Quarta, 19 Junho 2019 13:14

Jesc são oficialmente abertos em São Miguel do Oeste Destaque

Juramento do atleta foi pronunciado na voz da atleta Laura Ody, da o basquete dEscola La Salle Peperi Juramento do atleta foi pronunciado na voz da atleta Laura Ody, da o basquete dEscola La Salle Peperi Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes no Parque de Exposições Rineu Gransotto para a cerimônia de abertura da fase de modalidades coletivas dos 11os Jogos Escolares de Santa Catarina de 15 a 17 anos (Jesc 15-17), na noite dessa terça-feira (19).

Escolas das 36 microrregiões do estado estavam representadas por atletas que fizeram o desfile das delegações. Entre as autoridades presentes, estavam o presidente da Fesporte, Rui Godinho da Mota; o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan; e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O cerimonial também mostrou algumas atrações culturais de São Miguel do Oeste, como apresentações de dança com as crianças do Projeto Atleta na Escola e a dupla sertaneja Igor e Júnior, além da execução do Hino Nacional Brasileiro na voz de Marcionei de Abreu.

O atleta de futsal Herbert Leandro Botzan, campeão estadual dos Jesc, em 2018 representando o Colégio São Miguel, foi quem conduziu o fogo simbólico ao acendimento da pira. E a atleta de basquetebol da Escola La Salle Peperi, Laura Seara Ody, campeã da Olesc e do Estadual sub-17, em 2017, pronunciou o juramento do atleta.

O presidente Rui Godinho agradeceu a presença das delegações e o trabalho das pessoas voltadas à realização do evento. “Participar é importante, e participar conquistando vitórias é muito mais. Deem o melhor de si”, disse ele dirigindo-se aos atletas, que buscam vagas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece em novembro, na cidade de Blumenau. Em entrevista ao fim da cerimônia, ele destacou a improtância do envolvimento da Secretaria da Educação nesse projeto inclusão do jovem por meio da prática esportiva.

O secretário Natalino Uggioni destacou a satisfação com parceria entre Fesporte e Secretaria da Educação, com o objetivo de fortalecer o esporte escolar em Santa Catarina. “Projetos como os Jesc promovem habilidades socioeducacionais, como foco, determinação, humildade e perseverança. Elas são bastante válidas para o desenvolvimento da cidadania e das ações de trabalho”, completou Uggioni.

Confira em vídeo, os melhores momentos da abertura

“O esporte promove integração e respeito entre as pessoas além de tirar as pessoas das ruas e mantê-las mais próximas à família”, enfatizou o prefeito Wilson Trevisan.

Rui Godinho (C), o prefeito Wilson Trevisan (E) e o secretário Natalino Uggioni (D) fizeram a declaração oficial de abertura dos Jesc 2019 (Foto: Heron Queiroz)

As competições seguem até sábado (22), nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino. Os Jesc são um evento do Governo do Estado, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 2695 vezes Última modificação em Quarta, 19 Junho 2019 17:27