Quarta, 31 Outubro 2018 19:29

Abertura do Moleque Bom de Bola empolga Quilombo Destaque

Grupo de Escoteiros Quilombo se apresenta na abertura Grupo de Escoteiros Quilombo se apresenta na abertura Foto: Antonio Prado/Fesporte

Depois de uma rodada intensa com 16 partidas sob chuva durante todo o dia, nesta quarta-feira, 31, em Quilombo,  os  576 atletas de 32 equipes ainda encontraram forças para  participar da cerimônia  de abertura da etapa estadual da 27ª edição do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola.

A Praça Municipal Hélio Faresin, no centro da cidade, foi o ponto de encontro e ficou tomada por estudantes e munícipes. A abertura empolgou o público. A cada desfile de delegação os presentes percebiam o orgulho dos atletas de estarem representando suas escolas e respectivos municípios.

Desta feita, o acendimento do fogo simbólico, pelo aluno de Quilombo Cauê Ferrari, da Escola Municipal Jurema Savi Milanez, só fez aumentar a satisfação de representatividade, assim como o juramento do atleta proferido pelo estudante da mesma escola Bruno Backer Flores.

No quesito apresentação cultural, brilharam os grupos CTG Estância do Rincão, que apresentou um repertório de músicas gaúchas em homenagem a Santa Catarina; e o Grupo de Dança All Dance, que mostrou todo o seu talento com a coreografia “Ao cair das folhas”.

Já o hino nacional foi executado pelos estudantes quilombenses Bruno e Gustavo, enquanto que a saudação às bandeiras ficou a cargo do Grupo de Dança Afinidade, do Departamento Municipal de Esportes de Quilombo. Por fim, o Grupo de Escoteiros Quilombo deu um toque todo especial para a entrada das bandeiras.

Entre as várias autoridades presentes, dando as boas vindas aos atletas, estiveram o vice-prefeito de Quilombo, Jackson Natal Castelli, que representou prefeito, Silvano de Pariz, ausente por motivos de viagem;  a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry; e Carla Krug, gerente de projetos esportivos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, além de Luiz Carlos Fraga, coordenador do Bom de Bola Brasil.

Em seu discurso Castelli pediu que os atletas desfrutassem das belezas naturais e o afeto das amizades  construídas  em Quilombo. Fraga lembrou que está no evento desde as primeiras edições. “Aprendi a amar isso aqui. Levamos o exemplo de Santa Catarina para outros estados do Brasil”, lembrou.

Já Natália destacou que o Moleque, desde as etapas classificatórias microrregionais, já atendeu cerca de 53 mil estudantes de 900 escolas catarinenses. “O esporte é o complemento da educação; ele proporciona inclusão, superação e oportuniza descoberta de novos talentos. Atletas que passaram pelo Moleque Bom de Bola hoje estão em equipes de ponta no cenário nacional e até na seleção brasileira”, destacou a presidente da Fesporte.

A rodada do Moleque Bom de Bola, que teve início nesta quarta-feira, prossegue nesta quinta-, 1º , com mais 16 partidas no masculino e feminino, com jogos sendo disputados a partir das 9 horas nos campos Gandini, Internacional, Juventude e campo do Quilombo. As finas ocorrem no domingo, dia 4, a partir das 9 horas no campo do SER Quilombo no Centro da Cidade.

A etapa estadual do Moleque Bom de Bola é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da  SOL e Fesporte, em parceria com a prefeitura de Quilombo com o patrocínio do Instituto Bom de Bola.

Texto: Antonio Prado

Lido 2553 vezes Última modificação em Sexta, 15 Setembro 2023 17:38