O surfista Yago Dora é um dos indicados ao prêmio de Melhor Atleta do Ano (masculino) no Prêmio Brasil Olímpico (PBO) de 2025, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O atleta representante de Santa Catarina no esporte, foi indicado por ter conquistado o seu primeiro título mundial na Liga Mundial de Surfe (WSL) em 2025, feito atingido no último mês de setembro.
A cerimônia que irá revelar os vencedores das respectivas categorias, acontece no próximo dia 11 de dezembro na Cidade das Artes no Rio de Janeiro.
O evento celebra os principais destaques do esporte olímpico brasileiro do ano, incluindo a entrega do Troféu Rei Pelé aos melhores atletas do ano (feminino e masculino) e os prêmios para os melhores em cada modalidade.
Concorrem com Yago Dora na disputa de melhor atleta do ano na categoria masculina, os atleta Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), e Hugo Calderano (tênis de mesa).
Somente duas vezes na história o estado de Santa Catarina teve um atleta nomeado como Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico que foi com Gustavo Kuerten nos anos de 1999 e 2000.
Conquista histórica
Yago Dora fez história ao entrar para o seleto grupo de brasileiros campeões mundiais de surfe. Até este ano, integravam a lista os surfistas Adriano de Souza, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.
O surfista é nascido em Curitiba (PR), porém desde os quatro anos de idade radicado em Florianópolis onde iniciou a sua trajetória no surfe que o levou ao inédito título mundial de 2025.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O município de Rio do Sul foi recentemente oficializado como sede da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2026.
Na cerimônia de encerramento dos Jasc em Chapecó, o secretário de esportes de Rio do Sul, Duda Freitas, e o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, oficializaram o município com a histórica bandeira dos Jogos Abertos após a passagem de bastão de Chapecó.
Esta será a quarta vez na história que Rio do Sul sedia os Jogos Abertos de Santa Catarina. As três outras edições foram realizadas nos anos de 1971, 1975 e 2022. No ano de 2023 a edição dos Jasc que também aconteceria no município acabou cancelada oficialmente pelas enchentes que atingiram a região do Alto Vale do Itajaí.
O município de Rio do Sul também esteve presente no calendário oficial da Fesporte neste ano quando recebeu a etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina realizados no mês de julho.
Na cerimônia de encerramento dos Jasc, o secretário de esportes de Rio do Sul, Duda Freitas, elogiou a estrutura encontrada em Chapecó, citando como o município desde já estuda e se prepara para realizar a etapa estadual de 2026.
"Durante esta edição ouvimos muito que o município de Chapecó subiu a régua dos Jogos Abertos de Santa Catarina com uma estrutura muito boa para os municípios participantes. Vamos procurar estudar bastante o que foi feito aqui e com o apoio da Fesporte passar por um período de preparação para que a gente consiga realizar uma grande edição em 2026".
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destacou a confiança em Rio do Sul que já foi sede do calende a importância dos municípios participantes já conhecerem com antecedência a sede da etapa estadual de 2026.
"Rio do Sul tem uma relação de parceria com a Fesporte como sede dos nossos eventos e agora voltando a receber os Jogos Abertos de Santa Catarina. Sabemos o alto nível de exigência que é realizar uma etapa estadual dos Jasc mas Rio do Sul se mostra muito preparado e tem um longo período pela frente. Neste ano estivemos no município realizando os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e temos total confiança para que o município se prepare bem até o momento de realizarmos os Jasc 2026" concluiu o presidente da Fesporte.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Confira a galeria dos campeões da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2025 em Chapecó. Competições reuniram 147 municípios e aconteceram no período de 18 a 29 de novembro.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, acompanhou nesta quarta-feira (03), a cerimônia de inauguração do novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizado no município de São José.
O evento celebrou também a data de 03 de dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reunindo diversas entidades que atuam na área da pessoa com deficiência e com educação especial no estado de Santa Catarina.
O paradesporto, principalmente neste ano de 2025, se tornou uma das principais bandeiras da Fesporte, que fomenta a inclusão com diversos eventos como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que neste ano realizou uma edição histórica no município de Lages.
Acessibilidade
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, ressaltou a importância da acessibilidade que marca a estrutura do novo prédio e uma nova era para a entidade.
"Hoje é uma grande vitória para Fundação Catarinense de Educação Especial, poder inaugurar um novo prédio esperado há mais de dez anos e que se torna esta data bastante importante para nós da FCEE. Destaco o espaço adequado, a acessibilidade encontrada que irá contribuir e muito para o trabalho de todos os servidores" afirmou.
Competições do paradesporto
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, enalteceu a importância do paradesporto no trabalho de inclusão social, além da boa relação entre a Fesporte e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
"A Fesporte está inserida neste processo quando falamos de inclusão social através do esporte. Nosso calendário conta com eventos que são fundamentais para que as pessoas tenham acesso ao esporte e encontrem nele uma forma de diversão e felicidade, este é o grande objetivo. Parabéns a Fundação Catarinense de Educação Especial pela nova estrutura e conte sempre com a Fesporte" afirmou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-994
Santa Catarina encerrou a participação nas Paralimpíadas Escolares realizadas em São Paulo com o terceiro melhor desempenho entre os estados participantes.
Após o término das competições que aconteceu no dia 28 de novembro, Santa Catarina somou um total de 330 pontos, atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo que lideraram a classificação.
A delegação do estado contou com um total de 256 paratletas representando o estado nas seguintes modalidades: atletismo, Goalball, basquete 3x3 em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, tênis em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas.
No segundo bloco das competições, estiveram em disputa as seguintes modalidades: badminton, bocha, futebol PC, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
No quadro de medalhas, Santa Catarina somou um total de 250, atrás apenas do estado de São Paulo.
Acompanharam a delegação de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, a diretora de Paradesporto, o chefe de delegação e gerente de esporte de participação, Wilian Scheffer, a diretora de Paradesporto, Fayola Daiana Bueno da Silva, e o gerente de esporte educacional da Fesporte, Lucimar Pereira Dias.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, parabenizou a delegação pelo resultado, mantendo o paradesporto catarinense entre os melhores do país assim como já havia acontecido em 2024 quando foi segundo colocado.
"Parabenizar a todos os professores, paratletas e staff que integraram a nossa delegação neste grande evento do paradesporto nacional. Depois de um ano muito positivo que tivemos no paradesporto em Santa Catarina, com uma edição história do Parajasc em Lages, nada melhor que terminar o ano entre os melhores estados do país e que venha um ano melhor ainda em 2026".
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O município de Chapecó conquistou em casa e de forma inédita o título geral da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina encerrada neste sábado (29).
Para chegar ao título geral, Chapecó termina a etapa estadual dos Jasc com um total de 191 pontos somados.
Blumenau foi o segundo colocado com 169 pontos e Florianópolis o terceiro com 155 pontos.
A etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina iniciou no dia 18 de novembro em Chapecó e reuniu um total de 29 modalidades em disputa no oeste catarinense.
A cerimônia de encerramento foi realizada no Ginásio Ivo Silveira quando o município campeão recebeu das mãos do presidente da Fesporte, Jeferson Batista, o troféu de grande campeão geral dos Jasc.
Obrigado aos 147 municípios que estiveram presentes na etapa estadual e até o ano de 2026.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994