Terça, 02 Maio 2017 20:59

Ced homenageia clubes que revelaram atletas do vôlei Destaque

Betinho (na tribuna) expõe à mesa e ao público o projeto de moção de honra ao mérito Betinho (na tribuna) expõe à mesa e ao público o projeto de moção de honra ao mérito Foto: Heron Queiroz

O Conselho Estadual de Esporte (Ced) promoveu na tarde desta quarta-feira, 2 de maio, no auditório da Fesporte, uma moção de honra ao mérito, de autoria do conselheiro Roberto Wesoloski, o Betinho, homenageando as instituições que revelaram atletas que, no ano de 2016, tiveram transferência a algum clube internacional. A ação trata do reconhecimento por relevantes serviços prestados ao trabalho de base e formação de atletas, tendo como base o projeto de política pública para valorização, incentivo, estímulo e fomento ao trabalho de base e formação de atleta de Santa Catarina, que tramita na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

O repasse é realizado pela Federação Catarinense de Voleibol (FCV), conforme Ato Normativo 161/15, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Betinho explica que, na transferência internacional de atletas de voleibol, 10% do valor do contrato é destinado à CBV. Desse percentual, metade fica na CBV, e a outra metade é distribuída para o clube formador (20%), federação do primeiro registro (20%), último clube que o atleta defendeu (30%) e última federação antes da transferência (30%). É muito difícil formar atletas de alto nível. São muito poucos os que se transformam em profissionais do esporte. Ele não se forma sozinho, é fruto de um trabalho multidisciplinar que envolve muitas pessoas”, reforçou Betinho.

Dentre as instituições que receberam cotas de valor de contrato, a Associação Joaçabense de Voleibol foi a que recebeu maior quantia: mais de 16 mil reais, por haver revelado a ponteira Natália Zílio Pereira, que teve contrato internacional registrado na Confederação Brasileira de Voleibol, pela negociação com o Fenerbahçe, da Turquia. A entrega oficial do valor foi feita pelo Presidente da FCV, Dante Klaser, aos representantes da Associação Joaçabense de Voleibol.

Dante Klaser (1º à esquerda), presidente da FCV, e Michele de Souza (2ª), presidente do Ced entregam cheque aos representantes da Associação Joaçabense de Voleibol. Foto: Heron Queiroz

As outras entidades que também receberam da FCV os valores de percentuais de transferência e, consequentemente, o reconhecimento por parte do Ced, que fez a entrega da menção honrosa, foram a Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Brusque), a Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino (Nova Trento), Associação de Pais e Amigos do Voleibol (Concórdia), a Associação Desportiva de Voleibol (Jaraguá do Sul), a Associação de Funcionários da Eletrosul (Florianópolis), a Associação Pró-Volei (Chapecó), a Associação Professor Arthur Novaes (Blumenau) e a Associação Vôlei Joinville.

Para o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano, o Vadinho, “diante de tantas dificuldades, essas ações que valorizam o atleta se tornam ainda mais importantes”.

A presidente do Ced, Michele de Souza, enaltece a proposta do Betinho. “E fundamental que demais federações tenha o mesmo tipo de projeto, para o maior desenvolvimento do esporte catarinense”, completou ela.

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126