Quatro atletas de Santa Catarina integram o elenco da seleção brasileira de vôlei sub-21 que está na disputa do campeonato mundial da categoria em Surabaya na Indonésia: Sofia Will, Luana Kuskowski, Vittoria Kuehnne e Helena Wenk, esta última atleta da seleção brasileira principal e que recentemente foi vice-campeã da liga das nações.
Até o momento, a seleção brasileira sub-21 venceu as duas partidas que disputou no campeonato mundial, primeiro diante da Bulgária na quinta-feira, 7, e nesta sexta-feira, 8, no horário local derrotou a seleção do Chile. Já neste sábado, 9, o adversário será a seleção da Tailândia.
Ainda pela primeira fase, a seleção brasileira enfrenta a Tunísia e o Japão nos dias 11 e 12 de agosto respectivamente.
Participam do campeonato mundial sub-21, 24 seleções divididas em quatro grupos de seis equipes. As quatro primeiras colocadas de cada chave avançam de forma direta para as oitavas de final onde o torneio passa a ser eliminatório.
Formação
Entre as quatro atletas que representam o estado na competição internacional, Sofia Will começou a sua carreira na AABB de Florianópolis, Luana Kuskowski na ADV/Jaraguá/Secel de Jaraguá do Sul, assim como Vittoria Kuehne.
Helena Wenck iniciou a sua carreira no vôlei de Joinville que o levou também para a seleção principal.
O presidente da Federação Catarinense de Vôlei, Fernando Faquin, enalteceu o trabalho de clubes no vôlei do estado falando sobre o trabalho que agora leva as atletas para a disputa de um importante evento internacional da modalidade
“É motivo de muito orgulho para a Federação Catarinense de Vôlei ver quatro atletas formadas nem clubes do nosso estado e estar participando de um importante evento como o campeonato mundial sub-21. Isso mostra a qualidade do trabalho realizado em Santa Catarina que é um dos grandes centros formadores de atletas para o vôlei no Brasil seja no masculino ou no feminino”, explica
“Sabemos que é um grupo forte da seleção brasileira que no ano passado já havia conquistado o campeonato sul-americano e deve brigar por medalhas neste mundial”, complementa o presidente da Federação Catarinense de Vôlei.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A campanha Agosto Lilás é de extrema importância para a conscientização e combate à violência contra a mulher. Ela foi criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
O objetivo principal da campanha é divulgar os mecanismos de proteção e denunciar a violência, incentivando a solidariedade e o empoderamento feminino.
Agosto Lilás no Esporte
A campanha Agosto Lilás tem ganhado cada vez mais força no mundo dos esportes, com diversas iniciativas para combater a violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero. A Fesporte, por exemplo, tem participado ativamente dessas ações em Santa Catarina.
O Esporte como Ferramenta de Empoderamento
O esporte é um ambiente poderoso para a conscientização e a mudança social. Ele não apenas oferece uma plataforma para que a mensagem do Agosto Lilás alcance um público vasto, mas também empodera mulheres e meninas, ensinando-lhes disciplina, força e autoconfiança.
Lucélia Brose, ex-atleta que fez história no esporte brasileiro com quatro medalhas de ouro consecutivas em jogos pan-americanos, falou do impacto do esporte no combate a violência contra as mulheres, em especial a modalidade karatê.
A profissional atualmente é técnica da seleção brasileira de karatê e ex-colaboradora da Fesporte.
"É revoltante ver um homem agredir uma mulher e é mais revoltante ainda saber que isso acontece todos os dias muitas vezes com casos de feminicídio causados por violência doméstica. É para isso que existe a campanha agosto lilás. O esporte é uma das principais formas de transformação e no karatê a mulher aprende a se defender a se impor e principalmente confiar em si mesma" explica a técnica.
Denúncias
"Se você é mulher, procure um lugar seguro para se defender. Ou se você vê ou vive a violência denuncie! O karatê pode ser o seu começo ou o seu recomeço!" complementa.
A campanha no esporte reforça a ideia de que a violência contra a mulher não é apenas um problema de segurança pública, mas uma questão que exige o envolvimento de toda a sociedade.
A união de atletas, federações e torcedores tem um impacto significativo na construção de uma cultura de respeito e igualdade.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994
O estado de Santa Catarina terá sete representantes no campeonato mundial de atletismo paralímpico que acontece entre os dias 27 de setembro até 05 de outubro em Nova Déli na Índia.
Nesta semana, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), divulgou a lista dos convocados que contam com os catarinenses Edenilson Floriani de Joinville, Suzana Nahirnei de Blumenau, João Matos Marques Cunha de Balneário Camboriú e Jean de Oliveira de Balneário Piçarras.
Todos os representantes de Santa Catarina participam das competições na modalidade atletismo.
Além dos competidores, foram convocados também os técnicos Caike Rovigo, Felipe Lúcio e Eliandro Braz Luz.
Esta será a primeira vez que a Índia sedia um grande evento paralímpico mundial. Para o Brasil, o campeonato é uma oportunidade de continuar o excelente desempenho demonstrado na última edição, em Kobe, Japão, no ano passado onde a delegação brasileira conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas.
Já nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024, o Brasil foi o quinto colocado no quadro geral de medalhas permanecendo entre as principais nações do planeta no paradesporto!
Catarinenses que orgulham o nosso estado e mostram para o Brasil e o mundo a força do paradesporto de Santa Catarina.
A diretora de paradesporto da Fesporte, Fayola Daiane Bueno da Silva, analisou as convocações ressaltando a importância da presença do estado em mais um grande evento internacional do paradesporto.
"É com muita alegria que celebramos a convocação dos nossos catarinenses que estarão nos representando lá na Índia. Gostaria de parabenizar também o trabalho dos treinadores, associações que desenvolvem o paradesporto aqui no estado. Essa convocação mostra o bom trabalho que fizemos em Santa Catarina com nossos atletas sempre marcando presença e reforçando a seleção brasileira nos maiores eventos internacionais. Destaco ainda a importância dos eventos como o Parajasc e o Parajesc que são fundamentais deles na trajetória dentro do paradesporto" celebrou a Fayola.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994
A Academia Ataque Duplo, representando Santa Catarina, teve uma atuação de destaque no campeonato BJJ Clubes de 2025. A equipe conquistou uma vaga na semifinal ao vencer a equipe Alliance por um placar de 4 a 3 na primeira rodada das quartas de final que foi realizada no último fim de semana em Vicente Pires (DF).
A vitória foi apertada e demonstrou a força e a capacidade de superação dos atletas catarinenses. Os pontos decisivos para o triunfo do Ataque Duplo vieram das vitórias de Josué Braga, Vitória Ulrich, Lucas Maquiné e Harryson Pereira em suas respectivas lutas.
Conheça mais sobre o BJJ Clubes
O BJJ Clubes é um dos principais eventos do jiu-jítsu brasileiro e reúne algumas das maiores academias do país se enfrentando no sistema eliminatório até a definição do grande campeão.
Com premiação total de 500 mil reais, o torneio destinará 300 mil à equipe campeã, 150 mil ao vice e 50 mil ao terceiro colocado, consolidando o evento como uma das iniciativas mais ambiciosas do circuito nacional em 2025.
História
A academia Ataque Duplo Jiu-Jitsu tem uma história marcante em Santa Catarina, especialmente na capital, Florianópolis, onde foi fundada em 1996.
Ao longo dos anos, a Ataque Duplo se consolidou como uma das equipes mais importantes do estado, formando atletas que alcançaram destaque em cenários nacionais e internacionais. A academia é reconhecida por sua filosofia de treino, que se baseia na estratégia de ataque duplo, uma tática fundamental do jiu-jítsu.
A Ataque Duplo é uma parte importante da história do jiu-jítsu catarinense e continua a formar novos talentos e a manter viva a tradição da arte marcial na região. No BJJ Clubes, a equipe é treinada por Ricardo Bortoluzzi, que comanda a equipe de Florianópolis nos eventos oficiais da Fesporte.
"A gente ta muito feliz com o resultado de hoje e queria agradecer ao Dedé Pederneiras por este grande evento. Encontramos uma estrutura magnífica aqui na capital Brasília que nos acolheu muito bem já que se trata de um evento profissional e do mais alto nível do jiu-jítsu brasileiro. Agora é trabalhar forte para voltar em outubro nas semifinais e buscar a vaga na grande decisão" celebrou o técnico
Vitória da Ataque Duplo marca o retorno de Harryson Pereira
Nome de destaque no jiu-jítsu de Santa Catarina, Harryson Pereira retornou as competições oficiais durante o BJJ Clubes. O atleta que representa também o programa Bolsa Atleta realizado pelo governo do estado por intermédio da Fesporte.
"Se não for com emoção não é legal né? Fico muito feliz de voltar a lutar conquistando uma vitória, respeitando muito o meu adversário, o Scooby é um cara muito duro que já havíamos nos enfrentado várias vezes e hoje foi meu dia, abençoado com uma vitória. Foi muito trabalhoso chegar até aqui me preparei muito, treinei muito e agora é seguir para a próxima etapa" celebrou o atleta.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Representante do Programa Bolsa Atleta realizado pela Fesporte, o tenista de Blumenau, Carlos Eduardo Lino (segundo da esquerda para a direita) , conquistou pela seleção brasileira o título do campeonato sul-americano de tênis que na categoria 16 anos foi realizado em Luque no Paraguai.
Na decisão, a seleção brasileira derrotou a seleção do Equador e com o título continental garante vaga para o campeonato mundial da categoria que acontece no mês de novembro em Santiago no Chile.
Carlos Eduardo Lino é um tenista de destaque no cenário nacional do tênis e na competição internacional participou de importantes vitórias sobre Uruguai, Bolívia, Venezuela e Chile.
"Foi muito bom, fiquei muito feliz, primeira vez representando o Brasil e poder sair com o título é muito gratificante, feliz com a classificação para a Copa Davis juvenil que é o Mundial. Agora é treinar e se preparar", disse Cadu Lino.
O tenista de Blumenau também obteve sucesso em torneios individuais. e neste ano conquistou seu primeiro título de simples no circuito mundial juvenil ao vencer o ITF J60 de Trujillo, no Peru. Além disso, também foi campeão de duplas no Regatas Bowl, em Lima.
O Brasil também conquistou o título do Sul-Americano na categoria feminina,também garantindo uma vaga para o Mundial.
A participação brasileira no Mundial de 2025 marca um momento importante para o tênis juvenil do país formando talentos para representar o país em competições futuras.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 999190-9994
Na última segunda-feira, 4, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, cumpriu agenda em Laguna e Garopaba para tratar detalhes da etapa estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF). Foram tratados diversos pontos referentes à competição que reunirá 32 equipes na soma dos naipes masculino e feminino. A etapa estadual acontece em Garopaba entre os dias 12 e 16 de novembro na categoria 15 a 17 anos.
Acompanharam o presidente na comitiva o integrador esportivo, Rozinaldo Cidade Matos e o gerente de logística da Fesporte, Milton Cunha e o servidor Marcelo Sagebin.
Em Laguna, os representantes da Fesporte foram recebidos pela coordenadora regional de educação local, Eloise Machado de Souza Alano.
Já a agenda por Garopaba contou ainda com reunião com o prefeito local, Júnior Abreu e demais representantes da prefeitura municipal.
O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol é uma competição tradicional que visa promover o esporte e o desenvolvimento de jovens atletas em Santa Catarina. O torneio é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras dos municípios-sede.
“Importante estar aqui com meses de antecedência para a etapa estadual do Campeonato Catarinense Escolar do Futebol pois em nome da Fesporte sempre temos importantes questões para tratar com o município sede do evento. Tivemos a oportunidade de nos reunir com a prefeitura local e também na Coordenadoria Regional de Educação local porque o sistema de educação do estado sempre está inserido nos eventos oficiais do nosso calendário e o Campeonato Catarinense Escolar é uma competição que reúne dezenas de instituições de ensino competindo. É um evento especial e que promove também o futebol de base e a formação em Santa Catarina”, explicou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Além da etapa estadual na categoria 15 a 17 anos, a Fesporte realiza também a etapa estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol na categoria 11 a 14 anos que acontece entre os dias 16 a 20 de outubro em Itapiranga (SC).
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994