Heron Queiroz

De olho nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem em novembro, em Blumenau, e no Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia, em agosto, em João Pessoa (PB) de vôlei de praia, em busca de para o Mundial na Itália, em outubro, dupla de Itapema promete focar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina confirmar o favoritismo e buscar o título da competição.

Samuel Bello, 16 anos, e Guilherme Cazalli, 17, formam a dupla itapemense que disputa os Joguinhos Abertos 2019, em Rio do Sul. A dupla começou bem, passando fácil por Araquari, por 2 a 0 (21/11; 21/12). Pela primeira vez a dupla atua com essa formação. É que a dupla principal do município é feita com Samuel Bello e Euller Luciano, 17 anos, que ficou como terceiro nesta competição.

Samuel e Euller ocupam atualmente a quinta posição no ranking nacional da categoria sub-19. Em 2018, a dupla de Itapema foi vice-campeã no Brasileiro, realizado em Brasília, e vice nos Joguinhos Abertos em Curitibanos. Neste ano, já conquistou títulos nos Jesc 15-17, em São Miguel do Oeste, na seletiva estadual da CBDE e na primeira etapa do Estadual Sub-19.

O técnico Alanson Ballock destacou a qualidade da dupla, que está entre as melhores do país e já está classificada para o Brasileiro de Seleções Sub-19, em 2020. “A expectativa é buscar o título. Apesar de haver duplas fortes, a exemplo do Rio de Janeiro e da Paraíba, jogaremos de igual para igual.

A modalidade de vôlei de praia, que teve início na programação dos Joguinhos no sábado (20), segue até quinta-feira (25). Os Joguinhos Abertos são promovidos pelo Governo do Estado, realizados por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

A viagem acontece no dia seguinte ao encerramento dos joguinhos.

O time de handebol masculino de São José se chegar à final da edição 32 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que encerra no próximo dia 27, em Rio do Sul, não vai nem ter tempo para descansar e já embarca para Viborg, na Dinamarca, onde disputará o “Generation Handball”. A competição acontece no período de 29 deste mês a 4 de agosto. Embora não represente oficialmente o Brasil será a única equipe do país.  Os josefenses participarão ainda da sub-17, campeão dos Jogos Escolares, representando a Escola de Educação Básica Laércio Caldeira de Andrade e na mesma categoria, no naipe feminino.

A equipe que viaja para a Dinamarca foi completamente reformulada em relação a que disputou os Joguinhos Abertos de 2018, em Curitibanos, reforçada por alguns atletas que estouraram a idade, porque a categoria é sub-20. Na 17 o time será o mesmo que conquistou a medalha de ouro dos Jogos Escolares, realizados em São Miguel do Oeste, representando a Escola de Educação Básica Laercio Caldeira de Andrada. O time desta categoria vai aproveitar para treinar visando ao Campeonato Brasileiro, que acontece em Maringá (PR). O feminino também disputando os joguinhos.

Josefenses participarão ainda da sub-17 (Foto: Orlando Pereira)

O técnico Francisco Monteiro Neto, quando não está na lateral da quadra, aproveita para ultimar detalhes em relação a viagem, como conferir mais uma vez a documentação. “A grande maioria dos atletas é menor de idade e necessita da autorização dos pais”. No total, a delegação estará composta por 38 atletas e mais dois técnicos. Os custos são bancados pela prefeitura e pela iniciativa privada.

Os Joguinhos Abertos, que estão sendo realizados em Rio do Sul até no próximo sábado (27), são uma promoção do Governo do Estado, realizados pela Fesporte, em parceria com a prefeitura/Fundação Municipal de Desportos.

Orlando Pereira – Ascom/Fesporte

No primeiro dia de caratê, a equipe de Joinville foi o maior destaque na modalidade kata, com dois ouros no masculino e dois bronzes no feminino. A competição reuniu mais de 60 atletas de 28 municípios, no Ginásio de Esportes do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, em Rio do Sul.

Confira como ficaram os pódios do kata dos Joguinhos Abertos:

Kata masculino

Individual

1º Wenderson Schmoeller (Joinville)

2º Gabriel Galarça (Itajaí)

3º Nicolas de Souza (Tubarão)

3º Peterson da Silva (São José)

Equipe

1º Joinville

2º Itajaí

3º Blumenau

3º Chapecó

 

Kata feminino

Individual

1º Carolaine Pereira (Florianópolis)

2º Isadora Hanel (Tubarão)

3º Mariana Lima (Joinville)

3º Natália Macuglia (Itajaí)

Equipe

1º Tubarão

2º Blumenau

3º Cocal do Sul

3º Joinville

As competições do caratê seguem, agora com o kumite, até segunda-feira (22), quando será feita a entrega de troféus dos campeões gerais da modalidade.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

 

Os componentes da Comissão Disciplinar dos 32os Joguinhos Abertos de Santa Catarina foram empossados na manhã deste sábado, 20. A cerimônia de posse aconteceu no Hotel Tinho, em Rio do Sul, cidade-sede do evento. 

O ato contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), Vinicius Guilherme Bion, a do Procurador-Geral, Robson Vieira, e a do consultor jurídico da Fesporte, Renan Moresco Pirath. Nomeados nos termos do artigo 8 do CJD/SC e empossados os auditores Aldo Abrahão Massih Junior (presidente), Guilherme Oliveira (procurador), Ênio Francisco Demoly Neto, Fabio Oliveira Santos, Felipe Branco Bogdan, Lucimar Pereira Dias e Antonio Naschenweng Neto, não perderam tempo em “arregaçar as mangas” e dar início aos primeiros trabalhos nos 32os Joguinhos Abertos, tendo como secretárias Maria Cristina Ferreira Santos e Suzana Souza, da mesma forma empossadas.

A comissão é uma referencia nacional, com grande destaque para a velocidade em que os processos são julgados. Todos os adventos da competição são recebidos e julgados no período máximo de 24 horas.

O esporte de Santa Catarina torna-se mais forte com uma instituição de credibilidade apoiando os eventos da Fesporte e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Texto/foto: Jefferson do Amaral/Ascom/Fesporte

Mesmo com time alternativo, Chapecó mostrou que é forte candidato ao troféu do futebol feminino da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que estão sendo realizados em Rio do Sul. As atuais tricampeãs da competição, marcaram 15 gols e não tomaram nenhum (10 a 0 diante de Lebon Régis e 5 a 0 contra Florianópolis). E na rodada derradeira cumprem tabela com Itapiranga, também classificada. Os Joguinhos Abertos são uma promoção do Governo do Estado, realizados pela Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul/Fundação Municipal de Desportos.

O chamado “time dos Joguinhos” de Chapecó não veio a Rio do Sul. É que a data coincidiu com o Campeonato Brasileiro Sub-18, que está sendo realizado em Flores da Cunha (RS). Até na rodada deste sábado (20) divide a liderança com o Internacional, de Porto Alegre. Mas o técnico João Romeu de Almeida Filho admite que poderá recrutar algumas atletas para a fase do mata-mata. “O trabalho de base que estamos realizando há três anos possibilita a formação de equipes diferentes”.

O treinador prefere transferir o favoritismo para outros municípios, como por exemplo, Criciúma e Joinville. “O futebol, principalmente o feminino, é a única modalidade coletiva que o time favorito pode perder para um sem expressão”. João observou que no voleibol é normal uma derrota em algum set, mas se recupera e acaba ganhando.

Orlando Pereira – Ascom/Fesporte

Bons jogos mobilizaram a manhã do segundo dia de futsal masculino da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Confrontos que já viraram clássicos nos esportes no estado, dos gramados às quadras, reeditam-se na programação dos Joguinhos, como Criciúma e Joinville, partida vencida pelo time do Norte, por 4 a 1, e Chapecó e Tubarão, num jogo bastante equilibrado, que resultou num 3 a 2 para o time do Oeste. Em outra disputa, a equipe de Lontras bateu a de Porto União por 4 a 2.

São 16 municípios lutando por pontuações e pelo título no futsal masculino. Quatro chaves de quatro equipes compõem a competição nesta primeira fase, que segue até domingo (21), quando se definirão os oito classificados para as quartas de final, que acontecem na segunda (22). Semifinais e final ocorrem respectivamente na terça e quarta-feira.

O futsal masculino é uma das 31 competições dos Joguinhos Abertos, considerando modalidades e gêneros. O evento é promovido pelo Governo do Estado, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Pagina 1 de 57