JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Segunda, 18 Maio 2015 02:08

Primeiro ouro dos Jasti sai para Dança Popular Destaque

Presidente da Fesporte entrega ouro para município de Balneário Camboriú. Presidente da Fesporte entrega ouro para município de Balneário Camboriú. Antônio Prado/Fesporte

“Quem canta seus males espanta” essa máxima se adapta perfeitamente à dança. Os atletas dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti) aproveitaram a oportunidade para mostrar habilidades nos movimentos. A mais nova modalidade da competição, Dança Popular, incluída à programação por pedidos exclusivos dos velhinhos, foi a principal atração do último domingo (17), em Criciúma. 11 municípios mostraram apresentações que encantaram os olhos do público. O melhor da noite na concepção do time de jurados, foi a dança realizada pelo município de Balneário Camboriú. O grupo Viva Baia com a obra "Maculelê" deu um show de originalidade interpretando a cultura Afro-indígena e levou o troféu de primeiro lugar com nota 9,51.

A dança apresentada pelos idosos misturou batidas fortes com os costumes vividos pelos índios. Foi um engajamento aperfeiçoado ainda com o jogo de bastões, representando os traços típicos guerreiros das tribos catarinenses. A coreógrafa responsável pela equipe, Fátima Folchini, afirma que a aceitação pelo tema escolhido facilitou o trabalho contribuindo com a vitória. “ Eu trabalho com o grupo há 6 anos, e esse tema apresentando que envolve cultura e religião foi muito empolgante para todas, certamente fez a diferença na apresentação, estamos muito felizes” comemora. Com 74 anos, a bailarina da equipe Jacira Gonçalves garante que vale a pena ensaiar o ano todo. "Estou com muita disposição para ganhar outro ouro, esse é só o começo nesses Jasti" encerra eufórica com as colegas.

Confira aqui todas as fotos da final da modalidade Dança Popular.

Confira aqui os melhores momentos em vídeo da final.

A segunda colocação ficou com a SDR da Grande Florianópolis. O grupo Ronaldo Rodrigues com a obra “Festa no Interior” destacou a tradição das festas juninas em todo o Brasil. Em formação de quadrilha, de forma dinâmica e irreverente, ressaltaram os locais onde a tradição é realizada. A apresentação teve a nota 9,37. Já o grupo Amigos do Vale do Rio do peixe do município de Piratuba, levou a terceira colocação. A obra “Dançando na Praça” representou com muita animação dos participantes, as festas alemãs da região.

O coordenador técnico de dança dos Jasti, João Biasotto, explica que os sete jurados avaliaram vários quesitos. “Os grupos passaram por critérios de seleção como: harmonia, sincronismo, expressão, utilização espacial e figurino, que auxiliaram os jurados a apresentarem o grande campeão da noite. Eles foram avaliados com notas entre 5 e 10. Mas para nós da Fesporte, o que vale mesmo é ver essa integração entre todos, isso não tem preço,” ressalta.

Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, todos os idosos brilharam na noite de estreia da nova modalidade. “Estamos muito felizes em ver essa integração entre os participantes da melhor idade que merecem todo apoio e dedicação do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fesporte, que promove esse evento com a parceria da SDR, Prefeitura Municipal de Criciúma e Afasc. Ficamos muito satisfeitos com o resultado final. Parabéns aos vencedores!” enfatiza o presidente.

Confira aqui o boletim geral com resultados dos Jasti de 17/05.

Assessora de Imprensa:

Pamela Marin