Quarta, 09 Setembro 2015 20:51

Sete escolas classificadas à 2ª fase dos Jogos Escolares Destaque

Escola Erwin Prade, de Timbó (de branco), se classificou no vôlei masculino Escola Erwin Prade, de Timbó (de branco), se classificou no vôlei masculino Foto: Antonio Prado

A quarta-feira (9) foi de festa para Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 12 a 14 anos em Fortaleza (CE). Sete das oito escolas catarinenses conseguiram a segunda vitória consecutiva e se classificaram para a segunda fase da competição, que já são as semifinais. Agora esperam apenas a rodada desta quinta-feira (10) para a definição do primeiro lugar na chave.

No basquete masculino o Colégio São José, de Porto União, fez um jogo difícil contra o Colégio Sofhos, do Pará, mas conseguiu vencer por 39 a 31.

A mesma dificuldade foi vivenciada pelo basquete feminino do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, que passou pela Escola Municipal São Carlos, de Mato Grosso do Sul, por 35 a 31.

Já o futsal teve vitórias tranquilas. Os meninos do Centro Educacional Recriarte, de Camboriu, golearam por 6 a 0 os estudantes da Escola João Alves Filho, do Ceará.

As meninas do futsal fizeram ainda melhor com um 8 a 1 diante da Escola Cleto Campelo, de Pernambuco.

No handebol masculino um jogo equilibrado no início, mas que no final valeu a melhor técnica dos catarinenses da Escola Estadual Rubens de Arruda Ramos, de Lages, que fez 23 a 18 sobre  o Colégio Estadual Antônio da Silva, do Rio de Janeiro.

O handebol feminino da Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, conseguiu se recuperar depois da derrota na estreia. Venceu por 26 a 6 ao Colégio Ulbra, de Palmas. Agora a escola catarinense precisa vencer o jogo desta quinta-feira (10) diante do Colégio Motiva, da Paraíba, e torcer contra aos adversários para conseguir classificação à segunda fase.

Vitórias também no vôlei

Conquistas também foram à tônica do vôlei. No masculino vitória dramática de 2 a 1 da  Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, sobre da Escola Católica, do Distrito Federal. Os catarinenses erraram muito no primeiro set e perderam por 25/21. Depois, no segundo set, se recuperaram fazendo 25/11. No set desempate os meninos de Timbó fecharam o placar por 15/10 depois de passar boa parte do set em desvantagem no placar.

Para o técnico catarinense Wagner Marschner a vitória se deu pela força da coletividade do time. “Nossa equipe conseguiu se superar no espírito coletivo. Conseguimos, nos momentos de dificuldades, fazer substituições e elas tornaram a equipe mais forte. Vencemos um adversário de tradição, forte, determinado. E foi a força no coletivo que conseguiu vencer a partida”, disse o treinador ao final do jogo.

No vôlei feminino a vitória do Colégio Cultura, de Brusque, veio mais tranquila depois de um 2 a 0 diante do Colégio Dom Bosco, de Tocantins, com parciais de 25/6 e 25/22.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que reúnem cerca de 3.500 atletas escolares do país. A delegação de Santa Catarina é gerenciada pelo Governo do Estado por meio da Fesporte.

Antonio Prado

Lido 1886 vezes Última modificação em Quarta, 09 Setembro 2015 21:02