Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Unesc e Evangélico: os campeões no futebol escolar

O Colégio Unesc, de Criciúma, no naipe feminino e o Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, foram os grandes campeões da 30ª edição do Campeonato Catarinense Escolar de  Futebol 11 a 14 anos, realizado entre nos dias 02 e 06 de novembro, em Criciúma. 

As Meninas carvoeiras confirmaram o favoritismo e com gol de Beatriz (de pênalti), vencem a escola estadual Rudolfo Luzina, de Nova Erechim, e conquistam o título do Campeonato Catarinense Estadual de Futebol. 

Em um jogo muito disputado e com forte marcação, a equipe do sul do estado, conseguiu marcar o único gol da partida no segundo tempo. 

Com a mesma equipe que conquistou o 5º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros 12 a 14 anos (Jebs) na semana passada, em Brasília, o time do sul do estado 

Após a conquista, Beatriz, autora do gol do título, ressaltou a força do grupo e declarou: “esse campeonato foi muito importante, acabamos de retornar dos jogos brasileiros, foi incrível, lutamos todos os jogos e buscamos esse título. Parabéns a toda equipe”.

A escola estadual Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, goleou por 6 a 0, a Colégio Girassol, de São José do Cedro. 

 

No masculino o título foi decidido nos pênaltis 

   Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul foi o grande campeão no masculino         Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

No masculino, a equipe do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, sagrou-se campeão do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol ao derrotar nos pênaltis a equipe do Colégio Recriarte, de Camboriú, após o empate regulamentar, sem gols.  

Luiz Felipe que cobrou, converteu o último pênalti e garantiu o título para o Colégio Evangélico, enfatizou a grande disputa da final. “Foi uma partida muito acirrada, com chances para os dois lados. Nos pênaltis tivemos 100% de aproveitamento nas cobranças e ficamos com o título”.   

O Colégio Incentivo (Biguaçu) venceu a escola estadual São Miguel (de São Miguel do Oeste) por 1 a 0 e ficou em terceiro lugar.

 

Destaques da Final 

A garota Kesly de Oliveira Barros, do Colégio Unesc, foi escolhida a craque da final. Ela que nos Jogos Escolares Brasileiros marcou 11 gols na edição 2023 dos Jebs 12 a 14 anos. 

O goleiro Gabriel, do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, que fez importantes defesas no tempo regulamentar e defendeu um dos pênaltis nas cobranças decisivas, foi o escolhido como o melhor atleta masculino da final. 

 

           Kesly Barros, a "Marry" pousa com a medalha e o troféu.        O goleiro Gabriel, recebeu de Luciano Heck o seu troféu. 

 Josélia Teixeira, coordenadora da competição, fez um balanço do evento: “foi mais um evento de sucesso, com toda a dedicação e empenho do grupo de Fesporte em parceria com a prefeitura de Criciúma. Passaram por aqui nestes dias mais de 500 atletas e seus professores/treinadores e a disputa foi linda”. 

E finalizou, “agradeço ao nosso presidente Paulão, à frente da Fesporte, ao governo do estado, ao nosso gerente Lucimar Dias que está em Brasília acompanhando a delegação de Santa Catarina, ao diretor de esporte, Luciano Heck, ao diretor de políticas públicas, Jorge Davi  e a todo grupo Fesporte". 

O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol é um evento promovido pelo governo do estado por intermédio da Fesporte em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Criciúma se despediu dos Jesc 12 a 14 no último fim de semana

No último final de semana, Criciúma se despediu da 39ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina 12 a 14 anos. O evento realizado, entre os dias 4 e 12 de agosto, pelo Governo do Estado por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a prefeitura de Criciúma, reuniu um número próximo de 4000 participantes, envolvendo atletas e treinadores, ,de 757 escolas públicas e privadas de 209 municípios catarinenses, além de dirigentes, comissões de arbitragem, comissão organizadora e assessoria de imprensa. 

O Governo do Estado investiu mais de oito milhões de reais nessa competição, desde as etapas microrregionais até a estadual, fornecendo hospedagem, alimentação e transporte para todas as equipes participantes. 

Lucimar Pereira Dias, Gerente de Esporte Educacional da Fesporte, fez um balanço do evento e destacou o envolvimento do Governo do Estado, por meio da Fesporte para que a competição fosse um sucesso. 

“Foram mais de 8 milhões de reais investidos nessa competição. Ofertamos alimentação, hospedagem e transporte para todos as equipes participantes. Foi um aporte muito significativo e nos dão a certeza de que o esporte está sendo levado muito a sério, pelo governador Jorginho Melo. Foi sensacional e é muito gratificante observar o retorno de pais e alunos nas redes sociais, valorizando cada vez mais a Fesporte”, destacou. 

Neto Uggioni, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, agradeceu a todos os envolvidos e declarou com alegria: “Obrigado a cada um de vocês pela participação. Espero que tenham gostado. Criciúma sempre estará de portas abertas para receber essas competições”. 

 No Futsal Feminino, Criciúma levou o título 

Uma das últimas partidas da 39ª edição dos Jesc foi a de Futsal feminino. Um jogo emocionante, envolvendo a escola estadual Rudolfo Luzina, de Nova Erechim e o Colégio Unesc, anfitrião do evento. 

Com a torcida a seu favor e lideradas pela capitã Beatriz Bombazar, de 14 anos, a equipe das meninas carvoeiras, venceram a partida por 2 a 1 e ficaram com o ouro. 

Capitã das meninas carvoeiras, Beatriz, lidera equipe na conquista do ouro no futsal  Foto: Delamare O. Filho (Ascom/Fesporte)

 

Após a classificação para a grande final, conversei com Beatriz e ao ser questionada do que esperar delas na final, ela declarou: “não irá faltar empenho e dedicação. Treinamos muito e vamos fazer o possível para que esse título fique em Criciúma”.

Na final, o jogo começou equilibrado com forte marcação. Até que em um linda jogada de Kesly que driblou sua adversária com uma plástica “pedaladinha”, chutou para o gol e a bola sobrou para Beatriz que fez 1 a 0. As garotas de Nova Erechin não se abateram e foram para cima e logo em seguida, Isadora empatou. 

Há poucos minutos do fim, num rápido contra ataque, Thalita Siqueira se livrou de sua marcadora e fez o gol do título, na saída da goleira da equipe do extremo oeste. Um prêmio para Thalita que foi uma guerreira em quadra. 

No final da partida, a festa foi grande e Beatriz, deixou esse  comentário: “é uma honra participar dos Jesc, com a camisa de meu colégio. O Futsal é minha paixão, amo jogar bola. Estou muito feliz pela equipe por esse título”, finalizou. 

 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 99683 5416

 

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Criciúma respira e vibra com os 39º JESC de 12 a 14 anos

 

Na noite do dia 7 de agosto foi realizada a solenidade de abertura para a 39ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), competição realizada pelo Governo Estadual, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte),  com a parceria da Prefeitura de Criciúma e da Fundação Municipal de Esportes, que reúne alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do Estado. 

Os JESC, de 12 a 14 anos, envolvem diretamente, desde a fase microrregional mais de 25 mil jovens, em 16 modalidades esportivas, onde representam 1712 unidades de ensino de 204 municípios catarinenses. Nesta etapa estadual participam 2.192 alunos-atletas, representando 384 unidades de ensino, de 139 municípios catarinenses.

Para se perceber a grandiosidade do evento, nos Jogos Escolares, o Governo do Estado investe mais de R$ 8 milhões, sendo a Fesporte a responsável pela hospedagem, transporte e alimentação das delegações participantes.

Em sua participação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, diz que a cidade respira esporte: “A cidade se preparou para receber vocês, atletas, as principais estrelas dos Jesc. Levem o município de Criciúma e a simpatia da nossa gente, sempre, no coração de vocês. Bons jogos a todos”, comentou o prefeito. 

“Sinto-me orgulhoso em dizer a todos vocês e, principalmente ao Governador Jorginho Mello que a pasta mais importante que ele tem no seu governo é o esporte. A Fesporte investe e vai investir muito mais. E sempre digo que vale à pena sonhar, vale muito lutar e vale muito à pena se dedicar para fazer o melhor para a sua equipe e a todos que nos apóiam”, destacou o presidente da Fesporte. 

Durante a cerimônia de abertura, os alunos-atleta Giovana de Medeiros Rabello de tênis de mesa, de xadrez a atleta Clara Dias e do futsal, João Gabriel Ghislandi Costa, todos de Criciúma, foram os encarregados em conduzir a tocha até a pira Olímpica. As competições se estendem até o dia 12.

Texto - Enio Parker Novaes (Ascom/Fesporte)

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Transferida a data das disputas do Judô nos Jesc

Em virtude do comunicado emitido pela Federação Catarinense de Judô – FCJ, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), vem a público manifestar-se por meio de nota oficial sobre a decisão da transferência da data de realização da modalidade de Judô dos Jogos Escolares de Santa Catarina 12-14 anos, na cidade de Criciúma,  que estava prevista para os dias 05 e 06 de agosto, para data posterior a ser comunicada por meio de nota oficial.

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Confirmação de data para realização de partidas nos JESC 12-14 anos

Confirmação de data para a realização de partidas no JESC 12-14 anos:

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Antecipada as inscrições - Etapa estadual JESC 12 a 14 anos

As inscrições para a etapa estadual dos JESC 12 a 14 anos foram antecipadas!

As escolas devem realizar as inscrições do aluno atleta: 

  • Campeão da micro nas modalidades de: Badminton, Tênis de Mesa e Xadrez.
  • E para os alunos atletas das modalidades individuais que acontecem somente na etapa estadual: Atletismo Adaptado, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Karatê, Taekwondo e Wrestling. 

Nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol, Vôlei de Praia e Voleibol, que acontecerão nas seletivas, se inscrevem somente os campeões, após finalizar a competição!


DATA DAS INSCRIÇÕES:

  • De 11/07 a 26/07/2023

SITE PARA INSCRIÇÕES:

 

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Jesc: relações nominais por provas até sexta, dia 27

A Fesporte comunica que na próxima sexta-feira, dia 27, é o prazo final de envio das relações nominais e por provas, bem como das desistências das escolas que enviaram o Termo de Compromisso de Participação nos eventos escolares (Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc). A relação das escolas representantes por município e as fichas devem ser enviadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Fesporte faz visita técnica para os Jogos Escolares de SC

A equipe técnica da Fesporte, representando o Governo do Estado de Santa Catarina, realizou na terça, 8, vistoria técnica nas cidades de Timbó e Indaial, necessárias para a realização das competições de 2021. Inicialmente, os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos que acontecem em agosto.

Participaram da vistoria, a gerente de esporte de base e inclusão Josélia Teixeira, o gerente de  esporte de rendimento Luciano Heck e o gerente de esportes de participação Luiz Henrique de Bitencourt.

Foram vistoriadas as instalações de Timbó, com destaque para a pista de atletismo, o espaço destinado ao tênis de mesa e os ginásios. Em Indaial foram vistoriadas as instalações da Fundação Municipal de Esportes que poderão receber parte da estrutura dos jogos. Especialmente a piscina semi-olímpica, que é referência na região e irá receber as competições de natação.

Estruturas esportivas foram vistoriadas em Indaial e Timbó (Foto: André Lino)

Também foram tratados assuntos relacionados à segurança sanitária para a realização dos jogos. Testes para Covid e hospedagem segura entre outros protocolos, estão sendo programados para esta edição dos Jogos Escolares.

A equipe da Fesporte foi recebida em Timbó pelo presidente da  Fundação Municipal de Esporte (FME) de Timbó, Márcio Elísio, juntamente com a sua equipe. Em Indaial, o encontro foi com o presidente municipal, Ademir Paker. A agenda também foi dedicada a uma visita a Coordenadoria Regional de Educação para tratar dos jogos escolares. Renato Liberato Dallabona, coordenador regional de educação, recebeu a equipe da Fesporte, juntamente com o Professor Cristiano Largura servidor da  Regional.

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Os Jesc 2021 contarão com novas modalidades

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) contarão com cinco novas modalidades, a partir deste ano. São elas: ginástica artística, caratê, vôlei de praia, taekwondo e atletismo adaptado (Classe T20 - deficiências intelectuais). 

Segundo a Gerente de Esporte de Base e Inclusão, Josélia Teixeira, a adição destes esportes são consequências das alterações nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb's), a fim de que mais atletas catarinenses sejam selecionados para o evento nacional.

Além das novas modalidades, outra mudança também foi feita para as competições de 2021: somente atletas de 12 a 14 anos irão participar dos jogos, com exceção do Moleque Bom de Bola, que este ano traz a novidade de incluir os atletas de 15 a 17 anos.

Os Jesc estão previstos para acontecer do dia 14 a 18 de agosto, no modo individual, e do dia 23 a 27 de agosto, no modo coletivo, em Timbó.

As inscrições dos jogos escolares ainda estão abertas! Caso sua escola não tenha recebido o link para as inscrições, você pode entrar em contato com a Gerência Escolar: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (48) 3665-6135. 

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Fesporte assina termo de adesão para os JEB’s

A quarta-feira, 24, foi um dia importante para o esporte escolar catarinense. Neste dia o presidente da Fesporte, Kelvin Soares assinou com os representantes da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em Santa Catarina e Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE) o termo de adesão para a disputa Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, categoria 12 a 14 anos, que serão realizados no período de 29 de outubro a 5 de novembro no Rio de Janeiro.

A delegação escolar do estado que disputará a competição nacional em solo fluminense sairá dos alunos/atletas campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, programados para ocorrerem entre os dias 2 a 10 de julho em Timbó.

Integrantes da  Fesporte CBDE e FCDE durante assinatura do termo de adesão (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Segundo a professora Josélia Teixeira, técnica da Fesporte e interlocutora de Santa Catarina junto a CBDE, no termo assinado, nesta quarta, consta todas as diretrizes e atribuições que as três entidades terão para realizar nos JEB’s. “É um momento muito importante em que o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, dá o aval para continuarmos desenvolvendo o esporte escolar catarinense”, destaca.

Josélia enfatiza ainda uma novidade para a etapa 2021 dos Jesc: a inclusão de mais modalidades, que também serão seletivas para a etapa nacional -  ginástica artística masculina e feminina,  caratê, taekwondo, vôlei de praia e algumas provas do atletismo adaptado.

Participaram da reunião, além de Kelvin Soares e Josélia Teixeira, Alexandre Beck Monguilhott, consultor jurídico da Fesporte; Aurélio Rocha dos Santos, do Conselho Diretor da CBDE; Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz (Neko), presidente da FCDE e seu diretor Jair da Silva.

Professora Josélia Teixeira, técnica da Fesporte e interlocutora de Santa Catarina junto a CBDE, fala sobre a importância da assinatura do termo de adesão entre a entidade e a Fesporte e FCDE para as disputas dos JEB's

Texto Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Fesporte estreita parceria com Conf. Brasileira Desp. Escolar

Nos últimos anos o Estado de Santa Catarina, por meio da Fesporte, vem se destacando nacionalmente em eventos escolares e paradesportivos organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Eventos organizados pela instituição como Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e Jogos e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina são referência para o Brasil.

 E uma prova deste prestigio se materializou na segunda-feira (1) com a presença na Fesporte da alta cúpula da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que inclui o seu presidente Antônio Hora Filho e da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, da sigla em inglês ), com Robson Aguiar (1º vice-presidente). Os dirigentes foram recepcionados pelo presidente Rui Godinho.

Na pauta da reunião a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Fesporte e a CBDE visando eventos nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), previstos para outubro de 2021, no Rio de Janeiro, que reunirão atletas de escolas públicas e privadas do país inteiro. Para este evento a seleção de Santa Catarina será formada pelos campeões dos Jesc 12 a 14 anos, que no calendário estão previstos para ocorrerem de 2 a 10 de julho em Timbó.  Na reunião foi informado que a seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares que também será no Brasil.

"A boa interação existente entre a Fesporte e CBDE, que é órgão máximo do esporte escolar no Brasil é bastante frutífera. Isso permite uma relação de confiança nas tratativas para os eventos de alcance nacional, como é o caso dos Jogos Escolares, que acontecerão em outubro deste ano", afirmou o Presidente Rui Godinho.

 Participaram também da reunião, além do  presidente da Fesporte, pela CBDE: Aurélio Santos (conselheiro), Sérgio Galdino (integrante da Comissão de Atletas e gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte), Antônio Zytkuewisz, presidente da Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE) e Alexandre Monguilhott (consultor jurídico da Fesporte).

Publicado em Jesc12-14
Escrito por

Fesporte visita praças esportivas dos Jesc e Parajesc

A equipe técnica da Fesporte esteve nesta terça feira, 15, em Timbó, conversando com o prefeito Jorge Kruger sobre os preparativos para a etapa estadual  de duas competições da instituição em 2021 no município: os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, a serem realizados de 2 a 10 de julho; e os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorrerão de 5 a 8 de agosto.

Presente na comitiva, o presidente da Fesporte visitou alguns locais de competições como a pista de atletismo, inaugurada em 2019, com recursos do governo estadual, por meio da Fesporte, e Escola Municipal Maurício Germer. Por fim fez uma visita ao coordenador regional de educação Renato Liberato Dallabona. 

Rui Godinho (à esquerda) com o prefeito de Timbó Jorge Kruger (primeiro à direita de azul) durante a reunião (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Na comitiva da Fesporte estiveram Sérgio Galdino, gerente de esporte de base e inclusão, Luciano Heck, gerente de esporte de rendimento, Juliano Pra, técnico e Cristiano Largura, coordenador esportivo da Fesporte na região. Na comitiva de Timbó,  Márcio Elísio, presidente da Fundação Municipal de Esportes do município.

Após a visita, Rui Godinho disse que Timbó está preparada para realizar as duas competições. "Os timboenses já sediaram com maestria a etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 2019 e isso me deixa tranqüilo em relação aos Jesc e Parajesc. Acredito que a Fesporte e a prefeitura de Timbó farão novamente uma grande parceria no gerenciamento destas competições". Godinho disse que pretende fazer parceria com o município em projetos esportivos a serem implantados no contraturno escolar.

Para o prefeito Jorge Kruger as expectativas são as melhores para a realização dos Jesc e parajesc. “Ficamos muitos contentes em sermos escolhidos pela Fesporte para a realização destes dois eventos, pois eles, além de trazer dividendos à nossa economia local e ao turismo, fortalece o esporte escolar de nossa região. Além disso, as duas competições deixarão um legado para nós assim como foi com os Jasc que deixaram para o município uma pista sintética de atletismo”.

Texto: Antonio Prado

Ascom/Fesporte

Pagina 1 de 26