Renan Koerich

Os Jogos Abertos de Santa Catarina estão chegando. A expectativa aumenta a cada dia que passa e, na próxima quinta-feira (19), no berço da principal competição esportiva catarinense, a 57ª edição começará de forma oficial. Em todo o seu simbolismo, a chama dos Jasc será acesa no local de seu nascimento. Em Brusque, município-sede da primeira edição, em 1960, receberá a chama que será acesa na Sociedade Esportiva Bandeirante, às 20h. A 57ª edição dos Jasc será realizada entre 3 e 11 de novembro, em Lages.

A cerimônia de acendimento do fogo simbólico resgata a essência do esporte de Santa Catarina ao dar o pontapé inicial em mais uma nova edição dos Jogos Abertos. Afinal, em Brusque estarão reunidos os amantes do esporte. Nove nomes que muito fizeram para Santa Catarina serão homenageados, são eles: 

Arthur Schlosser (in memoriam), Rubens José Facchini (in memoriam), Orlando Francisco Muller, Ruth Mosimann Hoffmann, Vinícius José Bado, Bruno Appel, Osni Cesar Muller e Rudi Nodari.

Para o evento, também são esperadas autoridades que executam o esporte catarinense. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Erivaldo Caetano Nunes, o vice-prefeito da cidade-sede e Juliano Polese. Entre os presentes, também estarão os patrocinadores da 57ª edição dos Jasc. Em nome da Havan, Luciano Hang, e da Unifique, Jair Francisco. 

Às 16h, no Colégio XVIII, Luciano Hang realizará parte da entrega das bolas que doou para os municípios de Santa Catarina. Ao todo, são 5 mil bolas de diferentes modalidades que serão entregues para as escolas catarinenses, pela Havan.

Em Brusque, a primeira edição
A primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina foi realizada em 1960, porém, desde 1957, Arthur Schlosser buscava a realização do evento. Em 1958, 1959 e até o início dos primeiros JASC, as reuniões comandadas por ele - eleito presidente da CCO - Comissão Central Organizadora - foram sendo realizadas regularmente, em seu escritório, e também na Sociedade Esportiva Bandeirante. Desde então, antes da abertura dos Jogos Abertos, o fogo simbólico é aceso na cidade, que foi a sede da primeira edição.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina serão realizados entre 3 e 11 de dezembro, em Lages. A expectativa da presença de atletas é de 4 mil, além de dirigentes e integrantes das equipes. Serão mais de 100 municípios envolvidos na competição, promovida pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, juntamente com a Prefeitura de Lages.

Cerimônia do fogo simbólico dos Jasc
Quando: quinta-feira (19 de outubro)
Local: Sociedade Esportiva Bandeirante
Horário: 20h

 

 

Entre os dias 30 de novembro e seis de dezembro, a 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina acontecem em Criciúma. Após a alteração de data da realização do evento, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), informa que as inscrições dos atletas estão abertas para que os municípios possam realizar a confirmação dentro do sistema da Fesporte. 

O prazo para a inscrição dos atletas pelos municípios segue até o dia 31 de outubro. 

A 13ª edição dos Parasjasc, terá aproximadamente 1.700 atletas de 52 municípios, irá contemplar também eventos paralelos para o público do paradesporto. Juntamente com a Fesporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) oferecerá cursos de capacitação para árbitros e técnicos, com reconhecimento nacional, nas modalidades de natação, atletismo e bocha. Além disso, o evento contará com a presença de atletas paralímpicos brasileiros, que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O primeiro dia de competições na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) terminou, em Rio do Sul, com o início de seis modalidades. A cidade, neste domingo, respirou as emoções da 17ª edição dos jogos. Contudo, este é apenas o começo, afinal, a Olesc segue até o próximo sábado (14). 

Os jogos movimentaram a cidade de Rio do Sul, fazendo com que os ginásios tivessem uma boa presença de público. Pelas ruas da cidade, era possível ver as delegações dos municípios participantes da competição ou os comércios repletos de jovens atletas. As placas indicam a maneira como Rio do Sul está abraçando o evento. 

A largada foi dada com o início das modalidades de basquete, futsal e vôlei femininos, handebol masculino e no xadrez. No caratê, os primeiros títulos foram selados - a premiação acontece nesta segunda. 

Para o segundo dia de jogos, o cronograma segue da mesma forma, mas também com o início do tênis de mesa. Serão seis modalidades em disputa, com a definição dos vencedores no xadrez e também no caratê. 

Além disso, o congresso técnico do ciclismo definirá os últimos detalhes para o início da modalidade, previsto para a terça (10). 

Ainda restam, portanto, o começo das seguintes modalidades: ciclismo, atletismo, judô e tênis. 

A competição reúne quase quatro mil estudantes de 72 municípios de Santa Catarina e segue até o próximo sábado (14). A Olesc é um evento promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul e a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

 

O caratê distribuiu as primeiras medalhas da Olesc, neste domingo, em Rio do Sul / Foto: Heron Queiroz 

 

Confira os locais de competição das modalidades desta segunda

Basquete feminino: GE Colégio Rui Barbosa

Futsal feminino: GE do Sesi

Handebol masculino: GE do Lions Clube Bela Aliança

Vôlei Feminino: Ginásio Municipal Artenir Werner

Caratê: GE da EEB Henrique Fontes

 

Xadrez: Salão do Esporte Clube Concórdia

Tênis de mesa: G.E. Grêmio Metalúrgica Riosulense

 

E a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina chegou ao seu final, neste sábado. Na disputa da útlima modalidade, os atletas entre 15 e 17 anos caíram na água da psicna do Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, neste sábado. Desta maneira, foram definidos os 16 representantes do estado para a etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude.

Todos os vencedores das provas realizadas neste sábado conquistaram uma vaga para representar Santa Catarina, nos Jej, em Brasília. 

Os nadadores, portanto, se juntam aos demais convocados para a formatação do "Time Santa Catarina", que será a delegação do estado nas demais modalidades.

Confira os vencedores da etapa estadual dos Jesc, na natação

Amanda Gava Vicenti
50m costas / 100m costas

Caroline Costa
100 m borboleta

Diego de Avila Navarro
50 m livre

Eduarda Muhlbauer
200 m medley / natação - 800 m livres

Julio Monteiro Martins
50 m livre / natação - 100 m livres

Leticia de Carvalhos Dias
200 m livres / 100 m livres

Lucas Jean Jung
50 m peito / 100 m peito

Lucas Kogut
200 m livres / 200 m medley

Lucas roberto de oliveira
50 m peito / 100 m peito

Maria Eduarda Silvano
50 m peito / 100 m peito / 200 m medley

Nathalia Bento
50 m livre / 100 m livres / 50 m borboleta

Nayara Moreira Baron
50 m costas / 100 m costas

Pedro da Rocha Borin
50 m borboleta / 100 m borboleta

Pedro Henrique Felisbino Silva
50 m costas / 100 m costas

Renata Salamoni
50 m peito

Maicon Moleri
100 m 

A 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começou na noite deste sábado (7), em Rio do Sul. No ginásio Artenir Werner, a cerimônia empolgou e emocionou a todos os presentes, principalmente, aos atletas. O ponto alto ficou, sem dúvida, por conta do abraço entre todos os competidores presentes, durante o discurso do presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.

 E, além da união entre os jovens estudantes, a apresentação do grupo Axé Capoeira, de Rio do Sul, emocionou e arrancou aplausos de todos no ginásio. Serão mais de três mil atletas que até o próximo dia 14, sábado, irão competir em 11 modalidades. Ao todo, são 72 municípios representados na competição. 

A Olesc foi declarada aberta oficialmente nas palavras do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. 

- Declaro aberta a 17ª edição da Olesc! - disse, Pavan. 

Ciclista Júlia Eleutério conduziu o fogo simbólico e fez o acendimento da pira              Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Em seu discurso, Erivaldo Caetano Nunes, o presidente da Fesporte reforçou a importância da união entre os atletas e a maneira como uma competição esportiva promove benefícios e transformações sociais.

- Precisamos sempre trabalhar juntos pelo esporte de Santa Catarina. Vou fazer um pedido aqui, os atletas estão me ouvindo? As maiores amizades conquistamos é pelo esporte. Então, vocês atletas, que estão todos perfilados, se abracem! Façam amizade e aproveitem isso! Isso é o esporte! - falou Erivaldo Caetano Nunes. 

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o seu vice-prefeito, Paulo Cunha, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, Alexandre Monguilhott, e o diretor técnico da Fesporte, Dárcio de Saules. Além deles, o coordenador da Olesc, Maurício Scharf, e o gerente de rendimento da Fesporte, Luciano Heck. 

Empolgados, os jovens atletas agora focam as atenções para as competições que iniciam neste domingo   Foto: Heron Queiroz/Fesporte

 

As modalidades da Olesc

Em Rio do Sul serão disputadas 11 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas na programação foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

Municípios acumulam pontos da natação

A natação, que aconteceu em Palhoça, nos dias 16 e 17 de setembro, e teve Joinville como campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino. A ginástica rítmica teve como campeão o município de Brusque, na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro em Blumenau. Na mesma cidade, também foi realizada a ginástica artística, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, tendo São Bento do Sul como campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Com isso, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, São Bento do Sul e Blumenau saem na frente no quadro de pontuação que se definirá no dia 14. Desde a primeira edição, em 2001, na cidade de Criciúma até a 16ª, em Caçador, o maior vencedor foi Joinville, com oito títulos.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul e a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

 

Texto: Renan Koerich

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

O atletismo da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) foi adiado. A nova data para o início de disputa da modalidade será no dia 11. Inicialmente, o atletismo estava previsto para iniciar no domingo (8), porém, por conta da forte chuva que cai na cidade-sede da Olesc, Rio do Sul, a Diretoria Técnica da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), optou pelo adiamento do início das provas. As demais modalidades da 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense seguem o cronograma previsto, após a realização do Congresso Técnico. 

O Congresso Técnico do atletismo será realizado na próxima terça-feira (10), às 14h, no Auditório do (NPJ) Núcleo de Práticas Jurídicas, da Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

A edição contará com a participação de cerca de 3 mil atletas de 70 municípios. O evento se estende até o sábado de 14 de outubro. A abertura oficial acontece às 19 horas do dia 7, no Ginásio de Esportes Artenir Werner, no bairro Canoas.

Serão sete dias de competições em 11 modalidades. Além do atletismo, há a disputa das seguintes modalidades: basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas na programação foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

Confira o novo cronograma do atletismo da Olesc

Congresso técnico: 10/10, às 14h (terça-feira)

Local: Auditório do (NPJ) Núcleo de Práticas Jurídicas (UNIDAVI).

Disputa da modalidade: 11 a 13 de outubro

Loca: Pista do Estádio Municipal Alfredo João Krieck

Pagina 1 de 11