Sexta, 11 Dezembro 2015 19:18

Badminton aparece nos Jogos Abertos Destaque

(1 Voto)
Presidente da Fesporte, Osvaldo Junckaus, com. Letícia Pinto Andres, de 8 anos, de Joaçaba, divulga a modalidade durante os Jasc Presidente da Fesporte, Osvaldo Junckaus, com. Letícia Pinto Andres, de 8 anos, de Joaçaba, divulga a modalidade durante os Jasc Ana Cristina Zandavalle

Popular no Reino Unido desde a Idade Média e pouco praticado no Brasil, embora já produza seus campeões, o badminton está querendo aparecer nos Jogos Abertos em Joaçaba. É um esporte que, apesar de pouco praticado, já tem sua federação, com sede em Blumenau. Para quem ainda não viu, o badminton é jogado em quadra semelhante à do tênis, com raquetes redondas e menores, encordoamento semelhante e uma peteca com pena de ganso na sua versão mais sofisticada.

Uma das atletas mais novas de Santa Catarina está em Joaçaba e tem apenas oito anos. Letícia Pinto Andres, estudante da terceira série do ensino fundamental no Colégio Frei Rogério, acaba de chegar de Foz de Iguaçu, onde conquistou o terceiro lugar em duplas no Sul-americano. O pai, Anderson Andres, é o seu técnico e “paitrocinador”, garantindo as andanças da garota pelo país e pelo mundo. Recentemente Letícia participou do Pan-americano no México, disputando a categoria sub-11porque a sub-9 não existe.

Além da pouca idade, é muito pequena, chamando a atenção nas competições. “Mas isso não a inibe”, conta o pai. “Pelo contrário, Letícia é muito vibrante em quadra e às vezes até brincalhona” comenta Anderson, que já nem sabe mais o total de medalhas ganhas pela filha em competições no estado.

A influência veio de outro desportista, Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, o tio já falecido e que comprou a sua primeira raquete, há cinco anos. Hoje a viúva de Edinho, Lilian de Fátima Pinto, outra desportista, é quem acompanha o desempenho da Letícia e o trabalho do técnico bem de perto. A menina reage às perguntas como uma criança, da sua idade. Não é muito boa para lembrar nomes de adversárias, mas fala com desenvoltura sobre os cinco anos de prática do badminton. “Gosto muito de jogar e brincar”, normal para uma garota de apenas oito anos, garante o pai. “É importante juntar o lúdico com o espírito de competição.”

O próximo passo agora para pai, filha e todos em Joaçaba que acompanham a carreira da Letícia, é tentar incluir o badminton nos Jogos Abertos. O movimento está começando pelas escolas e ganha corpo no estado, com apoio na cidade da Associação do Meio Oeste de Badminton. Para tanto, hoje pela manhã, 9 horas, haverá uma demonstração da modalidade com jogos no ginásio Flor da Serra. Letícia estará lá, apenas para “brincar”, pois os confrontos serão entre adultos.

Texto Mário Medaglia

Lido 2205 vezes Última modificação em Sexta, 11 Dezembro 2015 19:46