Renan Koerich

O Colégio Recriarte, de Camboriú, e o Colégio Rogacionista, de Criciúma, conquistaram o futsal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (12 a 14 anos), em São Bento do Sul, neste domingo (20). Os dois colégios representam Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba, no próximo mês de setembro. 

Na decisão do masculino, o Colégio Recriarte, de Camboriú, venceu a EEB Deodoro por 2 a 0, no Ginásio Centro Esportivo do Sesi para ficar com o título. Na final do feminino, as meninas do Colégio Rogacionista, de Criciúma, venceram por 3 a 1 o Colégio Vidal Ramos, de Concórdia. A decisão foi disputada no Ginásio Annes Gualberto, em São Bento do Sul. 

Os Jesc reuniram mais de 1.600 estudantes catarinenses, em Rio Negrinho e São Bento do Sul. Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em Curitiba, do dia 12 a 21 de setembro. 

Natan Filgueiras, de Blumenau, e Maria Eduarda Gomes, de Lucerdópolis, são os vencedores do xadrez nos Jogos Escolares de Santa Catarina (12 a 14 anos). Eles irão representar o estado nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba, no próximo mês de setembro.

 

Natan Filgueiras estuda no Colégio Sagrada Família, em Blumenau. Enquanto que a Maria Eduarda Gomes é aluna na Escola de Educação Básica Joaquim D'Agostini, em Lacerdópolis.

A jovem Maria Eduarda Gomes é um dos destaques do xadrez brasileiro. Ela já disputou o Brasileiro e também o Mundial, quando ficou na sétima posição, na categoria sub-14.

Os Jesc reúnem mais de 1.600 estudantes catarinenses até o próximo domingo (20), em Rio Negrinho e São Bento do Sul. Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em Curitiba, do dia 12 a 21 de setembro. 

Os selecionados para a etapa nacional após os Jesc 

1º Natan Filgueiras - (Colégio Sagrada Família) -  Blumenau 

 

1ª Maria Eduarda Gomes (Escola de Educação Basica Joaquim D'Agostini) - Lacerdópolis

O badminton escolar de Santa Catarina tem os seus quatro representantes para os Jogos Escolares da Juventude. O quarteto, dois no masculino e dois no feminino, irá defender as cores catarinenses em Curitiba, no próximo mês de abril. A definição aconteceu, nos Jogos Escolares de Santa Catarina, em São Bento do Sul (12 a 14 anos). 

Duas cidades do Oeste de Santa Catarina estarão representadas. União do Oeste e Caçador terão as escolas EEB São Luiz e o Colégio Aplicação na disputa da modalidade. 

No masculino, Andrei Morgan (EEB São Luiz), de União do Oeste, e Kauan Sttoco (Colégio Aplicação), de Caçador, terminaram a disputa dos Jogos Escolares nas primeiras colocações e, com isso, garantiram as vagas para a etapa nacional. 

Entre as meninas, Natália Stein (Colégio Aplicação), de Caçador, e Camila Fosqueira (EEB São Luiz), de União do Oeste, foram as classificadas.

Os Jesc reúnem mais de 1.600 estudantes catarinenses até o próximo domingo (20), em Rio Negrinho e São Bento do Sul. Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em Curitiba, do dia 12 a 21 de setembro.

Os selecionados para a etapa nacional após os Jesc

Masculino

1º Andrei Morgan - EEB São Luiz - União do Oeste

2º Kauan Sttoco - Colégio Aplicação - Caçador

 

Feminino

1º Natalia Stein - Colégio Aplicação Caçador

2º Camila Fosqueira - EEB São Luiz - União do Oeste

 

O ciclismo escolar de Santa Catarina tem definido dois dos seus representantes nos Jogos Escolares da Juventude. Liandra Heiman, de Timbó, e Vinícius de Sá, de Sangão, garantiram a vaga na edição nacional neste sábado (19), depois de conquistarem os Jogos Escolares de Santa Catarina. 

Ele irá estrear em uma etapa nacional, enquanto que ela representará Santa Catarina pela segunda vez consecutiva. Vinícius de Sá, da Escola Básica Maria Duarte Vasconcellos, fará a sua primeira participação pelo estado. Já a Liandra, da Escola Polidoro Santiago, carrega a experiência de ter sido sexta colocada na classificação geral, em 2016.

Vinícius de Sá iniciou no ciclismo há pouco mais de dois anos. Na busca pelo melhor peso e maior saúde, o jovem de Sangão ganhou uma bicicleta do pai e acabou se apaixonando pelo esporte que o colocou em um posto jamais imaginado.

- Nunca passou pela minha cabeça praticar esse esporte, ainda mias representando Sangão. Meus familiares começaram a andar de bicicleta, e eu estava acima do peso, aí comecei andar também. Veio a primeira, a segunda e a terceira bicicleta... agora estou aí, rumo ao nacional. Primeira vez, espero fazer uma boa prova e orgulhar a minha cidade - falou o jovem Vinícius. 

Para Liandra Heimann terá, na curta carreira como ciclista, a segunda oportunidade de defender Santa Catarina. Ela, em 2016, pela primeira vez na disputa, chegou em sexto lugar na classificação geral. Com ambição nos olhos, ela, em 2017, espera subir ao pódio.

- Estou pedalando há dois anos, comecei com incentivo do meu pai. Ele pedalava e decidiu comprar uma bicicleta para mim. Eu comecei a pedalar, estou aqui com o primeiro lugar nas mãos. Pretendo, no nacional, conseguir um primeiro lugar para representar muito bem o Brasil - disse, com um sorriso no rosto, jovem Liandra. 

Os Jesc reúnem mais de 1.600 estudantes catarinenses até o próximo domingo (20), em Rio Negrinho e São Bento do Sul. Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em Curitiba, do dia 12 a 21 de setembro.

Jovem Liandra quer alcançar o pódio na etapa nacional, em Curitiba Foto: Renan Koerich

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte
Texto: Renan Koerich
48 9 9959 8096

Após dois dias intensos de muita disputa, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (12 a 14 anos) e também dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) se despediu do município de Mafra. Foram três modalidades em disputa, com aproximadamente 1.100 jovens estudantes catarinenses, na busca pelas vagas de Santa Catarina nos Jogos Escolares de Juventude e também nas Paralimpíadas Escolares.

Em três locais diferentes de competição, foram disputados o atletismo (Jesc e Parajesc), o judô e também o tênis de mesa (Parajesc). Os atletas classificados para as etapas nacionais irão representar Santa Catarina. Os Jogos Escolares da Juventude acontecem de 12 a 21 de setembro, em Curitiba, enquanto que as Paralimpíadas Escolares serão em dezembro, em São Paulo.

CLIQUE AQUI E VEJA OS RESULTADOS DO SEGUNDO DIA DOS JESC (12 A 14 ANOS)

CLIQUE AQUI E VEJA OS RESULTADOS DOS PARAJESC, EM MAFRA

Mafra se despede, mas Jesc segue em São Bento do Sul e Rio Negrinho

Na próxima semana, as demais modalidades chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho. Nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto as delegações, integradores e arbitragem disputam nos Jesc handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica.

Por fim, entre os dias 25 e 27 de agosto, em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas no basquete e no tênis de mesa. 

A modalidade de natação já havia sido realizada na cidade de Palhoça, em 7 e 8 de julho.

Essas modalidades esportivas foram descentralizadas da sede dos Jesc e Parajesc, São Bento do Sul, em função de uma necessidade de readequação de calendário de eventos.

Jesc e Parajesc são eventos do Governo do Estado, promovidos pela Fesporte, em parceria com Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

O tênis de mesa da etapa estadual dos Parajesc chegaram ao seu final, neste sábado, no município de Mafra. A competição reuniu jovens catarinenses em dois dias de disputa que culminaram em oito atletas pré-classificados para as Paralimpíadas Escolares 2017.

Foram dois dias de competições no ginásio E.E.B. Santo Antônio, em Mafra. No tênis de mesa, a classificação para Paralimpíadas Escolares se dá por índice, em vagas divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino) nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria.

A edição 2017 das Paralimpíadas Escolares será realizada de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. Serão dez modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e vôlei sentado), e todas elas terão provas no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista. Mais de 1200 atletas de 12 a 17 anos são esperados para a competição nacional. 

Os Parajesc é um evento do Governo do Estado, promovidos pela Fesporte, em parceria com Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

OS ATLETAS PRÉ-CONVOCADOS PARA AS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

 

CATEGORIA A

Classe DI - Thiago de Oliveira Becker - E.B.M. Alice Thiele - Blumenau

Classe DF - Gabriel de Olveira Antunes - CriciúmaCRICIUMA - EIEF - Paulo Petruzullis

Classe DI - Emily Camila de Castro - E.B.M Tiradentes - Blumenau

Classe DF - Fabiele Oliveira Priebe - E.E.B Professor Sílvio Romero - Bom Jesus do Oeste

CATEGORIA B

Classe DI -Luca s Wolter Hansen - E.E.B. Rui Barbosa - Timbó

Classe DF - Paulo Henrique - E.E.B. Nereu Ramos - Itapoá 

Classe DF - Julia  Vitória de Moraes Batista - E.E.B Luiz Delfino - Blumenau  

Classe DI - Renata Cassanta Cunha - E.M.E.F. Monteiro Lobato - Itapoá

Pagina 1 de 6