Terça, 22 Agosto 2017 16:49

Conheça a estrutura que move os Jogos Escolares de SC Destaque

Foram disponibilizados 52 ônibus para os 1.600 estudantes de 170 escolas para disputarem os Jesc Foram disponibilizados 52 ônibus para os 1.600 estudantes de 170 escolas para disputarem os Jesc Foto: Antonio Prado/Fesporte

Gols, pontos, abraços, choro, título, medalhas, troféus. Organizar uma etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) vai muito além destas descrições. Na verdade, o que se vê em quadra é apenas a etapa final de um processo. Para se ter uma ideia, só nos três dias de competições, entre 18 e 20 de agosto, em São Bento do Sul e Rio Negrinho, foram disponibilizados 52 ônibus para os 1.600 estudantes de 12 a 14 anos de 170 escolas catarinenses. Na etapa estadual foram distribuídas 708 medalhas (ouro, prata e bronze) e oito troféus.

Para alimentar estes alunos atletas, ávidos por medalhas no badminton, ciclismo, futsal, handebol, vôlei, luta olímpica e xadrez, foram necessários, nos três dias de competição, 5.100 pãezinhos, 298 litros de leite, 12 quilos de café, 250 quilos de carne, 360 quilos de macarrão, 240 quilos de feijão e 240 quilos de arroz, isso somente em São Bento do Sul, excetuando os ingredientes da salada e as modalidades disputadas em Rio Negrinho: badminton, futsal e voleibol masculino. No total foram consumidos mais de uma tonelada e meia em alimentos.

No total foram consumidos mais de uma tonelada e meia em alimentos (Foto: Antonio Prado)

No aspecto de infraestrutura, foram disponibilizadas 126 salas de aula de escolas estaduais e municipais da região, que serviram de alojamentos aos atletas. “Alem disso, antes de um evento desta envergadura, são necessárias inúmeras reuniões entre integrantes da Fesporte, prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Aspectos como adequação das praças esportivas, segurança, trânsito, limpeza e adequação de chuveiros nos alojamentos, tudo isso é visto e revisto em nome da qualidade do evento, visando ao bem-estar dos atletas e professores”, atesta o professor Marco Antonio Vieira, da ADR de Mafra, que  congrega São Bento do Sul.

Estudantes receberam 1.500 escovas da Condor com objetivo de conscientização da higiene bucal (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Entre integrantes da Fesporte, que gerenciou o evento, e integradores educacionais que trabalharam em São Bento do Sul e Rio Negrinho, foram 36 profissionais responsáveis por organizar o evento, em que se incluem técnicos para confecção de tabela de jogos e distribuição de material esportivo; responsável pela alimentação, hospedagem, transporte; técnico financeiro, coordenadores de modalidades, agente de marketing e de imprensa; secretário geral, e produtores de boletins oficiais, súmulas e apuração; além de motoristas, pessoal de apoio logístico, coordenador técnico e coordenador geral.

No vídeo o integrador educacional de Quilombo Milton Bodanese fala da infraestrutura do evento

Vale lembrar que para chegar a uma etapa estadual os estudantes passaram pelas etapas classificatórias municipais e seletivas.

“Organizar uma edição dos Jogos Escolares é uma ação que já vem se repetindo no solo catarinense há mais de 30 anos. É um evento que funciona como uma engrenagem de relógio em que cada peça trabalha para que tudo saia perfeito. É o dirigente, o atleta, o árbitro, o técnico, o jornalista, cada um trabalhando na sua função para que a competição ocorra na mais perfeita harmonia”, destaca Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, presidente da Feporte.

Condor ofereceu escovas aos atletas

A empresa Condor distribuiu 1.500 escovas dentais personalizadas com a logomarca dos Jesc do tipo Dental Condor Trip, uma escova dental compacta, ideal para acompanhar o atleta durante a competição, pois cabe em qualquer bolso ou pasta.  A escova possui cerdas com corte reto de nylon com resina termoplástica e pigmento. O objetivo da ação foi conscientizar os atletas sobre a importância da higiene bucal.

Integrador Educacional de Mafra Marco Antônio fala sobre a infraestrutura do evento

A etapa estadual dos Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte