A árbitra catarinense, Anelize Schulz, teve mais uma grande experiência internacional em sua carreira ao participar da copa do mundo de futsal feminino que foi encerrada no último domingo (07) e terminou com título da seleção brasileira nas Filipinas.
Esta foi a segunda vez consecutiva que a árbitra atua em um campeonato mundial da modalidade, já que em 2024 esteve na competição masculina no Uzbequistão e que na ocasião também terminou com título do Brasil.
A árbitra que é natural de Jaraguá do Sul atua na função desde o ano de 2009 após a carreira como atleta. No ano de 2018, veio a coroação máxima na arbitragem quando passou a atuar nas competições com o escudo FIFA.
Em entrevista para a Federação Catarinense de Futebol de Salão antes do mundial, a árbitra considerou que onde quer que esteja apitando, cada partida é uma oportunidade de aprendizado, superação e
crescimento.
Campanha
A seleção brasileira de futsal feminino chegou ao título da Copa do Mundo de forma invicta. Na primeira fase, foram três vitórias seguidas sobre Irã (4x1) Itália (6x1), Panamá (9x0).
Nas quartas de finais, nova goleada desta vez sobre o Japão por 6 a 1 e na semifinal vitória sobre a Espanha por 4 a 1.
Na grande o dia 07 de dezembro em um dia histórico para o futsal feminino brasileiro com vitória por 3 a 0 sobre Portugal.
Catarinenses campeãs:
Santa Catarina foi representada na campanha pelas catarinenses a goleira Júlia, natural de Mondaí, a fixa Taty, natural do município de Orleans, além da ala Débora Vanin que é natural do município de Chapecó.
*Esta é a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino. No Torneio Mundial realizado na década de 2010, o Brasil ganhou seis vezes.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O gerente de esporte educacional da Fesporte, Lucimar Pereira Dias, participou de reunião do Comitê Olímpico do Brasil (COB), referente a edição de 2025 dos Jogos da Juventude e projeção para a edição de 2026.
Lucimar Pereira Dias chefiou a delegação de Santa Catarina no evento nacional realizado no mês de setembro em Brasília (DF), onde atletas e equipes do estado se destacaram e conquistaram uma honrosa quarta posição no quadro de classificação geral entre os estados participantes.
Esta mesma edição registrou um recorde de participantes, reunindo 5.704 pessoas sendo 4.700 atletas. Estiveram presentes no evento realizado no Rio de Janeiro, a vice-presidente do COB Yane Marques, o diretor-geral do COB Emanuel Rego e a diretora de Comunicação Marketing e Valores Olímpicos do COB Manoela Penna.
Segundo dados do Comitê Olímpico do Brasil, a etapa nacional dos Jogos da Juventude reuniram um total de 2.629 escolas brasileiras representadas, número que já supera os dados da edição de 2024 (2.142).
De acordo com regulamento de COB, o critério de classificação para participar do evento nacional são os eventos estaduais como no caso do Santa Catarina os Jogos Escolares da categoria 15 a 17 anos (JESC).
Integraram os Jogos da Juventude um total de 20 modalidades que foram: natação em águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Santa Catarina participou de quase todas as modalidades em disputa com exceção as competições de esgrima.
A programação ainda contou com outros momentos de avaliação e análise das possíveis cidades sede da edição de 2026 dos Jogos da Juventude que será oficializada e anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil.
"Realmente foi uma edição muito positiva para o estado de Santa Catarina com títulos e medalhas conquistadas em Brasília (DF). Ressalto também a grandeza do evento reunindo quase 3.000 escolas de todo o Brasil competindo em uma ambiente esportivo de altíssimo nível e formando atletas que futuramente estarão representando o nosso país" afirmou Lucimar Pereira Dias.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A equipe de vôlei feminino do Colégio Coc de Lages participa nesta semana do campeonato mundial de vôlei escolar ( ISF World School Volleyball Championship 2025) que está acontecendo na cidade de Shangluo, na China.
A competição é realizada na categoria sub-16 e reúne equipes de Bangladesh, Bulgária, Chile, China Croácia, Índia, Irã, Cazaquistão, Macau, Nigéria, Arábia Saudita, Sérvia, Taipei Chinês, Tailândia, Catar, Canadá e Uganda.
A presença do time lageano no evento é celebrada como um marco para o voleibol local e para o projeto desenvolvido pelo Colégio COC que fomenta o esporte nas categorias de base agregando experiência para atletas que iniciam nos eventos do calendário da Fesporte e seguem para patamares ainda maiores como competições nacionais e internacionais.
Campanha
A equipe catarinense já está nas semifinais que acontecem na quinta-feira (11) e em caso de classificação avança para a grande final que acontece na sexta-feira (12).
Equipe do Colégio Coc de Balneário Camboríu é medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Escolares
Já no último fim de semana, a equipe de vôlei masculino do Colégio Coc de Balneário Camboriú conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Escolares que aconteceram em Assunção no Paraguai após vitória sobre a equipe representante do Chile na decisão.
A equipe do Colégio Coc já havia vencido os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) em Uberlândia, no mês de outubro, resultado que o credenciou para disputar o evento continental.
O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e ex-diretor de esportes da Fesporte, Aurélio Rocha dos Santos, destacou a presença do estado nos eventos nacionais, assim como os resultados obtidos.
"Santa Catarina é um dos estados que mais investe no esporte escolar no Brasil e o resultado deste investimento é muito claro com nossas equipes viajando o mundo para nos representar. É um investimento importante que une o esporte a educação e levam catarinenses a estarem entre os melhores do país e competindo em um cenário internacional, o que é muito agregador para a vivência esportiva e para a formação deles" afirmou
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Praia da Joaquina em Florianópolis recebeu no fim de semana a edição de 2025 do Fecasurf Interassociações.. O tradicional evento é considerado as Olimpíadas do Surfe Catarinense e reuniu 14 associações do estado de Santa Catarina competindo em diferentes categorias.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, acompanhou as competições no sábado e reverenciou a história do evento, realizado desde a década de 90 e que encerra o calendário da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf).
Ao término das competições, a Associação de Surfe da Praia da Joaquina (ASJ), foi a grande campeã do Interassociações de 2025 com a somatória de 127 pontos, a Associação de Surfe Ingleses e Santinho (ASIS), foi a segunda colocada com 116 pontos e a Associação de Surf do Campeche (ASC) completou o pódio dos três primeiros colocados com 107 pontos.
A competição contou também com o evento categoria de surf adaptado que teve como campeão o surfista Luciano Nem que recentemente conquistou o bicampeonato mundial de Parasurf na Califórnia e subiu ao lugar mais alto do pódio representando a Associação de Surf da Joaquina (ASJ).
“O surfe teve um ano especial em Santa Catarina. Principalmente nos últimos meses tivemos grandes eventos a nível estadual e nacional o que mostra o impacto desta modalidade em nosso estado, criando cada vez mais eventos. Fortalecemos também as parcerias com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), e Confederação Brasileira de Surf, o que estrutura ainda as competições. Parabéns aos organizadores do Interassociações e este grande evento encerra o calendário de 2025 de forma brilhante” afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista,
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O skatista catarinense, Pedro Carvalho, conquistou o título da temporada geral do Skate Total Urbe (STU) na categoria Park.
A temporada foi encerrada no último fim de semana na etapa de Porto Seguro (BA) que terminou com vitória de Pedro já nos momentos finais e com resultado, o skatista garantiu o título geral do ano de 2025.
Pedro Carvalho, natural de Florianópolis, é um dos integrantes da geração de atletas de Santa Catarina que representa o estado, inclusive nas seleções brasileiras de skate nos últimos anos.
O talentoso skatista esteve perto de conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Paris e é nome certo na disputa para estar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Esta foi a primeira vez que Pedro Carvalho conquista o título do Skate Total Urbe (STU), repetindo o feito da skatista catarinense Isadora Pacheco nos anos de 2023 e 2024.
"Estou muito feliz em ter acertado a volta já nos momentos finais da bateria e poder levar o título desta etapa e também da temporada. Tive uma noite difícil, acabei passando mal de uma virose onde antes da competição precisei ir a um posto de saúde para ser atendido mas felizmente consegui me recuperar, deu tudo certo e consegui o título" celebrou o atleta em entrevista s redes sociais oficiais do Skate Total Urbe (STU).
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte recebeu nesta sexta-feira (05), a equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, capitaneada pela secretária, Danielle Amorim Silva.
A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social projeta realizar no ano de 2026 os Jogos da Integração da Polícia Penal e para isso procurou a Fesporte no auxílio a organização caso se concretize a primeira edição do evento que deverá contar com um número variado de modalidades.
O presidente Jeferson Batista, se colocou a disposição para a realização do evento e para o fomento ao esporte na secretaria. Vários agentes que atuam na polícia penal em todo o estado de Santa Catarina são praticantes ou atletas de diferentes modalidades como as artes marciais e é dever da Fesporte levar o esporte para outras pastas de governo formando assim uma positiva parceria.
Também representaram a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social nesta manhã, as policiais penais Bruna Longen, Bruna Luana Finetti e Talita Martins.
"Recebemos semanalmente diversas secretarias de estado aqui na Fesporte por que o esporte tem esse poder de atrair algo positivo a nossa rotina e que está a fácil acesso para todos. Uma profissão exigente como a polícia penal faz com que o esporte seja ainda mais necessário na vida dos agentes e acredito que se conseguimos avançar na realização dos Jogos da Integração da Polícia Penal, será um grande avanço para esta secretaria e também para todo o governo de Santa Catarina levando o esporte competitivo aos seus colaboradores" afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994