Quinta, 09 Novembro 2017 21:36

Lages busca lugar entre os grandes da natação catarinense Destaque

Julio Scolaro Neto venceu os 200 metros peito por Lages Julio Scolaro Neto venceu os 200 metros peito por Lages Foto: Alessandro Koizumi

Município sede dos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina, Lages está fazendo bonito na natação, que tem as provas realizadas na piscina do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho. No primeiro dia, a equipe liderada pelo técnico Vander Manoel Gonsales conquistou duas medalhas de ouro, com Bruno Leite e Julio Scolaro Neto. Mas a equipe formada por 13 atletas quer mais, e quem sabe, beliscar o pódio da classificação geral.

De acordo com Vander, o desempenho no primeiro dia de provas foi até surpreendente, já que a equipe está em terceiro lugar no masculino, e em sexto no feminino. “Colocamos 90% dos atletas nas finais no primeiro dia”, destaca o técnico, que atua em Lages há 23 anos. Neste segundo dia, Lages conseguiu colocar mais três atletas nas finais do masculino e outras três, no feminino.

Para tentar beliscar o pódio na classificação geral, Lages recorreu a contratação de reforços. “Buscamos três atletas no masculino e outras três no feminino. Eles servem como referência e inspiração para os mais novos”, relata Vander. Um dos reforços é Julio Scolaro Neto, que conquistou sua quinta medalha de ouro em Jasc na prova dos 200 metros peito nesta quarta-feira, 8. Scolaro Neto é natural de Caçador e mora em Curitiba, onde nada pelo Curitibanos.

Quinto melhor nadador de peito do Brasil, Julio alimenta o sonho olímpico de Tóquio 2020, e marcou o melhor tempo para a final dos 100 metros peito nesta quinta-feira, 8. “ É uma prova tranquila. Queria classificar para nadar na raia 4 e consegui”, explicou o nadador que terá a torcida da família na final, disputada à tarde.

Apesar de ser um nadador contratado, Julio sabe que tem um papel fundamental junto aos integrantes mais novos da equipe. “O pessoal já está se soltando, fazendo perguntas. Ontem, reuni ele e falei com todos. Sei que posso servir de inspiração para os mais novos”, afirma Julio. Alojado junto com a delegação de Lages no Colégio Industrial, o nadador ressalta também a estrutura disponibilizada. “Fui muito bem recebido na segunda-feira, e ontem após as primeiras provas, tivemos toda a atenção com massagista e fisioterapeuta”, relatou.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Lido 1719 vezes