Sexta, 27 Maio 2016 19:56

Sábado será de festa para campeões dos Parajasc Destaque

Bocha rafa vollo só termina no domingo Bocha rafa vollo só termina no domingo Foto Epa Machado

Neste sábado, 28, quarto e penúltimo dia de competição, será o dia de conhecer 11 campeões da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em São Miguel do Oeste. Serão conhecidos os vencedores do atletismo para deficientes físicos (DF) e visuais (DV), basquete para deficientes intelectuais (DI) e DF, bocha paralímpica, ciclismo e goallball.

Também levantarão o troféu de primeiro lugar os ganhadores do handebol DF, tênis de mesa para deficientes auditivos (DA), DF e DI e o xadrez. No domingo, 29, os Parajasc terminam com a definição do basquete DI e DF, bocha rafa vollo DA, DI, DF e futsal DA e DI.

As competições dos Parajasc começaram dia 25 e desde então 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputam 14 modalidades: atletismo, tênis de mesa, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

Para Ursula Heusy, mãe do paratleta Daniel Pereira, de 15 anos, de Joinville, atual bicampeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares, e que disputa a bocha paralímpica BC3, os Parajasc foram fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do filho (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Para muitos competidores a participação dos Parajasc e no esporte foi motivo de mudança na qualidade de vida. “Meu filho agora tem uma melhor postura na cadeira de rodas e coordenação motora e isso devo ao esporte e aos Parajasc”, admite Ursula Heusy, mãe e calheira do atleta com paralisia cerebral Daniel Pereira, de 15 anos, de Joinville, atual bicampeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares e que disputa a bocha paralímpica BC3.

Texto: Antonio Prado

Informações à imprensa