Atenção

Sexta, 11 Dezembro 2015 14:04

Só quatro municípios já foram campeões gerais dos Jogos Abertos Destaque

(1 Voto)
Só quatro municípios já foram campeões gerais Só quatro municípios já foram campeões gerais Epa Machado (Fesporte)

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) estão na 55ª edição, evento que surgiu em 1960, em Brusque, e que neste ano está sendo realizado nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna. A competição começou no último dia 10 e prossegue até o próximo dia 18, com a participação de aproximadamente 4.600 atletas, de 78 municípios. Apesar da magnitude do evento, até hoje apenas quatro municípios tiveram o privilégio e a competência de erguer o troféu de campeão geral: Blumenau, Florianópolis, Joinville e Itajaí. Os outros 291 municípios catarinenses continuam com o sonho de, um dia, integrar esse seleto grupo.

Embora esteja sendo disputada a 55ª edição, os Jasc têm, até hoje, 52 campeões gerais. Isso porque a competição de 1983, que seria em Blumenau; e a de 2008, que aconteceria em Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, foram canceladas devido às enchentes.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e conta com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Estão em disputa 47 troféus, entre os naipes masculino e feminino, em 26 modalidades.

O maior vencedor na longa e bela história dos Jasc é o município de Blumenau, com 40 troféus de campeão geral. O primeiro deles foi conquistado em 1962, quando o município organizou o evento. E o último, em 2013, quando também foi sede dos Jasc. Blumenau também detém a maior sequência de conquistas: foram 24 títulos, de 1967 a 1991. Até hoje, cinco edições dos Jasc foram realizadas em Blumenau.

O segundo maior vencedor dos Jasc é o município de Florianópolis, com sete títulos. A delegação da Capital chegou a um bicampeonato nas duas primeiras edições: em 1960 e em 1961. Depois, só voltou a conquistar o título, em 2001, repetindo o bicampeonato em 2002. O último título geral da Capital foi em 2012, quando a competição foi realizada em Caçador.

Joinville conquistou quatro títulos de campeão geral dos Jogos Abertos. O primeiro em 1963, quando a competição ocorreu em Joinville, e o último foi no longínquo 1993, em Tubarão. E o quarto município que já foi campeão geral dos Jasc é Itajaí, que conquistou seu primeiro e único título na edição de 2014, quando organizou o evento pela quarta vez.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 4158 vezes