Quinta, 05 Dezembro 2013 16:29

SC ganha nesta quinta os novos comendadores do esporte Destaque

Pepe e Lilian receberão a comenda do mérito desportivo nesta quinta-feira (5), no auditório do CIC, na Capital Pepe e Lilian receberão a comenda do mérito desportivo nesta quinta-feira (5), no auditório do CIC, na Capital Antonio Prado

Florianópolis - Ele tem 40 anos de vida dedicada ao esporte catarinense. Ela, também. José Acácio dos Santos, o Pepe, 63 anos, e Lílian de Fátima Pinto, 60, juntos, somam 80 anos de dedicação ao esporte de Santa Catarina. Tanto amor pelo que fazem será oficialmente reconhecido nesta quinta-feira (5), quando ambos se tornarão comendadores esportivos de Santa Catarina. A cerimônia começa às 19h, no auditório do CIC, na Capital.

A indicação de Pepe e Lilian (e de outros nomes de destaque no esporte catarinense) foi feita pelos integrantes do Conselho Estadual de Esporte (CED) em agosto. A honraria é concedida a desportistas com relevantes serviços prestados ao esporte. Pepe é funcionário da Fesporte desde a criação da entidade, em 1993, e faz parte da gerência de esporte de rendimento. Lílian está na instituição desde 2008 e faz parte da gerência de esporte de participação.

“Pepe foi o melhor árbitro de futsal de Santa Catarina que vi atuar”. A constatação é do colunista do Grupo RBS, Roberto Alves. “Ele era o único que conseguia aliar conhecimento técnico com a informalidade na hora de atuar. Conseguia ser enérgico quando era necessário e, ao mesmo tempo, brincalhão em alguns lances. Os técnicos e os jogadores o adoravam e tinham respeito por ele”, completa Alves. Para exemplificar, ainda enfatiza. “Quando apitava um jogo em que o lateral era do time de Florianópolis, ele dizia: ‘Calma, esta é nossa’”, diverte-se o colunista.

A história de José Acácio é comum a muitos garotos: negro, vindo do morro do Mocotó, em Florianópolis, passou dificuldades na infância. Para sobreviver, chegou a ser faxineiro, lavador de carros e, nas horas vagas, ia até o Sesc “papar um lanche”, como diz. Mas o esporte, aos 16 anos, abriu uma nova janela de oportunidades, e o garoto não desperdiçou. No futebol de várzea defendeu times como Caramuru e Fluminense da Prainha, chegando inclusive a ser juvenil do São Paulo, da Capital. E no futsal jogou no 9 de Julho, Coesa, entre outros. O curioso é que Pepe era goleiro e atleta de linha.

Entretanto, foi no futsal, como árbitro, que alcançou o sucesso e o respeito de todos. A carreira começou aos 17 anos de idade, como auxiliar de arbitragem da Federação Catarinense de Futsal, e só parou em 2007. No período, transformou-se em um dos melhores árbitros de futsal da história de Santa Catarina e construiu um currículo que guarda diversas finais nacionais desde que entrou para o quadro nacional de arbitragem pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje CBF.

No auge, apitou inúmeras partidas de futsal dos JASC, ação iniciada em 1970. A partir de 2007, passou a coordenar a arbitragem da competição. Amante também do carnaval, principalmente da Protegidos da Princesa, Berbigão do Boca e do Bloco Sou Mais Eu, Pepe é querido por todos. “Sua história no esporte catarinense e nacional ao longo de mais de 40 anos é referência não somente na arbitragem, mas também no dia a dia do esporte”, concluiu Osvaldo Juncklaus, colega de trabalho e conselheiro do CED que o indicou como novo comendador.

Lílian Pinto

Indicada pela conselheira Michele de Souza Serejo para ser comendadora, a vida de Lílian de Fátima Pinto, assim como a de Pepe, é uma simbiose com o esporte. Nascida em Curitiba (PR), veio para Santa Catarina em 1975, logo que se formou em Educação Física pela Universidade do Paraná, pois o Estado era o único que dispunha do curso para alunos de 1ª a 4ª série. Foi para Joaçaba acompanhando o esposo, Edimar de Oliveira Pinto, o Edinho, que fora atuar como atleta. Desde então atuou como professora de educação física, técnica de vôlei e atletismo, atividades ligadas a Comissão Municipal de Esportes (CME) da prefeitura de Joaçaba.

Em 1988, entrou para o quadro de funcionários do Estado, sendo uma das três mulheres no grupo de 23 educadores educacionais, cuja função era implementar as ações esportivas do Governo do Estado nos municípios catarinenses, ação hoje desenvolvida pelos integradores esportivos. “Minha jurisdição de ação contemplava 26 municípios nos arredores de Joaçaba”, lembra Lílian.

De 1988 a 2013, Lilian já desempenhou inúmeras ações em prol do esporte catarinense: foi integradora esportiva de Joaçaba, diretora de esportes da Fesporte, conselheira do CED, participou das discussões da implantação de eventos como Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Moleque Bom de Bola, Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e também auxiliou na criação do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref/SC), criado em 1998.

Perguntada sobre quais os momentos que lhe marcaram no esporte, Lílian é taxativa: “Foram as aberturas dos eventos que organizei, principalmente a primeira edição dos Joguinhos, em Curitibanos, em 1988”. Para o comendador esportivo Simão Carione, 73 anos, 50 dos quais dedicados ao esporte e que conhece Lilian há mais de 30 anos, ela é um exemplo de pessoa e de profissional. “A Lilian é dedicada, inteligente, humilde e se não sabe, pergunta. Trabalhei com ela na Fesporte, onde ela foi minha diretora, e percebi nela uma grande capacidade técnica administrativa na função”, finaliza Carione.

Além de Pepe e Lilian, também serão agraciados com a Comenda do Mérito Esportivo, durante a cerimônia de entrega do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Esportiva, os desportistas Rubens Fredel, Edson Heusi, Clóvis Nagel Gütz e o Avaí Futebol Clube como entidade.

Informações adicionais:

Lido 5785 vezes Última modificação em Sexta, 06 Dezembro 2013 18:40