Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte obtém vitória para o esporte escolar catarinense

O esporte catarinense obteve uma grande vitória na sexta-feira (24), após receber a confirmação que o governo federal irá arcar com 50% do valor de passagens para a delegação de Santa Catarina que irá disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs).

O pedido havia sido feito na última semana,  após a presença do presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, pessoalmente na capital federal Brasília (DF), para batalhar por mais uma importante solicitação para o estado de Santa Catarina.

A confirmação veio durante reunião realizada na cidade de Curitiba (PR), onde o presidente da Fesporte esteve participando do Seminário Internacional de Desporto Escolar na sexta-feira (24).

“O esporte escolar é importantíssimo para a Fesporte, e por isso desde que chegou até mim esta solicitação, passamos a trabalhar muito dedicados a ela e hoje este passo tem que ser valorizado. Santa Catarina irá forte para a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros que acontecem no segundo semestre na região nordeste e isso para a Fesporte foi uma vitória extremamente importante” conta Freibergue.

Freibergue ressalta ainda a data de 25 de maio, hoje celebrada como o Dia Nacional do Desporto Escolar, já que no estado de Santa Catarina, todas as regiões participam de eventos realizados pelo governo do estado através da Fesporte. 

“Diversos eventos escolares ainda estão programados para acontecer em 2024 e a Fesporte prepara tudo para formar muitos novos estudantes/atletas para que eles tenham uma boa jornada na educação e no esporte. Vamos celebrar esta data de 25 de maio que é muito importante para nós” finaliza.

 

Crédito da imagem: Roberto Zacarias/Governo de Santa Catarina

Publicado em Geral
Escrito por

Pedro Barros e Isadora Pacheco perto das Olimpíadas

Os skatistas catarinenses tiveram um desempenho positivo no Olympic Qualifier Series (OQS), que realizou a sua penúltima etapa do calendário 2023/2024 entre os dias 16 a 20 de maio, em Xangai na China. 

Pedro Barros foi o quinto colocado na competição da categoria park masculino, resultado que foi um passo importante  para deixar o atleta ainda mais perto da classificação para a segunda  edição de olimpíadas da sua carreira, repetindo o feito de Tóquio em 2021.

Restando somente uma etapa para o término da Olympic Qualifier Series, neste momento os skatistas brasileiros que estariam classificados para os jogos olímpicos de Paris  seriam Augusto Akio, Pedro Barros e Luigi Cini. 

O outro skatista catarinense na categoria park masculino, foi Pedro Carvalho que acabou eliminado na etapa semifinal. 

"Encontramos um nível altíssimo de skate aqui na China, o que mostra que as disputas por estas vagas para as Olimpíadas de Paris estão extremamente acirradas. Parabéns a toda galera brasileira que representou aqui em Xangai e também reverencio a estrutura oferecida pela Confederação Brasileira de Skate que nos deu toda o suporte para competir aqui representando o nosso país" afirmou Pedro Barros.

Já na competição da categoria park feminino, a skatista catarinense, Isadora Pacheco, foi a quarta colocada na competição, resultado que também deixa a atleta ainda mais perto da sua segunda edição de jogos olímpicos, já que também marcou presença em Tóquio. A skatista, Yndiara Asp, também disputou a competição da categoria park, porém não chegou até a bateria final. 

"Foi um campeonato muito bom aqui na China, toda galera brasileira andou muito de skate e estou muito feliz com este meu resultado de quarta colocada e com as voltas que consegui acertar durante toda a competição, desde as classificatórias até a final. Encontramos uma estrutura incrível aqui em Xangai e agradeço o skate por me proporcionar isso" afirmou a Isadora Pacheco. 

No park feminino, hoje estariam classificados para Paris,  Raicca Ventura, Isadora Pacheco e Dora Varella.

A última e decisiva etapa do Circuito Classificatório Olímpico, acontece entre os dias 20 a 23 de junho em Budapeste na Hungria. 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Seminário Internacional em Curitiba (PR)

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, participa a partir desta sexta-feira (24),  em Curitiba (PR),  do Seminário Internacional de Desporto Escolar que será um grande ciclo de debates com  programação prevista para  até o próximo domingo (26). Acompanham o presidente na capital paranaense, o diretor de esportes da Fesporte, Aurelio Rocha dos Santos e o presidente da Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE), Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), e a programação desta sexta-feira (24) iniciou com palestras onde a CBDE apresentou temas como o modelo de governança,  e processos da referentes a Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

"Penso que é importantíssimo estar aqui representando a Fesporte neste evento internacional,  pois o esporte escolar de Santa Catarina acontece em todas as regiões do estado. Então com isso, é uma oportunidade única estar aqui participando adquirindo conhecimento, trocando ideias e amadurecendo projetos que possamos intensificar e implantar no desporto escolar de Santa Catarina" afirmou Freibergue

A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDU),  realiza diversos eventos para estudantes do Brasil durante todo o ano como os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) que reúne competidores de todo o país em uma etapa nacional do evento esportivo. Santa Catarina anualmente marca presença nos eventos como destacou o presidente.

"A nossa presença aqui também tem o objetivo de apresentar as melhores práticas de Santa Catarina na modalidade esporte escolar. É uma oportunidade que temos de apresentar aqui para representantes de vários países os excelentes resultados expressivos que os atletas catarinenses estão obtendo. " finalizou Freibergue.

 

 

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Ymanitu Silva reverencia o Parajasc

O catarinense, Ymanitu Silva,  é um dos grandes nomes do paradesporto brasileiro e roda o mundo representando o estado de Santa Catarina nas principais competições da modalidade tênis em cadeira de rodas. Em entrevista para a reportagem da Fesporte, o paratleta reverenciou a realização dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), considerando um evento pioneiro no país. 

" Nosso estado é referencia no paradesporto, foi pioneiro em realizar um evento dessa magnitude e sendo assim a tempos vem  revelando vários talentos pro cenário nacional. O Parajasc pode mudar a vida e a carreira do paratleta, pois é o inicio do mesmo em uma grande competição e assim ser a porta de entrada para ele inicar uma grande carreirano paradesporto" conta Ymanitu.

O paratleta de 41 anos e que é natural do município de Tijucas na Grande Florianópolis,  sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico, em um duro momento de sua vida. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou, a qual passou a dedicar-se profissionalmente e atualmente roda o mundo disputando alguns dos principais torneios, como o grand slam de Roland Garros.

Na Espanha onde participava de mais um torneio da modalidade tênis em cadeira de rodas, o paratleta recordou para a Fesporte um dos momentos mais especiais de sua vida e de sua carreira.

"Quando saiu a lista de classidicados pra Roland Garros o Guga  disse que estaria lá no meu jogo pessoalmente torcendo por mim. Eu não acreditei mais assim que começou a partida eu olho pro lado e lá estava ele e seu irmão Rafael torcendo, me dando força e icentivando até o ultimo ponto. Sonho mais que realizado" recorda Ymanitu que é também representante do Programa Bolsa Atleta do governo do estado de Santa Catarina.

Ao longo da carreira, Ymanitu Silva conquistou uma série de excelentes resultados representando o estado de Santa Catarina, entre os quais estão a medalha de prata nas duplas durante os jogos parapan-americanos de Santiago no ano de 2023, vice-campeonato na competição por duplas durante o Grand Slam de Roland Garros de 2022, entre muitos outros. 

"Muito feliz pelos objetivos que alcancei até este momento da minha carreira, e desejo uma excelente edição de Parajasc para todos e que  a cidade de Blumenau viva este grande momento do paradesporto" finalizou.

O Parajasc 2024 acontece entre os dias 27 de maio a 02 de junho em Blumenau e reunirá 2000 atletas competindo em 14 diferentes modalidades representando 70 municípios. A cerimônia de abertura acontece no dia 29 de maio no setor 4 da Vila Germânica em Blumenau (SC).

 

Publicado em Geral
Escrito por

Catarinenses no pan-americano de karatê

Dez catarinenses integram a seleção brasileira de karatê que está na cidade de Punta Del Este no Uruguai,  onde acontece o campeonato pan-americano sênior até o próximo domingo (26). Entre os representantes do estado, estão nove atletas, além da técnica Lucélia Brose, profissional com larga experiência na modalidade e que fala sobre a participação em mais um evento internacional

"Uma novidade que marca esta edição do campeonato pan-americano no Uruguai é que se trata de um evento classificatório para o campeonato mundial por equipes que acontece no fim deste ano na Espanha. Então com isso,  as nossas equipes que estão aqui tem logicamente o objetivo de conquistar o maior número de medalhas possível individualmente, mas principalmente garantir a classificação para o mundial nas competições das categorias kumitê e kata tanto no masculino como no feminino" explica Lucélia.

Participam do campeonato pan-americano sênior, 330 atletas e a delegação brasileira está no Uruguai com um total de 33 atletas divididos em diversas categorias.

No grupo brasileiro, representam o estado de Santa Catarina, os atletas Edemilson dos Santos, Marco dos Anjos, Kauan Ribeiro, Carolaine Pereira, Thayanne Teixeira, Sabrina Pereira, Letícia Kato, Isadora Fernandes, Andrius Vicente, além de Lucélia Brose como técnica.

O karatê de Santa Catarina, já obteve resultados extremamentes importantes neste ano de 2024.  Na etapa da liga mundial em fevereiro, as atletas e irmãs Sabrina e Carolaine Pereira, além de Thayanne Teixeira, conquistaram o vice-campeonato na etapa da liga mundial que foi realizada em Lárnaca no Chipre. 

"As três atletas vem deste resultado muito importante conquistado no Chipre e mostram como a delegação da seleção brasileira chega forte para este campeonato pan-americano.  Com todos os 33 atletas que estarão competindo, vamos buscar os nossos objetivos para o karatê brasileiro e para o karatê catarinense" finalizou a treinadora

 

Publicado em Geral
Escrito por

Parajasc 2024 contará com a participação de 70 municípios catarinenses

O governo do estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), abre nesta quarta-feira (22), contagem regressiva para a abertura oficial da edição 2024 dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). 

Estão confirmados para participar das competições, equipes e paratletas de 70 municípios catarinenses disputando competições de 14 diferentes modalidades. A cerimônia de abertura acontece no dia 29 de maio, no setor 4 da Vila Germânica e contará com a presença de dezenas de autoridades.

Conforme o evento se aproxima, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, ressalta a preparação do governo do estado para o Parajasc 2024 e o objetivo de tornar este evento muito especial para a história do estado. 

"Nesta quarta-feira, estamos a exatamente uma semana da abertura do Parajasc, então convidamos as famílias catarinenses que venham prestigiar o paradesporto catarinense na cidade de Blumenau. Estamos preparando com muito carinho diversas atrações em nome do governo do estado e do governador Jorginho Mello, ressalto que será uma grande alegria para todos os participantes como competidores, técnicos, dirigentes e muitos outros que esperamos na Vila Germânica. Nos vemos em Blumenau!"afirmou o presidente.

 

Conheça as modalidades do Parajasc:

 As modalidades que marcam a edição de 2024 do Parajasc, são altamente diversificadas e prometem movimentar a cidade de Blumenau na última semana do mês de maio. 

 Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpíca, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Entrevista com o presidente Freibergue Nascimento

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, foi personagem de uma entrevista especial no caderno de esportes do Jornal ND que completa 18 anos nesta quarta-feira, dia 22 de maio de 2024. 

Freibergue destacou a importância da união entre setor público e setor privado também no mercado de esportes, além de citar feitos de destaque da Fesporte no período fevereiro a maio deste ano,  parabenizando o jornal ND pelos serviços prestados ao jornalismo catarinense nestes 18 anos"

"Agradecer o jornal  ND pela publicação da matéria e os seus 18 anos de história, e nesta entrevista  podemos falar um pouco das políticas públicas que estamos trabalhando, e também dizer que a Fesporte está de portas abertas para parcerias reforçando que o que desejamos é que o trabalho no esporte catarinense seja totalmente integrado" afirmou o presidente.

A entrevista na íntegra com com o presidente Freibergue Nascimento na edição desta quarta-feira (22), está no documento em anexo a este conteúdo.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Theo Cruz representará Santa Catarina no Bahrein

O atleta de tênis de mesa, Theo Cruz, conquistou a vaga para representar o estado de Santa Catarina na Gymnasiade, as Olimpíadas Mundiais Escolares que acontecem no mês de outubro no Bahrein. A classificação veio após a etapa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que foi realizada em Aracajú (SE),  no último fim de semana quando disputou a competição da categoria sub-18 e terminou na zona de classificação.

O tênis de mesa faz parte da vida de Theo Cruz, que apesar de bastante jovem precisou atravessar o país buscando continuar acreditando no seu próprio sonho no esporte. O atleta migrou da cidade de Piri-Piri (AL), para Florianópolis em Santa Catarina e atualmente roda o Brasil disputando competições da modalidade. 

"Primeiramente queria agradecer a  deus, toda  a minha equipe que treina comigo em Florianópolis porque tenho certeza que se não fossem eles eu não estaria vivendo este momento neste ano. Eu acredito que esse é o principal resultado da minha carreira, jornada esta que exige de mim muita dedicação vivendo longe de casa mas são conquistas como esta que fazem a gente ter certeza que tudo vale a pena. Agora é  aproveitar ao máximo esses meses que temos pela frente e ir com tudo para o mundial, obrigado a todos que torceram por mim" celebrou Theo. 

Theo Cruz é aluno da escola estadual EEB, Getúlio Vargas, localizada no bairro Saco dos Limões em Florianópolis. O atleta fala sobre a forte influência da modalidade no esporte escolar  que foi fundamental no desenvolvimento de sua carreira.

"Com certeza, o tênis de mesa é muito importante para as instituições de ensino do estado de Santa Catarina. Além de representar a minha equipe, eu represento também a EEB Getúlio Vargas e desde que comecei a minha carreira no tênis de mesa, eu  soube conciliar a importância dos estudos aliado ao esporte e é isso que os professores da rede estadual passam para nós todos os dias. Que o tênis de mesa e outras modalidades continuem movimento milhares de alunos por todo o estado, e que grandes eventos como os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), continue revelando inúmeros talentos. Tudo começa na escola" finalizou o atleta. 

De acordo com a International School Sport Federation, a edição de 2024 da Gymnasiade acontece entre os dias 23 a 31 de outubro.

Publicado em Geral
Escrito por

Prazo para recurso do Bolsa Atleta 2024

 Inicia nesta quarta-feira, dia 22 de maio, o prazo para recurso do Programa Bolsa Atleta 2024. A data final será no dia 28 de maio. Em anexo, o documento do modelo de recurso. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO MODELO DE RECURSO

 

Publicado em Geral
Escrito por

Santa Catarina reverencia Filipe Luís Kasmirski

O presidente da  Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte),  Freibergue Nascimento, representou o governo do estado na homenagem realizada pela Assebleia Legislativa de  Santa Catarina (Alesc), para o jogador catarinense de Jaraguá do Sul (SC), Filipe Luís  Kasmirski  na noite da última segunda-feira (20) em Florianópolis. Filipe Luís é um dos maiores jogadores da história do futebol de Santa Catarina e encerrou a sua carreira profissional no fim de 2023  aos 38 anos defendendo o Flamengo.

Na tribuna do plenário Osni Régis na Alesc, Freibergue Nascimento reverenciou a carreira do atleta e citou os projetos que estão sendo realizados pela Fesporte em prol do desenvolvimento de novos talentos não só do futebol mas de diversas outras modalidades do esporte de Santa Catarina. 

"Primeiramente Filipe, uma saudação especial para a sua carreira que foi grandiosa e é um grande orgulho para o esporte de Santa Catarina ver que você trilhou uma linda jornada mundo a fora. A frente da Fesporte, procuramos atender todas as regiões do estado de Santa Catarina com a entrega de bolas de futebol para que projetos consigam dar andamentos no seu trabalho com jovens e também acompanhando de perto o que é feito em outras modalidades do esporte catarinense. Em nome do governo do estado desejamos muito que novos Filipes surjam no futuro" afirmou o presidente.

Filipe Luís foi revelado pelo Figueirense na década de 2000, porém ainda muito novo foi negociado com o futebol da europa e trilhou carreira atuando na Holanda, Espanha e Inglaterra até retornar ao Brasil para encerrar a carreira. No ano de 2018 teve a oportunidade única de defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia em 2018.

"Me lembro ainda garoto iniciando no futebol quando morava nos alojamentos do Figueirense e mais de 20 anos depois estou aqui recebendo essa homenagem muito importante da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Tem várias pessoasque estão aqui me prestigiando hoje que são fundamentais na minha vida e certamente se não fosse eles eu não estaria aqui. O meu sincero muito obrigado" afirmou o atleta.

Após encerrar a carreira, Filipe Luís atua hoje como treinador das categorias de base do Clube de Regatas do Flamengo.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Entrega do Troféu Amigo do Ironman

Durante a edição do Ironman Brasil que foi realizado neste domingo (19), em Jurerê Internacional, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, foi homenageado pela organização do evento e recebeu o Troféu Amigo do Ironman. 

A premiação é realizada anualmente pela organização do evento internacional e homenageia autoridades do estado de Santa Catarina que contribuem para a realização do Ironman todos os anos, assim como o governo do estado de Santa Catarina. 

"Não tem satisfação maior do que está a frente da Fesporte e estar aqui no Ironman é uma felicidade muito grande pois como ex-atleta de Ironman, tenho muita identificação com esta modalidade. Agradeço ao governador Jorginho Mello que me concedeu a oportunidade para estar neste posto tão importante do governo do estado e receber o prêmio Amigo do Ironman me deixa muito feliz neste domingo" afirmou o presidente"

Resultados

Santa Catarina brilhou principalmente na prova da categoria elite feminina formando o pódio com as três primeiras colocadas, a vencedora Pâmela Oliveira, Mariana Andrade, a segunda colocada e Bruna Stolf a terceira colocada. No masculino, o vencedor foi o ex-atleta olímpíco, Reinaldo Colucci, seguido por Igor Amorelli e Luis Ohde.

O Ironman Brasil retorna agora com as etapas do Ironman Brasil 70.3 e a etapa do Ironman Braisl Full no ano de 2025.

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Balanço Fesporte - Fevereiro/Maio 2024

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), encerrou a última semana com a presença do presidente, Freibergue Nascimento, apresentando ao governador Jorginho Mello, o balanço das ações entre fevereiro a maio  de 2024. 

O material detalhado mostrou as ações de todas as gerências que trabalham na Fesporte, além de  diversos programas que estão em andamento como o Bolsa Atleta 2024, entre alguns outros que acontecerão no decorrer do ano como ressaltou o presidente.

“A nossa missão aqui hoje era apresentar ao governador Jorginho Mello as ações feitas pois nestes três meses em que esta gestão se iniciou, ficamos muito satisfeito com o que as gerências vem apresentando até aqui e o que mostram os números é reflexo do bom momento da Fesporte. Desde fevereiro, se desenvolveram projetos em absolutamente todas as regiões de Santa Catarina como mostram os gráficos do apresentados aqui hoje.” detalha Freibergue.

A Gerência de Planejamento (Gepla), apresentou  o quanto foi feito de investimento financeiro nas quatro regiões esportivas da Fesporte (sul, leste-norte, oeste e centro-oeste),  atendendo a todas as demandas solicitadas pelos municípios. 

Na Gerência de Participação, destaque para os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que foram realizados em Criciúma que na soma das etapas microrregionais e estaduais, movimentou mais de 10 mil pessoas pelo estado. 

O Programa de Iniciação Desportiva Escolar (Pide), o Programa de Incentivo ao Esporte Catarinense (Pies), e o Bolsa Atleta, são programas em andamento que mostram resultados positivos para a sociedade catarinense em todas as áreas.

“Temos um calendário cheio pela frente, muitos eventos e programas para serem colocados em prática e que continuemos caminhando juntos na direção positiva sempre pensando no melhor do nosso esporte” finalizou o presidente da Fesporte.

Pagina 1 de 74