Sub-categorias
Fesporte lança edital do Programa Bolsa Atleta 2025
A Fesporte encerrou o ano de 2024 com um anúncio importante: o lançamento do edital do Programa Bolsa Atleta 2025. O programa, que tem como objetivo oferecer suporte financeiro a atletas catarinenses, continuará contemplando centenas de esportistas de Santa Catarina no próximo ano.
A decisão de lançar o edital no final de 2024 foi estratégica, visando garantir que os atletas já iniciem 2025 com o apoio necessário para desenvolverem suas carreiras e representarem o estado em competições regionais, nacionais e internacionais.
O programa reafirma o compromisso de Santa Catarina com o fortalecimento do esporte e o incentivo ao talento
"Conseguir fazer o lançamento do edital do Programa Bolsa Atleta antes de encerrar o ano de 2024 era um dos principais objetivos da Fesporte nestes últimos dias e felizmente conseguimos. Sabemos o quanto este programa foi importante para o estado de Santa Catarina nos últimos anos e acredito que a cada participação, título ou resultado que foi conquistado por eles são muito significativos também para nós que temos nesse apoio uma forma de mostrar o quanto acreditamos em nossos atletas" explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Crescimento
Outro dos objetivos da Fesporte é evoluir o Programa Bolsa Atleta ano após ano. A proximidade com atletas de todo o estado de Santa Catarina que consigo levam a marca do governo do estado de Santa Catarina torna esse vínculo ainda mais vitorioso. .
"Além do apoio financeiro a gente se está se aproximando cada vez mais dos atletas catarinenses que integram o programa. Temos um canal de divulgação de suas carreiras em conjunto com os mesmos e acredito que esse contato próximo só irá agregar para atletas e treinadores mas principalmente para a Fesporte que tem no apoio ao atleta catarinense uma de suas prioridades. Santa Catarina é referência na formação de atletas e assim permanecerá no próximo ano.
Miguel Catarina fala sobre o skate brasileiro
Miguel Catarina é uma figura influente e respeitada no cenário do skate mundial, conhecido tanto por suas contribuições como atleta quanto por seu trabalho como consultor técnico da seleção brasileira de skate.
Recentemente, ele fez reflexões sobre a participação do Brasil nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, destacando a relevância do país no cenário
Entre os destaques indicados por Catarina está Pedro Barros, um dos grandes nomes do skate brasileiro e um expoente de Santa Catarina. Pedro é reconhecido por seu talento, conquistas e papel fundamental em ser uma referência no skate.
Catarina também enfatizou o crescimento do skate feminino, comemorando os avanços e a visibilidade que a modalidade tem conquistado nos últimos anos. Ele destacou a importância de iniciativas sociais que promovam o acesso ao skate, especialmente para jovens, como forma de inclusão, desenvolvimento social e incentivo
Com sua vasta experiência e visão estratégica, Miguel Catarina continua a ser uma voz importante para o desenvolvimento e fortalecimento do skate no Brasil e no mundo.
"A gente tem toda uma comunidade que ajudou a fortalecer essa cena do skate no Brasil. Construímos uma escolinha de skate na pousada Hi Adventure no bairro do Rio Tavares que se tornou uma excelente base para jovens que queriam iniciar no skate e que passou a se tornar referência em nosso país formando alguns atletas. Na parte da evolução do esporte reverencio o trabalho da Confederação Brasileira de Skate e logicamente com a virada de realidade que a modalidade passou a ter após entrar nas Olimpíadas atraindo muito mais gente para andar de skate" explica Miguel Catarina.
Pedro Barros
"O Pedro Barros tem oito títulos mundiais e desde criança já se destacava muito rodando o mundo e desenvolvendo essa arte que é andar de skate e anos depois se tornando uma grande referência. Notamos que com o passar do tempo com as características que marcam Florianópolis com bons locais para construções de pistas poderíamos buscar novos talentos da modalidade e hoje Santa Catarina é um dos principais polos do Brasil. Com duas olimpíadas na bagagem e muitas outras realizações feitas no skate mundial, é um personagem do esporte que representa muito para jovens e tem uma ideia muito bacana que é da competição mas também desse aspecto social de poder mostrar o quanto o skate pode transformar muitos outros jovens de Florianópolis e também de Santa Catarina e do Brasil" conclui Catarina.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Coordenadoria jurídica da Fesporte encerra 2024
A Coordenadoria da Procuradoria Jurídica da Fesporte conseguiu dar andamento aos mais de 200 processos físicos que se encontravam pendentes, alguns há mais de dez anos.
Os processos digitais igualmente receberam a atenção adequada e, com isso, o setor produziu aproximadamente 500 expedientes entre despachos, ofícios e consultas, finalizando o ano sem pendências.
Vale destacar que a Coordenadoria da Procuradoria Jurídica, em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) , é responsável por prestar consultoria e assessoramento jurídico à Fesporte.
Estão dentro deste procedimento examinando a legalidade dos atos administrativos, projetos de leis encaminhados pela Assembleia Legislativa e por outros órgãos do Governo do Estado, requisições pelo Ministério Público e demais entidades, além das questões internas e ligadas ao esporte em todo o território catarinense.
"Só tenho de parabenizar a equipe jurídica da Fesporte coordenada pelo Doutor André Rigo que realizou um trabalho de excelência neste ano. Finalizar processos antigos que encontramos com algumas pendências neste ano aqui na Fesporte é de fundamental importância para que a gente tenha transparência em relação a tudo que estamos fazendo na gestão do esporte catarinense" explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Catarinenses na pré-temporada da WSL
A cidade de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos será pela primeira vez na história de uma etapa da World Surf League (WSL) e que ocorrerá em praias de ondas artificiais.
Nos últimos dias, os surfistas catarinenses Yago Dora e Alejo Muniz estiveram em Abu Dhabi para participar do período de pré-temporada, treinamentos e adaptação a esta nova era que marcará o início de temporada na elite do surf mundial.
O novo complexo de surf localizado no país asiático tem como nome oficial Surf Abu Dhabi e receber a segunda etapa do circuito mundial de surf marcada para acontecer entre os dias 14 a 16 de fevereiro.
A piscina utilizará a mesma tecnologia da Kelly Slater Waves Company já empregada no Surf Ranch em Lemoore na Califórnia e está localizada na Ilha de Hudayryiat, prometendo oferecer uma experiência de surf sem precedentes no cenário mundial.
Yago Dora, radicado em Florianópolis disputa em 2025 a sua sétima temporada consecutiva na elite da World Surf League e Alejo Muniz representante de Bombinhas retorna para a elite após a sua última participação no ano de 2018.
Calendário
A temporada da World Surf League começa oficialmente no dia 27 de janeiro em Pipeline no Havaí. Na sequência da temporada 2025, serão 11 etapas que definirão os cinco melhores surfistas classificados que disputam o título da temporada no WSL Finals em Fiji entre os dias 27 de agosto a 04 de setembro.
O Brasil soma seis títulos da World Surf League na históra. Foram três conquistas com Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), duas com Filipe Toledo (2022 e 2023) e uma com Adriano de Souza (2015).
Crédito das imagens utilizada na arte: Divulgação
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Visita ao CBCP em Niterói (RJ)
A Fesporte esteve hoje visitando a sede do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) localizado na cidade de Niterói (RJ).
O presidente, Freibergue Nascimento, foi recebido pelo presidente do CBCP, João Batista, Carvalho e Silva e juntos debateram normas que poderão ser aplicadas na área do paradesporto catarinense que estarão dentro do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE).
O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) realiza um trabalho referência na área do paradesporto nacional e com grandes eventos como o “Summit Preparando o Futuro” que aconteceu recentemente em Brasilia (DF) e presta assistência para diversos clubes espalhados pelo país.
A Fesporte reforça a sua parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos e parabeniza a entidade pelo excelente trabalho realizado no paradesporto brasileiro.
“Uma reunião extremamente positiva aqui no Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e pretendemos estar trazendo esta entidade cada vez mais para perto da Fesporte nos próximos anos. O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos é uma entidade que atende vários clubes da área do paradesporto pelo Brasil e temos a certeza que com esta entidade atuando junto conosco no estado de Santa Catarina o nosso paradesporto estará muito bem assistido e essa é uma das nossas missões para 2025” explicou o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Reunião na Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro
Na tarde desta segunda-feira (16), o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento e o analista de esportes, Leonardo de Lucca estiveram em visita a Secretaria de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro.
Na pauta, a Lei de Incentivo ao Esporte do estado do Rio de Janeiro e de que formas algumas medidas possam ser implementaras nas atividades do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) que funcionará em 2025 em Santa Catarina.
Os representantes da Fesporte foram recebidos pela coordenadora da Lei do Incentivo ao Eporte do Rio de Janeiro, Eduarda Araújo e por Eduardo Galdino, assessor institucional da secretaria.
O Programa de Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro contribui com a realização de inúmeros projetos no estado e apoia grandes eventos como as etapas da World Surf League (WSL) em Saquarema e o Rio Open de Tênis na capital do estado, entre muitos outros.
“Hoje estivemos aqui na Secretaria de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro trocando ideias e aprimorando o que vamos colocar em prática no Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) no estado de Santa Catarina a partir do ano de 2025. Tivemos conhecimento de um programa bastante grandioso por aqui e levaremos ações que poderão ser implementadas em nosso estado para que o PIE deixe o nosso estado ainda mais preparado e estruturado para desenvolver o esporte catarinense” explicou o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica
Na manhã deste sábado (14), o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, prestigiou a segunda etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpíca.
A competição acontece na sede da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e reúne diversos municípios do estado de Santa Catarina,
Durante a cerimônia de abertura, Freibergue ressaltou o compromisso do governo do estado de Santa Catarina com o paradesporto neste e nos próximos anos e a aproximação recente do estado com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Freibergue ainda ressaltou a importância da modalidade bocha paralímpica para o paradesporto catarinense ressaltando o Circuito Catarinense como etapa importante no calendário de eventos estaduais e nacionais.
“Dentro da Fesporte nós temos um compromisso com o paradesporto que é fomentar, desenvolver e acompanhar competições como o circuito catarinense que reúne tantos competidores aqui hoje. Recentemente estive durante dias com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos onde conversamos muito sobre o paradesporto brasileiro e do estado de Santa Catarina e garanto para vocês que vamos crescer muito.” afirmou Freibergue.
Futuro
“Quero saudar aos paratletas, dirigentes, árbitros e todos que estão aqui hoje. O paradesporto merece toda essa atenção especial por parte da Fesporte e em um futuro próximo veremos ainda mais gestos e ações realizadas para esta área” complementa.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Melhores do ano da Ginástica em Santa Catarina
A Federação de Ginástica de Santa Catarina realizou nesta semana a cerimônia de premiação dos melhores do ano de 2024.
Estiveram concorrendo as premiações, atletas e técnicos das modalidades ginástica rítmica, ginástica aeróbica e ginástica artística
Parabéns a todos da modalidade pelo trabalho realizado e muito sucesso no próximo ano.
Fesporte prestigia o aniversário do Clube de Regatas Aldo Luz
Na noite da última quinta-feira (12), o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, participou do evento de comemoração do aniversário do Clube de Regatas Aldo Luz que celebrou os 106 anos de história.
O Clube de Regatas Aldo Luz é um dos tradicionais clubes de remo da modalidade e em uma história centenária representa o estado de Santa Catarina nas competições nacionais e internacionais da modalidade.
"Todas as vezes que viemos aqui no Clube de Regatas Aldo Luz, eu sou muito bem acolhido e aprendo ainda mais sobre esta modalidade. Quero saudar o histórico remador Odilon Maia Martins e todos que contribuíram para essa história mais que centenária. Queremos aumentar o desenvolvimento do remo em nosso estado e clubes tão importantes como Aldo Luz são fundamentais para isso" parabenizou Freibergue Nascimento.
História
O Aldo Luz foi fundado em 27 de dezembro de 1918 sob a denominação Clube de Regatas Florianópolis. No ano seguinte, o nome foi mudado para Clube de Regatas Aldo Luz, em homenagem a Aldo Firmino da Luz, filho do ex-governador Hercílio Luz.
O Clube é também representante oficial do Figueirense Futebol Clube, clube de futebol da cidade de Florianópolis
Presenças Ilustres
Nomes históricos do Clube de Regatas Aldo Luz marcaram presença na cerimônia comemorativa realizada no Parque Naútico Walter Lange como o atleta Odilon Maia Martins, o remador mais longevo do mundo e que está atualmente com 96 anos, o jornalista Roberto Alves que ao longo da carreira narrou inúmeras regatas de remo, a secretária adjunta de comunicação do estado de Santa Catarina, Gabrile Mager, e diversos representantes da diretoria do clube que há anos contribuem para uma história de sucesso no esporte de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Dança Catarina celebra números do ano de 2024
Com a realização da etapa regional de Laguna, o Festival Escolar Dança Catarina encerrou em dezembro mais um ano de atividades, construindo assim mais um capítulo de uma história que iniciou ainda no ano de 1999 e celebrando as conquistas de 2024.
Números
Neste ano de 2024, o Festival Escolar Dança Catarina contou com a participação de 90 municípios, aproximadamente cinco mil bailarinos, 655 dirigentes e 152 escolas participantes.
“Esse ano foi um ano atípico, onde tivemos o congresso técnico capacitativo, e um número considerável de crianças e jovens participando que se aproximam de cinco mil bailarinos. Fora isso, o evento ocorreu de forma muito positiva já que é muito satisfatório para nós encerrar o ano conseguindo levar o dança para o nosso estado após meses de trabalho e dedicação cuidando com muito carinho dessa história” explica a coordenadora do Festival, Mapi Cravo.
Evolução
A cada novo ano do Festival Escolar Dança Catarina, os números evoluem junto com a grandeza deste evento que após os anos de pandemia vem atraindo mais participantes em suas etapas. O caráter educacional apresentando diversos tipos de dança para jovens estudantes catarinenses, também é ressaltado pelo coordenador, João Biasotto.
“Foi um ano bem positivo para o Festival Escolar Dança Catarina onde apostamos mais nesse caráter educacional do evento. Transformamos um festival de dança tradicional em um evento escolar com propostas e temáticas educacionais e isso é bem bacana. Fizemos um evento com a cara de um evento escolar, porém sem perder a essência da dança”.
O Festival Escolar Dança Catarina retorna agora com o seu calendário para o ano de 2025.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Fesporte faz balanço dos projetos e ações em 2024
A Fesporte teve um ano bastante produtivo, com investimentos significativos em infraestrutura esportiva e um calendário completo de eventos.
Além disso, a busca ativa por recursos em Brasília, liderada pelo presidente Freibergue Nascimento, reforça a importância de garantir que as delegações do estado possam competir em condições específicas nos principais eventos nacionais. Essa estratégia não apenas eleva o nível do esporte catarinense, mas também promove a visibilidade do estado no cenário esportivo nacional.
"Chegando a este mês de dezembro onde as atividades vão se encerrando, considero que foi um ano bastante satisfatório para o esporte de Santa Catarina. Trabalhamos atendendo investimentos em uma série de regiões do nosso estado onde os valores chegaram a superar os R$ 30 milhões e tivemos um retorno muito positivo dos municípios que conseguiram com o nosso apoio melhorar a estrutura do esporte local e quem ganha com isso é todo o estado de Santa Catarina" explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Calendário
Entre eventos do esporte escolar, esporte de rendimento, esporte de participação, a Fesporte realiza ao longo do 11 grandes competições que movimentam todo o estado de Santa Catarina.
Cumprir o calendário rigorosamente e proporcionar o esporte para a população catarinense, foi mais um dos objetivos alcançados neste ano.
"O calendário esportivo da Fesporte é realmente muito bem preenchido com uma série de eventos e competições que atendem muitas categorias e gêneros do esporte. São eventos históricos que integram o calendário há vários anos e principalmente são eventos que deixam um legado enorme para os municípios-sede" detalha Freibergue
Programa de Incentivo ao Esporte
O Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), lançado recentemente pelo governo do estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte, foi um verdadeiro gol de placa neste fim de ano.
Um programa inovador, que arrecadará recursos e que tornará o esporte de Santa Catarina ainda mais vitorioso dentro e fora do campo de competição.
"Foi um momento histórico para a Fesporte o lançamento do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). Encerrar o ano de 2024 com um programa grandioso e desta importância só nos faz ter a certeza que 2025 será muito promissor para o esporte catarinense" finaliza.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
SC na Copa Africana de Handebol Feminino
As árbitras de handebol, Bruna Garcia e Renata Garcia estiveram recentemente atuando na Copa Africana de Handebol Feminino que foi realizada na República Democrática do Congo.
As duas profissionais tem história no handebol catarinense e marcam presença frequente nos eventos realizados pela Fesporte, contribuindo e muito com essa modalidade no estado
A história desta família faz com que todos respirem handebol desde a adolescência com as irmãs que iniciaram neste esporte como atletas e anos depois migraram para arbitragem chegando ao quadro da International Handball Federation (IHF). A dupla tem também uma terceira irmã, Gabriela, que atua como árbitra em competições nacionais.
Atualmente, as irmãs rodam o mundo nas principais competições e constroem assim um legado enorme para o handebol catarinense. No mês de julho deste ano, já haviam marcado presença no campeonato mundial júnior que foi realizado na Macedônia.
"Foi uma experiência incrível e quando a gente recebeu o convite eu não esperava que seria um evento da grandeza a qual encontramos lá. Encontramos também uma organização muito bem feita e um torneio que aconteceu de forma muito positiva reunindo 12 seleções do continente. Eu nunca imaginei que viveria essa experiência de conhecer um país africano e graças ao handebol tive essa oportunidade única em minha vida" explicou a árbitra Renata.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994