JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Segunda, 11 Maio 2015 17:42

Etapa Estadual dos Jasti conta com mais de 2,5 mil idosos Destaque

Danças coreográficas e de salão nos Jasti 2014, em Canoinhas Danças coreográficas e de salão nos Jasti 2014, em Canoinhas Antônio Prado/Fesporte

Estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas e de lazer com o objetivo de ampliar as possibilidades de uma melhor qualidade de vida, são finalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. O evento está programado para iniciar no próximo sábado (16) em Criciúma, no Sul do Estado. Pelo menos 2.550 atletas representando 152 municípios catarinenses estarão na cidade para trocar experiências e participar das competições esportivas. Entre as modalidades oferecidas: Bocha, bolão, canastra, dança popular, dança livre, dança de salão, dominó e truco.

Pesquisas elaboradas pela Fesporte em 2015 apontam que os Jasti aumentam a cada ano. Só nas etapas municipais e nas microrregionais pelo menos 12 mil pessoas, entre atletas e técnicos, estiveram envolvidas no evento. Número que representa 2,41% da população idosa com idades entre 60 e 74 anos de Santa Catarina.

Para o presidente, Marcelo Kowalski, é muito bom ter esse número "Esperamos que em 2016 o número ainda aumente, pois é uma oportunidade de participação mais ativa em sociedade para os idosos.O evento pode proporcionar meios mais saudáveis e facilitar o convívio social das pessoas com idade superior a 60 anos. O Governo do Estado por meio da Fesporte está trabalhando para que a oitava edição supere os resultados positivos apresentados em 2014 pela organização”, ressalta.

Mais de 5 mil pessoas são esperadas para prestigiar as competições. Os Jogos seguem até o dia (21) de maio. O primeiro compromisso das delegações é no Congresso Técnico, marcado para sexta-feira (15) no Centro de Convivência da Terceira Idade. Já a abertura oficial está marcada para às 19h, no Ginásio Municipal Valmir Orsi, no bairro Santa Bárbara, localizado na rua: Domênico Sonego, 542.

A organização da Fesporte pede para que as delegações fiquem em alerta quanto aos locais dos alojamentos. “Mais detalhes podem ser adquiridos com a Prefeitura Municipal de Criciúma, responsável pelas acomodações. Todas as informações podem ser esclarecidas pelos telefones (48)99530070 e (48)34380038 com Giselle Frigo," conclui a técnica da Gerência de Esporte e Participação Lilian Pinto.

Confira abaixo o convite para o Congresso Técnico:

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS MODALIDADES

MODALIDADES/