Terça, 30 Maio 2017 18:23

Maria Fernanda nas Olimpíadas de Surdos na Turquia

Maria Fernanda com o presidente da Fesporte Erivaldo Caetano Júnior (Vadinho) Maria Fernanda com o presidente da Fesporte Erivaldo Caetano Júnior (Vadinho) Foto: Antonio Prado/Fesporte

Maria Fernanda da Silva Costa, 15 anos, portadora de síndrome de Down e atleta de tênis de mesa, de Balneário Camboriú, esteve nesta terça-feira, 30, na sede da Fesporte, em Florianópolis, com o presidente da instituição Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho. Ela esteve acompanhada de sua mãe e treinadora Karen Jaqueline Silva.

No encontro discutiram sobre os preparativos para a participação da mesatenista na 23ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíadas ou Olimpíadas de Surdo) que será realizada entre os dias 18 e 30 de julho em Samsun, Turquia. No dia 20 de dezembro de 2016 Maria foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos.

Há pouco mais de três anos praticando tênis de mesa, Maria já participou de eventos da Fesporte como os Parajesc, competição em que foi medalha de ouro em 2014 na categoria deficiente intelectual.

“Estou muito confiante dela conquistar uma medalha de ouro para o Brasil  na Turquia”, diz a mãe Karine. “Ela treina todos os dias em média uma hora e meia e está bastante focada na competição”, completa. “Essa menina é um exemplo para todos nós”, complementa Vadinho.  “Ela mostra força, superação e conquistas por meio do esporte”, diz.

O início em Blumenau

O início da carreira de Maria no tênis de mesa foi em Blumenau, município onde nasceu, no Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente- CEMATEPCA, uma instituição mantida pela prefeitura. Os primeiros passos foram com o professor de educação física Mário e a coordenadora do Paradesporto de Blumenau, Giseli Margot.

Maria Fernanda esteve na Fesporte acompanha da mãe e treinadora Karen Jaqueline Silva (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

A primeira competição de Maria Fernanda foi em Timbó no ano de 2013, nos Parajest e nela  conseguiu o terceiro lugar na categoria DI (Deficiência Intelectual). No mesmo ano Nanda ficou em 1° lugar nos Jogos Estudantis da primavera de Blumenau e 1° lugar Jogos Escolares Municipais de Blumenau.

Em 2014 passou a treinar com o técnico José Gamba Neto em Balneário Camboriú, e logo conseguiu 1° lugar nos Parajesti, na categoria Deficiente Auditivo ‘B’ em Timbó; 1° lugar nos Parajesc categoria deficiente intelectual em Blumenau, 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa classe 11 feminino em Joaçaba; 3° lugar Campeonato Estadual de Tênis de Mesa em Florianópolis; e 3° lugar na Liga Leste Catarinense categoria ranking D feminino em Balneário Camboriú.

Em 2015 o fisioterapeuta e preparador físico da atleta Fernando Sandri, conversou com Karen indicando que Maria Fernanda passasse a treinar com a equipe do paradesporto de Itajaí. Passou então a treinar na Associação Itajaiense de Tênis de Mesa-AITM e Fundação Municipal de Esportes de Lazer de Itajaí-FMEL, com os técnicos Suéllen Almeida Batista responsável pela equipe do tênis de mesa paralímpico do município, Edson Luiz da Silva técnico do rendimento Olímpico, e auxiliar Tainá Mayara da Silva.

Síntese da carreira

1° lugar XX Olimpíada Estadual das APAES em Criciúma;

1° lugar Fenapaes APAE em Campo Grande edição nacional;

1° lugar Jogos Abertos em Caxias do Sul;

2° lugar PARAJESC em São Miguel do Oeste;

2º lugar Campeonato Brasileiro de Surdos individual em Joinville;

3° lugar Campeonato Brasileiro de surdos por dupla mista em Joinville;

3° lugar Circuito Catarinense de Tênis de Mesa ranking andante feminino em Jaraguá do Sul;

3º lugar PARAJESC categoria Deficiente Intelectual em São Miguel do Oeste;

4º lugar no PARAJASC categoria Deficiente Auditivo em São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado (48) 9 8802-7742

Assessoria de Comunicação - Fesporte