Publicado em Parajasc
Escrito por

Parataekwondo incluído nos Parajasc 2024

Na tarde desta terça-feira, 30, o presidente da Federação Catarinense de Taekwondo (FCTKD), mestre Allan Fábio Siqueira; o diretor de Paradesporto da Federação, mestre Miguel,; e o mestre Eder Romanoski, gerente de esportes da Federação,  se reuniram com os gerentes da Fesporte: de Esporte de Participação, Willian Scheffer; de Políticas e Projetos Esportivos, Alziro Golfetto; e de Esporte Educacional, Lucimar Pereira Dias. Na pauta estava a inclusão da modalidade de Parataekwondo nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e alguns alinhamentos no regulamento do Taekwondo nos jogos escolares. 

Allan Siqueira destacou a importância dessa inclusão: “Acreditamos que a inclusão do Parataekwondo nos Parajasc é um passo importante para a promoção e a inclusão social e esporte de pessoas com deficiência”. E acrescentou: “Este é um grande passo para o esporte paralímpico de Santa Catarina e para a inclusão de pessoas com deficiência aqui em nosso Estado e dar mais visibilidade ao esporte. O Parataekwondo foi introduzido pelo Comitê Paralímpico Internacional em 2015 e estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021, onde o Brasil conquistou o ouro por equipes”.  

As inscrições para a participação nos PARAJASC acontecem de 22/01 a 12/04. E a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) serão realizados entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na cidade de Rio do Sul.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

PARAJASC - Data final para inscrições - etapa estadual

ATENÇÃO:

O período de inscrição dos PARAJASC 2023 se encerra nesta terça-feira - 17/10 - às 18h59min.

Os regulamentos, assim como as fichas para relação nominal, se encontram disponíveis no site da FESPORTE

A FESPORTE se coloca à disposição para auxiliar em caso de alguma dificuldade na realização das inscrições, e a própria página da PLACARSOFT conta também com suporte no horário comercial.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Alteração de datas Parajasc

ALTERAÇÃO DE DATAS - PARAJASC

Informamos que houve uma alteração nas datas referentes a fim das inscrições, congresso técnico e Realização da etapa estadual.

- Fim das inscrições: de 22/09 para 17/10 às 18:59h

- Congresso Técnico: de 03/10 para 09/11

- Realização da etapa estadual: de 24 a 29/10 para 05 a 10/12

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parajasc 2022 são cancelados em função das chuvas

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira,29, com a participação da Defesa Civil, Fesporte e o Município de São José, ficou definido o cancelamento dos Parajasc 2022, programados para acontecer entre os dias 30 de Novembro e 4 de Dezembro.

O Governo do Estado vinha monitorando a situação nos últimos dias e dado ao agravamento do quadro meteorológico, em quase todas as regiões do estado, a decisão pelo cancelamento  dos Parajasc  foi unânime. 

Acesse aqui a nota oficial da Fesporte

A decisão atende a recomendação da Defesa Civil com base nos incidentes já provocados pelas fortes chuvas e diante da previsão do agravamento da situação nos próximos dias, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, norte do estado, planalto norte e Grande Florianópolis, onde estava programado para acontecer a maior parte do evento.

Segundo o Secretário da Defesa Civil, David Busanello, há um alerta meteorológico de chuvas para esta quarta-feira(30), podendo chegar a 150 milímetros, num único dia. O acumulado dos últimos 10 dias deverá  passar dos 400mm.

A região da Grande Florianópolis poderá sofrer muitos transtornos, especialmente em relação à mobilidade. Andréa Grando, Secretária de Esportes de São José, destacou a situação e validou a decisão com base nas recomendações da Defesa Civil.

O Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, entende que a segurança está em primeiro lugar e que diante do atual quadro, a decisão pelo cancelamento é a mais correta. “O deslocamento por nossas estradas está bastante complicado, mesmo para quem vem da Região Oeste, onde faz sol, mas que precisaria passar por regiões de serra com altíssimos riscos de deslocamentos de terras, como já alertou a Defesa Civil”, disse Kelvin.

O Secretário da Defesa Civil, David Busanello, lembrou ainda do risco de uma eventual necessidade repentina de retorno de participantes dos jogos, por conta de incidentes nas suas cidades de origem.  “Sabemos como funciona o comportamento das pessoas nessas situações e a nossa função é minimizar riscos, buscando segurança de todos”, destacou.

Alguns  árbitros já ficaram bloqueados nas estradas, tendo que retornar para suas cidades de origem, como aqueles que se deslocavam de Curitiba na última terça-feira, o que também foi relatado pelo departamento técnico da Fesporte durante a reunião realizada esta manhã.

Modalidades como Golboll e Bocha Paralímpica já estavam tecnicamente inviabilizadas para o evento. Além do alerta para modalidades em locais abertos como o Atletismo. Havia muita preocupação também com a piscina da UFSC, que receberia as provas de natação. 

Com base nas informações acima mencionadas e reforçando as dificuldades com o calendário neste final de temporada, o evento não será realizado em outra data.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Itajaí fecha Parajasc vencendo três troféus de campeão

O município de Itajaí fechou sua participação na etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) neste domingo, dia 12, vencendo três troféus de campeão geral. O município venceu nos segmentos deficiência intelectual (DI), física (DF) e visual (DV) e fechou sua participação com 39 pontos.

Em segundo lugar no pódio ficou Chapecó, com 26 pontos, ao conquistar o troféu no segmento DA e o vice-campeonato no DF. Em terceiro lugar ficou Blumenau, com 19 pontos ,depois do segundo lugar nos segmentos DI e DF.

A etapa estadual dos Parajasc teve a participação de cerca de 1.000 atletas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual de 32 municípios que disputaram entre os dias 8 e 12 de dezembro as modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Itajaí lidera os Parajasc com 98 pontos e 7 troféus

Depois de dois dias de competições, o município de Itajaí lidera parcialmente o quadro geral de pontos da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Até o momento os itajaienses conquistaram o troféu no masculino da natação DI, DF e Xadrez DV e no feminino da bocha DF e DV, natação DI e DF.

As competições dos Parajasc ocorrem nos municípios de  Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José e finalizam neste domingo, dia 12. Os Parajasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Confira os seis primeiros lugares até o momento

1 – Itajaí – 98 pontos

2º - Chapecó – 81 pontos

3º - Blumenau – 57

4º - Balneário Camboriú -  37 pontos

5º - Jaraguá do Sul- 32 pontos

6º - Videira – 22 pontos.

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Estadual dos Parajasc começa nesta quarta em 5 municípios

As competições da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começam nesta quarta-feira, dia 8, distribuídas em cinco municípios: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 Até domingo, dia 12, cerca de 1.000 atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI) de 32 municípios disputarão medalhas nas modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Em Blumenau serão disputadas as modalidades de bocha paralímpica e golbol. Em Indaial, a natação. Já Itajaí será sede do atletismo, bocha, tênis de mesa e xadrez. Em Navegantes ocorre o ciclismo e em São José haverá o torneio de futsal e handebol.

O dia desta terça-feira, 7, foi reservado para as classificações funcionais, em que uma equipe técnica analisa o grau de deficiência de cada atleta.

Para o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, a realização da competição é o resultado de muito esforço de todos os evolvidos. “É com muita satisfação que prosseguimos a retomada esportiva em Santa Catarina falando de inclusão e superação. Todos já sabem das dificuldades impostas pela pandemia nos últimos 20 meses. Ainda não vencemos, mas ao iniciar cada evento, temos a sensação de superar mais uma etapa de muita luta. E nesse momento de superação gostaria que cada participante dos Parajasc reconheça o empenho dos nossos servidores, em especial, nesse processo de retomada esportiva. Estamos fazendo em 3 meses o que normalmente é feito em um ano. Deixamos nossas famílias e nos juntamos a vocês atletas e dirigentes para que o esporte aconteça. Sem esquecer do apoio recebido pela comunidade esportiva, com destaque para os municípios que abrem suas portas a mais um grande evento da Fesporte”.

Clique aqui e acesse o boletim com a programação

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parajasc serão em dezembro

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, participou na tarde desta sexta-feira, 17, de uma reunião por vídeo, com dirigentes esportivos. Esteve na pauta, a realização dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Ficou definido que a competição será entre os dias 7 a 12 de dezembro de forma descentralizada.

Alguns municípios participantes serão sedes de modalidades específicas e enviarão à Fesporte documento oficializando essa condição. A idéia é espalhar o evento em mais sedes para evitar aglomerações. “Buscaremos sedes que tenham risco leve no que diz respeito à pandemia da Covid-19 e até dezembro acreditamos que todos tenham sido vacinados, já que começamos a vacinar adolescentes”, destacou Soares.

Na próxima sexta-feira, dia 24, haverá uma nova reunião on-line com o grupo de dirigentes para deliberar as próximas ações referentes aos Parajasc.

Os atletas inscritos nos Parajesc deverão representar o estado em evento nacional. A Fesporte irá apresentar os detalhes na próxima semana.

Publicado em Parajasc
Escrito por

As inscrições para os Parajasc irão começar dia 7 de junho

As inscrições para a edição 2021 dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) irão abrir na próxima segunda-feira, dia 7 de junho.

Saiba os prazos e como realizar a inscrição: 

Prazo Inicial: 7 de junho

Prazo Final: 12 de agosto

Link para inscrição dos PARAJASC: clique aqui 

Informações: (48) 3665-6155

Gerência de Esporte de Rendimento: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Encontro define detalhes dos Parajasc em Rio do Sul

Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, visitou o município nesta quarta-feira

A realização dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e o panorama do cenário esportivo no Estado foram tema do encontro realizado nesta quarta-feira, 17, na capital do Alto Vale entre o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, e o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Soares. 

A equipe da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul também acompanhou as reuniões e ao lado de Kelvin realizou visitas técnicas em possíveis locais de disputa dos Parajasc. O maior evento paradesportivo de Santa Catarina está agendado para ocorrer em setembro, entre os dias 15 a 19, e o município solicitou recursos financeiros para realização da etapa estadual, buscando melhorias e adaptações nos locais de competição, especialmente visando à acessibilidade. 

O diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, aproveitou a oportunidade para ouvir sobre o futuro do esporte catarinense, especialmente em 2021 onde muitos eventos estão programados e podem não ocorrer por conta da pandemia. “Foi um encontro proveitoso, o Kelvin é um dirigente com grande bagagem no basquete nacional, conhece muito bem a área e a troca de conhecimento foi excelente, ainda mais alinhando detalhes dos Parajasc”, comentou. 

Protocolo sanitário

De acordo com o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, diversos estudos estão sendo realizados visando montar um protocolo sanitário ideal para realização dos eventos. “Essa é nossa maior preocupação hoje, porque precisamos pensar nos atletas e dirigentes, já que as cidades-sedes estão bem estruturadas, pois sabemos do potencial delas na realização de grandes eventos esportivos”, observou. 

Kelvin observou ainda que o Governo Estadual, por meio da Fesporte, está sensível ao quadro epidemiológico da Covid nos municípios e realiza ações de combate a pandemia. “Por isso estamos otimistas em realizar uma edição dos Parajasc com toda segurança sanitária”, enfatiza.  

Assim como nas últimas competições estaduais realizadas na capital do Alto Vale, o prefeito José Thomé, ressaltou que a equipe da prefeitura está empenhada na realização do evento, já que tem o caderno de encargos e a CCO pronta. “Por conta da pandemia ainda estamos aguardando as liberações legais para voltar a atuar, mas estamos motivados e especialmente preparados para organizar e realizar grandes jogos como foi com a Olesc, Jasti e Joguinhos Abertos”, falou.

A etapa estadual dos Parajasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.

Texto: Arthur Hoffmann

Ascom FMD de Rio do Sul

Publicado em Parajasc
Escrito por

Visando Parajasc e Jasc Fesporte esteve em Rio do Sul

Em 2021, precisamente entre os dias 24 e 29 de setembro, Rio do Sul sediará a etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e visando conferir como estão os preparativos para o evento, uma comitiva de representantes da Fesporte esteve nesta sexta-feira, 11, no município, visitando as praças esportivas da cidade.

 Os integrantes da Fesporte aproveitaram a ocasião para vistoriar também os locais de competições para a etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc),  que o município sediará em 2022.

Entre os locais visitados estiverem o Esporte Clube Concórdia, Clube Caça e Tiro Dias Velho, Clube Riosulense de Tiro, pista de atletismo do ginásio Artenir Werner, que, no caso do ginásio, deverá receber da Fesporte um tablado em bloquete em sua quadra, além redes das cestas de basquete.

Presidente Rui Godinho (centro) com o prefeito José Tome (à direita). Foto: Antonio Prado/Fesporte 

O prefeito José Tomé recebeu os integrantes da Fesporte e destacou a importância de Rio do Sul sediar um dos maiores eventos esportivos do Estado. “Sediar os Parajasc é muito significativo, pois é um evento que promove a inclusão social por meio do esporte e para nós e algo especial por saber que pela primeira vez na história sediaremos o evento”,  disse Tomé.

Para o prefeito a realização dos Parajasc reforçará ainda mais o vinculo da parceria entre município e Fesporte, já que os riosulenses já sediaram a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2017; os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em 2018, e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em 2019.

Rui Godinho, por sua vez, destaca que as praças esportivas para os Parajac já estão quase prontas, faltando alguns ajustes. “Rio do Sul já tem experiência em realizar com a gente, nossos eventos e isto me traz tranqüilidade por saber que os Parajac estarão em boas mãos. Sem dúvida teremos uma grande competição”, finalizou o presidente da Fesporte.

Texto: Antonio Prado

Ascom Fesporte

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parajasc marcam o pioneirismo paradesportivo em SC

A criação dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em 2005, marcou o pioneirismo catarinense na promoção e realização de eventos poliesportivos adaptados no país. O projeto, que teve como sede da primeira edição a cidade de Chapecó, concretizou-se a partir de um esforço conjunto da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que avançaram suas propostas e ações na busca de inclusões das pessoas com deficiência por meio do desporto. 

Santa Catarina é considerada uma das principais forças do paradesporto nacional e o estado pioneiro em eventos poliesportivos adaptados. Na história recente do paradesporto catarinense, alguns eventos foram registrados, como os Jogos Catarinenses dos Excepcionais (Jocaex) realizados pelas federações das Apaes e escolas especializadas; os Jogos Catarinenses dos Deficientes Físicos (Jocadef), organizados pelas associações de deficientes físicos e cegos; além da Corrida Rústica Catarinense para Pessoas com Deficiência e as Paraolimpíadas, em Florianópolis, evento que envolveu deficientes auditivos, físicos, mentais e visuais. Apesar de essas competições terem o apoio do poder público, o Estado precisava incorporar de vez o paradesporto em suas ações de políticas públicas de esporte e inclusão.

No ano de 2003, a nomeação do deficiente físico Anselmo Alves para compor o Conselho Estadual de Esporte foi um fator importante para colocar em discussão dois projetos que estavam sendo desenvolvidos pela FCEE: um era a realização de um encontro com representantes da área do desporto e dos segmentos de deficiência para discutir a situação do desporto adaptado em Santa Catarina; o outro, a criação dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a serem organizados pela Fesporte em parceria com a FCEE. Em junho daquele ano, as duas instituições e representantes de diversos segmentos que atuam em prol das pessoas com deficiência realizaram o primeiro encontro para a realização dos projetos. Desta forma, estavam sendo lançadas as bases para que a Política Estadual de Esportes estivesse efetivamente também voltada aos deficientes e, consequentemente, tornasse possível a criação dos Parajasc.

Outro importante passo, a fim de elaborar uma proposta de política para o desporto da pessoa com deficiência implicava a criação de uma comissão constituída por diferentes segmentos: FCEE, Fesporte, CED, Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Centro de Educação Física e Desporto da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cefid/Udesc), Centro de Desporto da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/Ufsc). A partir daí, iniciaram-se os trabalhos, por meio da Gerência de Participação da Fesporte para a de realização dos primeiros Parajasc, previstos para serem realizados em 2005, na cidade de Florianópolis.

Mas o Município de Chapecó, como sediaria a 45ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em 2005, e, consequentemente, contaria com uma boa infraestrutura, propôs-se também sediar os Parajasc naquele ano. A proposta foi homologada. Assim, no dia 25 de agosto, iniciava-se o evento, com abertura solene no Ginásio Ivo Silveira, presenciada por cerca de 3 mil pessoas. 

Participaram da primeira edição cerca de mil atletas deficientes representantes de 42 cidades catarinenses, em dez modalidades: basquete, natação, bocha, futsal, atletismo, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, equitação para deficiente mental e golbol (esporte específico para deficientes visuais), estas três últimas apenas como modalidades de apresentação.

As competições se encerrariam no dia 28, com os anfitriões sagrando-se campeões, título que foi se repetindo para os chapecoenses, que mantiveram uma hegemonia até 2010. A partir daí, Joinville tornou a disputa acirrada, vencendo sete vezes (2011, 2012 e de 2015 a 2019). Além de Chapecó e Joinville, a única cidade que figura na lista de campeões dos Parajasc é Itajaí, que venceu no ano de 2013.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Pagina 1 de 13