenadora do Festival, a coreógrafa Mapi Cravo, as datas das microrregionais ainda estão sendo fechadas juntamente com os integradores educacionais das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). “Assim que definirmos as datas divulgaremos no site da Fesporte”, esclarece Mapi.

As inscrições gratuitas para o Festival já estão abertas e as escolas que queiram participar do Festival precisa baixar o regulamento e ficha de inscrição no site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov. br).  Clique aqui e baixe a ficha de inscriçãoClique aqui e baixe o regulamento

 Em seguida preencha a ficha e envie para o integrador educacional de sua Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) com cópia para a Fesporte (  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho nas categorias: mirim, infantil e juvenil nas modalidades: dança livre, popular e folclórica.

Mais informações: 48- 3665-6152 e clique aqui

Confira o cronograma

1ª Etapa -  Sede: SÃO MIGUEL DO OESTE

1ª ADR – São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba e Paraíso; 

29ª ADR – Dionísio Cerqueira, Anchieta, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro; 

30ª ADR – Itapiranga, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis; 

2ª Etapa – Sede: SAUDADES

28ª ADR – Palmitos, Águas de Chapecó, Caibí, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Riqueza e São Carlos; 

2ª ADR – Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Saudades, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos;

3ª Etapa – Sede: QUILOMBO

3ª ADR – São Lourenço D’Oeste, Campo Erê, São Bernardino, Coronel Martins, Galvão; Jupiá e Novo Horizonte;

31ª ADR – Quilombo, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste; 

4ª Etapa – Sede: A DEFINIR

5ª ADR – Xanxerê, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal do Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão e Xaxim; 

4ª ADR – Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre; 

5ª Etapa – Sede: CONCÓRDIA

6ª ADR – Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castelo Branco; 

6ª Etapa – Sede: XAVANTINA

32ª ADR – Seara, Arvoredo, Arabutã, Ipumirim, Lindóia do Sul, Itá, Paial e Xavantina; 

7ª Etapa – Sede: CAÇADOR

7ª ADR – Joaçaba, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita; 

9ª ADR – Videira, Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso e Tangará; 

10ª ADR – Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande; 

8ª Etapa – Sede: VARGEM

8ª ADR - Campos Novos, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa; 

11ª ADR – Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul; 

9ª Etapa – Sede: SÃO JOAQUIM

26ª ADR – Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito; 

27ª ADR – São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema; 

10ª Etapa – Sede: SALETE

12ª ADR – Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Laurentino, Rio do Oeste e Trombudo Central; 

33ª ADR – Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete e Santa Terezinha; 

11ª Etapa – Sede: ITUPORANGA

13ª ADR – Ituporanga, Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos; 

12ª Etapa – Sede: PRESIDENTE GETÚLIO

14ª ADR – Ibirama, Apiúna, Dona Emma, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meirelles e Witmarsum; 

13ª Etapa – Sede: INDAIAL

15ª ADR – Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode; 

34ª ADR – Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio; 

14ª Etapa – Sede: SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

22ª ADR – Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú; 

23ª ADR – Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder; 

15ª Etapa – Sede: IRINEÓPOLIS

24ª ADR – Mafra, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul; 

25ª ADR – Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras; 

16ª Etapa –  Sede: CAMBORIÚ

16ª ADR – Brusque, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas; 

17ª ADR – Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo; 

17ª Etapa – Sede: GOVERNADOR CELSO RAMOS

Grande Florianópolis – São José, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara; 

18ª Etapa – Sede: LAGUNA

18ª ADR – Laguna, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Paulo Lopes e Pescaria Brava; 

19ª Etapa – Sede: TREZE DE MAIO

19ª ADR – Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio; 

35ª ADR – Braço do Norte, Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho; 

20ª Etapa – Sede: LAURO MULLER

20ª ADR – Balneário Rincão, Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga; 

21ª ADR – Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

REGIONAIS:

REGIONAL OESTE - XANXERÊ

13 e 14 de OUTUBRO

REGIONAL CENTRO-OESTE - CAÇADOR

24 a 25 de novembro.

REGIONAL LESTE-NORTE - GASPAR

20 a 21 de outubro.

REGIONAL SUL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

17 a 18 de novembro.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Participe do Festival Escolar Dança Catarina 2018!!!

Já estão abertas as inscrições para as escolas que queiram participar do Festival Escolar Dança Catarina 2018. É tudo gratuito!! É só baixar o regulamento e ficha de inscrição no site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov. br). Clique aqui e baixe a ficha de inscrição. Clique aqui e baixe o regulamento.

 

Em seguida preencha a ficha e envie para o integrador educacional de sua Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) com cópia para a Fesporte ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho nas categorias: mirim, infantil e juvenil nas modalidades: dança livre, popular e folclórica.

Mais informações: 48- 3665-6152

Para entrar no clima confira o vídeo promocional do festival.

Participe! Venha viver a emoção do maior evento de dança escolar do Brasil!!! Promoção Governo de Santa catarina/ Fesporte.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Fesporte visita Gaspar para o Festival Dança Catarina

Após vistoria técnica recentemente em Balneário Camboriú, onde se realizará a etapa Sul do Festival Escolar Dança Catarina, técnicos da Fesporte estiveram, nesta quarta-feira, 16, em visita, a Gaspar, com o mesmo propósito. O município sediará a etapa Leste-Norte do festival. 

Após a vistoria  ocorreu um encontro entre os organizadores na sede da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar e serviu para que integrantes da Fesporte e o staff da prefeitura alinhassem as ações inerentes ao festival de dança, programado para ocorrer entre os dias 20 e 21 de outubro. 

As disputas entre escolas da região envolverão números de dança livre (mirim, infantil e juvenil), danças populares, dança folclórica infantil, dança de salão infantil e juvenil (que engloba danças contemporâneas, jazz, moderna, urbana, entre outras).

Participarão da etapa Leste-Norte do Festival Escolar Dança Catarina a escolas que congregam a 15ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR): Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode e também da 34ª ADR: Timbó, Ascurra, BeneditoNovo,Indaial, Doutor Pedrinho, Riodos Cedros e Rodeio.

Entre os presentes pela Fesporte participaram da reunião: Josélia Maranho (gerente de esporte de base e inclusão), Adilson Luis Schmitt (gerente de apoio operacional).Mapi Cravo (coordenara do Dança Catarina) e Agostinho Shappo (integrador educacional da ADR Blumenau).

Representantes da Fesporte e prefeitura de Gaspar firmaram ajustes para o Dança Catarina (Foto: Nayara Vieira)

Pela prefeitura de Gaspar estiveram, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer: José Carlos de Carvalho Júnior (diretor presidente) e Cláudio Roberto Ávila (diretor de esportes). E pela Secretaria Municipal de Educação: Valéria Terezinha Schmitt (diretora  geral e administrativa) e Neida Beduschi (diretora de cultura). Já pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo: Norberto Mette ( Diretor de Turismo).

Já nesta quinta-feira, 17, a equipe técnica da Fesporte retornou a Balneario Camboriú onde deu continuidade a uma série de reuniões com integrantes da prefeitura visando a realização da Etapa Regional Sul do festival que ocorrerá  em novembro.

“Assim como Balneário Camboriú, temos a certeza que Gaspar realizará uma grande etapa do Festival Escolar Dança Catarina, visto que o prefeito Kleber Wan-Dal colocou à nossa disposição servidores gabaritados no gerenciamento de grandes eventos. Estamos felizes com a parceria e isso nos deixa otimista em relação ao sucesso da competição”, destacou Mapi Cravo, coordenadora do Dança Catarina.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado por meio da Fesporte em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, prefeituras e Agências de Desenvolvimento Regional.

Informações sobre o Dança Catarina (48) 3665-6152/6168/6152

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina entusiasma Balneário Camboriú

Josélia Maranho, gerente de Esporte de base e Inclusão da Fesporte, e Mapi Cravo, coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina, estiveram em Balneário Camboriú para uma vistoria técnica visando a realização da etapa regional sul do festival que deverá ocorrer em novembro.

As duas integrantes da Fesporte vistoriaram as dependências do ginásio Multieventos Hamilton Linhares, com capacidade para 1.400 lugares, que será o local das apresentações.

A data exata da competição ainda será fechada juntamente com integrantes da prefeitura de Balneário Camboriú. Mas, a disputa entre escolas da região envolverá números de dança livre (mirim, infantil e juvenil), danças populares, dança folclórica infantil, dança de salão infantil e juvenil (que engloba danças contemporâneas, jazz, moderna, urbana, entre outras).

Segundo Josélia Maranho a equipe da Fesporte foi bem recebida por integrantes da prefeitura, que estiveram representados pelas fundações de cultura, esporte, secretaria de turismo e secretaria de educação. “Ficou decidido no que no período da etapa os alunos que participarão do festival farão passeios turísticos por Balneário Camboriú organizados pela prefeitura e isso é importante para as crianças”, disse a dirigente.

Mapi Cravo, por sua vez, disse que percebeu um grande empenho da prefeitura em realizar um grande evento com a Fesporte. Eles (da prefeitura) não estão medindo esforços para proporcionar toda uma infraestrutura para a realização de um grande evento”, conclui.

Entre os representantes de Balneário Camboriú que participaram  da vistoria técnica estiveram: Haidee Asanti e Mariana Dalvesco (Fundação de Esportes), Bia Mattar (Fundação de Cultura), Lucas Weber (Secretaria de Turismo), além de Márcia Sartori e Nilzete Teixeira (Secretaria de Educação)

Participarão da etapa Sul do Festival Escolar Dança Catarina escolas que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Brusque, Grande Florianópolis, Laguna, Tubarão, Araranguá, Criciúma e Braço do Norte.

As próximas vistorias técnicas serão nos municípios de Gaspar, sede da etapa Leste-Norte; Xanxerê, que sediará a etapa Oeste, e Caçador, a etapa Leste-Norte. As datas ainda estão sendo fechadas com os representantes das prefeituras.

Texto: Antonio Prado

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Escolas disputam troféus do Dança Catarina na capital

O penúltimo evento do Festival Escolar Dança Catarina, temporada 2017, aconteceu na noite desta terça-feira (31), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O concurso da região Sul envolveu 188 jovens bailarinos, representantes de 14 instituições escolares de 11 municípios.

Nas danças livres infantis, a Escola Profª. Maria da Glória Silva, de Içara, foi a campeã, com a coreografia “Operários”. Nas danças folclóricas, a Escola Bairro Bortolotto de Nova Veneza venceu com a coreografia “Um Giorno di Festa”. E na categoria dança livre juvenil a Escola Luiz Carlos Luiz, de Garopaba recebeu o troféu de campeã pela coreografia “Nos Deixem Ser”. 

Além dos vencedores, também receberam troféus os destaques da noite. Na modalidade folclórica infantil, João Victor Favarin, da Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, e Sopia Martinez, do Colégio Recriarte, de Camboriú, foram os bailarinos destaques.  Nessa modalidade ainda, Jussara Sávio destacou-se como coreógrafa, juntamente com o grupo Escola Bairro Bortolotto, pela obra “Un Giorno di Festa”. 

Na dança livre infantil, os bailarinos destaques foram Cinara Freitas, da Escola Maria Duarte Vasconcelos, do município de Sangão, e Jean Pierri Batista, da Escola Prof. André Antônio de Souza, de Imbituba. O coreógrafo escolhido foi Walter Gobero, da Escola Maria da Glória da Silva, de Içara, com a obra “Operários”, e o grupo foi o  da Escola Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos, com “Desastre em Mariana”.

Lana Cristina Hillmann, do Centro Educacional Recriarte, de Camboriú, e Carlos Eduardo Goterra, do Centro Educacional Marista, de São José, foram os bailarinos destaques da dança livre juvenil. Roberta Guimarães, do recriarte, foi a melhor coreógrafa, com “Raízes”, e o Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, foi o grupo-destaque, com “Festa Alemã”.

O Dança Catarina ainda tem mais um evento da etapa regional pela frente para o encerramento da temporada. Será no município de Ibirama (região Leste-Norte), no Ginásio Municipal João Moretti, nos dias 3 e 4 de dezembro.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios-sede e Agências de Desenvolvimento Regional.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Lages sedia etapa Centro-Oeste do Dança Catarina

A duas semanas do inicio dos Jogos Abertos de Santa Catarina, (JASC), Lages, que será sede,  está vivendo neste final de semana, 21 e 22, o clima contagiante de uma competição que enaltece o talento, o suor e a dedicação de quem ama o que faz  e por isso emociona e encanta o público, sempre atento as apresentações.

Foi o que aconteceu com a etapa regional centro-oeste do Festival Escolar Dança Catarina, que contou com a participação de 444 bailarinos de 27  escolas de 19 municípios. O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos. São alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais, particulares e estaduais com idade entre 12 e 15 anos.

O secretário João Alberto Duarte da ADR Lages, a integradora  Alcionir Nascimento e o gerente regional de Educação Humberto Aloizio de Oliveira, prestigiaram todas as apresentações e destacaram a importância do evento para a arte e o desenvolvimento da cultura entre os estudantes.

“A dança é uma das mais sublimes formas do movimento corporal e do exercício físico, que são fundamentais para o equilíbrio mental de todos nós e daí quando envolvemos a juventude alcançamos a plenitude deste maravilhoso projeto” comentou João Alberto. A coordenadora geral do Festival, Mapi Cravo destacou o empenho e dedicação dos bailarinos e se seus professores e coreógrafos que a cada evento, evidenciam o amor pela dança e pelos seus alunos.  

O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos (Foto: Amarildo Volpato)

Este ano, o festival completa 18 anos de história e é considerado o maior festival de Dança Escolar do Brasil. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, com a organização e execução da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio do município de Lages e das Agências de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas, Concórdia, São Joaquim, Lages e prefeituras.

O projeto prevê 24 festivais para este ano e 20 etapas classificatórias para as fases finais que ocorrem a partir de novembro. A etapa seguinte ocorre no próximo final de semana, 28 e 29 em Xanxerê no oeste catarinense.  

Texto: Amarildo Volpato

ADR Lages

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Duas mil pessoas prestigiam o Dança Catarina em Caçador

Quarenta apresentações, 480 alunos inscritos e duas mil pessoas nas arquibancadas. Esse é o balanço da etapa microrregional do Festival Dança Catarina que aconteceu no sábado, 23, no ginásio da escola Paulo Schieffler, em Caçador. O evento reuniu competidores das ADRs de Caçador, Joaçaba e Videira, e terminou com avaliação positiva.

Na abertura do evento, o público acompanhou a performance da Cia de Dança e Teatro Dois Pontos, com o espetáculo 17/17. A banca julgadora foi composta pelos atores e bailarinos profissionais da companhia. A coordenadora geral do festival, Mapi Cravo, destacou o talento dos dançarinos da região e a dedicação do município para sediar o Dança Catarina.

“Neste ano já conseguimos alcançar este número surpreendente de quase 500 alunos. Que no próximo ano tenhamos um evento maior ainda. Vimos nesta noite maravilhosa que temos muito talentos, que podemos ir longe. Sonhamos que Caçador se transforme em um polo da dança no Oeste”, destacou.

O secretário executivo da ADR de Caçador, Imar Rocha, e a integradora esportiva da ADR, Maria Joanete Pavelski, acompanharam as apresentações até o fim e ressaltaram a importância do evento. “A dança é um exercício ótimo para o corpo e a mente, sem falar que divulga diferentes formas de arte e cultura. Foi uma noite muito agradável”, disse Imar.

A etapa microrregional do Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado, realizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as ADR de Caçador, Joaçaba e Videira e a Prefeitura de Caçador.

Para o vice-prefeito de Caçador, Alencar Mendes, o sucesso do Dança Catarina foi mais uma prova da ótima parceria entre Prefeitura e Fesporte.

“Tivemos um recente experiência de receber os Joguinhos Abertos e consolidamos esta parceria com mais um grandioso evento. Enchemos um ginásio com mais de duas mil pessoas que puderam acompanhar um espetáculo para olhos e ouvido. Foi uma noite de diversão e realizações”, comentou.

Os primeiros e os segundos colocados de cada categoria estão classificados para a etapa Centro-Oeste, que acontece em Lages em 21 e 22 de outubro.

Confira a classificação:

 

Categoria mirim – Dança livre

1º Caçador – Emeb Rodolfo Nickel – De onde eu vim;

2º Caçador - Escola Primeiros Passos – Ouça, sinta e dance;

3º Ibicaré – Eebm Madre Leontina – Hora de Viajar.

 

Categoria infantil - Dança popular

1º - Lebon Régis – Escola Frei Caneca - Apresentação Catira

2º Caçador - Emeb Alto Bonito – Pau de Fita

 

Categoria Infantil - Dança Livre

1º Ibicaré – EEB Irmão Joaquim – Cante lá que eu canto cá;

2º Salto Veloso – CMEB Vereador Avelino Biscaro – Watch me;

3º Caçador – EEB Paulo Schieffler – Vem dançar comigo.

 

Categoria juvenil – Livre

1º Fraiburgo – EEB Gonçalves Dias – Dance tribute to a diva;

2º Caçador – EEB Irmão Leo – Ventríloquos;

3º Lebon Régis – EEB Frei Caneca – Jazz contemporâneo.

 

Categoria juvenil – Dança de Salão

1º - FraIburgo - EEB Gonçalves Dias - Daiane Trindade e Douglas Fernandes

 

Texto: Murilo Roso Ascom/ADR-Caçador

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina encanta o público em Taió

Um espetáculo de dança, luz e som encantou o público na noite da última quinta-feira, 14, em Taió. Lotado, o Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini foi palco para as 22 apresentações, entre mostra e competição, da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu municípios das ADRs de Taió e Rio do Sul.

A abertura contou com um momento especial de apresentação do espetáculo “1717”, dos bailarinos da Dois Pontos Cia de DançaTeatro: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha, Natália Rigo e Ricardo Tetzner, também jurados do Festival. O título da coreografia faz alusão ao ano em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, 1717.

“O Dança Catarina é um evento grandioso com mostra de talentos de bailarinos e coreógrafos, que estão promovendo a arte e a cultura em nossa região”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

Para o prefeito Almir Guski, foi uma honra sediar um evento do porte do Dança Catarina. “Estamos honrados e felizes pelo Festival ser realizado em nosso município, principalmente por fazer parte da programação de nossas comemorações do Centenário de Taió”.

A coordenadora do projeto Mapi Cravo falou que o primeiro e segundo colocados de cada categoria dos microrregionais, estão classificados para as etapas regionais que serão realizadas no período entre 6 de outubro a 1º de novembro. “A equipe de organização e jurados vão percorrer cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos”.

Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri; o gerente de Educação, Moacir de Melo; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Tadeu Corrêa; a integradora educacional Cleide das Neves e a realeza da Festa do Centenário de Taió: a rainha Gabriella Muniz e as princesas, Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade. 

O Festival Escolar Dança Catarina completa em 2017, 18 anos de existência, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Taió e das ADRs de Taió e Rio do Sul.

Premiações

Categoria Mirim Dança Livre

1º lugar: EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió, com a coreografia: Carimbó

2º lugar: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió, com a coreografia: Luz do Luar

 

Categoria Infantil Dança Livre

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce, com a coreografia: Adolescer

2º lugar: EEB Tereza Cristina, de Laurentino, com a coreografia: Rosas de Fogo

 

Categoria Infantil Dança Popular

1º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce, com a coreografia: Laços de Fita

 

Categoria Juvenil Dança Livre

1º lugar: EEB Guilherme André Dalri, de Salete, com a coreografia: Strange

2º lugar: EEB Luiz Bertoli, de Taió, com a coreografia: Terra Seca

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce

2º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce

 

Texto: Estela Stange Purnhagen/ADR-Taió

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina cumpre metade da etapa microrregional

Festival Escolar Dança Catarina chega ao sétimo dia de excursão pelo estado para a realização de eventos da etapa estadual. Esta é a segunda excursão da equipe de organização do Dança Catarina, que teve início no dia 13 de setembro, em Governador Celso Ramos, e deverá se encerrar no dia 27, em Tubarão.

A primeira excursão passou pelo Norte do estado e região do Vale do Itajaí, tendo como sedes os municípios de São Francisco do Sul, Gaspar e Irineópolis. O programa ainda conta com uma terceira viagem aos municípios de Urubici e Ituporanga, nos dias 3 e 4 de outubro. 

Até o momento foram nove de 16 eventos da etapa microrregional, e ainda conta com mais quatro da regional. Com os eventos ocorridos em São Francisco do Sul, Gaspar, Irineópolis, Governador Celso Ramos, Taió, Presidente Getúlio, Concórdia, Arvoredo e Guaraciaba, já são 64 equipes ou pares estão classificados para a próxima etapa, de um total previsto para 200, ou seja, 50 por evento regional.

A competição envolve três estilos (livre, popular e de salão), nas categorias mirim, infantil e juvenil. O primeiro e segundo colocados de cada categoria, exceto da mirim, classificam-se para a etapa regional, que acontecerá durante o mês de outubro em Ituporanga (dias 6 e 7), Lages (21 e 22), Xanxerê (28 e 29) e Florianópolis (31 e 01/11).

O público pode acompanhar os resultados de cada evento nos boletins publicados na página oficial da Fesporte.

Clique aqui e confira os resultados.

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, e tem a parceria das Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Pagina 1 de 7