Terça, 11 Fevereiro 2014 16:46

Municípios podem solicitar kits do projeto Esporte Júnior Destaque

Responsável pelo projeto na Fesporte, diretor Marcelo Kowalski mostra alguns itens do kit a ser distribuído aos municípios catarinenses Responsável pelo projeto na Fesporte, diretor Marcelo Kowalski mostra alguns itens do kit a ser distribuído aos municípios catarinenses Antônio Prado

Florianópolis - Com o objetivo de dar a oportunidade de crianças e adolescentes praticarem esportes nas escolas da rede de ensino de Santa Catarina, a Fesporte lançou recentemente o Projeto  Esporte Júnior. “Nossa ideia é permitir que crianças tenham acesso à modalidades esportivas ainda pouco conhecidas para elas como badminton e hóquei, e também as já consagradas como basquete, vôlei e tênis”, diz Marcelo Kowalski, diretor de Esporte da Fesporte e responsável pelo projeto. As primeiras escolas beneficiadas com a iniciativa foram as de São José, na Grande Florianópolis, que receberam dia 31 de janeiro, das mãos do presidente da Fesporte Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, os primeiros kits esportivos.

Os kits são compostos por materiais necessários para a prática das modalidades: redes, cestas, raquetes, cones demarcatórios de quadra, tacos, bolas, entre outros. “Cada kit tem a capacidade de suprir até três quadras esportivas”, esclarece Kowalski. As escolas interessadas em adquirir os materiais deverão entrar em contato com a Fesporte para fazer a solicitação. Não há nenhum tipo de custo.

Marcelo acredita que o Projeto Esporte Júnior será importante nas escolas catarinenses para o desenvolvimento do esporte no ambiente escolar. “Se atingirmos as crianças com essas práticas esportivas nas aulas de educação física ou no contra-turno escolar, estaremos fortalecendo o esporte como fator de inclusão social, pois muitas crianças carentes jamais teriam acesso a esportes como badminton, por exemplo, se não fosse por meio de um projeto desta natureza”, enfatiza o dirigente.

O diretor de esporte da Fesporte lembra que assim que a ideia foi levada ao governador Raimundo Colombo, foi aceita imediatamente. “O governador é um entusiasta nato do esporte como um todo e quando soube que a proposta beneficiaria crianças, ficou ainda mais entusiasmado. Temos certeza que este programa social do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, colherá grandes frutos”, acredita Marcelo Kowalski.

Como o próprio nome sugere, o Projeto Esporte Júnior é direcionado basicamente às crianças. As dimensões das quadras são menores, as redes e as cestas são mais baixas, as raquetes são coloridas e de plástico, estimulando assim o aspecto lúdico do jogo.

A intenção do projeto no primeiro momento, segundo Marcelo, é de despertar na criança o gosto pelo esporte. Depois, num segundo momento, visa à descoberta de novos talentos. “Ainda estamos no início da caminhada, não estamos preocupados em números, metas a atingir. Queremos neste ponto de partida dar a oportunidade da criança de praticar esporte. Depois, com o projeto em andamento, faremos ajustes de acordo com as necessidades”.