Publicado em Geral
Escrito por

Inventário Esportivo cadastra mais de 5 mil instalações

Projeto de Inventariação de Instalações Esportivas em Santa Catarina fecha 2020 com 5.173 instalações esportivas cadastradas.

Lançado pela Fesporte no início de 2020, o projeto ganhou força a partir de outubro com a ação direta dos coordenadores esportivos em suas respectivas regiões, levando a uma cobertura total dos municípios catarinenses e praticamente dobrando o número de praças esportivas cadastradas.

Esta ação, pioneira no país, permitirá mapear todos os locais de competições esportivas e obter um panorama das condições das instalações, facilitando o planejamento de eventos em cidades catarinenses.

Todos os formulários podem ser acessados no site oficial da Fesporte (clique aqui para acessar). As informações coletadas por intermédio dos formulários são georreferenciadas no mapa digital, que ficará disponível ao público pelo Google Maps. Atualmente, 2.794 instalações estão no sistema de georreferenciamento.

Segundo a gerente de Políticas Públicas e Projetos Esportivos, Aline Floss, “a metodologia proposta foi justamente pensada pela facilidade de atualização das informações. Vivemos em uma sociedade que se transforma diariamente, e, o mesmo ocorre com nossos espaços esportivos”. A gerente estima que, apesar do processo moroso para alimentar o sistema, dado à quantidade e variedade de dados, o acesso ao mapa digital estará acessível ao público o mais breve possível.

Os formulários permanecerão abertos para continuidade do projeto em 2021.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte deseja um Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

O ano de 2020 se encerra. Ao invés do gol, do ponto, do grito de campeão, do abraço, do choro, da medalha, do pódio... o silêncio.

Nada foi mais triste que o silêncio do esporte na quadra por conta de uma pandemia. Entretanto, mais forte que o silêncio foi à disposição da Fesporte de continuar trabalhando pelo esporte. Se não foi na quadra foi fora dela: planejando, formulando calendário, auxiliando município com melhorias em estrutura esportiva, promovendo curso de qualificação profissional, realizando eventos on-line, distribuindo material esportivo, enfim, uma série de ações voltadas para o fortalecimento do esporte catarinense.

Agora o Natal e Ano Novo se aproximam. É tempo de reflexão. A parada forçada nos fez perceber ainda com mais intensidade a força e os benefícios do esporte em nossas vidas. Ele socializa indivíduos das mais diferentes classes, fortalece amizades, cria vínculos. No esporte dividimos tristezas e alegrias, fazemos amigos.

Que este Natal seja o ponto de partida para um Ano Novo melhor. E 2021 será melhor. Que neste novo ano os nossos sonhos sejam tão grandes quanto a vontade de realizá-los. Que seja tempo de quebrar barreiras, lutar pelo que se acredita e concretizar.

Feliz Natal!

Feliz Ano Novo

São os votos da Fesporte 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte faz levantamento de danos em instalações esportivas

Com as fortes chuvas desde a última quarta-feira (16), que provocaram enxurradas em diversas cidades catarinenses, sobretudo no Alto Vale do Itajaí, deixando muito estrago e pessoas desabrigadas, a Fesporte está realizando dois levantamentos por meio de questionários on-line. Um deles trata dos danos causados pelo mau tempo a instalações esportivas; o outro, das condições de uso das instalações para abrigar famílias.

O projeto envolve apenas instalações esportivas de gestão pública danificadas pela intempérie ocorrida na última semana. O programa de levantamento da Fesporte permitirá buscar parcerias com outras instituições, de forma a buscar recursos para recuperar o que foi danificado ou ainda para adaptar às condições adequadas para servirem de abrigos.

O prazo de envio do formulário está previsto até o dia 4 de janeiro. Para envio, a entidade gestora da instalação esportiva deverá acessar os seguintes links:

Para registrar danos (clique aqui)

Para registrar espaços para acolher desabrigados (clique aqui)

O projeto é coordenado pela Gerência de Políticas Públicas e Projetos Esportivos da Fesporte, a qual está disponível para mais informações por intermédio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou do telefone (48) 98802-6938.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

21 de dezembro: Dia do atleta

A Fesporte acredita no atleta antes dele saber que é atleta. Pra muitos apenas um adolescente passando dos limites, pra Fesporte, um futuro atleta.

 

21 de dezembro - Dia do atleta

Publicado em Geral
Escrito por

Dia de relembrar a 1ª vez de troféus e medalhas com braille

Em 2019 a Fesporte inovou com o sistema braille nas medalhas e troféus, o que permitiu mais acessibilidade para os atletas com deficiência visual. A ação foi bastante elogiada pela comunidade esportiva. 

Essa novidade teve início nas etapas Sul e Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que ocorreram simultaneamente nas cidades de Tubarão e Ibirama em agosto. Naquele ano a Fesporte já havia inovado com a implantação do pódio adaptado para atletas com deficiência nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em julho, em Maravilha.

 Detalhe da medalha com o sistema braille usada na etapa Centro-Oeste da Olesc em Ibirama em 2019 (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e Sest/Senat visam a parcerias em projetos esportivos

Em visita à sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em Florianópolis, dirigentes buscam parcerias para realização de projetos na área de esporte de participação.

O Diretor de Esporte da Fesporte, Marcelo Brigadeiro, e o Gerente de Esporte de Participação, Israel Luiz Pereira, estiveram nesta segunda-feira, 14, na sede do Sest/Senat, onde além, de conhecerem a instituição, em sua estrutura física e funções, puderam também tratar com a Diretora Patrícia Costa Ferreira, o Coordenador de Promoção Social, Sidnei da Costa, e a Promotora de Esporte de Lazer, Licelli Cardoso, possíveis parcerias.

“Este foi apenas um primeiro passo para estabelecer uma importante parceria com o Sest/Senat para novos projetos socioesportivos”, destacou Brigadeiro. Em breve, a Fesporte receberá projetos para análise e possível parceria para execução.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte prevê pista sintética de atletismo em Chapecó

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, esteve nesta terça, 8, e quarta-feira, 9, em Chapecó conversando com integrantes da imprensa local e da Secretaria Municipal de Esporte. Na pauta a possibilidade, no futuro, da implantação de uma pista sintética de atletismo no município.

A reunião com integrantes da secretaria de esportes ocorreu no auditório do Centro de Eventos de Chapecó. No encontro Godinho defendeu a necessidade de Chapecó ter uma pista sintética de atletismo. “No extremo Oeste catarinense não há uma pista desta natureza e o Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, pretende fazer uma parceria com a prefeitura para realizar esse sonho que acredito não ser apenas da comunidade local, mas de todos nós”.

Rui Godinho enfatizou que uma pista de atletismo em Chapecó seria de grande utilidade para os municípios da região e também para a expansão e qualificação do esporte como um todo.

Destacou também que a Fesporte, em sua gestão, não quer ser apenas uma organizadora de eventos, mas também uma fomentadora do esporte, por meio de ações que vão desde à implantação de infraestrutura como ginásios, pistas e piscinas, à realizações de cursos de capacitação de professores e pais de alunos. 

“Acabamos de iniciar as conversas com representantes da prefeitura de Campos Novos para construirmos uma pista sintética de atletismo no município e se tudo der certo, pela primeira vez na história, teremos duas pistas de atletismo:  uma em Campos Novos e outra em Chapecó. Isso trará um ganho inestimável para a região Centro-Oeste e Extremo Oeste”, destaca o presidente da Fesporte.

Além da boa notícia para região Rui Godinho falou das principais mudanças do calendário esportivo da Fesporte para 2021, como a Olesc servindo como parâmetro para a convocação da seleção catarinense que disputará a etapa nacional dos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Texto: Antonio Prado

Ascom Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Campos Novos terá pista sintética de atletismo

Prefeitura de Campos Novos e Fesporte anunciam parceria para a construção de pista sintética de atletismo

Em sua primeira visita oficial ao município de Campos Novos, o Presidente da Fesporte, Rui Godinho, juntamente com a sua equipe, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 08/12, na sala de reuniões da prefeitura, onde firmaram parceria para a construção de uma pista sintética de atletismo no Complexo Esportivo Municipal. Estiveram presentes na reunião o Prefeito Zancanaro, o Vice Marco, a Coordenadora Esportiva Regional Clarice Luvison, o Secretário Municipal de Esportes Rafael Carvalho, o Secretário de Planejamento Vilmar Antônio Ferrão Júnior e os vereadores Marciano Dalmolin e o recém-eleito João Nilso de Oliveira.   

A visita faz parte da nova filosofia implantada pela Fesporte, que além de promover eventos, passa também a ser uma fomentadora, colaborando com materiais esportivos e principalmente trabalhando no processo de estruturação de novos locais para receber grandes competições. Campos Novos, situado no Meio-Oeste catarinense, chamou a atenção do estado, tanto pelo crescimento dos últimos anos no esporte, quanto pela localização estratégica, no estudo de georreferenciamento realizado pela fundação.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, comentou sobre a nova política da fundação, que também prevê a descentralização de investimentos em estrutura, o que passa por firmar parceria com municípios que já estão investindo no esporte, mesmo que estes, não se encontrem em grandes centros, como é o caso de Campos Novos.

“A Fesporte vislumbra o fomento na base, para que o esporte de alto rendimento seja colhido lá na frente. Campos Novos já tem um trabalho fantástico no atletismo, a importância de investir na estrutura, fomentar o esporte, não apenas em organizar eventos, mas dar condições para que eles sejam realizados em diversas regiões do estado. Pelo que sabemos, a pista está pronta, só jogar o concreto e o sintético”, comentou Godinho.

Campos Novos que no passado já foi referência em várias modalidades esportivas, nos últimos anos vem resgatando essa tradição, e o atletismo, uma das modalidades que mais cresce e se destaca no cenário estadual e nacional, fica muito próxima de receber uma estrutura de primeiro mundo.

O prefeito Zancanaro, que acompanhou a comitiva da Fesporte no Complexo Municipal Cid Caesar Pedroso, destacou o trabalho realizado no município, o incentivo ao atleta local por meio do bolsa atleta, o trabalho de base, com mais de 15 modalidades esportivas desenvolvidas, além do resgate do JECAM, uma das maiores competições escolares realizadas em todo o Brasil.

“O esporte de Campos Novos está em alta, nestes últimos 4 anos conseguimos resgatar várias modalidades, fruto de um trabalho de uma equipe. Somos suspeitos de falar de esporte, nós amamos o esporte. Estamos colhendo os frutos no campo social e educacional. Saímos de 100 alunos para 1.300 de base. Já temos o bolsa atleta e queremos implementar o Bolsa Treinador. Queremos agradecer a confiança da Fesporte e deixar as portas do município abertas para sediarmos cada vez mais eventos do estado”, ressaltou Zancanaro.

O Vice-Prefeito Marco, considera que se tratando de logística, Campos Novos tem a melhor localização, além de um povo hospitaleiro que abraça as competições. “Vamos fazer um projeto e fazer essa pista acontecer. Conte conosco em tudo que pudermos contribuir. Aqui a gente vê que as coisas acontecem. Precisamos de ginásio cheio, crianças competindo. Lá atrás não tínhamos estrutura para sediar o JASC, e queremos um dia ter estruturas para grandes competições, até mesmo um brasileiro, como aconteceu há mais de 30 anos”, afirmou.

O encontro também contou com a presença de algumas associações, como a de basquete, vôlei, tênis de mesa e atletismo. Os professores também estiveram representados, um deles, o professor-atleta Eliton Zanoni, comemorou o investimento previsto no município e destacou a mudança de patamar de Campos Novos, hoje voltando a ser referência no estado. “Faz 4 anos que temos pessoas que acreditaram no esporte, isso faz toda a diferença”, resumiu Eliton.

Nesta etapa de descentralização de investimentos em estrutura, a Fesporte deve ser parceira na construção de seis pistas de atletismo com piso sintético e seis piscinas com dimensões oficiais para competição. Na região Oeste, além de Campos Novos, Chapecó e Videira deverão ser visitadas para receber os projetos da pista e piscina, respectivamente.

O próximo passo para a implantação da pista de atletismo sintética em Campos Novos é a elaboração do projeto seguindo o modelo oficial, a homologação da federação, todos os trâmites legais e para enfim, dar início às obras. Devido ao período do ano, o projeto estará em desenvolvimento na Secretaria de Planejamento, junto ao setor de engenharia do município, no entanto, o prazo para início e conclusão da obra da pista de atletismo só ocorrerá em 2021.

Texto: Orli Ricardo/ASCOM/Prefeitura de Campos Novos

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte investirá meio milhão em bolas no esporte escolar

Convênio assinado entre Fesporte e Ministério da Cidadania beneficiará mais de 259 mil atletas com a compra de bolas de cinco modalidades coletivas

Boas notícias para o esporte em 2021. A Fesporte acaba de firmar um contrato na ordem de R$ 500.000,00 com o Ministério da Cidadania. O recurso terá como destino a compra de bolas de handebol, basquete, voleibol, futsal e futebol de campo e beneficiará 259.396 pessoas.

Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (Moleque Bom de Bola), Jogos da Terceira Idade (Jasti), Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) além da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e Joguinhos Abertos de Santa Catarina estão no rol dos eventos beneficiados. O contrato foi concebido via emenda parlamentar, por intermédio da deputada federal Caroline de Toni. 

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, o convênio com o Ministério da Cidadania é essencial porque ajuda a desonerar o orçamento da instituição que preside e fortalece principalmente o esporte escolar e de participação, duas vertentes que trabalham o esporte como inclusão social, promove cidadania e a descoberta de novos talentos.

“Essa assinatura de convênio é uma ação muito importante para o esporte catarinense, pois ele abre um diálogo com o Governo Federal para futuras parcerias, já que fazia muito tempo que não tínhamos contratos similares na esfera federal. Acredito que esta ação abre uma nova fase de investimentos no esporte, principalmente no esporte escolar”, destaca o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Texto: Antonio Prado

Ascom Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

COMUNICADO

A Fesporte comunica que nesta sexta-feira, dia 27, não haverá expediente presencial na sede da instituição, em Florianópolis, em virtude da sanitização preventiva contra a pandemia de Covid-19. O expediente voltará na segunda feira (30/11/20) seguindo protocolo de escala de seus colaboradores e também os cuidados sanitários preconizados pelas autoridades de saúde.

Publicado em Geral
Escrito por

Definido o calendário das etapas estaduais dos eventos Fesporte

Na tarde desta quarta-feira, 25, a Fesporte definiu o calendário 2021 das etapas estaduais dos seus eventos esportivos. O encontro foi realizado na sede da Fesporte, em Florianópolis, e contou com a participação dos representantes municipais que sediarão os eventos e das diretorias e gerências das áreas de rendimento e escolar da Fesporte. A reunião obedeceu todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Foram definidas datas e sedes das etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola, Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O calendário será enviado ao Conselho Estadual de Esporte para ser homologado.

Entre as principais mudanças para o ano que vem ficou definido que a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será usada como evento para a formação da seleção escolar de Santa Catarina que irá disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ),  15 a 17 anos organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que passou de competição escolar para rendimento.

Com isso a Fesporte se adequa à nova formatação dos JEJ, proposto pelo COB, que a partir do ano que vem será entre seleções estaduais escolares e não mais uma competição entre escolas, como ocorria anteriormente. Antes a seletiva catarinense para os JEJ saia dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

 Com a volta da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S) para 2021, a serem organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a etapa estadual dos Jesc 12 a 14 anos passa a ser seletiva para o evento nacional, que é disputado entre escolas.

 As noites comemorativas aos 22 anos do Festival Escolar Dança Catarina ficaram programadas para ocorrer entre os dias 11 a 13 de junho.

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, a reunião foi extremamente positiva. “Nossa gestão é democrática e os municípios são nossos parceiros na realização de eventos, por isso convidamos os representantes para que juntos discutíssemos um calendário que fosse bom pra todos. Todos nós saímos satisfeitos”, destacou.

 “Essa reunião foi muito positiva. Os municípios ficaram muito felizes por essa conversa. Por essa forma democrática que tivemos aqui em relação ao calendário 2021, por isso quero parabenizar a todos por essa iniciativa”, destacou Sérgio Cirola, diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Videira.

 Confira como ficou o calendário das etapas estaduais

 Jesc 12 a 14 anos – 2 a 10 de julho - Timbó

Olesc – 23 a 31 de julho – Curitibanos

Parajesc – 5 a 8 de agosto – Timbó

Joguinhos – 4 a 12 de setembro – Videira

Parajasc – 24 a 29 de setembro – Rio do Sul

Moleque Bom de Bola – 7 a 12  de outubro – Luis Alves

Jasc – 27 de outubro a 5 de novembro – Jaraguá do Sul

Jasti – 1 a 5 de dezembro – Criciúma

Texto: Antonio Prado

Ascom Fesporte

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e SED: parceria para iniciação esportiva na escola

A Fesporte e a Secretaria Estadual de Educação (SED) dando prosseguimento à parceria dos últimos anos continuarão unindo forças em 2021. É que a partir do ano que vem implantarão um projeto de iniciação esportiva nas escolas. Em breve será assinado entre as duas instituições um termo de cooperação técnica que detalhará todas diretrizes que usará o esporte como uma ferramenta pedagógica no contraturno escolar nas unidades de ensino de Santa Catarina. 

E foi justamente para iniciar o processo de implantação do projeto que o presidente da Fesporte, Rui Godinho, reuniu-se na segunda-feira, 23, por meio de videoconferência, com integrantes da SED. O projeto em questão será coordenado e viabilizado pela Fesporte e atende à pauta maior que é o objetivo de incentivar o desenvolvimento do esporte de base, com foco na estrutura escolar e seus alunos promissores.

“Estamos apenas em estagio inicial de conversas para ver como será a implantação desse projeto de iniciação esportiva nas escolas, mas de todo modo acreditamos que estamos no caminho certo, pois o nosso foco é a formação esportiva na base, que é o estudante, e a escola é o local mais apropriado para se investir, já que é nesse ambiente que o esporte pode ser utilizado como um dos meios pedagógicos para qualificar ainda mais a rede educacional catarinense”, destaca Godinho.

O dirigente acredita que a iniciativa será muito importante, já que fortalecerá a prática esportiva em detrimento a exposição exagerada de internet que causa dependência e sedentarismo em crianças, jovens e adolescentes.

Rui Godinho lembra ainda que para fortalecer este princípio recentemente a Fesporte destinou mais de R$ 4,3 milhões em requisição de material esportivo a serem distribuídos em 1.063 escolas catarinenses.

Serão mais de 74 mil itens esportivos entre bolas e redes para a prática de basquete, futsal, handebol e vôlei além de material esportivo para badminton e tatames para lutas e ginástica. Inicialmente mais de 523 mil alunos de 1.063 escolas serão beneficiados. Depois a idéia será expandida para outras escolas.

Participaram da videoconferência desta segunda-feira pela SED: Zaida Jerônimo Rabello Petry (diretora de ensino), Jean Paulo Cimolin (diretor de administração e Finanças) e Zany Estael Leite Jr (consultor jurídico).

Texto: Antonio Prado

Ascom Fesporte

 

Pagina 1 de 51