JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 351

Domingo, 08 Outubro 2017 00:50

Abraço coletivo de atletas marca abertura da Olesc Destaque

(1 Voto)
A 17ª edição da Olesc iniciou nesta noite de sábado A 17ª edição da Olesc iniciou nesta noite de sábado Foto: Heron Queiroz

A 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começou na noite deste sábado (7), em Rio do Sul. No ginásio Artenir Werner, a cerimônia empolgou e emocionou a todos os presentes, principalmente, aos atletas. O ponto alto ficou, sem dúvida, por conta do abraço entre todos os competidores presentes, durante o discurso do presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.

E, além da união entre os jovens estudantes, a apresentação do grupo Axé Capoeira, de Rio do Sul, emocionou e arrancou aplausos de todos no ginásio. Serão mais de três mil atletas que até o próximo dia 14, sábado, irão competir em 11 modalidades. Ao todo, são 72 municípios representados na competição.

A Olesc foi declarada aberta oficialmente nas palavras do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

- Declaro aberta a 17ª edição da Olesc! - disse, Pavan.

Ciclista Júlia Eleutério conduziu o fogo simbólico e fez o acendimento da pira              Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Em seu discurso, Erivaldo Caetano Nunes, o presidente da Fesporte reforçou a importância da união entre os atletas e a maneira como uma competição esportiva promove benefícios e transformações sociais.

- Precisamos sempre trabalhar juntos pelo esporte de Santa Catarina. Vou fazer um pedido aqui, os atletas estão me ouvindo? As maiores amizades conquistamos é pelo esporte. Então, vocês atletas, que estão todos perfilados, se abracem! Façam amizade e aproveitem isso! Isso é o esporte! - falou Erivaldo Caetano Nunes.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o seu vice-prefeito, Paulo Cunha, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, Alexandre Monguilhott, e o diretor técnico da Fesporte, Dárcio de Saules. Além deles, o coordenador da Olesc, Maurício Scharf, e o gerente de rendimento da Fesporte, Luciano Heck.

Empolgados, os jovens atletas agora focam as atenções para as competições que iniciam neste domingo   Foto: Heron Queiroz/Fesporte

As modalidades da Olesc

Em Rio do Sul serão disputadas 11 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas na programação foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

Municípios acumulam pontos da natação

A natação, que aconteceu em Palhoça, nos dias 16 e 17 de setembro, e teve Joinville como campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino. A ginástica rítmica teve como campeão o município de Brusque, na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro em Blumenau. Na mesma cidade, também foi realizada a ginástica artística, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, tendo São Bento do Sul como campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Com isso, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, São Bento do Sul e Blumenau saem na frente no quadro de pontuação que se definirá no dia 14. Desde a primeira edição, em 2001, na cidade de Criciúma até a 16ª, em Caçador, o maior vencedor foi Joinville, com oito títulos.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul e a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Texto: Renan Koerich

Assessoria de Comunicação - Fesporte