Sexta, 11 Dezembro 2015 23:47

Bicampeão mundial de karatê participa dos Jasc Destaque

Douglas Brose em ação em Joaçaba Douglas Brose em ação em Joaçaba Foto Saul Oliveira

A 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) tem a presença um dos atletas mais vitoriosos do esporte nacional: o carateca Douglas Brose, que tem quatro medalhas em campeonatos mundiais no currículo: dois ouros (Alemanha 2014 e Belgrado 2010), uma prata (Paris 2012) e um bronze (Tóquio 2008). Ele terminará o ano como primeiro do ranking mundial na categoria até 60 kg.

E no dia em que comemora aniversário de 30 anos, nesta sexta-feira (11), o presente foi mais uma medalha de ouro nos Jasc, na categoria kumite open, pela equipe de Florianópolis. “É a última competição de 2015 e tinha que ser especial”, destaca Brose, que tem uma trajetória de sucesso nos Jogos Abertos. “Participo do evento desde os 18 anos e conquistei ouro em todas as edições disputadas”. Ele representa a equipe de Florianópolis há oito anos.

Para Brose, os Jasc são o primeiro passo para o atleta que sonha com um título mundial. “É uma competição importante, cujo nível subiu muito nos últimos anos, que prepara e revela novos talentos”, ressalta.

Douglas é do Rio Grande do Sul, mas reside na capital catarinense desde os seis anos de idade. Aos sete anos começou a fazer aulas de karatê, inspirado pelos filmes de luta que assistia na televisão. “É uma modalidade que ensina muitos valores e princípios para a vida, como respeito, educação e ética”, comenta ao ressaltar o papel distinto que esta prática tem na formação do caráter dos cidadãos.

De 2001 a 2005 defendeu a Seleção Brasileira juvenil e junior e em 2006 foi convocado para a seleção adulta. Em 2009 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais. Nos Jogos Mundiais de 2013 ficou com a medalha de prata. Participou dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, e de Guadalajara 2011, obtendo a medalha de bronze nas duas competições. Em 2015 sagrou-se campeão dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá.

A modalidade de karatê encerra neste sábado (12), no ginásio da Escola São Francisco, em Luzerna. Os Jasc 2015 são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Até o dia 18, o evento envolve aproximadamente 4,6 mil atletas, de 78 municípios.

Texto: Mayelle Hall

Lido 2121 vezes