JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 317

Sexta, 17 Maio 2013 00:00

São Miguel do Oeste leva dança coreográfica

Competidores de 10 cidades disputaram a final da dança de salão em Itá Competidores de 10 cidades disputaram a final da dança de salão em Itá Divulgação

Itá - Uma verdadeira festa da alegria e das cores em uma quinta-feira (16) fria no ginásio municipal Hermes Pierazan. Assim foi a final da dança coreográfica que consagrou o município de São Miguel do Oeste como o primeiro campeão da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Itá. As competições de bocha rafa, bolão 23, canastra, dominó e truco prosseguem nesta sexta. No final do dia haverá a definição do campeão do truco feminino. Os Jasti, destinados a participantes a partir de 60 anos, terminam neste sábado.

Dez municípios estavam classificados à etapa final da dança coreográfica: São Miguel do Oeste, Xanxerê, Agrolândia, Blumenau, Balneário Camboriú, São Carlos, Santiago do Sul, Arabutã, Timbó e Itá. Os finalistas haviam se classificado na quarta-feira em um grupo formado por 20 municípios.

A cada apresentação, as 1,5 mil pessoas presentes ao ginásio batiam palmas, davam vivas e os participantes contribuíam com agradecimentos. Enfim, depois de quase uma hora de apresentações coreográficas, o público conheceu o vencedor. Os jurados escolheram como a equipe campeã da noite o município de São Miguel do Oeste, que executou sua dança com a coreografia “A saga dos pampas”, da coreógrafa Daniela Bergamarchi.

A apresentação campeã, que representa a 1ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste, falou da força e a esperança das mulheres que durante a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul (1835 a 1845), permaneciam ansiosas na estância aguardando o retorno das tropas.

Com o título, os 12 participantes se abraçaram e celebraram. Pareciam não acreditar no feito. Para a coreógrafa Daniela Bergamarchi, a conquista foi resultado não apenas dos dois meses de ensaios, mas também na confiança depositada nos idosos. “Eles mostraram todo o potencial que a terceira idade é capaz. Este título mostra que as pessoas devem parar de ver limitação na terceira idade”, pregou.

Em segundo lugar ficou o município de Santiago do Sul, da 32ª SDR de Quilombo, com a dança coreográfica “Campos de trigo com corvos”, que homenageou o pintor holandês Van Gogh apresentando uma releitura da obra Campo de trigo, do pintor. A coreografia foi assinada por Ângela Toazza e Kerli Trentin. Agrolândia, da 32ª SDR do mesmo nome, levou a terceira colocação com a dança “A fuga das galinhas”, da coreógrafa Josiane Cristina da Silva.

A comissão organizadora também premiou os destaques individuais. Diego Gonçalves, de Xanxerê, foi escolhido o melhor coreógrafo; Antônio Melo, de Balneário Camboriú, melhor bailarino e Olívia Brait, de Timbó, recebeu o prêmio de melhor bailarina. Santiago do Sul ficou com o troféu de melhor figurino, enquanto que Blumenau foi escolhido como grupo simpatia.

Nesta sexta-feira (17), os Jasti continuam com a dança de salão que começa e termina no mesmo dia com início previsto para às 18h30min, também no ginásio municipal Hermes Pierazan. No final do dia sairá o campeão do truco feminino entre Herval do Oeste, Faxinal dos Guedes, Timbó, São José, Presidente Getúlio e Grão Pará. As demais competições – bocha raffa, bolão 23, canastra, dominó e truco masculino – prosseguem e terminam no sábado (18), quando finaliza a 6ª edição dos Jastis.

Os Jasti começaram na terça-feira (14) com a participação de 1.740 competidores de 151 municípios catarinenses. Os Jogos Abertos da Terceira Idade são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura de Itá.

Informações adicionais

Antonio Prado