JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 317

Quarta, 04 Setembro 2013 00:00

Delegação de SC embarca para os Jogos Escolares em Natal Destaque

Primeira parte da delegação viajou nesta quarta (4) para a capital potiguar Primeira parte da delegação viajou nesta quarta (4) para a capital potiguar Rodrigo Braga

Natal - Serão mais de 4 mil atletas de todos os cantos do Brasil. Um recorde. Só isso já bastaria para dimensionar a importância dos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, que começa oficialmente nesta quinta-feira em Natal (RN).

Mas da quantidade, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Confederações Brasileiras Olímpicas buscam a qualidade. A competição realizada pelo COB tem contribuído para a revelação de talentos para o esporte brasileiro. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, dos 259 atletas da delegação brasileira, 17 participaram das competições estudantis como esta. Entre eles, as medalhistas olímpicas Sarah Menezes e Mayra Aguiar (judô); as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos (atletismo); e o semifinalista Leonardo de Deus (natação), além de atletas de basquete, futebol e handebol.

O maior evento esportivo estudantil do país, que será realizado até dia 14 na capital do Rio Grande do Norte, reunirá mais de 4,3 mil atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Santa Catarina, que desembarcou nesta quarta-feira em Natal com a primeira parte da delegação (atletas que disputarão as modalidades individuais), terá no total 159 jovens buscando medalhas, e entra como uma das favoritas ao título, ao lado de São Paulo.

Durante oito anos, as Olimpíadas Escolares revelaram dezenas de atletas para o Time Brasil, aproveitados em diversas competições internacionais como os Jogos Olímpicos Londres 2012, os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 e os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Organizada pelo COB desde 2005, a maior competição esportiva estudantil do país mudou de nome para Jogos Escolares da Juventude. Além de revelar atletas para as seleções brasileiras, a competição estimula a prática esportiva saudável entre milhões de jovens estudantes. Com esses resultados, a expectativa é de que nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o número de jovens talentos brasileiros descobertos nas competições estudantis seja ainda maior.

Os Jogos Escolares da Juventude priorizam a relação multidisciplinar entre a educação, o esporte, a cultura e o meio-ambiente. Dessa forma, o programa incentiva a prática esportiva entre os jovens brasileiros; cria um ambiente favorável ao desporto dentro e fora da escola; promove um diversificado intercâmbio cultural existente num país de dimensões continentais; e incentiva o respeito ao próximo e à natureza. O sucesso e a continuidade desse trabalho são possíveis graças a mais de dois milhões de alunos atletas de, aproximadamente, 3.900 cidades, que participaram das fases seletivas apenas neste ano.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal. A Fesporte é responsável pelo transporte e toda a logística da delegação catarinense.

Lido 2654 vezes