Segunda, 16 Setembro 2019 23:09

Stephany Gonçalves: um brilho de Joinville na seleção Destaque

Stephany é um dos destaques do basquete feminino de Joinville Stephany é um dos destaques do basquete feminino de Joinville Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

O esporte apareceu naturalmente na vida de Stephany Caroline Gonçalves. Aos 11, a joinvilense começou a participar da Fundação Padre Luiz Facchini. Das várias atividades oferecidas, ela se apaixonou pelo basquetebol, e bastaram três anos para ela chegar à seleção brasileira.

Atuando pela equipe de Joinville, na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Videira, aos 14 anos de idade, Stephany vem traçando uma carreira promissora no basquete. A armadora conquistou, representando a equipe do Norte do estado, o terceiro lugar no estadual catarinense sub-12 em 2016 e o título de campeã do estadual sub-15 em 2017. Nesse mesmo ano, o de vice-campeã no brasileiro de seleções, defendendo Santa Catarina, em Brusque.

Em 2018, Stephany foi para São Paulo, para defender o Santo André. A participação nas competições paulistas deu visibilidade à jovem catarinense, não somente pela conquista do título de campeã paulista sub-15 de 2018, mas também porque foi cestinha e destaque da competição. Isso a levou, aos 13 anos de idade, à primeira convocação para a seleção brasileira, que obteve o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano Sub-15, no Chile. Em 2019, voltou a ser convocada, desta vez para a sub-16.

Por dois anos seguidos, Stephany foi convocada para a seleção brasileira, nas categorias sub-15 e sub-16                                              (Foto: Heron Queiroz)

Perto de completar 15 anos, no próximo dia 22 de setembro, ela já tem objetivos bastante claros. Estudante do nono ano, Stephany quer construir sua carreira como jogadora de basquete e também se formar em Direito e em Educação Física, podendo atuar talvez na área do direito esportivo ou qualquer outra.

Orgulhosa por vestir a camisa da seleção brasileira, Stephany destaca a importância do foco e dedicação para quem quer atingir seus sonhos e vê o esporte como fundamental para a formação dos jovens. “Num evento como a Olesc, todos querem vencer, mas isso só se consegue com força, garra e determinação, além de respeito, dentro e fora de quadra”, observou ela.

O basquete feminino encerrou nesta segunda a etapa eliminatória. Joinville classificou-se para as semifinais ao vencer Xaxim por 69 a 30. O confronto será com Jaraguá do Sul, às 13 horas, no Ginásio de Esportes Padre Bruno. A outra semifinal será entre São José e Blumenau, às 14h30min. Os vencedores fazem a final na quarta, 18, às 14h30min, no mesmo ginásio.

A Olesc é um evento promovido pelo Governo de Santa Catarina – @governosc – e realizado por intermédio da Fesporte, tendo esta 19ª edição a parceria com o Município de Videira.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 2901 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:04