A Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) realizou, recentemente, a 10ª etapa mesorregional do Dança Catarina, no município de Rio do Oeste, Alto Vale do Itajaí. O evento contou com 44 apresentações de escolas da região, classificando os primeiros e segundos colocados das categorias infantil e juvenil para a etapa regional Leste-Norte, que acontecerá em Rio do Campo, nos dias 23 e 24 de outubro.
Esta série de etapas integra a 25ª edição do Dança Catarina, um dos maiores projetos de dança escolar do Brasil, que percorre o estado promovendo cultura, arte e educação por meio da dança. A coordenadora do Dança Catarina, Mapi Cravo, destacou a dimensão social e cultural do projeto:
“A gente não tem dimensão do que é um Dança Catarina na vida de uma criança. Esse palco é mais que um palco, ele faz parte da grande casa do esporte catarinense, a Fesporte. O Dança Catarina ressignifica não só as crianças, mas também o público, que sai transformado, refletindo sobre o planeta, o ser humano e sobre si mesmo.”
Já Cleide das Neves, integradora educacional esportiva da Fesporte na Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul, ressaltou a importância de Rio do Oeste sediar a etapa:
“É um prazer receber a 10ª etapa mesorregional. Atendemos a um pedido do município e das escolas e conseguimos trazer o evento para cá. É um espetáculo grandioso, que integra cultura e educação, e mostra talentos incríveis das nossas comunidades.”
O Dança Catarina segue em diferentes regiões de Santa Catarina, valorizando a arte como ferramenta de inclusão, educação e transformação social. Após o encerramento do calendário mesorregional, os classificados desta etapa estarão em Rio do Campo, nos dias 23 e 24 de outubro, para disputar a fase regional Leste-Norte, em mais um espetáculo de criatividade, talento e emoção
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Na manhã deste domingo (07), o Floripa Airport esteve em festa para recepcionar Yago Dora, o mais novo campeão da World Surf League, temporada 2025 que se encerrou no dia 1o de setembro em Fiji.
Yago foi recepcionado por centenas de pessoas apaixonadas pelo esporte que comemoraram e muito uma conquista que fica marcada por muita superação e dedicação de quem vive o surfe desde criança.
O surfista coloca o seu nome entre os brasileiros que venceram a World Surf League como Adriano de Souza, Gabriel Medina,Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.
Em entrevista coletiva realizada no Floripa Airport, o campeão mundial ressaltou que a conquista fica marcada na história do esporte catarinense por inspirar novas gerações de surfistas.
Questionado sobre o primeiro sentimento que teve ao terminar a bateria em Fiji, o surfista do bairro do Rio Tavares em Florianópolis afirmou que passou um filme.
“O primeiro sentimento que tive foi passar um filme. Dos momentos difíceis da temporada e da minha carreira, de tantos anos de dedicação ao surf e ao esporte que se consagram com uma conquista muito importante para mim e todos que me apoiam. Sabia que ficaria nervoso na bateria final mas procurei manter o controle porque sabia também ao mesmo tempo que era o momento mais importante da minha vida” celebrou o atleta
Legado
“Com certeza acreditop que esse título deixa um legado muito grande para o surf de Santa Catarina porque é um estado que forma bons valores neste esporte e o meu desejo é para que novos talentos sejam formados por aqui hoje e sempre”
O pai de Yago Dora, Leandro Dora Dora e a mãe Michelle Abbas emocionados também participaram da festa realizada neste domingo (07), em Florianópolis, um dia que fica marcado no esporte de Santa Catarina.
Na imagem a Fesporte representada pelo assessor de comunicação Guilherme Brazzalle e acompanhado pelo presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf) Renato Melo na entrega da placa comemorativa do governo do estado em forma de homenagem para Yago Dora.
Na imagem 3 com o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Renato Melo e Teco Padaratz, presidente da Confederação Brasileira de (CBSurf).
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A assistente técnica, Luana Machado, representou a Fesporte, no Fórum Nacional dos Secretários de Esporte que foi realizada nesta semana na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
O evento promovido pelo governo do estado do Paraná foi destinado para que gestores, atletas, paratletas, profissionais da área e representantes da sociedade discutissem assuntos relacionados a pauta esportiva com a presença de representantes de 20 diferentes estados brasileiros.
Entre as pautas apresentadas nos dias do evento, a servidora da Fesporte destacou a Apresentação da Implantação dos Centros de Referências Paralímpicas nos Estados (CPB), Encaminhamentos da Regulamentação da Lei Geral do Esporte e utilização das Emendas Parlamentares.
"Primeiramente agradecer a oportunidade de estar aqui representando o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, e dizer que foram dias de debates super importantes para o esporte de diversos estados brasileiros, principalmente para o de Santa Catarina ao qual estive representando . É sempre muito produtivo ouvir nomes de muita experiência no esporte como o professor Fernando Marinho Mezzadri, Emanuel Rego do Comitê Olímpico do Brasil entre muitos outros que estiveram aqui presentes. Agora é colocar em prática alguns aprendizados e fazer com que o esporte de Santa Catarina evolua muito nesta troca de experiências com profissionais de outros estados" explicou Luana.
O encontro reuniu cerca de 1.600 participantes, incluindo gestores, atletas, paratletas, e profissionais da área.
Finalizando a programação, os participantes analisaram três eixos principais: Formação Esportiva, Excelência Esportiva e Esporte para Toda a Vida, definindo as bases para a política pública que orientará os próximos dez anos.
Fernando Marinho Mezzadri, coordenador do Instituto de Pesquisa e Inteligência do Esporte apresentou durante o evento o pacto de implementação do Sistema Nacional do Esporte.
O Comitê Olímpico do Brasil foi representado por Emmanuel Rego que atualmente ocupa o cargo de diretor geral da entidade máxima do esporte brasileiro.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte apoia a realização do Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica que teve início no último dia 03 de setembro no Ginásio Rozendo Lima em Florianópolis.
O torneio reúne atletas de ginástica rítmica de diversos clubes e associações dos estados da região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento é classificatório para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que acontece de 4 a 9 de novembro de 2025 em Aparecida do Norte, São Paulo.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batist, foi recepcionado pelo presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina, Robson Vieira que enalteceu o número de inscritos do evento que acontece na capital do estado graças ao apoio do governo de Santa Catarina.
"É indiscutível que este evento tem uma participação muito forte da Fesporte e do governo do estado de Santa Catarina. Em nome do presidente da Fesporte, Jeferson Batista, que nos da a honra de sua presença aqui na cerimônia de abertura. Em seu nome agradeço o apoio ao esporte governador Jorginho Mello e afirmo que o esporte do estado está bastante satisfeito com o apoio que estamos recebendo para realizar uma competição que reúne aproximadamente 600 atletas, um número bastante expressivo" explica
Conheça mais sobre o Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica
O Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica é realizado de três em três anos e em cada uma das edições acontecem em uma das capitais da região sul do país.
O estado de Santa Catarina tem ampla tradição na modalidade ginástica rítmica, fato destacado pelo presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
"A ginástica rítmica catarinense tem um histórico bastante positivo atraindo cada vez mais muitas meninas para a prática da modalidade, além de formar grandes competidoras que chegaram a seleção brasileira e as Olimpíadas. É uma satisfação bastante grande para a Fesporte apoiar um evento desta magnitude que ocorre apenas de três em três anos e finalizo destacando a boa parceria que estamos administrando com a Federação de Ginástica de Santa Catarina, entre outras entidades que administram o esporte em nosso estado" complementou o presidente da Fesporte.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Nesta quarta-feira (03), o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, participou de palestra durante o Congresso de Municípios, Associações, e Consórcios de Santa Catarina (Comac) que está acontecendo em Balneário Camboriú.
Jeferson dividiu o palco de políticas públicas com o deputado estadual, Fernando Krelling e com Ivan Maziero, ex-atleta profissional de handebol e com histórico de participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Atualmente, Maziero atua como diretor de esportes da Fundação Municipal de Esportes de Indaial e participou da palestra falando sobre gestão esportiva municipal.
Durante apresentação para o público presente, Jeferson apresentou em números o positivo ano vivenciado pelo esporte de Santa Catarina com números positivos de inscritos em praticamente todos os eventos do calendário.
"A gente vem recebendo inúmeros convites para falar e debater sobre o esporte de Santa Catarina em diferentes eventos. Poder estar aqui no Comac acompanhado de nomes que sempre trabalharam em prol do esporte como o Ivan Maziero e o deputado estadual, Fernando Krelling mostra que o esporte de Santa Catarina quando bem trabalhando em conjunto tem a crescer muito. Agradecer também a todos os colaboradores da Fesporte que estiveram aqui nos últimos dias apresentando e entregando material completo do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), para milhares de pessoas que circularam por aqui nos últimos dias" explicou Jeferson.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994
Nesta terça-feira, dia 2 de setembro de 2025 o município de Blumenau completa 175 anos de história. O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, prestigiou o dia de festividades que acontece no Complexo Esportivo do Sesi e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito local, Egídio Maciel Ferrari, do secretário de esportes local Sérgio Galdino e da vice-prefeita, Maria Regina Soar.
Foi realizada também uma partida comemorativa entre jogadores que tiveram passagens pelo Metropolitano e pelo Blumenau Esporte Clube (BEC).
A Fesporte parabeniza o município de Blumenau pelos 175 anos de história que se tornou também um importante palco do esporte catarinense recebendo importantes eventos nos últimos anos.
A história também é coroada pelo fato do município ser o maior campeão da história dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
“Parabenizar Blumenau, o prefeito Egídio Maciel Ferrari o secretário Sérgio Galdino e a todos que um dia fizeram parte da história deste município que completa hoje 175 anos de história. Blumenau é uma potência no esporte catarinense e brasileiro, já revelou diversos atletas e segue realizando um trabalho que auxilia muito o esporte de Santa Catarina", explicou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994