Quarta, 06 Setembro 2017 02:28

Norte do Estado abre temporada do Dança Catarina Destaque

Culturas do Norte foram retratadas por escolas de Gaspar Culturas do Norte foram retratadas por escolas de Gaspar FOTO: DIVULGAÇÃO/PMG

Luz, cor e som movimentam o maior evento de dança do país. Temporada do Festival Escolar Dança Catarina 2017 teve início no Norte do estado. Na última quinta-feira, 31. São Francisco do Sul foi a primeira cidade a sediar um evento dessa 18ª edição em sua etapa microrregional. No sábado seguinte, 1º, foi a vez de Gaspar, e domingo, de Irineópolis. São os três primeiros eventos de ou total de 20 e outros quatro da etapa regional: Sul, Leste-Norte, Centro-Oeste e Oeste.

Segundo a coordenadora do projeto, Mapi Cravo, a equipe de organização e jurados percorrem cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos.

A competição envolve três estilos (livre, popular e de salão), nas categorias mirim, infantil e juvenil. O primeiro e segundo colocados de cada categoria classificam para a etapa regional.

Envolvendo escolas das regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul teve os seguintes classificados para etapa regional da Leste-Norte

Infantil livre

Escola Vitor Konder (São Francisco do Sul), coreografia “A dança nos faz um só”.

Escola Elisa de Aguiar (Schroeder), coreografia “Uma Noite em Buenos Aires”.

Popular

Escola Profª Laura Andrade (Joinville), coreografia “Los Mayas uma releitura do ballet folclórico de Amália Rodrigues

Juvenil livre

Escola Dr. Tufi Dippe (Joinville), coreografia “Cultura e Periferia”

Escola João Rocha (Joinville), coreografia “Experimento X”

Na dança livre mirim, que não tem classificação para a etapa regional, a vencedora foi a Escola Vitor Konder, de São Francisco do Sul, com a coreografia “O Amor Através do Movimento”.

Gaspar foi a segunda cidade a receber o Dança Catarina. Escolas das regiões de Blumenau e Gaspar juntam-se ás classificadas para a Leste-Norte.

Juvenil livre

Escola Honório Miranda (Gaspar), coreografia: "Do negro ao homem branco, existe sangue iorubá" -

Escola Técnica do Vale do Itajaí (Blumenau), coreografia "Drop it"

Infantil livre

Escola Giovani Trentini (Rio dos Cedros), coreografia "A Magia de Harry Potter" - Escola Encontro e Registros (Indaial), coreografia "Ana Darolt"

Popular

Escola Dolores Krauss (Gaspar), coreografia "Círio de nazaré: a sagrada e profana Belém do Pará"

Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar), coreografia "Meu Carimbó"

Concorrendo pela categoria mirim livre, foram vencedores:

Escola Servino Mengarda (Rio dos Cedros), coreografia "Os Minions"

Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar), coreografia "É Bom Demais"

Em Irineópolis, na disputa entre escolas das regiões de Canoinhas e Mafra, foram classificadas:

Infantil livre

Escola Paulo Funckner (Campo Alegre), coreografia “Qual o lugar do livro na era digital?”

NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis), coreografia “Carimbó”

Popular

NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis), coreografia “Cantos e Danças da Região”

NE Guilherme Bossow (Irineópolis), coreografia “Dança dos Lenhadores de Holzacher”

Na mirim, foram vencedores:

NE Guilherme Bossow (Irineópolis), coreografia “Polka Alemã”

Escola Paulo Funckner (Campo Alegre), coreografia “Mundo Mágico”

Em seguida, a organização do projeto a excursionar por mais 11 cidades que sediarão o evento, iniciando com Governador Celso Ramos, no dia 13 de setembro, e encerrando com Tubarão, no dia 27.

O Festival Escolar Dança Catarina tem a promoção do Gov erno do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com as cidades-sede e Agências de Desenvolvimento Regional.

Acompanhe por aqui os resultados e o calendário do Dança Catarina.

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126