Quarta, 19 Fevereiro 2014 21:19

Os 15 anos do Dança Catarina e 10 dos Parajasc marcam 2014 Destaque

Imagem retrata primeira edição do Dança Catarina em 1999 em Florianópolis Imagem retrata primeira edição do Dança Catarina em 1999 em Florianópolis Arquivo Fesporte

Florianópolis - O ano de 2014 será marcante para dois grandes eventos promovidos pela Fesporte: o Festival Escolar Dança Catarina, que completa 15 anos, e os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc, que farão 10 anos. A edição deste ano do Dança Catarina será a partir de julho, com as etapas microrregionais nos municípios participantes, enquanto que os Parajasc ocorrem de 25 a 31 de maio, em Chapecó.

Criado em 1999, o Dança Catarina teve como a primeira sede da etapa estadual o município de Florianópolis, no final de 1999, com os bailarinos se apresentando no Centro Integrado de Cultura (CIC). O festival começou em maio nos municípios com as fases microrregionais.

Em 1999, ainda com a denominação de Festival Escolar de Dança Mário de Andrade, o festival ainda não tinha o aspecto competitivo, como no formato atual. Atualmente, o Dança Catarina envolve cerca de 40 mil pessoas entre público, bailarinos, professores e organizadores. “Só de estudantes são cerca de 19 mil, na faixa etária de 7 a 17 anos de 400 escolas catarinenses”, enfatiza Mapi Cravo, organizadora do evento.

Em 2013, o festival esteve em 36 municípios congregando 32 etapas classificatórias microrregionais e quatro regionais (Sul, Oeste, Leste-Norte e Centro-Oeste). As disputas ocorreram nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão e jazz.

Os vencedores de cada etapa regional, além de medalhas, conquistaram a possibilidade de se apresentar no Festival de Dança de Joinville. O Dança Catarina tem como objetivo a continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de educação física, além de firmar a escola como centro esportivo, cultural e de lazer.

De volta ao início

Já os Parajasc tiveram início em agosto de 2005, tendo como o primeiro município sede a cidade de Chapecó, que volta a receber o evento agora, 10 anos depois. Contempla 1.800 atletas de 60 municípios com deficiências auditivas, física, intelectual, visual nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete e bocha paralímpica.

Os Parajasc têm como finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais.

Lido 3280 vezes Última modificação em Quarta, 19 Fevereiro 2014 21:51