Sexta, 06 Dezembro 2013 18:16

Festa dos novos comendadores e destaques do esporte em SC Destaque

José Acácio dos Santos, o Pepe, foi um dos homenageados da noite com a Comenda do Mérito Esportivo José Acácio dos Santos, o Pepe, foi um dos homenageados da noite com a Comenda do Mérito Esportivo Rodrigo Braga

Florianópolis - O Conselho Estadual de Esportes fez a entrega na quinta-feira (5), no teatro Ademir Rosa (CIC), na Capital, da Comenda do Mérito Desportivo a pessoas, clubes ou entidades que colaboraram com o esporte ao longo das suas trajetórias. Os homenageados receberam a tradicional medalha de lapela, distintivo e diploma.

Foram cinco os agraciados, além de uma instituição esportiva. As indicações foram feitas por conselheiros do CED, os padrinhos, e os nomes precisaram ser aprovados por maioria no Conselho. Dois dos agraciados são ligados à Fesporte: José Acácio dos Santos, o Pepe, e Lilian de Fátima Pinto. A trajetória deles no esporte catarinense já foi contada aqui no site.

Os ganhadores da Comenda do Mérito Esportivo 2013:

- Rubens Fredel

- Clóvis Nagel Gütz

- Edson Heusi

- Lilian de Fátima Pinto

- José Acácio dos Santos

- Avaí Futebol Clube

Atletas de destaque são homenageados com Troféu Gustavo Kuerten

Também foram conhecidos na mesma cerimônia os 14 vencedores da terceira edição do troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, falou sobre a iniciativa que valoriza os atletas: “O Estado quer mostrar que incentiva o esporte, e o Troféu Gustavo Kuerten é uma maneira de demonstrar o quão importante o esporte é na formação de valores na nossa sociedade. Queremos que Santa Catarina seja reconhecida pela excelência no esporte”, afirmou.

O tenista Gustavo Kuerten enfatizou a paixão pelo esporte. “É um privilégio ter meu nome nesse troféu. O esporte é minha vida e espero que meus filhos tenham esse mesmo entusiasmo”, destacou o ex-número um do tênis mundial e tricampeão de Roland Garros.

Neste ano, a escolha se deu em duas etapas: votação popular, pela Internet, e votação do Conselho Estadual de Esportes e júri técnico. O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto 1.279 de 16 de abril de 2008 com objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano.

Os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten 2013:

Melhor atleta: Jucian Rafael Alcântara Pereira

Melhor atleta: Vanessa Feliciano Ebert

Melhor atleta paradesportivo: Roberto Alcalde Rodrigues

Melhor atleta paradesportiva: Sheila Finder

Melhor atleta do futebol profissional: Rafael Costa dos Santos

Atleta revelação: Bruna Maria Cestrem

Atleta revelação do paradesporto: Pablo Felipe da Silva

Melhor entidade esportiva: Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha

Melhor entidade paradesportiva: Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos

Melhor técnico (a): Jeberton Luis Fermino

Melhor técnico (a) do paradesporto: Rosicler Ravache

Melhor equipe esportiva: Equipe xadrez masculino de menores de Blumenau

Melhor equipe paradesportiva: Tubarões de Floripa

Melhor árbitro: Marcia Zanon Benetti

Medalha Marcílio César Ramos Krieger

Na terceira homenagem da noite, a medalha Marcílio César Ramos Krueger, o agraciado deste ano pelo Tribunal de Justiça Desportiva foi o advogado Valed Perry, jurista carioca nascido em 1920, ex-atleta de futebol na década de 1930, conhecido por ser um dos maiores incentivadores do esporte nacional. Dentre suas contribuições destaca-se a redação do anteprojeto do Decreto 53.820/1964, assinado pelo Presidente João Goulart, norma pioneira em assegurar direitos aos atletas brasileiros.

Lido 2984 vezes Última modificação em Sexta, 06 Dezembro 2013 18:46