Com o objetivo de profissionalizar e unificar as diretrizes do esporte no estado, a Fesporte e o Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC) anunciam a realização do 1º Encontro do Sistema Esportivo Catarinense nos dias 03 e 04 de março no Golden Hotel e Eventos, localizado no município de São José (SC).
O evento inédito busca reunir dirigentes, gestores municipais, federações e profissionais da área para debater o futuro das gestões, as práticas esportivas e o fomento das competições em Santa Catarina.
Também participam da organização do 1º Encontro do Sistema Esportivo Catarinense o Conselho Estadual de Esporte (CED), Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (AFESC) e Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC).
O evento é exclusivo para capacitação de gestores municipais e federações esportivas de Santa Catarina.
Planejamento e Integração
Durante o encontro, serão discutidos temas como captação de recursos via leis de incentivo, a modernização do modelo de gestão para os municípios de Santa Catarina e o calendário oficial de competições da Fesporte.
Programação
O evento contará com uma extensa programação de palestras e interatividade entre os participantes com a apresentação de variados temas referentes ao esporte catarinense e ao esporte nacional.
Objetivo
A Fesporte busca, através deste 1º Seminário, estabelecer um Padrão de Excelência Catarinense. A ideia é que, independentemente da cidade-sede ou da modalidade, o atleta, o dirigente e o público encontrem a mesma qualidade organizativa.
"Santa Catarina é uma potência e uma referência, e nossa gestão precisa estar à altura desse desempenho. Este seminário vai oferecer aos gestores municipais as ferramentas necessárias para gestão esportiva municipal, além da organização de eventos com excelência técnica e organizacional. Será uma oportunidade bastante importante para apresentarmos os projetos do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) que já estão sendo executados em Santa Catarina, entre outras atividades da Fesporte neste início de 2026." explica o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
“Este primeiro encontro representa um marco importante para o fortalecimento do esporte em Santa Catarina. Este é um momento histórico, pois reúne todos os atores que compõem o sistema esportivo do estado, promovendo diálogo, alinhamento e construção coletiva. A presença integrada de gestores, profissionais de Educação Física, entidades e instituições reforça a importância da atuação qualificada e do trabalho em rede para o desenvolvimento do esporte catarinense, com mais organização, responsabilidade e acima de tudo, valorização profissional”, complementou Darcio de Saules, conselheiro e 1º tesoureiro do CREF3/SC.
As atletas de vôlei de praia, Mariana Matos e Barbara Tavares Carvalho conquistaram na última terça-feira (03), o título da etapa do campeonato brasileiro de vôlei de praia que foi realizado em Navegantes (SC).
A conquista é a terceira nacional da dupla catarinense dentro do período de um ano já que no ano passado venceram esta mesma etapa de Navegantes, além de outro título conquistado em Brasília (DF).
Também em 2025, a dupla que representa o município de Camboriú conquistou o título dos Jogos da Juventude que na ocasião também ocorreram na capital federal Brasília.
Agora, ao lado do técnico Doriedson Garcia, iniciam 2026 com a bandeira de Santa Catarina no topo do pódio.
A trajetória vitoriosa vem rendendo muitos benefícios neste período de formação no esporte. No ano de 2025, a atleta Mariana Matos foi selecionada pela Confederação Brasileira de Vôlei e integrou a seleção brasileira durante um período de treinamentos que na ocasião foi realizada na França.
O técnico Doriedson Garcia, que acompanha as atletas em todas as competições celebrou a conquista nacional, citando que fica destacando que fica marcada no esporte de base de Santa Catarina neste início de 2026.
"As meninas estão de parabéns e como treinador fico muito orgulhoso por mais este título. Uma conquista nacional e extremamente importante para o esporte catarinense neste início de ano" celebrou .
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 999190-9994
No último fim de semana a seleção brasileira de futsal conquistou o seu 12º título da Copa América que foi disputada em Luque no Paraguai.
Representaram o estado de Santa Catarina nesta nova conquista que consolida o Brasil como referência no continente o goleiro Willian (natural de Jaraguá do Sul), o ala Dyego Zuffo (natural de Palmitos) e o pivô Pito (natural de Chapecó), além do técnico Marquinhos Xavier (nascido em Lages).
Campanha
O Brasil venceu as seis partidas que disputou na Copa América de Futsal derrotando na primeira fase a Bolívia (7 x1), Peru (5x0), Uruguai (4x1), e Argentina (2x0)
Na semifinal, a equipe brasileira derrotou o Paraguai que jogava em casa pelo placar de 3 a 0.
Na decisão, novo clássico diante da Argentina repetindo a final do campeonato mundial de 2024 e vitória por 2 a 1 com Pito marcando um dos gols que consagraram mais um título para o futsal brasileiro.
Momento do futsal catarinese
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destacou o momento do futsal no estado, citando também o processo de formação nas categorias de base que formam nomes para chegar a seleção brasileira.
"No fim de 2025 tivemos o sexto título do Jaraguá Futsal na Liga Nacional e agora este título continental capitaneado pelo grande Marquinhos Xavier, profissional com muitos serviços prestados ao esporte de Santa Catarina. Os nossos parabéns a todos os atletas que integraram a equipe e que permaneçam como grandes referências para jovens que sonham grande no futsal catarinense" celebrou Jeferson.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte intensificou o diálogo com as federações esportivas do estado para alinhar os regulamentos técnicos das competições de 2026 e aprimorar a execução dos eventos oficiais.
Essas reuniões são fundamentais para garantir que as competições atendam às necessidades técnicas de cada modalidade.
Na última terça-feira (03), o diretor de esportes, Flávio Pscheidt, o gerente de esportes de rendimento, Selvino Anderson Júnior e o gerente de esporte educacional, Lucimar Pereira Dias receberam, a Federação Catarinense de Triathlon.
Representaram a entidade a presidente Naida Freitas e o presidente do Conselho dos Treinadores, Santiago Mendonça.
Esses encontros com os representantes das entidades também servem para que as federações apresentem demandas específicas de infraestrutura e materiais esportivos visando o desenvolvimento das modalidades no estado.
As reuniões prosseguem nos próximos dias recebendo as entidades das demais modalidades que integram o quadro de competições do calendário oficial 2026 da Fesporte.
O diretor de esportes da Fesporte, Flávio Pscheidt, falou sobre o início do planejamento para a execução do calendário esportivo de 2026, detalhando o cronograma das próximas reuniões.
"Lançamos o calendário oficial da Fesporte recentemente e agora estas reuniões técnicas com as federações esportivas também estão dentro do cronograma da diretoria de esportes e de todas as gerências que executam os eventos. São vários os detalhes dos regulamentos técnicos que tratamos com as respectivas federações para que nossos eventos aconteçam sempre dentro da normalidade e respeitando as regras de determinada modalidade" explicou o diretor.
"Junto com os municípios, já estamos preparando as do calendário 2026 e que este ano seja ainda melhor que 2025, sempre com o propósito de fomentar o esporte e fazer com que ele se desenvolva ainda mais no estado de Santa Catarina" explicou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Pelo segundo ano consecutivo, a ginasta catarinense, Letícia Wagner da Rosa, irá representar o estado na seleção brasileira de conjuntos, categoria juvenil de ginástica rítmica.
A partir do início do próximo ano, a atleta passa a residir em Aracaju (SE), sede da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG),onde moram as atletas que representam as seleções brasileiras da modalidade em diferentes categorias.
Seletiva
Para ser confirmada como atleta da seleção brasileira, a ginasta Letícia Wagner da Rosa participou do período de estágio realizado pelo CBG no fim deste ano de 2025.
Entre os dias 02 a 08 de dezembro, 41 ginastas da categoria juvenil e de diferentes clubes brasileiros passaram pelas atividades na de avaliação na CBG, acompanhadas por suas treinadoras nas respectivas equipes.
A atleta representa a equipe da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee/Udesc/Fme) com sede em Florianópolis e soma experiência em diversas competições neste ano de 2025.
A comissão técnica e coordenação do projeto de ginástica rítmica, consideram que a entrega da atleta ao esporte, somado ao apoio familiar como fundamentais para atingir este objetivo de permanecer na seleção brasileira.
“A Letícia sempre foi uma menina muito dedicada a ginástica e se saiu muito bem durante os dias em que passou nas atividades da CBG. Estar pelo segundo ano consecutivo na seleção brasileira juvenil vai ser muito importante para ela e que ela siga este caminho sempre para que alcance todos os sonhos que ela tem no esporte” afirmou a técnica e coordenadora das equipes de ginástica rítmica da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee), Maria Helena Kraeski.
A ginasta também falou sobre o momento de sua carreira e a expectativa para representar o estado pelo segundo ano consecutivo na seleção brasileira juvenil que forma atletas para futuramente representarem o país nas principais competições internacionais da categoria adulta.
“Integrar a seleção brasileira de conjuntos pelo segundo ano consecutivo é muito agregador para a minha carreira, considerando que ainda sou uma jovem atleta e que passa pelo período de formação na ginástica rítmica. Conviver com meninas de outros estados me faz crescer na ginástica e que 2026 seja tão bom quanto foi o ano de 2025” celebrou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Praia do Moçambique foi uma das quatro praias brasileiras escolhidas para receber o apoio da plataforma “Proteja Sua Praya”, da marca Cerveja Praya, em parceria com o Programa Brasileiro de Reservas de Surf.
O anúncio foi feito em evento realizado na terça-feira (16), na própria reserva, gerida pelo Instituto Save Planet em parceria com a Associação de Surf da Praia do Moçambique (ASM), que reuniu representantes das reservas, surfistas e a comunidade local para celebrar a nova fase de conservação ambiental.
Além de Moçambique, as reservas de Itamambuca (Ubatuba/SP), Praia do Francês (Marechal Deodoro/AL) e Regência (Linhares/ES) também foram selecionadas para integrar esta primeira etapa da plataforma, que evolui de um selo para uma iniciativa robusta de projetos estruturantes voltados à preservação, educação ambiental e fortalecimento comunitário.
A Praia do Moçambique foi selecionada para sediar o evento de lançamento pela conexão com a história dos embaixadores da marca e por ser a casa da cidade de Yago Dora, campeão mundial de surfe pela WSL em 2025 e embaixador da Praya.
A reserva, que recebeu o título de Reserva Nacional de Surfe em setembro de 2024, é reconhecida por seu alto valor ambiental, cultural e histórico para o surfe e para a comunidade local.
O título de Reserva Nacional de Surf representa o reconhecimento da importância ambiental, cultural e esportiva da Praia do Moçambique. A iniciativa busca preservar as características naturais que tornam as ondas locais de qualidade internacional, fortalecendo a restauração ambiental, além de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.
A diretora do Instituto Save Planet, Michele Montenegro, falou sobre as ações que foram realizadas durante o dia e a importância de manter a pauta da conservação em alta
“O mutirão de ação ecológica foi extremamente positivo, reunindo cerca de 100 participantes, mais de 100 mudas plantadas e contando com o apoio de uma marca de referência nacional, além da presença de Yago Dora, campeão mundial de surf 2025 e morador de Florianópolis, reforçando o compromisso coletivo com a preservação da região.
A iniciativa gera um importante efeito multiplicador, ao inspirar a sociedade e outras empresas a assumirem responsabilidade ambiental e a manterem a pauta da conservação em evidência”.
Ações do Instituto
“O Instituto Save Planet realiza mutirões mensais, abertos ao público e a voluntários, voltados à restauração ambiental da Reserva Nacional de Surf da Praia do Moçambique. As ações incluem a retirada de espécies exóticas invasoras e o plantio de mudas nativas, contribuindo diretamente para a recuperação dos ecossistemas locais.
Atualmente, o Instituto já contabiliza oito hectares em processo de restauração da Mata Atlântica na região. Eventos como este são fundamentais para ampliar o engajamento social e fortalecer o interesse coletivo pela iniciativa.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994