JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 320

Sexta, 22 Novembro 2013 20:31

Rafael Kuerten participa dos Jasc em Blumenau Destaque

(1 Voto)
Rafael está em Blumenau representando Rio do Sul Rafael está em Blumenau representando Rio do Sul Saul Oliveira - SOL

Blumenau - Como empresário, Rafael Kuerten, irmão do tricampeão do Roland Garros, Guga, poderia estar em Brasília participando de um evento de negócios que conta com a parceria das empresas Guga Kuerten, pela qual é presidente. Ao invés disso deixou um substituto e rumou para Blumenau para participar da 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) representando Rio do Sul.

Chegando na cidade, dispensou hospedagem de hotel, oferecido a ele, para se juntar aos demais atletas no alojamento dos riosulenses na Escola Municipal Vidal Ramos. “Estou aqui nos Jasc porque sou um fominha”, disse o tenista, durante o aquecimento que antecedeu sua vitória por 2 x 0 sobre Geandro Compolt, de Chapecó. A vitória de Rafael se somou a outras duas por equipe, que contribui para que Rio do Sul construísse um placar por 3 a 1 diante dos chapecoenses.

A participação de Rafael na edição dos Jasc deste ano tem um sabor especial: o torneio está sendo realizado nas quadras de saibro do Bela Vista Country Club, local em que o irmão famoso, Guga, então com 13 anos de idade, deu seus primeiros passos rumo ao profissionalismo. “Quando cheguei aqui, foi como se um filme estivesse passando na minha cabeça. O Guga morava naqueles prédios ali atrás (aponta os edifícios localizados nos arredores do Bela Vista). Encontrei amigos que não via há 15 anos. Foi emocionante”.

Rafa, como é chamado pelos colegas, diz que Guga, em 1989, com 13 anos, fora contratado pela Ceval, de Gaspar, e passou a treinar no Bela Vista Country Club, em Blumenau. “Com quatro meses longe da família Guga chorava quase todos os dias pedindo para largar tudo e voltar pra Floripa. Eu a minha mãe é que seguramos a onda”, relembra.

O primeiro Jasc de Rafael foi no ano de 1989 em Joaçaba  representando Brusque. Ficou na quinta posição e sua melhor colocação foi um terceiro lugar nos Jasc de Tubarão, em 1993, quando disputou por Criciúma. Depois, a partir de 1996, com ascensão de Guga, teve que abdicar da carreira de tenista para se dedicar a do irmão famoso. Em 2008 estava inscrito para participar os Jasc de Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros por Rio do Sul, mas não participou devido ao cancelamento da competição em virtude das enchentes.

Em 2009 voltou a participar por Rio do Sul e agora retorna aos Jasc pelo mesmo município ao lado dos amigos Rafael Melo, Perseu e Célio Pitoco. Até o início da tarde desta sexta-feira (22) Rio do Sul tinha duas vitórias (3 a 1 contra Indaial e Chapecó) e uma derrota (3 a 1 para Concórdia).

Com 40 anos de idade, Rafa participa esporadicamente de alguns torneios de tênis. Em 2012 foi campeão sênior de uma etapa do Campeonato Brasileiro realizada em Florianópolis. Este ano foi vice na mesma competição. Agora mata a saudades das quadras participando dos Jasc em Blumenau. Nesta sexta recebeu a visita do presidente da Fesporte Erivaldo Nunes Caetano Júnior, o Vadinho, que foi lhe dar boas vindas e agradecer por sua participação no torneio. “Os Jasc são muito importantes para mim. Essa convivência no alojamento é muito legal. Hotel eu vivo quando viajo pelo mundo. Mas, nos Jasc temos que participar por inteiro, nas quadras e nos alojamentos. Isso é viver os Jasc”.

Os Jasc  são uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da  Fesporte em parceria com a prefeitura de Blumenau serão realizados de 20 a 30 de novembro com a participação de  4.730 atletas de 81 municípios disputando as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro, triathlon, xadrez, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Informações Adicionais:

Antonio Prado