Segunda, 31 Outubro 2022 21:00

Escolas brilham no Dança Catarina em Campo Alegre Destaque

O festival reuniu 22 escolas oriundas de 19 municípios O festival reuniu 22 escolas oriundas de 19 municípios Foto: Antonio Prado

Choro, emoção e sinergia entre bailarinos e público foi à tônica vivenciada para quem foi assistir a etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, nos dias 28 e 29 em Campo Alegre. A competição, promovida pela Fesporte em parceria com a prefeitura local, reuniu 22 escolas oriundas de 19 municípios na praça do Calçadão da Cascatinha no centro do município e brindou o público com espetáculos de dança de qualidade divididos em nove categorias. Competiram as escolas classificadas na quinta, sétima, oitava, nona e 15ª mesorregiões do festival.

Somados os dois dias de competições, as escolas dos municípios Piratuba e Irineópolis, com dois troféus de campeão cada, foram as grandes destaques do festival. O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, prestigiou o festival participando ativamente do cerimonial de premiação, assim como a prefeita do município Alice Bayerl Grosskopf.

Os bailarinos de Irineópolis venceram com o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, com a coreografia “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi”, na categoria dança popular infantil, e na dança de salão infantil com o casal Kauã Plugge e Naiara Ribeiro, do Grupo Escolar Zélia Milles. Já os piratubenses foram campeões com a Escola Estadual Carlos Chagas, com a coreografia “Gingado da Sanfona”, na categoria dança popular juvenil, e também na categoria dança de salão juvenil, com o casal João Pedro Sales e Vitória Molin.

Vitória ficou tão emocionada e nervosa com a conquista, que teve que ser amparada pela equipe médica que estava de plantão. Por fim, recuperada, disse que as duas medalhas de ouro conquistadas por ela foi algo inexplicável. “Eu chorei de emoção na hora de receber as medalhas. A dança é tudo pra mim desde criança e esse título vai ficar para sempre na minha história”, disse.

Cores, harmonia e diversidade cultural foram apresentadas ao público (Foto: Antonio Prado)

Alice Bayerl Grosskopf, prefeita de Campo Alegre, aprovou o evento. “Estou muito feliz com o Festival Escolar Dança Catarina em nosso município. “Foi uma surpresa positiva para nós, afinal a dança é alegria, é energia boa, é confraternização. E tudo isso nós vimos aqui neste festival”, destacou.

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, destacou a qualidade do festival. “Tivemos aqui em Campo Alegre apresentações fantásticas com um corpo de jurados qualificado. E assim terminamos a edição 2022 do Dança Catarina com grande êxito e proporcionando cidadania à crianças e adolescentes por intermédio da dança”.

A etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, em Campo Alegre, foi a quarta e última etapa do festival. Antes já haviam sido realizadas as etapas regionais Oeste, em Xanxerê; a Leste-Norte, em Presidente Getúlio, e a etapa Regional Sul, em Lauro Múller.

Conheça as escolas campeãs

Categoria Dança Popular Infantil

Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder (Ireneópolis) – Coreogafia: “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi

Coreógrafa: Adriana Koman