Segunda, 15 Novembro 2021 18:47

Olímpica, Maria Portela brilha no judô dos Jogos Abertos de SC Destaque

Maria Portela venceu todas as suas lutas por ippon Maria Portela venceu todas as suas lutas por ippon Foto: Antonio Prado

Quem foi nesta segunda-feira, 15, à Arena Multiuso, em São José,  acompanhar o segundo dia de competições do judô na etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) tinha um objetivo: acompanhar as lutas da atleta olímpica  Maria Portela, no peso meio médio (até 70kg), representando São José.

Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de ver em ação uma atleta  bicampeã pan-americana que participou de três olimpíadas Londres  (2012), Rio (2016) e Tóquio (2020).

Mais o público não estava só. Nas cadeiras ao lado do tatame estava a campeã mundial e  olímpica do judô nas Olimpíadas do Rio, 2016, a  eslovena Tina Trstenjac, que veio ao Brasil visitar a amiga Portela.

Ao entrar no tatame Maria Portela não desapontou os fãs: venceu todas suas três lutas por Ippon. No primeiro encontro passou por Laís Mara, de Videira, na segunda luta venceu Jenifer Jesus, de Concórdia, e na final derrotou Maria Schroll, de Chapecó.

“Minha participação aqui nos Jasc foi muito legal. Me diverti lutando e deu pra sentir a adrenalina e a vibração da galera que estava ali torcendo. Estou feliz por estar de volta. Fui campeã dos Jasc em 2005, passei um tempo fora e voltei. Participei de três olimpíadas e poder voltar para rever os amigos foi especial, bem diferente”, disse ao final a campeã.

A campeã mundial e olímpica de judô a eslovêna Tina Trstenjac (à esquerda), acompanhou a luta de Portela (Foto: Antonio Prado)

“Estou muito feliz de estar aqui e poder acompanhar minha amiga Maria Portela nesta competição. Começamos nossa amizade em 2018 quando nos encontramos em um acampamento de treino no meu país, a Eslovênia, e hoje somos como irmãs”, destacou  Tina.

A segunda-feira, segundo dia do judô, foi marcada pelas disputas nas categorias   pesado, meio pesado, médio e meio médio, ligeiro, meio leve e leve e absoluto. Nesta terça-feira, 16,  o judô finaliza com as lutas por equipe. Ao final do dia a Fesporte divulgará a listagem com os vencedores das categorias.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São José e prefeituras de municípios sedes das modalidades específicas.

Lido 1164 vezes Última modificação em Sexta, 01 Julho 2022 20:34