Quinta, 09 Novembro 2017 01:56

Concórdia conquista troféu do futsal em final emocionante Destaque

Equipe do Oeste superou time de Tubarão em jogo emocionante no Jones Minosso Equipe do Oeste superou time de Tubarão em jogo emocionante no Jones Minosso Foto: Antonio Carlos Mafalda/Fesporte

Em uma final emocionante, Concórdia sagrou-se bicampeã do futsal masculino nos Jogos Aberto de Santa Catarina (Jasc) nesta quarta-feira à noite, no ginásio Jones Minosso, em Lages. Na final da 57ª edição dos Jasc, a equipe do Oeste superou Tubarão por 4 a 3, e garantiu o principal trófeu da modalidade. Na decisão de terceiro lugar, Blumenau venceu Joinville, por 3 a 0.

As duas equipes catarinenses que disputam a Liga Nacional fizeram um jogo imprevisível diante de um bom público. Menos experiente, a equipe do Sul do Estado surpreendeu logo a 50 segundos com o gol de Ged e obrigou o time de Concórdia a tomar a iniciativa das ações.

Com uma boa marcação, Tubarão mostrou solidez defensiva e esfriou a reação de Concórdia. Tanto que, ao final do primeiro tempo, livre de marcação, o goleiro Marcinho arriscou o chute e a bola desviou em Paquito para enganar João Neto e ampliar o placar para 2 a 0. A etapa inicial acabou e a equipe de Concórdia foi para o vestiário, enquanto Tubarão continuou em quadra, dentro do clima de decisão.

A conversa do técnico Eduardo Basso, o Morruga, surtiu efeito e, logo a quatro minutos do segundo tempo, quando o pivô Pesk recebeu passe na frente da área, chutou de bico para vencer o goleiro Marcinho. O gol recolocou Concórdia no jogo, que quase empatou com o capitão Júlio. Tubarão voltou a atacar e Nicolas, de calcanhar, acertou o poste de João Neto.

Jhony (branco) fez o gol do título (Foto: Antonio Carlos Mafalda/Fesporte)

O jogo ficou aberto e ganhou emoção depois que Marcinho e Dudu não afastaram cruzamento e Douglinhas tocou para o fundo das redes para empatar em 2 a 2.

Três minutos de tirar o fôlego

Faltando menos de três minutos para o final, a partida ficou eletrizante depois que Marcinho fez grande defesa em chute de Valença. No contra-ataque, Tubarão pediu a marcação de pênalti depois que o cruzamento de Rodriguinho foi interceptado, de carrinho, por Julio. Na sequência, Pesk tocou para Douglinhas que virou o placar para Concórdia. Tubarão foi ao ataque e o mesmo Pesk cometeu falta perigosa em frente a área.

Na cobrança inteligente do time de Tubarão, Rodriguinho ficou livre, dentro da área, para tocar para o gol e empatar a partida. Faltavam apenas 35 segundos para o final e o jogo foi para prorrogação. As duas equipes, bastante cansadas, diminuíram o ritmo, e o gol decisivo surgiu apenas no segundo tempo. Jhony arriscou de fora da área e a bola desviou em Filipe, enganando o goleiro de Tubarão. No último lance da partida, Tubarão ainda tentou empate numa ligação direta do goleiro Marcinho, mas a noite era de Concórdia.

O ala Jhony saiu do banco de reservas para marcar o gol do título e não escondeu a emoção pela participação decisiva no bicampeonato da Associação Concordiense de Futsal, que representa Concórdia. "É indescritível. Estive no vice-campeonato em 1994, e na campanha de 1995, mas desta vez pude colaborar mais e marcar o gol do título. Vai ficar para sempre", declarou.

O técnico Morruga destacou a paciência que a equipe teve para superar os momentos desfavoráveis na partida, como o 2 a 0, e o empate na final do tempo normal. "Eles sabiam que se marcassem o primeiro gol, a situação iria mudar. Eles tiveram méritos, assim como Tubarão, que também mostrou ser uma grande equipe e ainda muito jovem. Mas a minha acreditou sempre e poderia ter saído com o título no tempo normal", disse Morruga, se referindo a falta que resultou no terceiro gol de Tubarão e levou o jogo para a prorrogação.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Texto: Cristiano Rigo Dalcin

Lido 2368 vezes Última modificação em Quinta, 09 Novembro 2017 02:28