Quinta, 25 Julho 2019 17:51

Joguinhos movimentam economia em Rio do Sul Destaque

Atletas de Itapiranga almoçam em restaurante de Rio do Sul Atletas de Itapiranga almoçam em restaurante de Rio do Sul Foto: Antonio Prado/Fesporte

A etapa estadual da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina,  além da programação esportiva que envolverá atletas, técnicos, dirigentes e responsáveis pelos locais de competição, outro setor mostra satisfação com a circulação na cidade de quase 2,5 mil pessoas à Rio do Sul. Comerciantes da cidade já sentem diferença com a movimentação de pessoas vinda de 81 cidades de Santa Catarina. Os oito dias de competição na capital do Alto Vale devem impactar positivamente na economia do município. Estima-se que seis milhões de reais circulem no comércio da cidade no período.

Os principais beneficiados serão restaurantes, mercados e postos de combustíveis. No caso dos restaurantes há maior demanda, especialmente de municípios menores que ficam em alojamentos, mas não tem estrutura de cozinha. Já as delegações maiores realizam suas compras em supermercados. Os postos de combustível atendem uma demanda de veículos que realizam o transporte dos atletas aos locais de competição.

Para Edélcio Bettoni, gerente da Casa do Pão, Restaurante e Lanchonete, eventos como os Joguinhos são bem vindo à cidade. “Um evento desta magnitude agrega muito na economia não somente de Rio Sul, mas também dos municípios vizinhos. Nós temos que agradecer a Fesporte e a prefeitura por trazer os Joguinhos pra cá”, destaca.

Assista um pouco da movimentação no comércio local

O gerente de uma rede de supermercados, Adilson Feltrin, disse que antes do evento começar quatro municípios fecharam compromisso em comprar no estabelecimento, além de outros que solicitaram orçamentos e efetuaram compras.  Os Joguinhos em Rio do Sul acrescenta muito, já que vivemos uma situação econômica ruim, e tudo que agregamos de venda é positivo", comentou.

Quem também ressaltou a importância do evento foi o gerente de uma rede de gastronomia, Edélcio Bettoni. Ele explicou que já havia atendido um bom número de pessoas na Olesc em 2017 e nos Jasti em 2018 e que se preparou para atender bem os visitantes e fechou com algumas delegações. "É muito importante um evento desse porte no Alto Vale, agrega muito e os resultados são positivos. Nossas unidades têm pontos estratégicos, e  nos preparamos com toda parte pessoal e entrega para prestar um serviço de qualidade".

Gerente de restaurante fala da importância dos Joguinhos para o comércio

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo José Fiamoncini, outros setores também são impactados positivamente, como a rede hoteleira que recebe árbitros, dirigentes esportivos e delegações menores. "Tudo que vem para somar economicamente é importante e muito recurso será injetado na nossa cidade. Ficamos felizes em ter pelo terceiro ano seguido um evento desse porte ajudando alguns setores da nossa economia", explicou.

O superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Jeberton Fermino, reforçou a importância dos Joguinhos Abertos, tanto na questão esportiva, como na movimentação econômica da cidade. "Acompanhado do desenvolvimento esportivo, também há um ganho em valores, que acabam gerando empregos diretos e indiretos", finalizou.

A etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.

Texto:

Arthur Hoffmann/Ascom Prefeitura de Rio do Sul