Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Jesc levará escolares a eventos nacionais e internacionais

A Fesporte celebrou acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), garantindo a participação dos atletas catarinenses classificados nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) em competição nacional que poderá levar ao mundial. A decisão vale para atletas com idades entre 12 a 14 anos. Os atletas que disputarão os Jesc 2022 e obtiverem destaque, terão vaga já no evento nacional deste ano.

A assinatura do termo foi realizada nesta quarta-feira, 22, durante o Campeonato Mundial de Vôlei de Desporto Escolar, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença do presidente da CBDE, Antônio Hora Filho; do presidente Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), Laurent Petrynka; do governador de la Província de Misiones, na Argentina, Oscar Herrera Huad; do Presidente da Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE), Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz; além de autoridades políticas, esportivas, acadêmicas,  técnicos e atletas. 

Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz, destacou a importância do ato, enfatizando que esse termo assinado ontem entre CBDE e Fesporte vem iniciar uma parceria e estreitando os laços entre a CBDE e o Governo do Estado de Santa Catarina. Isso só tem a trazer benefícios para o esporte escolar do estado e dá-se o primeiro passo para a assinatura do termo de cooperação técnica para as seletivas dos Jogos Escolares Brasileiro (JEB´S). “A FCDE fará uma parceria com a Fesporte para homologar os campeões dos Jesc para participarem dos JEB´s. Ficamos muito lisonjeados, tendo em vista que foi o primeiro termo de cooperação técnica assinado juntamente com o presidente da CBDE e o presidente da ISF. Um evento único, nunca acontecido com outro estado”. 

Estímulo aos atletas

Para Kelvin Soares, presidente da Fesporte, esta decisão irá servir de estímulo aos atletas que participam das fases estaduais promovidas pela Fesporte, valorizando ainda mais nossos eventos. “Está na essência do esporte estimular a competitividade e premiar os vencedores. Essa é uma grande conquista da Fesporte que vem construindo esta relação, apresentando o pleito com propriedade diante das entidades maiores do desporto escolar, nacional e internacional”, destacou. 

Segundo Josélia Teixeira, Gerente de Esporte Educacional da Fesporte, “nos alegra muito que essa parceria esteja sendo oficializada, pois é um grande passo para oportunizar as crianças a participação em eventos nacionais e internacionais e valorizar ainda mais o desporto escolar em Santa Catarina, um estado de referência no âmbito do esporte escolar”. 

Os principais eventos escolares do calendário da Fesporte desse ano são: os Jesc 12 a 14 anos (de 5 a 13 de agosto em Timbó); Jesc 15 a 17 anos  (8 a 24 de julho em Criciúma),  Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina – Parajesc (de 1 a 6 de julho em Blumenau), além da participação da delegação catarinense escolar gerenciada pela Fesporte nos Jogos Escolares Brasileiros (JEJ’s) 14 a 17 anos ( (2 a 17 de setembro em Aracaju/SE) e  Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 12 a 14 anos (31 de outubro a 15 de novembro no  Rio de Janeiro).