Sexta, 12 Julho 2024 16:06

Seis catarinenses são convocados na 2ª lista do CPB Destaque

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta quinta-feira, 11, a segunda lista de convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Juntamente com os 147 atletas de 9 modalidades, estão cinco catarinenses e uma paranaense que reside e treina em Santa Catarina.

Os atletas, Camilla Muller, Edenilson Roberto Floriani, Suzana Nahirnei e Ezequiel de Souza Correa e os treinadores Everaldo Braz Lucio e Eliandro Braz Lucio, representarão Santa Catarina e o Brasil nos  jogos.

Camila é paratleta da Associação Paradesportiva de Biguaçu - APAB    Foto: Camila Muller/Arquivo Pessoal da atleta

Entre os convocados, Camila Muller, natural de Florianópolis e que faz parte da da modalidade de atletismo, comenta a sensação desta convocação e as expectativas para participara da maior competição do planeta:

“A sensação  de  ser convocada  para os Jogos Paralímpicos  de Paris é maravilhosa, a realização de um sonho, após  10 anos de treinos incansáveis, muita luta,  persistência, muitas abdicações”

E acrescentou: “As expectativas  são   as melhores , estar representando meu país será  uma honra, e vou lutar por medalha”, finalizou.

Camila Muller, da Associação Paradesportiva de Biguaçu (APAB), competirá em Paris na prova dos 1500 metros. na classe T11, para deficientes visuais com maior  comprometimento.

Modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, o atletismo é o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo – foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.

O atletismo paralímpico brasileiro teve a sua melhor participação nos Jogos do Rio 2016, quando foi responsável por 33 medalhas de um total de 72 pódios conquistados pela delegação brasileira. Uma representatividade de 46% do total. Em Tóquio 2020, os esportistas do atletismo subiram ao pódio 28 vezes.

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. A convocação de toda a delegação brasileira tem sido realizada em três partes. A primeira convocação aconteceu no último dia 25 de junho e os nomes restantes serão do tênis em cadeira de rodas a serem anunciados no próximo dia 18 de julho.

VEJA OS CONVOCADOS DE SANTA CATARINA NESTA 2ª LISTA:

ATLETAS:

Halterofilismo

Ezequiel de Souza Correa, natural de Tubarão – Associação Esportiva de Apoio ao Atleta, Paratletas e Esportistas de Itu e Região (AESA – Itu/SP)

Atletismo

Camilla Muller, natural de Florianópolis – Associação Paradesportiva de Biguaçu (APAB)

Edenilson Roberto Floriani, natural de Joinville – Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE)

Suzana Nahirnei, natural de Condói/PR – Associação do Paradesporto Escolar de Blumenau (ASPESBLU)

TREINADORES DO ATLETISMO:

Técnico: Everaldo Braz Lucio, natural de Itajaí – Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB)

Assistente Técnico

Eliandro Braz Lucio, natural de Joinville - Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE)