Na noite desta segunda-feira (18), a Fesporte prestigiou a cerimônia de abertura da competições de futsal masculino dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). 

O governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte é apoiador oficial do evento nacional. 

O evento nacional reúne em Florianópolis com 28 equipes representando todos os estados brasileiros na programação que segue até o próximo sábado (23).

O grande campeão da competição de futsal masculino dos Jogos Escolares Brasileiros  garante vaga para o campeonato mundial da modalidade que acontece no mês de dezembro na cidade de Brasília (DF).

Santa Catarina está representado na competição pelo E.E.B Giardini L. Lenzi de Jaraguá do Sul e pelo Colégio Catarinense de Florianópolis

O estado compete para repetir o título em dose dupla já que na competição do naipe feminino que foi realizada recentemente em Aracaju, Santa Catarina se consagrou campeã representada pelo E.E.B José Marcolino Eckert do município de Pinhalzinho. 

O presidente da Fesportezc Jeferson Batista, enalteceu a importância do campeonato nacional realizado em Santa Catarina.

“Em nome do presidente Antônio Hora Filho, agradecemos por Santa Catarina ser palco de mais um grande evento nacional e Antonio Paulo Fernandes Zytkuewisz, Neco, pelo trabalho realizado a frente da Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE). Santa Catarina tem muito orgulho de ser palco deste evento que é realizado por uma entidade que relaxo um trabalho sério e muito importante a frente do esporte escolar brasileiro” 

Os deputados estaduais, Mário Motta e Fernando Krelling, incentivadores do esporte escolar no estado também estiveram nesta noite no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

A diretora da Fesporte, Fayola Bueno da Silva, acompanha o campeonato mundial de bocha paralímpica que está em andamento na cidade de Curitiba (PR).

O evento acontece entre os dias 10 e 18 de agosto de 2025 no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A competição reúne atletas de 16 países e 65 atletas.

A presença da Fesporte tem como objetivo a troca de experiências com profissionais do cenário nacional do paradesporto,  além de acompanhar algumas equipes catarinenses que marcam presença evento internacional. 

A bocha paralímpica é um esporte de alta precisão e estratégia, adaptado para atletas com paralisia cerebral severa ou outras deficiências motoras graves. Diferente da bocha convencional, todos os atletas competem sentados em cadeiras de rodas e limitados a uma área demarcada para fazerem seus arremessos.

A modalidade é um dos esportes mais inclusivos, permitindo que pessoas com deficiências motoras severas participem ativamente. Os campeonatos reforçam a importância da inclusão e do esporte como ferramenta de reabilitação física, social e psicológica.

Fayola Daiane Bueno da Silva falou sobre o andamento da competição e o trabalho desenvolvido pela Fesporte em algumas modalidades do paradesporto, entre elas a bocha paralímpica.

"Um grande evento internacional que reúne 16 países desenvolvendo o paradesporto de forma internacional aqui em Curitiba. A bocha paralímpica é uma modalidade extremamente  importante para a Fesporte, presente em nossos eventos como no Parajasc que dentro de um mês estaremos realizando a etapa estadual em Lages. Parabenizar todos os países que estão aqui e sorte para os países participantes em especial para Santa Catarina. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 999190-994

 

 

A Fesporte participou da inauguração do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Santa Catarina. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 15, ao lado da sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú.

A Fesporte foi representada pelo diretor de políticas públicas, Jorge Davi e pelo servidor Leonardo de Lucca. 

Conheça mais sobre  centro de desenvolvimento 

O novo complexo é um projeto da FIFA, CBF e FCF, e faz parte do legado da Copa do Mundo de 2014. Ele foi criado para oferecer uma infraestrutura completa e de alta qualidade para o desenvolvimento do futebol local. O centro conta com campo de futebol, vestiários, área médica, salas de reunião e uma arquibancada com capacidade para 480 pessoas.

A participação da Fesporte reforça o compromisso da fundação com o desenvolvimento do esporte em todas as suas modalidades no estado como explicou o diretor Jorge Davi. 

"Parabenizar a Federação Catarinense de Futebol pela estrutura entregue na data de hoje. Um excelente centro de treinamento desenvolvido aqui em Balneário Camboriú e que faz com que o nosso estado ganhe mais uma excelente estrutura esportiva. Em nome da Fesporte e do nosso presidente Jeferson Batista e do governador Jorginho Mello, é muito importante estar aqui e temos a certeza que esta nova estrutura terá uma utilidade bastante grande para o futebol catarinense" explicou.

Personalidades do futebol marcam presença

Diversas personalidades do futebol brasileiro marcaram presença no evento desta sexta-feira (15), em Balneário Camboriú. Nomes do histórico tetracampeonato mundial como Branco, Jorginho e Bebeto prestigiaram o evento e parabenizaram o presidente da Federação Catarinense de Futebol Rubens Angelotti pela nova estrutura.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, discursou no evento e em entrevista para a Fesporte falou sobre como a entidade vem se relacionando com governos estaduais para fomento do futebol.

"A atual gestão da CBF é pautada no diálogo e sabemos da importância dos governos então devemos sempre procurar manter essa parceria com o poder público para seguir fomentando o esporte que é atualmente o esporte mais popular do planeta. Vamos investir ainda mais nas categorias de base ao qual atenderão esse centro de desenvolvimento e nós acreditamos que o esporte é um divisor de águas na vida das pessoas e trabalharemos em um projeto a médio e longo prazo sempre buscando formar"  completou o dirigente.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone: (48) 99190-9994

 

O governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte,  apoia a realização do III Terceiro Torneio de Futsal Feminino que acontece em Xanxerê, entre os dias 21 de a 24 de agosto. 

A competição conta com a participação das seleções da Colômbia, Marrocos e Guatemala e é realizado no estado de Santa Catarina pelo terceiro ano consecutivo. Todos os jogos serão realizados na Arena Ivo Sguissardi.

Regulamento 

As quatro equipes participantes do quadrangular se enfrentam em turno único durante a primeira fase nos três primeiros dias de programação que serão nos dias 20, 21 e 22 de agosto. No sábado, dia 23, a competição entra em um período de intervalo retornando no dia 24 com a decisão do terceiro lugar e as finais. 

A competição será na Arena Ivo Sguissardi e serve como a última etapa de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA, que será realizada nas Filipinas entre os dias 21 de novembro a 07 de dezembro. 

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, enalteceu a realização da competição pelo terceiro ano consecutivo em Santa Catarina, consolidando o estado como uma importante base da seleção brasileira de futsal e palco de grandes eventos internacionais. 

"Xanxerê nos últimos anos vem se tornando o palco desta importante competição que a cada ano que passa fica ainda maior reunindo seleções internacionais competindo aqui no estado. O futsal feminino de Santa Catarina tem uma história brilhante e que este evento deixe um legado bastante grande para que a modalidade siga crescendo. Seguiremostambém trabalhando para que grandes eventos passem a fazer parte do calendário esportivo do nosso estado" explica. 

Histórico do futsal feminino

Santa Catarina tem se destacado consistentemente em competições de alto nível. Equipes do estado, como as Leoas da Serra e a Female Futsal, são referências no cenário nacional. Estas equipes competem em torneios importantes como a Liga Feminina de Futsal e a Taça Brasil.

Além disso, a Seleção Brasileira de Futsal Feminino tem uma relação forte com o estado, usando frequentemente cidades catarinenses como base para sua preparação para grandes eventos. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 999190-9994

 

 

O cenário do jiu-jítsu em Santa Catarina está em constante crescimento, consolidando o estado como um polo importante para a modalidade no Brasil. 

Esse desenvolvimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo a força das equipes locais, a participação em competições nacionais e internacionais, e a realização de eventos de grande porte.

Na agenda da Fesporte da terça-feira (12), o presidente Jeferson Batista, o diretor de políticas públicas Jorge Davi e  gerente de políticas públicas, Fabrício Vieira receberam representantes que estão a frente de equipes e eventos aqui no estado.

Participaram da reunião, Elias Eberhardt, profissional de destaque no cenário do jiu-jítsu, especialmente como organizador de grandes eventos no Brasil e na América do Sul. Ele é responsável pelas operações da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP) no Brasil, uma das principais organizações do esporte no mundo.

Ricardo Bortoluzzi, técnico e organizador da Copa Desterro de Jiu-Jítsu, evento realizado em municípios catarinenses desde o ano de 2015 e CEO da Academia Ataque Duplo.

Representando o município de Laguna que deve receber eventos futuros da modalidade, estiveram presentes Rômulo Camilo e Orlando Pacheco. 

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, ressaltou o momento da modalidade no estado, enaltecendo a presença do jiu-jítsu em todos os eventos do calendário do esporte de rendimento da Fesporte.

"Importante sempre estar discutindo todas as modalidades. O jiu-jítsu vive um momento bastante importante no esporte de Santa Catarina e assim como as demais artes marciais tem a sua história própria. O nosso estado recebe frequentemente eventos da Federação Catarinense de Jiu-Jítsu, parceira da Fesporte, entre outros que acontecem quase que semanalmente no estado então isso é muito positivo não só para a modalidade mas para o esporte de Santa Catarina de uma forma geral fomentando e cada vez mais formando novos atletas" explicou.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

 

Quatro atletas de Santa Catarina integram o elenco da seleção brasileira de vôlei sub-21 que está na disputa do campeonato mundial da categoria em Surabaya na Indonésia: Sofia Will, Luana Kuskowski, Vittoria Kuehnne e Helena Wenk, esta última atleta da seleção brasileira principal e que recentemente foi vice-campeã da liga das nações. 

Até o momento, a seleção brasileira sub-21 venceu as duas partidas que disputou no campeonato mundial, primeiro diante da Bulgária na quinta-feira, 7, e nesta sexta-feira, 8, no horário local derrotou a seleção do Chile. Já neste sábado, 9, o adversário será a seleção da Tailândia. 

Ainda pela primeira fase, a seleção brasileira enfrenta a Tunísia e o Japão nos dias 11 e 12 de agosto respectivamente.

Participam do campeonato mundial sub-21, 24 seleções divididas em quatro grupos de seis equipes. As quatro primeiras colocadas de cada chave avançam de forma direta para as oitavas de final onde o torneio passa a ser eliminatório.

Formação

Entre as quatro atletas que representam o estado na competição internacional,  Sofia Will começou a sua carreira na AABB de Florianópolis,  Luana Kuskowski na ADV/Jaraguá/Secel de Jaraguá do Sul, assim como Vittoria Kuehne. 

Helena Wenck iniciou a sua carreira no vôlei de Joinville que o levou também para a seleção principal.

O presidente da Federação Catarinense de Vôlei, Fernando Faquin, enalteceu o trabalho de clubes no vôlei do estado falando sobre o trabalho que agora leva as atletas para a disputa de um importante evento internacional da modalidade

“É motivo de muito orgulho para a Federação Catarinense de Vôlei ver quatro atletas formadas nem clubes do nosso estado e estar participando de um importante evento como o campeonato mundial sub-21. Isso mostra a qualidade do trabalho realizado em Santa Catarina que é um dos grandes centros formadores de atletas para o vôlei no Brasil seja no masculino ou no feminino”, explica

“Sabemos que é um grupo forte da seleção brasileira que no ano passado já havia conquistado o campeonato sul-americano e deve brigar por medalhas neste mundial”, complementa o presidente da Federação Catarinense de Vôlei.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

Pagina 1 de 86