Heron Queiroz

Realizada desde 13 de junho a etapa seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina encerrou neste domingo, 17, com destaque para Blumenau e Jaraguá do Sul.

Sediadas pelas duas cidades, as competições definiram os classificados para a etapa estadual, que acontece de 16 a 28 de julho, em Curitibanos.

Jaraguá do Sul classificou-se no vôlei e futebol masculinos, enquanto Blumenau garantiu vaga para o handebol masculino e o futsal masculino e o feminino.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul e Blumenau.

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Encerra quarta-feira, 20, o prazo para envio do termo de desistência, convocação ou inclusão para participantes da etapa estadual dos JOguinhos Abertos de Santa Catarina.

Para o envio, os dirigentes municipais ou responsáveis deverão acessar o sistema de cadastramento no site oficial da Fesporte e clicar no link "Cadastro (atletas e dirigentes).

 

Clique aqui para acesso direto ao sistema

 

As competições acontecem de 16 a 28 de julho em Curitibanos. Um pouco antes, dia 3, acontece o congresso técnico. 

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 Já estão acontecendo os eventos da etapa microrregional dos Jesc 12-14 e dos Jasc; os Joguinhos já chegaram às seletivas, e os Jesc 15-17 entram na etapa estadual, em Videira. Além disso, o prazo para envio de termo de desistência, convocação e inclusão para o estadual dos Joguinhos está quase encerrando.

Não perca as datas. Confira a programação da Fesporte para a terceira semana de junho (18 a 23).

 

 

 

Data

Evento

18/06

Início da etapa microrregional dos Jasc em Bom Retiro (18 a 20/06) - responsável: Miriam C. S. Bittencourt  - (49) 32338316

Início da seletiva dos Jesc 12-14 em:

     São João Batista (18 a 20/06) - responsável: Osny C. Mueller - (47) 32518139

     Antônio Carlos (18 a 22/06) - responsável: Jeferson R. Batista - (48) 36656119

     Balneário Piçarras (18 a 23/06) - responsável: Volney Schlickmann - (47) 33985961

Início da etapa microrregional dos Jasc em Água Doce (18 a 24/06) - responsável: Carlos R. Hack - (49) 35518300 

Início da etapa seletiva dos Joguinhos Abertos em Rio do Sul (18 a 20/06) - responsável: Cleide das Neves - (47) 35628421

19/06

Realização da etapa microrregional dos Jesc 12-14 em Pomerode - responsável: Agostinho Schappo - (47) 33788176

20/06

Fim do prazo para envio do termo de desistência, convocação e inclusão, para etapa estadual dos Joguinhos Abertos

22/06

Início da etapa estadual dos Jesc 15-17 em Videira (22 a 30/06) - responsável: Josélia Maranho (48) 36659135

 

As competições da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 12 a 14 anos (Jesc 12-14) começaram na Grande Florianópolis. A abertura oficial do evento aconteceu nesta segunda-feira, 18, no Ginásio Municipal de Esporte Verde Vale, em Antônio Carlos, sede do evento, e contou com autoridades como o prefeito do municipal, Geraldo Pauli; a presidente da Fesporte, Professora Natália Lúcia Petry; e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Indústria e Comércio, Filipe Schmitz.

O evento segue até sexta-feira, 22, e conta com a participação de cerca de 400 atletas, representantes de 72 escolas da região da Grande Florianópolis. São disputadas 13 modalidades, no masculino e no feminino. O campeões da coletivas – basquetete, handebol, futsal e vôlei – classificam-se para a etapa seletiva. Já nas individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez –, os campeões conquistam vaga diretamente para a etapa estadual.

A professora Natália Petry destacou o trabalho do professor de Educação Física. "Esses profissionais são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento socioesportivo de nossos jovens. A partir desses professores, sonhos de muitos jovens são construídos. E nosso objetivo é fomentar esse processo com programas esportivos e com uma agenda que estimule cada vez mais nossos atletas. Sabemos que uma sociedade sem violência passa pela educação e a socialização dos jovens.", disse ela, fazendo alusão à Medida Provisória 841, que reduz os recursos para o esporte.

Autoridades presentes, professores e estudantes questionam a MP 841. (Foto: Heron Queiroz)

A etapa microrregional compõe-se de 36 eventos por todo o estado. Os Jesc 12-14 são um evento do Governo do Estado, promovido pela Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, o segundo Centro de Inovação de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul - um importante passo para ser um dos principais polos de inovação tecnológica no estado, contando com a primeira aceleradora de startups da região. Participaram da solenidade de entrega o governador, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufí Michereff, a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, e demais autoridades.

O Centro de Inovação é um projeto do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento de tecnologias de ponta. Com um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões, a estrutura de 2.700 m² de área construída será dedicada à incubação e a startups, entre outros tipos de negócios voltados à tecnologia e à inovação.

O primeiro Centro de Inovação está instalado em Lages e foi inaugurado há dois anos. O Governo do Estado pretende instalar mais 12 unidades em municípios de maior concentração de atividade econômica como forma de estimular o empreendedorismo em Santa Catarina, sendo elas em: Chapecó, São Bento do Sul, Joaçaba, Tubarão, Brusque, concórdia, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Rio do Sul.

Para o governador Eduardo Pinho Moreira, Santa Catarina é modelo nesse tipo de ação: “estamos espalhando Centros de Informação. Jaraguá do Sul tem espírito empreendedor reconhecido no mundo. Que este local sirva de polo e incentivador em todo o Estado”.

O secretário Michereff parabenizou a coragem do governador em dar continuidade a instalação dos 13 Centros de Inovação Tecnológica no Estado. “É muito importante esta mudança da base industrial para a base de serviços e tecnologia, pois é quem vai garantir os empregos no futuro; além de esperarmos que deste Centros saiam grandes ideias que proporcionem o desenvolvimento do turismo, cultura e esporte”.

“É uma deferência Jaraguá do Sul ter um Centro de Inovação”, disse a Presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, “o município já é referência em muitas áreas da tecnologia da inovação e este Centro Tecnológico vem proporcionar aos nossos jovens a possibilidade de criar, inovar e distribuir para todo o Estado de Santa Catarina os nossos produtos”, completou.

Além do Centro de Inovação, o Distrito de Inovação vai concentrar outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

Os Centros de Inovação

No contexto catarinense, cada Centro de Inovação será uma comunidade que promove cultura inovadora e empreendedora, que conecta pessoas e capacita os agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios, sempre por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado. É oferecido espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.

 

Missão

Ativar o ecossistema de inovação, promover a cultura inovadora e empreendedora e viabilizar negócios inovadores com alto potencial de crescimento para transformar a economia da região.

 

Metas

– Apoiar o empreendedor de todos os portes em diversos níveis;

– Formar e atrair talentos empreendedores e inovadores;

– Levar ou intensificar a inovação nas empresas locais;

– Apoiar a pesquisa aplicada;

– Atrair empreendimentos e investimentos para a região;

– Gerar cooperação institucional massiva;

– Ser celeiro de novos negócios;

– Auxiliar os agentes na defesa da propriedade intelectual;

– Fomentar a transferência de tecnologia;

– Fomentar a inovação social (negócios sociais, cooperativismo etc..);

– Unir governo, empresas e instituições de ensino em prol da inovação e do desenvolvimento.

 

Texto: Secarlet Silva/Ascom SOL

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Congresso técnico (CT) dos Jesc 15-17  será realizado segunda-feira (18), a partir das 15 horas, na sede da Fesporte, em Florianópolis, com transmissão direta pelas redes sociais. 

 

 

A gerência de Esporte de Base e Inclusão fará o congresso técnico da 10ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 15 a 17 anos (Jesc 15-17), a partir das 15 horas de segunda-feira (18).

Além do sorteio para o chaveamento das modalidades, todas as informações necessárias a respeito dos Jesc 15-17 serão passadas aos dirigentes.

A TV Fesporte fará transmissão ao vivo do congresso técnico pelo Facebook.

Os Jesc 15-17 acontecem de 22 a 30 de junho, no município de Videira. Dois momentos definem as competições: de 22 a 24 ocorrem as modalidades individuais e, de 26 a 30, as coletivas. 

Das 14 modalidades disputada nos Jesc, 11 acontecerão em Videira. Por questões de infraestrutura, três delas serão disputadas fora do município-sede: a luta olímpica, que será sediada por São José, dia 4 de agosto; a natação, que acontece na piscina da Unisul, em Palhoça, de 6 a 8; e a ginástica rítmica, que ficará na AABB, em Blumenau, de 10 a 12 do mesmo mês.

O evento contará com a participação de mais de 3.300 atletas. Desde a etapa inicial foram 82.036, de 1.158 unidades escolares inscritas, representando 279 municípios catarinenses.

Os Jesc são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Videira e 9ª Agência de Desenvolvimento Regional.

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Pagina 1 de 44