Sexta, 10 Novembro 2017 20:53

Jasc injeta R$ 12 milhões na economia de Lages Destaque

(1 Voto)
Os números estimados superam a expectativa inicial de R$ 7 milhões, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Os números estimados superam a expectativa inicial de R$ 7 milhões, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Foto Nilton Wolff

A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) injetou até R$ 12 milhões na economia de Lages, superando a expectativa inicial. Para isso, cerca de 10 mil visitantes, entre atletas (4.600), coordenadores, árbitros e organização do maior evento esportivo amador do Estado frequentaram restaurantes, lanchonetes e utilizaram toda rede de serviços do município (postos de combustíveis, bancos) durante 10 dias garantindo um resultado positivo econômico para a cidade.

De acordo com o prefeito Antonio Ceron, a movimentação econômica é um dos legados proporcionados pelo maior evento esportivo amador. "Calculamos de R$ 10 a R$ 12 milhões, que são mais ou menos os valores que ficam no comércio da nossa cidade nesses 10 dias. É uma estimativa, baseado até no retorno que houve em Joaçaba, em 2015, então pode até superar esse valor", relatou Ceron, que aceitou o desafio de realizar o evento com apenas oito meses para preparação.

Os números estimados superam a expectativa inicial de R$ 7 milhões, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que realizou um trabalho de preparação junto aos comerciantes para recepcionar da melhor forma os visitantes. "Desde que soubemos que Lages seria sede, sinalizamos nossa parceria. Muito mais do que sermos parceiros, nos envolvemos também na divulgação das peças publicitárias, dos releases, inclusive incentivando os nossos lojistas a fixarem cartazes nas suas lojas", salienta Arnaldo Sousa, vice-presidente de marketing da CDL de Lages.

Proprietário de uma pizzaria nas proximidades do Ginásio Jones Minosso, Sudeslaino Alves dos Santos, o Ceará, é um dos comerciantes satisfeitos com o Jasc. Ele credita um incremento de 20% no movimento diário do estabelecimento, ou 35% se computado o serviço "delivery". "O pessoal tem vindo e retornado. Só ontem foram 50 pedidos de entrega a mais do que o normal. A nossa cidade tem que ter um evento assim todo o ano", afirma Ceará.

O Lages Garden Shopping, maior empreendimento comercial, sentiu o reflexo positivo da presença dos visitantes, antes mesmo do início da competição, com a exposição do troféu dos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina. Após o começo da competição, era comum encontrar equipes inteiras na praça de alimentação ou mesmo circulando pelas lojas.

Em alguns dias da semana, o movimento dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. "O Jasc segurou o fluxo do final de semana, já que tivemos feriado, e compensou uma semana que seria de menor movimentação. No domingo, quase oito mil pessoas circularam por aqui", explica o superintendente do Lages Garden Shopping, Daiçon Maciel da Silva Júnior.

O técnico de taekwondo da equipe de Maravilha, Edinho Da Rosa, 30 anos, e os atletas Leonardo Faria, 18, e Emanuel Cazumi, 17, aproveitaram uma folga após o segundo dia de lutas para visitar o Lages Garden Shopping. "Viemos conhecer e comprar algumas coisinhas. Eles se divertiram com os brinquedos", conta Edinho.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Texto: Cristiano Rigo Dalcin

Lido 1805 vezes