Publicado em Parajasc
Escrito por

Joinville é o campeão geral no Judô do Parajasc 2024

O município de Joinville é o primeiro campeão da modalidade de Judô na história dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que acontece entre os dias 28 de maio e 2 de junho, em Blumenau. 

A "Manchester catarinense", Joinville ficou em primeiro na classificação geral do Judô, categoria J1 e J2, seguido por Jaraguá do Sul (2o) e Santo Amaro da Imperatriz (3o), completou o pódio.

Nesta edição do Parajasc, o Judô faz parte da competição como modalidade de exibição. Participaram  das disputas, paratletas de 8 municípios: Araquari, Blumenau, Tubarão, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Pouso Redondo e Santo Amaro da Imperatriz. 

          Tayla Kuhnen, medalhista de bronze e sua equipe de Rio do Sul             Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

Para Tayla Kuhnen, 27 anos, paratleta de Rio do Sul, estreante e medalha de bronze na categoria até 48 kg, com deficiência visual (DV), este evento proporciona  uma emoção indescritível.”Eu estou bem feliz e em meu primeiro parajasc receber uma medalha, é uma emoção indescritível. Agradeço ao meu treinador Alexandre. E dizer às pessoas que possuem alguma deficiência que procurem o esporte, o esporte abre portas e faz a gente se sentir muito incluído”. 

O Parajasc é um evento realizado pelo governo do estado por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a prefeitura municipal de Blumenau. Participam desta edição da competição, 2000 paratletas de 70 municípios de várias regiões de Santa Catarina. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Atletas paralímpicos participam do Parajasc 2024

Na manhã desta quinta-feira, 30, na piscina da Furb, em Blumenau, 170 atletas, de 19 municípios, iniciaram as disputas na modalidade de natação na 17a edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). 

E nesta edição temos a participação de dois atletas paralímpicos: Eric Tobera e Bruno Becker. 

Eric de Oliveira Tobera, 30 anos, competindo neste Parajasc pelo município de São Bento do Sul, foi medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, no revezamento 4 x 50 metros.  

“Para mim como paratleta de alto rendimento, o Parajasc tem uma importância fundamental. Aqui percebemos que temos a capacidade de fazer algo, de chegar muito longe”, ressaltou Tobera. 

Bruno Becker, 34 anos, representa Rio do Sul e já participou das Paralimpíadas de Tóquio, ficando em 4o lugar na prova de 200 metros livre S2 masculino.

Participar do Parajasc, remete ao atleta ao início de sua carreira no paradesporto: “Estou muito honrado em poder participar de um evento que foi a principal competição para iniciar minha trajetória paradesportiva, o Parajasc. Foi onde eu consegui identificar o movimento paralímpico em Santa Catarina e transformar minha vida”. 

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Cartarina (Parajasc) é um evento promovido pelo governo do estado por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura municipal de Blumenau. 

As competições acontecem até domingo, 2, e contam com a participação de 2000 paratletas de 70 municípios de Santa Catarina. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parataekwondo marca o início do Parajasc em Blumenau

Nesta terça-feira, 28, aconteceram as competições de Parataekwondo na 17a edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).  

Uma das paratletas estreantes é Karolainy Massaia, 26 anos, de Palhoça. Ela treina taekwondo há 1 ano e 9 meses e declarou estar muito feliz em estar nesta competição. 

                   Mestre Suelen e Karolainy Massaia                                                            Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

 

"Participar do Parajasc é muito importante para minha trajetória como atleta e é muito bom estar aqui e representar o município de Palhoça”. 

Outra estreia significativa foi a de Gerson de Almeida Cardoso, 32 anos, de Itajaí. Gerson começou no Jiu Jitsu e em 2022 começou a participar de eventos esportivos na modalidade de parataekwondo. Nasceu prematuro e possui deficiência visual total. 

“O parataekwondo para mim signfica saúde, disciplina e superação. É uma sensação maravilhosa participar do Parajasc. É a realização de um sonho, depois de tantas batalhas, estamos num evento tão incrível”, finalizou. 

Nesta edição dos Parajasc, o Parataekwondo é modalidade exibição e participaram 35 paratletas, de 11 municípios: Itajaí, Caçador, Matos Costa, Águas Mornas, Camboriú, São Bento do Sul, Porto União, Angelina, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Antônio Carlos. 

                       Mestre Lenoir e o paratleta Gerson                                      Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 Para o gerente de esportes da Federação Catarinense de Taekwondo, Eder Romanowski, ter a modalidade de parataekwondo como exibição no Parajasc “é um momento histórico, pois representa um grande passo para o crescimento e o fomento do parataekwondo no estado. Estamos com um número expressivo de atletas e isso contempla um grande esforço da federação, mestres e atletas para que o evento acontecesse”.

As disputas dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina acontecem até domingo, 02 de junho com mais de 2000 atletas, de 70 municípios de várias regiões do estado. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

Publicado em Parajasc
Escrito por

Congressso técnico do Parajasc acontece nesta quarta-feira (15)

O governo de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), realiza entre os dias 27 de maio a 02  de junho, a 17a edição dos Jogos Abertos Paradesportivos  de Santa Catarina (Parajasc)  que terá como sede a cidade de Blumenau. 

 

 

Nesta quarta-feira (15), às 14h,  acontece o Congresso Técnico do principal evento do paradesporto catarinense que reunirá cerca de 2.200 competidores, além de árbitros, dirigentes esportivos e autoridades do estado de Santa Catarina. 

 

Modalidades 

 

Estão no quadro de competições do 17o Parajasc, 14 modalidades que acontecem em diferentes locais da cidade de Blumenau, com exceção da modalidade atletismo que será realizada na Pista de Atletismo de Timbó (SC).

 

O Congresso Técnico dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina  será realizado em formato virtual e é esperado a participação de mais de 100 representantes estaduais que se preparam para a celebração do para desporto em Blumenau. É no congresso técnico onde os competidores conhecem detalhadamente os regulamentos de competições, chaveamento, locais de competições, entre diversas outras informações relevantes referentes ao evento que é realizado pelo governo do estado de Santa Catarina em parceria com a prefeitura da cidade de Blumenau 

 

Conheça as modalidades do Parajasc

 

As modalidades que marcam a edição de 2024 do Parajasc, são altamente diversificadas e prometem movimentar a cidade de Blumenau na última semana do mês de maio. 

 

 

Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpíca, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

A etapa estadual dos Parajasc 2024 será em Blumenau

A cidade de Blumenau foi confirmada como sede da 17ª edição dos Parajasc - Jogos Paradesportivos de Santa Catarina. Esta competição será realizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) com o apoio da prefeitura de Blumenau.

Os Parajasc terão aproximadamente 60 municípios catarinenses e serão disputados entre os dias 27 de maio e 1º de junho deste ano. Cerca de 2200 paratletas estarão reunidos na cidade, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.

Esta competição é destinada a atletas com idade a partir dos 15 anos apresentando deficiências física, auditiva, intelectual ou visual.

Os Parajasc tem como objetivo promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e revelar talentos para o esporte adaptado.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parataekwondo incluído nos Parajasc 2024

Na tarde desta terça-feira, 30, o presidente da Federação Catarinense de Taekwondo (FCTKD), mestre Allan Fábio Siqueira; o diretor de Paradesporto da Federação, mestre Miguel,; e o mestre Eder Romanoski, gerente de esportes da Federação,  se reuniram com os gerentes da Fesporte: de Esporte de Participação, Willian Scheffer; de Políticas e Projetos Esportivos, Alziro Golfetto; e de Esporte Educacional, Lucimar Pereira Dias. Na pauta estava a inclusão da modalidade de Parataekwondo nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e alguns alinhamentos no regulamento do Taekwondo nos jogos escolares. 

Allan Siqueira destacou a importância dessa inclusão: “Acreditamos que a inclusão do Parataekwondo nos Parajasc é um passo importante para a promoção e a inclusão social e esporte de pessoas com deficiência”. E acrescentou: “Este é um grande passo para o esporte paralímpico de Santa Catarina e para a inclusão de pessoas com deficiência aqui em nosso Estado e dar mais visibilidade ao esporte. O Parataekwondo foi introduzido pelo Comitê Paralímpico Internacional em 2015 e estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021, onde o Brasil conquistou o ouro por equipes”.  

As inscrições para a participação nos PARAJASC acontecem de 22/01 a 12/04. E a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) serão realizados entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na cidade de Rio do Sul.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

PARAJASC - Data final para inscrições - etapa estadual

ATENÇÃO:

O período de inscrição dos PARAJASC 2023 se encerra nesta terça-feira - 17/10 - às 18h59min.

Os regulamentos, assim como as fichas para relação nominal, se encontram disponíveis no site da FESPORTE

A FESPORTE se coloca à disposição para auxiliar em caso de alguma dificuldade na realização das inscrições, e a própria página da PLACARSOFT conta também com suporte no horário comercial.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Alteração de datas Parajasc

ALTERAÇÃO DE DATAS - PARAJASC

Informamos que houve uma alteração nas datas referentes a fim das inscrições, congresso técnico e Realização da etapa estadual.

- Fim das inscrições: de 22/09 para 17/10 às 18:59h

- Congresso Técnico: de 03/10 para 09/11

- Realização da etapa estadual: de 24 a 29/10 para 05 a 10/12

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parajasc 2022 são cancelados em função das chuvas

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira,29, com a participação da Defesa Civil, Fesporte e o Município de São José, ficou definido o cancelamento dos Parajasc 2022, programados para acontecer entre os dias 30 de Novembro e 4 de Dezembro.

O Governo do Estado vinha monitorando a situação nos últimos dias e dado ao agravamento do quadro meteorológico, em quase todas as regiões do estado, a decisão pelo cancelamento  dos Parajasc  foi unânime. 

Acesse aqui a nota oficial da Fesporte

A decisão atende a recomendação da Defesa Civil com base nos incidentes já provocados pelas fortes chuvas e diante da previsão do agravamento da situação nos próximos dias, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, norte do estado, planalto norte e Grande Florianópolis, onde estava programado para acontecer a maior parte do evento.

Segundo o Secretário da Defesa Civil, David Busanello, há um alerta meteorológico de chuvas para esta quarta-feira(30), podendo chegar a 150 milímetros, num único dia. O acumulado dos últimos 10 dias deverá  passar dos 400mm.

A região da Grande Florianópolis poderá sofrer muitos transtornos, especialmente em relação à mobilidade. Andréa Grando, Secretária de Esportes de São José, destacou a situação e validou a decisão com base nas recomendações da Defesa Civil.

O Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, entende que a segurança está em primeiro lugar e que diante do atual quadro, a decisão pelo cancelamento é a mais correta. “O deslocamento por nossas estradas está bastante complicado, mesmo para quem vem da Região Oeste, onde faz sol, mas que precisaria passar por regiões de serra com altíssimos riscos de deslocamentos de terras, como já alertou a Defesa Civil”, disse Kelvin.

O Secretário da Defesa Civil, David Busanello, lembrou ainda do risco de uma eventual necessidade repentina de retorno de participantes dos jogos, por conta de incidentes nas suas cidades de origem.  “Sabemos como funciona o comportamento das pessoas nessas situações e a nossa função é minimizar riscos, buscando segurança de todos”, destacou.

Alguns  árbitros já ficaram bloqueados nas estradas, tendo que retornar para suas cidades de origem, como aqueles que se deslocavam de Curitiba na última terça-feira, o que também foi relatado pelo departamento técnico da Fesporte durante a reunião realizada esta manhã.

Modalidades como Golboll e Bocha Paralímpica já estavam tecnicamente inviabilizadas para o evento. Além do alerta para modalidades em locais abertos como o Atletismo. Havia muita preocupação também com a piscina da UFSC, que receberia as provas de natação. 

Com base nas informações acima mencionadas e reforçando as dificuldades com o calendário neste final de temporada, o evento não será realizado em outra data.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Itajaí fecha Parajasc vencendo três troféus de campeão

O município de Itajaí fechou sua participação na etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) neste domingo, dia 12, vencendo três troféus de campeão geral. O município venceu nos segmentos deficiência intelectual (DI), física (DF) e visual (DV) e fechou sua participação com 39 pontos.

Em segundo lugar no pódio ficou Chapecó, com 26 pontos, ao conquistar o troféu no segmento DA e o vice-campeonato no DF. Em terceiro lugar ficou Blumenau, com 19 pontos ,depois do segundo lugar nos segmentos DI e DF.

A etapa estadual dos Parajasc teve a participação de cerca de 1.000 atletas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual de 32 municípios que disputaram entre os dias 8 e 12 de dezembro as modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Itajaí lidera os Parajasc com 98 pontos e 7 troféus

Depois de dois dias de competições, o município de Itajaí lidera parcialmente o quadro geral de pontos da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Até o momento os itajaienses conquistaram o troféu no masculino da natação DI, DF e Xadrez DV e no feminino da bocha DF e DV, natação DI e DF.

As competições dos Parajasc ocorrem nos municípios de  Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José e finalizam neste domingo, dia 12. Os Parajasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Confira os seis primeiros lugares até o momento

1 – Itajaí – 98 pontos

2º - Chapecó – 81 pontos

3º - Blumenau – 57

4º - Balneário Camboriú -  37 pontos

5º - Jaraguá do Sul- 32 pontos

6º - Videira – 22 pontos.

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Estadual dos Parajasc começa nesta quarta em 5 municípios

As competições da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começam nesta quarta-feira, dia 8, distribuídas em cinco municípios: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 Até domingo, dia 12, cerca de 1.000 atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI) de 32 municípios disputarão medalhas nas modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Em Blumenau serão disputadas as modalidades de bocha paralímpica e golbol. Em Indaial, a natação. Já Itajaí será sede do atletismo, bocha, tênis de mesa e xadrez. Em Navegantes ocorre o ciclismo e em São José haverá o torneio de futsal e handebol.

O dia desta terça-feira, 7, foi reservado para as classificações funcionais, em que uma equipe técnica analisa o grau de deficiência de cada atleta.

Para o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, a realização da competição é o resultado de muito esforço de todos os evolvidos. “É com muita satisfação que prosseguimos a retomada esportiva em Santa Catarina falando de inclusão e superação. Todos já sabem das dificuldades impostas pela pandemia nos últimos 20 meses. Ainda não vencemos, mas ao iniciar cada evento, temos a sensação de superar mais uma etapa de muita luta. E nesse momento de superação gostaria que cada participante dos Parajasc reconheça o empenho dos nossos servidores, em especial, nesse processo de retomada esportiva. Estamos fazendo em 3 meses o que normalmente é feito em um ano. Deixamos nossas famílias e nos juntamos a vocês atletas e dirigentes para que o esporte aconteça. Sem esquecer do apoio recebido pela comunidade esportiva, com destaque para os municípios que abrem suas portas a mais um grande evento da Fesporte”.

Clique aqui e acesse o boletim com a programação

 

Pagina 1 de 13