Terça, 06 Novembro 2018 21:19

Delegação de SC irá com 266 atletas aos Jogos da Juventude em Natal Destaque

Atletas da delegação catarinense são oriundos dos Jesc Atletas da delegação catarinense são oriundos dos Jesc Foto: Antonio Prado/Fesporte

A delegação de Santa Catarina está de malas prontas rumo a Natal, no Rio Grande do Norte, onde participará, de 12 a 25 de novembro, dos tradicionais Jogos Escolares da Juventude (JEJs). Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os jogos mudarão de formato e serão organizados em uma só sede para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Nas edições anteriores havia dois JEJs para idades específicas e em sedes diferentes.

Segundo o COB a mudança visou diminuir gastos com evento. Para esta etapa nacional,  em Natal, os estados que não ficaram nas primeiras colocações em 2017 tiveram que passar pelas etapas classificatórias regionais, outra mudança adotada pelo COB neste ano.

A delegação de Santa Catarina que viaja para Natal, a partir de segunda-feira dia 12, será composta por 266 atletas oriundos de 138 escolas de 48 municípios, perfazendo um total de 305 pessoas, incluindo técnicos e dirigentes.

Nesta primeira viagem embarcarão atletas do ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Já no dia 16 de novembro será a vez do atletismo, badminton, voleibol e futsal. E no dia 21 embarca o último grupo formado pelos times de basquete, handebol, judô e luta olímpica.

A expectativa é que Santa Catarina faça um bonito papel na competição rivalizando como estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “Nas últimas edições dos JEJs Santa Catarina conquistou entre 32 a 47 medalhas e acreditamos que podemos continuar neste patamar”,  diz com confiança Josélia Teixeira, gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte e chefe da delegação catarinense em Natal.

“As competições escolares da Fesporte, contemplam, em todas as suas etapas, da microrregional até a estadual, aproximadamente 674 mil alunos. E a maioria dos atletas que irão para Natal são os campeões dos nossos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), ou seja, representarão nosso estado atletas de qualidade, por isso acredito que faremos uma ótima competição”, destaca a professora Natália Lúcia Petry, presidente de Fesporte.

A delegação de Santa Catarina, em Natal, será gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte.

Texto: Antonio Prado

Lido 2151 vezes