Sábado, 28 Maio 2016 22:38

Campeões festejam em São Miguel do Oeste Destaque

(1 Voto)
Edson Resende (guia) e Luciano da Rosa festejam o título de São José no ciclismo Edson Resende (guia) e Luciano da Rosa festejam o título de São José no ciclismo Foto Epa Machado

O sábado, 28, amanheceu nublado e cinzento em São Miguel do Oeste, perfeito para ficar o dia de pernas pro ar descansando. No entanto, para um grupo de atletas que estão disputando os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), o dia foi para festejar títulos. 11 modalidades conheceram seus campeões no penúltimo dia de competição.

Clique aqui e baixe o boletim 5 com os resultados e os campeões

Na prova do contrarrelógio do ciclismo thunder para deficientes visuais (DV), o choro de Luciano da Rosa, ao conquistar o titulo da modalidade, por São José, mensurava a importância da conquista do troféu de campeão. “Este choro é de alegria de ter saúde para todo o dia fazer o que eu gosto, que é praticar o esporte”, disse o atleta de 41 anos, que nasceu com toxoplasmose que lhe causou lesões oculares na retina.

Luciano teve como guia Edson Resende. Para conquistar o primeiro lugar os ciclistas fizeram os cinco quilômetros do percurso da Rodovia Sul Vale em 8min36s26, seguido de Alírio Seidder, de Florianópolis, que cravou 9min20s30 em segundo, e  Orides de Lima, de São José, que fechou a prova em terceiro lugar com o tempo de  9min27s17.

Foi o segundo troféu dos Parajasc da dupla, que em pouco mais de um ano já obteve títulos importantes como a conquista de todas as etapas da Copa Brasil de Paraciclismo recentemente. Luciano e Edson também já participaram de copa do mundo, mundial e Jogos Parapan-Americanos, evento em que conquistaram um inédita medalha de bronze para o Brasil na prova de perseguição individual no velódromo.

Florianópolis conquistou o título no goalball (Foto: Epa Machado/Fesporte)

Entre as mulheres o título do ciclismo ficou para Denise Aparecida Godoy, de Itajaí, que teve como guia Mariane Ferreira. As campeãs venceram com o tempo de 10min12s 28. O vice campeonato ficou com Inês Seidler, de Florianópolis, que fechou sua participação com 10min22s87. O terceiro lugar foi de Maria Socorro Pinheiro, de Itajaí com o tempo de  10min40s82.

As competições dos Parajasc começaram dia 25 e desde então 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputam 14 modalidades: atletismo, tênis de mesa, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

Neste domingo, 29, os Parajasc terminam com a definição do basquete DI e DF, bocha rafa vollo DA, DI, DF e futsal DA e DI. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Confira os demais campeões deste sábado:

Atletismo masculino

DF – Criciúma

Atletismo feminino

DF – Joinville

Basquete masculino

DI – Brusque

Basquete cadeira de rodas – misto

Joinville

Bocha Paralímpica