Sexta, 11 Dezembro 2015 17:48

Pela 1ª vez, atleta com deficiência vence 100 metros dos Jasc Destaque

Anny de Bassi, de Balneário Camboriú (à direita), mesmo com deficiência física conseguiu ser atleta mais veloz dos Jasc Anny de Bassi, de Balneário Camboriú (à direita), mesmo com deficiência física conseguiu ser atleta mais veloz dos Jasc Foto: Antonio Prado

Sob um sol forte na pista da Unoesc, as emoções do atletismo começaram na manhã desta sexta-feira (11) nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Na primeira série do dia nenhum recorde foi quebrado, mas um resultado assombrou a plateia que foi à pista da Unoesc: Anny Caroline de Bassi, de Balneário Camboríu, bateu a recordista Tamires de Liz, de Joinville (que ficou em 5º lugar), na prova dos 100 metros, levou a medalha de ouro da prova e se consagrou como a atleta mais rápida da competição com  o tempo de  11s93. No masculino a medalha de ouro foi para Rodrigo Pereira do Nascimento, de Itajaí, com o tempo de 10s70.

Clique aqui e veja em vídeo a prova

“ É muito bom vencer, estou muito feliz. Eu não estava esperando vencer, eu não estava imaginando isso. Foi o melhor que eu pude fazer. Vencer uma prova com a Tamires  competindo é algo muito especial, pois ela é motivo de inspiração para mim”, dizia a campeã Anny , sem acreditar no feito histórico.

A vitória de Anny se torna especial um por um fator singular: ela tem uma deficiência física de nascença chamada Síndrome de Poland, que lhe atrofiou o músculo peitoral e o braço direito (este mais fino e mais curto oito centímetros que o esquerdo) fazendo com que tenha apenas um dedo na mão direita. E para competir em condições de igualdade ela usa no bloco de largada um cilindro de aço, de oito centímetros de altura, que ela usa também como peso de porta em sua casa. Foi assim, Anny se tornou a primeira atleta com deficiência física a vencer a prova dos 100 metros dos Jasc, um feito histórico, já que para competir com as demais atletas Anny precisa fazer mais força devido atrofia do braço.

Atletismo se encerra neste sábado com mais 29 provas (Foto: Antonio Prado)

“Saía desequilibrada do bloco, levava desvantagem e nunca atingia a casa dos 12 segundos. Foi quando tive uma ideia: trouxe para as provas um pequeno bloco de aço. Na hora da largada, ao invés de me apoiar na pista, apoio-me no bloco e largo em condições de igualdade com as outras atletas”, explicou.

Anny diz que antes de conhecer o esporte se sentia inferior devido à deficiência física. “Ficava incomodada de ver as pessoas me olhando, vendo minha deficiência. Chegava em casa e só chorava, não gostava muito de falar com as pessoas. Depois de 2012, quando entrei para o atletismo, comecei a ganhar as provas dos Jogos Escolares de Balneário Camboriú e vi que podia ser uma pessoa vencedora. E venci. Hoje sou uma outra pessoa, uma campeã”, dizia, com um incontrolável sorriso no rosto enquanto recebia os parabéns das demais atletas da prova.

Durante a competição Evaldo Rosa foi homenageado pelos organizadores pelos 35 anos do recorde dos 400 metros, batido em 1980, quando Evaldo competia por Florianópolis. O feito foi nos Jasc de Jaraguá do Sul com o tempo de 47 segundos cravados, até hoje não batido.

O primeiro dia do atletismo dos Jasc foram disputadas 36 provas entre finais e classificatórias. A modalidade termina neste sábado (11) com as disputas de mais 29 provas.  Itajaí no masculino e Brusque, no feminino venceram os dois últimos anos a modalidade.

Mais Informações

Antonio Prado