Nicolas Quadro

Nesta terça-feira serão realizadas as disputas de quase todas as modalidades esportivas da 17ª edição das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc). Ao todo, nove modalidades terão jogos no terceiro dia de competições em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

 

Confira no tabela abaixo os dias e horários de jogos do seu time nas seguintes modalidades: basquete, handebol, ciclismo, futsal, atletismo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez:

 

Cronograma estadual Olesc 2017:

 

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, com parceria da Prefeitura Municipal local e 12ª Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Renan Koerich

Antônio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tel: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 88027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

instagram - @fesportesc

 

Quem passa a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus pela tradicional rua Santos Saraiva, no bairro Capoeiras, em Florianópolis, repara na mais nova obra de arte de Rodrigo Rizo. O artista plástico de 30 anos foi o encarregado de revitalizar a frente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O muro externo da sede da fundação foi renovado, e agora exibe retratos de atletas e paratletas nas mais diferentes ações e feições da prática esportiva. Em verde, vermelho e branco, a obra destaca as cores da Fesporte e do estado de Santa Catarina. 

As imagens e os esportes escolhidos evidenciam a expressividade das ações esportivas: desde um arremesso de basquete, passando por uma manchete de vôlei até o esforço de uma atleta de cadeira de rodas em busca da vitória. Segundo Rizo, a dificuldade do desenho se deve a escolha da técnica do realismo, feita toda com o spray a mão livre para retratar ao máximo o detalhamento dos atletas.

— Foi um grande desafio. É o painel de maior área que eu já pintei (175 m²). Tem também uma dificuldade extra pelo nível de detalhe das imagens selecionadas para representar as imagens esportivas — explica o paulistano.

Ao todo, foram quase dois meses de trabalho. Rizo começou a pintar no dia 26 de julho e terminou a obra no dia 15 de setembro. De acordo com o artista, a união entre a arte e o esporte tem o poder de transformador social.

— São duas ferramentas ideais pela possibilidade de transformar de pessoas e tirar elas do ócio, desde a infância até a vida adulta. Onde tem alguma pessoa praticando esporte ou fazendo a arte é uma pessoa a menos fazendo algo prejudicial para a sua saúde ou para a sociedade — conta.

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Renan Koerich

Antônio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tel: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 88027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

instagram - @fesportesc

A solenidade de entrega da Comenda do Mérito Esportivo e da medalha Marcílio Krieger de 2017 acontecerá no dia 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A data e detalhes da homenagem foram definidos na manhã desta segunda-feira, 25, em reunião realizada pelo presidente do Conselho Estadual de Esportes (CED), Alexandre Monguilhott, com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Nunes, e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC), Marcelo Silveira. Também participaram Marcelo Greuel, diretor administrativo da Fesporte, e Mário Bertoncini, procurador-geral do TJD-SC.

Neste ano, devido a restrições orçamentárias do Governo do Estado, o evento será realizado pela SOL e CED com apoio da iniciativa privada. “Conjuntamente decidimos que estabelecer uma parceria seria o melhor caminho para viabilizar esta ação e fazermos uma cerimônia à altura dos homenageados”, afirmou o secretário Pavan.

Serão agraciados com o título de Comendador do Esporte Catarinense 2017 José Maria Nunes, ex-técnico e ex-atleta de atletismo; José Antônio Carrilho, profissional de Educação Física e professor universitário; Raul Ferrari, ex-árbitro de futsal; Luiz Ernani Burger, técnico de basquetebol e dirigente esportivo; Marcelo Costa, o “Marcelão”, ex-integrante do CED, atual gestor da Federação Aquática Catarinense; José Eduardo Nunes de Souza, o “Zequinha”, in memorian, ex-presidente da Fesporte; e a Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV).

O título de comendador é outorgado anualmente pelo CED a personalidades que se destacaram ou prestaram relevantes serviços ao esporte catarinense e nacional. Instituída em 1994, a comenda já foi entregue a 140 pessoas físicas e 16 instituições.

Detalhes da entrega dos prêmios foram definidos em reunião nesta segunda-feira                                 Foto: Molina Orval/SOL

A Medalha Marcílio Krieger de 2017 será conferida a Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Tullo Cavallazzi Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-presidente da OAB-SC; e Wanderley Godoy Jr., desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 12ª Região (TRT12).

A medalha Marcílio Krieger, que leva o nome da maior expressão do direito esportivo catarinense, é conferida pelo TJD de Santa Catarina. Marcílio Krieger, falecido em 2010, foi um dos principais nomes do direito esportivo brasileiro e referência nacional na área. Entre outras atividades, trabalhou como auditor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi um dos autores do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Carla Coloniese - Ascom/SOL

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

O Time Santa Catarina se despediu de Curitiba com uma excelente participação nos Jogos Escolares da Juventude. Os 162 atletas de 12 a 14 anos que representaram o estado catarinense conquistaram 39 medalhas totais: 10 de ouro, 11 de prata e 18 de bronze. Esse número superou a edição de 2016, quando os jovens catarinenses conquistaram 35 medalhas ao todo.

A competição que começou no último 12 terminou nesta quinta-feira, 21, com as finais das modalidades coletivas e as últimas cerimônias de premiação, momentos que serão eternizados pelos atletas catarinenses. Ao final de quinta-feira, as jovens promessas de SC subiram ao pódio em sete ocasiões. 

 

Meninos de 12 a 14 anos da Escola Erwin Prade, de Timbó, comemoram o ouro no vôlei masculino. Crédito: Ana Ormerod/COB

Nos primeiros três dias de competição (13, 14 e 15), foram realizadas as modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação luta olímpica, tênis de mesa e xadrez. Entre o domingo e a quinta-feira foram feitos os torneios dos esportes coletivos: vôlei, futsal, basquete e handebol. 

Gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Josélia Maranho comemorou o rendimento catarinense nesta edição dos JEJ e o desenvolvimento do calendário esportivo promovido pela Fesporte. “Santa Catarina foi o melhor estado na fase de equipes. Poderia ter ido melhor na primeira, mas tivemos boas conquistas. Ano que vem, teremos um novo formato, e nosso estado já está garantido em seis modalidades”

Gerente de esporte de base da Fesporte, Josélia Maranho comemora o título de futsal com as meninas do colégio Rogacionista, de Criciúma. Foto: Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB

O novo formato de 2018 se deve a um objetivo principal do Comitê Olímpico Brasileiro: corte de gastos. No ano que vem, os Jogos Escolares para atletas de 12 a 14 anos e para atletas de 15 a 17 anos serão realizados em apenas uma cidade sede, e o número de equipes nas modalidades coletivas da competição nacional deve diminuir de 27 para 12. Com isso, aumentam as disputas das seletivas regionais. Segundo o comitê, 3.983 alunos-atletas de 1.401 escolas de todo o Brasil participaram do evento em 2017. 

 

Quadro de medalhas por municípios catarinenses

Dos 37 municípios catarinenses representados nos Jogos Escolares da Juventude, 24 foram premiados com medalhas, e desse total, 10 conquistaram no mínimo duas medalhas. São Bento do Sul foi o município catarinense que mais se destacou. Lucas Grossl e Thiago Hau França, da Escola Estadual São Bento conquistaram juntos cinco medalhas no tênis de mesa, e a cidade de São Bento do Sul levou 10 medalhas ao todo: uma de ouro, uma de prata e sete de bronze. Veja o quadro de medalhas por município:

Os municípios com mais “atletas de ouro” foram Joinville e Itajaí, ambos com três medalhas douradas cada. Para Itajaí, Larissa Nienchotter (Colégio Adventista), Gabrielly Duarte (Colégio Salesiano) e Tiffany Weinfurter (Escola Henrique Midon) estavam na equipe que ficou em primeiro lugar na categoria por equipes do judô feminino. 

Já Joinville levou o ouro no revezamento 4x75m do atletismo feminino com Camily Karolini dos Santos, da Escola Municipal Eladir Skibinski, e Letícia Lucindo Dell Agnolo do Colégio Cenecista Elias Moreira. O terceiro ouro de Joinville também veio no judô, com Ana Cardoso da Escola Prof. Zulma do Rosário Miranda.

A delegação catarinense foi gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, e os Jogos Escolares da Juventude foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Texto: Nicolas Quadro

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

Foram definidos nesta semana, em Jaborá, os campeões da etapa classificatória do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol. No feminino as vencedoras são as representantes da Escola de Educação Básica São Cristóvão, e no masculino o título ficou com a Escola Municipal Viver e Conhecer. As duas equipes de Capinzal participam da etapa seletiva do Moleque Bom de Bola, em data e local a serem definidos.

A etapa classificatória da competição iniciou no dia 8 de setembro, com a participação de mais de 220 atletas de 11 a 14 anos. Os jogos foram realizados no Estádio Municipal de Jaborá e envolveram seis equipes no masculino e quatro no feminino, de escolas públicas de seis municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba: Capinzal, Catanduvas, Jaborá, Joaçaba, Luzerna e Treze Tílias.

As escolas Alberto Bordin, de Jaborá, e Nuperajo, de Joaçaba, ficaram com o segundo e o terceiro lugar no feminino, respectivamente. No masculino, a EEB Irmã Wienfrida, de Catanduvas, ficou em segundo e a Escola Aberto Bordin, de Jaborá, em terceiro. A premiação foi entregue pelo integrador educacional da ADR, Carlos Hack.

O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, mais conhecido como Moleque Bom de Bola, é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e prefeituras.

 

Na manhã e tarde desta terça-feira termina a fase de grupos dos esportes coletivos nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba. Ao todo, 162 alunos de 12 a 14 anos de escolas catarinenses passam pela capital paranaense em busca das medalhas de ouro, prata e bronze da competição nacional.

Os classificados para as semifinais do vôlei, basquete, handebol e futsal serão conhecidos nesta terça (19), após a realização da terceira e última rodada da fase de grupos. Após esses confrontos, conheceremos quem entrará em quadra na quarta (20) e quinta-feira (21), últimos dias de competições nos JEJ.

No último domingo, em confrontos válidos pela primeira rodada, foram seis vitórias e apenas duas derrotas nas modalidades coletivas. Destaque para o time de futsal feminino, do Colégio Rogacionista (Criciúma), que fez 9x2 sobre as baianas do Colégio Integral. As jovens catarinenses foram ouro em 2016 e defendem o título nacional da competição.

Confira o cronograma de jogos das escolas catarinenses nesta terça-feira (19/09)

Vôlei

Feminino (EEB Rodrigues Alves - Saudades) - Grupo A (SC, MG, RS e DF)

Jogo: SC x MG 

Horário: 9h30

Local de competição: Ginásio 1 do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte

 

Masculino (Escola Erwin Prade - Timbó) - Grupo B (SC, PE, SP e CE)

Jogo: SC x PE

Horário: 17h45

Local de competição: Ginásio 1 do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte 

 

Basquete

Feminino (Colégio Sagrada Família - Blumenau) - Grupo B (SC, PR, SP e PE)

Jogo: SC x PE

Horário: 10h45

Local de competição: Círculo Militar do Paraná

 

Masculino (Instituto Jangada - Jaraguá do Sul) - Grupo A (SC, AL, MS e RN)

Jogo: SC x AL 

Horário: 16h30

Local de competição: Colégio Militar de Curitiba

 

Futsal

Feminino (Colégio Rogacionista - Criciúma) - Grupo A (SC, PR, SP e BA)

Jogo: SC x PR 

Horário: 9h30

Local de competição: Ginásio 2 do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte

 

Masculino (Colégio Recriarte - Camboriú) - Grupo A (SC, PE, SP e RN)

Jogo: SC x RN

Horário: 15h15

Local de competição: SESC da Esquina

 

Handebol

Feminino (Colégio São Bento - Criciúma) - Grupo A (SC, MT, MG e ES)

Jogo: SC x ES 

Horário: 9h30

Local de competição: Ginásio Ney Braga, de São José dos Pinhais - quadra 1

 

Masculino (Colégio Aplicação Uniarp - Caçador) - Grupo A (SC, PR, RN e RS)

Jogo: SC x PR

Horário: 16h30

Local de competição: Ginásio Max Rosemann - São José dos Pinhais

Pagina 1 de 3