Sábado, 08 Dezembro 2018 17:08

Blumenau vence a Olesc pela quarta vez Destaque

(1 Voto)
Presidente da Fesporte, Natália Petry, faz a entrega do troféu de campeão geral aos dirigentes da delegação de Blumenau Presidente da Fesporte, Natália Petry, faz a entrega do troféu de campeão geral aos dirigentes da delegação de Blumenau Reprodução

Edenilson Leandro, especial para a Fesporte

Depois de nove dias intensos de competições em 14 modalidades, foi encerrada neste sábado (8) a 18ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, que teve como sedes as cidades de Indaial e Timbó, no médio Vale do Itajaí. A entrega do troféu de campeão geral da Olesc 2018 para Blumenau fechou a programação no ginásio da Associação dos Servidores Municipais, em Timbó.

Blumenau reconquistou o título da Olesc ao somar 119 pontos. Em segundo lugar ficou Joinville, com 103. E em terceiro, Itajaí, com 98. No quadro de troféus, Itajaí foi quem mais conquistou o primeiro lugar em modalidades - cinco vezes. No quadro de medalhas, a liderança ficou com Blumenau, com 28 de ouro, 29 de prata e 21 de bronze.

Líder da Olesc 2018 do início ao fim, Blumenau conquistou seu quarto título geral. Os outros vieram em 2007, 2012 e 2013. O maior campeão da Olesc é Joinville, com nove títulos. No ano que vem, a fase estadual da Olesc será realizada em Videira.

O coordenador da Olesc, Maurício Scharf, destaca o número de participantes da competição. "Foram 9.284 atletas e 202 cidades inscritas desde as fases classificatórias microrregionais. Deste conjunto, 85 cidades e cerca de quatro mil atletas estiveram na fase estadual em Indaial e Timbó. Alcançamos o objetivo de contemplar esta faixa etária com uma competição de nível", diz.

O nível técnico da Olesc é considerado muito bom. "É um campeonato de alto rendimento, entre equipes com regime de treinamento. Em algumas modalidades, quatro/cinco times chegam com possibilidades de conquistar o troféu", analisa Maurício. "As cidades de Indaial e Timbó se desdobraram para atender ao evento, tivemos ginásios em condições e a programação sem problemas. O balanço é altamente positivo", conclui.

Em 2019, Indaial e Timbó voltam a ser sedes de evento da Fesporte. Juntamente com Pomerode, vão sediar a fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

"Tivemos uma boa experiência com a Olesc, sem nenhum contratempo nos locais de competição, e isso é valioso para nós", destaca o secretário de Esportes de Indaial, Ademir Packer. "A Olesc nos ajuda a entender a logística de um evento estadual. Os Jasc são maiores e esta experiência que tivemos vai ajudar no próximo planejamento", diz Márcio Elísio, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó.

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, agradeceu os esforços de Indaial e Timbó e todos os envolvidos para o sucesso da Olesc, que fecha o calendário do órgão. "A Olesc terminou com êxito. Concluímos nosso calendário esportivo. Estou muito satisfeita, principalmente por termos cumprido nossa missão esportiva de 2018", avalia.

A Olesc 2018 é uma promoção do governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Timbó e Indaial.

Classificação final da Olesc 2018

1º Blumenau - 119 pontos
2º Joinville - 103 pontos
3º Itajaí - 98 pontos
4º Florianópolis - 71 pontos
5º São Bento do Sul - 56 pontos
6º Jaraguá do Sul - 56 pontos
7º Tubarão - 51 pontos
8º Criciúma - 37 pontos
9º Brusque - 31 pontos
10º Chapecó - 30 pontos

O quadro de campeões por modalidades na Olesc 2018 ficou assim:

Tubarão (masculino)
Joinville (feminino)

Basquete
Blumenau (feminino)
Joinville (masculino)

Caratê
Blumenau (masculino)
Blumenau (feminino)

Ciclismo
Jaraguá do Sul

Concórdia (feminino)
Chapecó (masculino)

Ginástica artística
São Bento do Sul (masculino)
Florianópolis (feminino)

2016 - Joinville
2017 - Joinville
2018 - Blumenau

*Marcada para Tubarão, a fase estadual da Olesc de 2009 foi cancelada por causa da gripe A. Como as demais fases (microrregionais e regionais) foram realizadas, a Olesc de 2009 é contabilizada, por isso são 18 edições.

Lido 3089 vezes Última modificação em Domingo, 09 Dezembro 2018 14:04