Heron Queiroz

As jovens promessas catarinenses de 12 a 14 anos brilharam nesta quinta (21), no último dia dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Curitiba, e conquistaram sete de oito medalhas possíveis nos esportes coletivos. Ao todo, foram quatro ouros, duas pratas e um bronze. Com isso, Santa Catarina encerra a sua participação com 39 medalhas ao todo, entre modalidades coletivas e individuais – foram dez ouros, 11 pratas e 18 bronzes. 

Os JEJ foram realizados na capital paranaense desde o último dia 12 de setembro, com a participação de 162 atletas catarinenses, nas 13 modalidades em disputa. 

Meninas conquistam dois ouros e um bronze

Pela manhã foi a vez das meninas. Apoiadas por quase 20 familiares que viajaram 500km de Saudades até a capital paranaense, as atletas da escola Rodrigues Alves venceram por três sets a zero o time do CEL-RJ e levaram a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. Parciais de 25 x 17, 25 x 19 e 25 x 14. 

O segundo ouro da manhã veio com o futsal. As meninas do Colégio Rogacionista  (Criciúma) conquistaram o tricampeonato da competição ao vencer de virada a Escola Professor Nelson de Sena (Minas Gerais) por 2 a 1. Liriel empatou o jogo e Diana marcou o gol do título. Camisa 10 e capitã da equipe, Kemili dos Santos também se destacou. Mesmo lesionada, foi a artilheira da equipe com 9 gols no campeonato.

Meninas da EEB Rodrigues Alves, de Saudades, vibram com o título do voleibol (Foto: Antonio Prado)

As atletas do Colégio Sagrada Família (Blumenau) fecharam a participação feminina nesta quinta-feira. Na disputa pela medalha de bronze, venceram as gaúchas por 34 a 27.

Meninos ficam com dois ouros e duas pratas

As disputas entre os meninos foram todas à tarde. Santa Catarina teria pela frente as finais do handebol, futsal, basquete e vôlei. E, destas, conquistou dois ouros e duas pratas.

No futsal masculino, os atletas do Centro Educacional Recriarte (Camboriú) não tomou conhecimento dos adversários e aplicou 3 a 0 para garantir o primeiro lugar. Os rivais na final foram os representantes de Pernambuco, do Colégio 2001. 

No vôlei masculino, com muita empolgação e união, os garotos de Timbó, da Escola Básica Erwin Prade, aplicaram 3 sets a 1 sobre os paulistas da Escola Professora Anna dos Reis e comemoraram muito o título. As parciais foram: 25 x 18, 19 x 25, 25 x 20 e 25 x 21.

As duas derrotas aconteceram no handebol e também no basquete. Na final da 2ª divisão, no handebol, o Colégio Aplicação Uniarp, de Caçador, foi derrotado por 22 a 15, para o Centro Educacional Ato, do Paraná. A derrota mais sofrida das finais foi no basquete. O time catarinense não teve chances. Representado pelos alunos do Instituto Jangada, de Jaraguá do Sul, a equipe acabou derrotada por 69 a 19 diante do Colégio Amorim, de Tatuapé, de São Paulo. Assim, acabou levando a prata. 

A gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Josélia Maranho destacou o rendimento catarinense nesta edição dos JEJ e o desenvolvimento do calendário esportivo promovido pela Fesporte. “Santa Catarina foi o melhor estado na fase de equipes. Poderia ter ido melhor na primeira, mas tivemos boas conquistas. Ano que vem, teremos um novo formato, e nosso estado já está garantido em seis modalidades”, disse ela.

A Escola Municipal Erwin Pradi, de Timbó, foi campeã no vôlei masculino ( Foto: Antonio Prado)

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a edição de 2017 dos Jogos Escolares da Juventude quebrou um recorde no número de inscrições: são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. 

Veja os resultados do último dia dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba

 

Feminino

 

Futsal - Campeão Série A - Colégio Rogacionista (SC) 2 x 1 (MG) Colégio Prof. Nelson de Sena

Vôlei - Campeão Série A - Escola Rodrigues Alves (SC) 3 x 0 (RJ) Centro Educacional da Lagoa CEL parciais: 25 x 17, 25 x 19, 25 x 14

Basquete - 3º lugar Série A Colégio Sagrada Família (SC) 34 x 27 (RS) (Colégio Mauá)

Masculino:

Handebol -  Prata  Série B - Colégio Aplicação Uniarp  (SC) 15 x 22 (PR) Centro Educacional Ato 

Futsal - Campeão Série A - Centro Educacional Recriarte (SC) 3 x 0 (PE)Colégio 2001 

Vôlei - Campeão Série A - Escola Municipal Erwin Prade (SC) 3 x 1 (SP) Professora Anna dos Reis

Basquete - Prata Série B - Instituto Educacional Jangada (SC) 19 x 69 (SP) Colégio Amorim Tatuapé)

Os Jej são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte.

Texto: Renan Koerich

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich 

Antônio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 88027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

instagram - @fesportesc

Equipes de Santa Catarina garantiram na tarde desta quarta-feira, 20, em Curitiba, mais sete medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). É que, das oito finais possíveis, das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), no masculino e no feminino, que serão disputadas na quinta-feira, 21, o estado estará em seis delas. 

Das conquistas das vagas como finalista, o futsal masculino do Colégio Recriarte (Camboriú) aplicou 4 a 2 na Escola Pedro Lessa (MG). O vôlei masculino, da Escola Erwin Prade (Timbó), derrotou a Escola Luis Loeses (RS) por 3 a 1; e o feminino, da  Escola Rodrigues Alves (Saudades) venceu por 3 a 1 o CEL (RJ). O instituto Jangada (Jaraguá do Sul) venceu a Escola Castelo Branco (MG), no basquetebol, por 58 a 47. E na segunda divisão do handebol masculino, o Colégio Aplicação/Uniarp (Caçador) venceu pelo placar de 27 x 17 o Complexo Agostiano (AL). 

Escola Rodrigues Alves, de Saudades, aplicou 3 sets a 1 no CEL (RJ) e garantiu vaga na final do vôlei                                        Foto: Arquivo/COB

Além das finais, catarinenses também disputarão bronze no basquete feminino, já que a equipe, representada pelo Colégio Sagrada Família (Blumenau) perdeu para o Santa Mônica Centro Educacional (Madureira/RJ) por 56 a 42.

Essa não foi a única derrota catarinense na fase semifinal. A equipe de futsal feminino do Colégio Rogacionista (Criciúma) perdeu para o Colégio Albert Eistein (Nova Iguaçu/RJ) por 6 a 0. Mas em decorrência do uso de uma atleta irregular pelo time fluminense, a equipe da Capital do Carvão segue na competição.

Os Jej são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte.

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Um espetáculo de dança, luz e som encantou o público na noite da última quinta-feira, 14, em Taió. Lotado, o Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini foi palco para as 22 apresentações, entre mostra e competição, da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu municípios das ADRs de Taió e Rio do Sul.

A abertura contou com um momento especial de apresentação do espetáculo “1717”, dos bailarinos da Dois Pontos Cia de DançaTeatro: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha, Natália Rigo e Ricardo Tetzner, também jurados do Festival. O título da coreografia faz alusão ao ano em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, 1717.

“O Dança Catarina é um evento grandioso com mostra de talentos de bailarinos e coreógrafos, que estão promovendo a arte e a cultura em nossa região”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

Para o prefeito Almir Guski, foi uma honra sediar um evento do porte do Dança Catarina. “Estamos honrados e felizes pelo Festival ser realizado em nosso município, principalmente por fazer parte da programação de nossas comemorações do Centenário de Taió”.

A coordenadora do projeto Mapi Cravo falou que o primeiro e segundo colocados de cada categoria dos microrregionais, estão classificados para as etapas regionais que serão realizadas no período entre 6 de outubro a 1º de novembro. “A equipe de organização e jurados vão percorrer cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos”.

Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri; o gerente de Educação, Moacir de Melo; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Tadeu Corrêa; a integradora educacional Cleide das Neves e a realeza da Festa do Centenário de Taió: a rainha Gabriella Muniz e as princesas, Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade. 

O Festival Escolar Dança Catarina completa em 2017, 18 anos de existência, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Taió e das ADRs de Taió e Rio do Sul.

Premiações

Categoria Mirim Dança Livre

1º lugar: EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió, com a coreografia: Carimbó

2º lugar: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió, com a coreografia: Luz do Luar

 

Categoria Infantil Dança Livre

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce, com a coreografia: Adolescer

2º lugar: EEB Tereza Cristina, de Laurentino, com a coreografia: Rosas de Fogo

 

Categoria Infantil Dança Popular

1º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce, com a coreografia: Laços de Fita

 

Categoria Juvenil Dança Livre

1º lugar: EEB Guilherme André Dalri, de Salete, com a coreografia: Strange

2º lugar: EEB Luiz Bertoli, de Taió, com a coreografia: Terra Seca

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce

2º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce

 

Texto: Estela Stange Purnhagen/ADR-Taió

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Festival Escolar Dança Catarina chega ao sétimo dia de excursão pelo estado para a realização de eventos da etapa estadual. Esta é a segunda excursão da equipe de organização do Dança Catarina, que teve início no dia 13 de setembro, em Governador Celso Ramos, e deverá se encerrar no dia 27, em Tubarão.

A primeira excursão passou pelo Norte do estado e região do Vale do Itajaí, tendo como sedes os municípios de São Francisco do Sul, Gaspar e Irineópolis. O programa ainda conta com uma terceira viagem aos municípios de Urubici e Ituporanga, nos dias 3 e 4 de outubro. 

Até o momento foram nove de 16 eventos da etapa microrregional, e ainda conta com mais quatro da regional. Com os eventos ocorridos em São Francisco do Sul, Gaspar, Irineópolis, Governador Celso Ramos, Taió, Presidente Getúlio, Concórdia, Arvoredo e Guaraciaba, já são 64 equipes ou pares estão classificados para a próxima etapa, de um total previsto para 200, ou seja, 50 por evento regional.

A competição envolve três estilos (livre, popular e de salão), nas categorias mirim, infantil e juvenil. O primeiro e segundo colocados de cada categoria, exceto da mirim, classificam-se para a etapa regional, que acontecerá durante o mês de outubro em Ituporanga (dias 6 e 7), Lages (21 e 22), Xanxerê (28 e 29) e Florianópolis (31 e 01/11).

O público pode acompanhar os resultados de cada evento nos boletins publicados na página oficial da Fesporte.

Clique aqui e confira os resultados.

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, e tem a parceria das Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Antecipada para este fim de semana, 16 e 17, mais de 160 atletas, de 12 a 14 anos, representantes de 14 municípios de Santa Catarina, estiveram no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, para as disputas de natação da 17ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

No feminino, o título ficou com Jaraguá do Sul, que somou 128 pontos, seguido de Joinville, com 121, e Tubarão, com 98. No masculino, foi Joinville que mais subiu no pódio, com 122 pontos, depois Criciúma, com 109, e Florianópolis,  com 87.

Joinville comemora ouro no masculino e prata no feminino (Foto:Heron Queiroz/Fesporte)

Com o resultado, Joinville sai na frente na pontuação do estadual da Olesc que está programada para acontecer de 7 a 14 de outubro em Rio do Sul. A promoção é do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Rio do Sul.

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

O município de Presidente Getúlio sediou na noite desta sexta-feira a etapa microrregional do Dança Catarina. O Festival, que está em sua 18ª edição reuniu dançarinos de 11 instituições de ensino da região e encantou com a diversidade e beleza das coreografias que transportaram o público para um universo de zumbis, índios, bonecas e vários outros personagens.  

A etapa aconteceu no Ginásio de Esportes Pereirão e contou com a presença do Gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Nilo Poffo, que também representou o secretário Jamir Marcelo Schmidt. Em seu discurso ele destacou que o festival  já é uma tradição na região  e é uma oportunidade  para todas as crianças e jovens mostrarem os seu talentos. “A dança é uma linguagem universal que tem contribuído muito inclusive com o aprendizado nas escolas, por isso o evento só poderia ser um sucesso como está sendo”, comentou.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.

 A coordenadora do Dança Catarina, Mapi Cravo, ressaltou que se surpreendeu com a qualidade das apresentações e elogiou o empenho de estudantes, coreógrafos e dirigentes esportivos que fizeram com que o evento acontecesse. “ Foi um lindo espetáculo que nos deixou muito orgulhosos”, comentou.

 

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival tem como principais objetivos fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania e percorre mais de 8 mil quilômetros levando cultura, dança e educação por todo nosso Estado.

Ao todo serão 20 etapas classificatórias onde são selecionados grupos  destaques  que seguem com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado para as fases finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

 

Confira as apresentações da noite por categoria:

Mirim:

Operários Escola - Francisco Bertelli

Releitura Valente - EM Bairro Operário

Sombrinhas Chinesas - EEB Orlando Bertoli

Uma noite no castelo: Os zumbis estão a solta – EMEB Tancredo Neves

Oficina Mecânica - Centro de Educação Infantil Amália Demarchi Lunelli

Fundo do Mar: Aprendendo a respeitar as diferenças – EM Bairro Operário

 

Popular/ Folclórica

Em busca de sonhos: Chegando a um novo mundo – EMEB Tancredo Neves

Releitura da obra Flor de Piña – EEB Eliseu Guilherme

Xote de duas damas -  EEB Papa João XXIII

 

Infantil Livre

Casa de bonecas – Escola Francisco Bertelli

Fighting for love EM Tancredo Neves Ibirama

Circo dos horrores - Centro de Educação Infantil Amália Demarchi Lunelli

Mohana  - EEB Orlando Bertoli

Dançar brincando – EMEB Tancredo Neves

 

Infanto Juvenil Livre

O Guarani - EEB Gertrud Aichinger

Dança Gaúcha – EEB Papa João XXII

Ritmos Dance – Espaço Arte

Ele nunca está longe de você – Associação de Moradores do Bairro Bela Vista de Ibirama

Corporeidade: Disputa de Portugal EMEB Tancredo Neves

Xeque – Mate  - EEB Gertrud Aichinger

 

Dança de salão Infantil

Bruna Marchi e Gabriel Strutz – EEB Papa João XXIII

Larissa Ratzmann e Guilherme Dorow – EEB Papa João XXIII

Mylena Novak e Lucas Schatz – EMEB Tancredo Neves

 

Juvenil Salão

Ana Lowen e João Allein – Instituto Federal Catarinense

 

Texto: Helena Marquardt/ADR-Ibirama

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Pagina 1 de 24